Ir para conteúdo

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation since 11/04/22 in Posts

  1. Cáa-Iari (A senhora deusa dos ervais) Lenda do mate Na grande taba às margens do mar, a tribo festejava uma nova vitória. O entusiasmo chegara ao auge. Reunidos em círculo, ao redor das fogueiras onde mocavam as carnes dos prisioneiros, os guerreiros cantavam suas proezas na grande batalha em que os ferozes inimigos tinham sido completamente destro­çados. O generoso espumante cauim circulava de mão em mão em largas cabaças. De repente, entre dois guerreiros famosos - o jovem Piraúna, o maior nadador dos mares igual aos velozes peixes, e o valente Jaguareté, temível como a fera da qual tinha o nome - surge acalorada disputa. A fama de valentes e invencíveis acendera entre eles implacável rivalidade. Na memorável batalha, ambos tinham pra­ticado prodígios de valor; e cada qual pretendia ter abatido mais inimigos do que o outro. No auge do furor, Jaguareté, cego de ódio e desvairado pe­las libações, pega o tacape e, com traiçoeiro golpe, esmigalha o crânio do rival. O assassino é a custo dominado pelos outros guerreiros, o atado ao poste de torturas. O seu gesto homicida tinha de ser redimido, pelo preço do sangue, que dava aos parentes da vítima o direito de tirar a vida ao seu matador. No meio da algazarra infernal, troam os borés, e ouve-se a voz do velho Curuassú, pai de Piraúna, pedindo silêncio. E assim falou Curuassú, que outrora fora famoso guerreiro, e que era então, não menos famoso nos conselhos por sua sabe­doria. — Curuassú não quer o sangue de Jaguareté. Não foi ele quem derramou o sangue de meu filho; foi Anhangá, o espírito do mal, que escureceu o seu humor com o vinho embriagante, servindo-se de seu braço para tirar a vida a Piraúna. Que Jaguareté viva, mas que deixe a tribo, e vá viver só nos sertões. Desatado do poste de torturas, o banido recebeu suas armas, e cingiu seus ombros com o uru de palha, contendo sua rede e alguns utensílios. A um gesto do chefe, dois guerreiros acompanharam Jagua­reté, graves e silenciosos. Depois que saíram da taba, passadas as últimas roças de milho e de mandioca, os guerreiros voltaram-se e ficaram imóveis. Sem olhar para trás uma só vez sequer, o matador de Piraúna continuou a andar, desaparecendo na flores­ta próxima. Passaram-se anos; do proscrito, ninguém mais teve notícias... A tribo, outrora invencível, havia sido desbaratada em muitos combates e fora impelida pouco a pouco das margens do gran­de mar, às florestas e às campinas do interior. Um dia, jovens caçadores perseguindo a presa descobriram, surpresos, uma cabana que se erguia solitária no meio de uma clareira, circundada de belas árvores. Aproximaram-se; e o espanto deles foi maior ainda quando viram, suspenso à porta da cabana, o arco ornado de penas de tucano, emblema de sua própria tribo! A porta da oca, surgiu um homem, cujos cabelos brancos indicavam a avançada idade, em contraste com o porte ereto e varonil. Vendo os recém-chegados, o seu semblante demonstrou uma profunda comoção, pois reconhecera logo, nas armas deles, o mesmo distintivo que, em recordação de sua antiga tribo, ele trazia sempre ornando o seu arco! Depois de ter cumprido os deveres da hospitalidade, repartindo com os estrangeiros suas provisões, e mitigando-lhes a sede com uma bebida que eles desconheciam, o anfitrião contou-lhes a sua história. Era Jaguareté, o banido, de quem eles tinham ouvido falar por seus pais. Expulso da taba de sua nação, Jaguareté se internara na floresta virgem, inextricável e sem fim. Depois de ter caminhado durante muitos sóis exausto e faminto, fora cair desfalecido em um lugar onde cresciam árvores desconhecidas. Em sonhos lhe aparecera, então, a formosa deusa Caá-Yaríi, a senhora dos ervais, que lhe ensinara a preparar com as folhas daquelas árvores uma bebida, a mesma que lhes servira. Graças às propriedades maravilhosas daquela planta, que o revigorara e lhe dera novas energias, Jaguareté escapara da morte, e tinha se conservado robusto e são, durante as luas sem conta em que vivera afastado de seus semelhantes. O uso do Cáa, nome que os guaranis davam à erva-mate tornou-se um dos hábitos das tribos da região, onde ela era encon­trada em extensas matas, ou ervais.
    4 points
  2. Ou como eu gosto de traduzir: Fuma um por dia que o diabo não se cria. kkkkkk
    4 points
  3. Antes eu era deboa, tinha alguns conhecidos com quem fumava junto, sair de moto era sempre nossas reuniões. Cachoeiras, praia, trilhas, cidades longe. Hoje perdi contato com essa glr, alguns me abandonaram, e agora fumo sozinho em casa. Sinto saudades pakas de fumar com uma turma, ou nem que seja com um amigo sequer, porque sair pra tais cantos sozinho é tenso e chato ! :/ Quem mais não tem ninguém pra fumar junto ?
    2 points
  4. Blz @ramufmu> Vou comentar por conta de ser assunto de utilidade publica( nem umA DUZIA VAI ler ... aqui é GR ) cannabica ! Tua acha que os ótimos agricultores Paraguaios aplicam Amonia no bagulho ? Ou nafitalina em Gold ? > Tem 2 situações Malawi Gold > O +caro > Bengala pren +top > Thai tb > E muitos Colombianos = Maconha FERMENTADA Cob Cure cês sabem né? Flores de Sativas frescas embaladas em casca de bananeira ou palha de milho > Suando e fermentando os açucares > Lotado de CBN chapante > No calor Aqui no BR > Cabrobró seco borrifado com conhaque e mel > pilado em bambu verde > jogado no telhado até rachar Outra é bagulho > que demorou a chegar > mal estocado > tipo fora do prazo de validade > Pau Podre Agrotoxico deve ter > Igual ou menos que tomate Vai no meu diário > Outdoor do Peçonhento > Tem as fotos dos Pren e Golds > Tudo Novembro 2022
    2 points
  5. SEU FILHO FEIO E LOUCO FICOU SÓ CHORANDO FEITO FOGO À LUZ DO SOL Obrigado por ter nos agraciado com tua voz, rainha Gal! Descanse! 😢
    2 points
  6. Quanto menos as pessoas souberem a seu respeito e da sua vida melhor, isso vale p tudo… ninguém realmente quer o seu bem ou está preocupado em te ajudar.
    2 points
  7. Comecei a fumar com minha EX, putz que saudade, época top da vida, só curtir, aproveitar, deixar o tempo passar e ver o mundo chapado, mas sem ficar inerte, curtindo cada segundo. Terminei, hoje fumo sozinho. A Erva é sempre boa amiga, mas sinto falta da cumplicidade, do sexo, da parceria. Enfim, só queria deixar registrado o quanto aproveitei e sinto falta hoje.
    1 point
  8. Eu sei o que tem no Colômbia. acreditem se quiser… Primeiro quero dizer que um amigo já plantou com semente de Colômbia, as vezes aparece uma seed… demorou 5 meses de flora e o gosto muito diferente… Foi a primeira vez que comecei a pensar que Colômbia tem o mesmo gosto e cheiro em todos os lugares do Brasil e em todas as épocas do ano, ano após ano… isso já é muito estranho. Essa história de colombian gold é uma piada. Melhor nome para o strain não há. Daí Uma vez veio um Colômbia para mim, ele estava um pouco molhado, com aspecto oleoso, porém com cheiro e gosto forte de naftalina. Era naftalina pura… vontade de jogar fora, nem usei com receio, não tinha como devolver… mas fiquei curioso com a situação, pelos motivos acima. logo comecei a cuidar desse Colômbia, deixei ele em uma caixa com ventilação lenta por uma semana, passado esse tempo o cheiro diminuiu 80% e ele ficou mais seco porém um pouco oleoso. em seguida deixei no pote de vidro por um mês, abrindo uma vez por semana e cuidando para não mofar. Aqui onde moro é muito úmido. depois de um mês e tal o que aconteceu? Adivinha?? Literalmente virou o famoso Colômbia. Literalmente mesmo…. Ficou com cheiro de Colômbia e aspecto de colombia. a oleosidade deixou ele denso, duro… mudou a cor… não tenho dúvida que o Colômbia tem naftalina, por isso sempre tem o mesmo gosto e cheiro… nunca mais uso saporra.
    1 point
  9. Exausto desse feriado que não acaba nunca 😓
    1 point
  10. Já vi ao vivo esses fellas .... época de sangue nos oios DH > prá aliviar BEst of 3 Musica 22
    1 point
  11. Urgente: agora é lei, Alagoas aprova o uso medicinal da cannabis https://sechat.com.br/urgente-agora-e-lei-alagoas-aprova-o-uso-medicinal-da-cannabis/
    1 point
  12. 1 point
  13. Massa, cara. Invocado esse baixo de Xisto. Fretless eletroacústico com suporte pra tocar na vertical. Nunca tinha visto. Vou procurar mais coisas dele. 🤘E um forrozinho sempre aquece a alma.
    1 point
  14. Um som pra cuidar das plantas de cabeça feita
    1 point
  15. Boa noite meus amigos(a)! Preciso de ajuda, com esse pé que nasceu sem eu querer, pegou pouca luz, e uma vez fez igual Jesus, morreu e ressuscitou depois de 3 dias....mas aí quando voltou, o caule principal havia tombado e pelo peso e desidratação....resultado? Ela ficou com o Top torto pro lado, e cresceu estranha demais, torta e com o caule muito alto por conta da pouca luz, pois ela pega muita sombra. Pequena e já deu flores, mas ela não se desenvolve mais, não tá "engordando". Tenho medo de nem 1 perna de grilo conseguir tirar dessa menina aí. Agora as folhas dela estão caindo e ficando amareladas. Podem me ajudar? Alguma dica pra esse pézim pra pelo menos eu colher alguma micro coisa kkkk? Deu muita dó de só tela descoberta tardiamente, ela cresceu junto a uma Mostarda, e isso ctz influenciou com falta de nutrientes, além da falta de luz. Já tentei plantar algumas vezes de prensado mas nunca dava menina rsrs essa foi a única e tenho medo de não conseguir colher nada, pq pouco será, mas nada é de ficar triste A plantinha tem aproximadamente 3 meses eu acho. Se fosse sua o que vc faria? Me ajudem ai help!!!!! :) Vlwww Sorte e saúde pra todos
    1 point
  16. Eu já disse a você que malandro de mais vira bicho!
    1 point
  17. E aí maconheirada? Ninguém afim de combater o fascimo? Nenhum tópico sobre as eleições? Em que mundo estamos? Como reivindicar algo assim, isolados e bitolados? Ou é LULA13 PRESIDENTE ou é a destruição do país. ACORDA GALERA. BOLA 1 E TECLA 13 PRA NOSSA ALEGRIA!
    1 point
  18. foda que é uma agenda global esse tipo de canditato da abertura para agenda neo liberal. as ideias tradicionalistas vem sendo normalizadas no dia a dia tanto é que bolsonaro emula a estetica nazista sitando frases nazistas e nada acontece. não tem dialogo com fascista. fascista tem que ser combatido.
    1 point
  19. Deixa eu te perguntar uma coisa, qual alteração no Código Penal feita durante o governo broxonaro que mudou a forma que se determina se uma pessoa vai ficar no regime semi aberto ou no regime fechado ? Simplesmente é uma alteração que não existiu. O Código Penal segue o mesmo, sem atualizações desde 2006.
    1 point
  20. Só não reclamem quando forem assaltados, feridos ou mortos após o Lula soltar os jovens que como ele mesmo disse: " Não merecem estar preso, só roubaram celular...", isso entre muitas falas referente a esse assunto. Se vocês ou alguém da família, ou amigos sofrerem violência desses jovens com tornozeleira eletrônica, NÃO RECLAMEM!!! .... Pesquisem o termo no Y.T.: Lula soltar presos
    1 point
  21. eu pensava que esse @Chinabydayera algum robô. vc é humano???
    1 point
  22. 90% dos meus amigos fumam um.... aí é fácil arrumar companhia. Graças a Deus não fumo sozinho não. Sempre tenho companhia, nem que seja somente minha esposa. Mas a galera sempre comparece aqui em casa e rola um. Ou vou visitar um chegado que, com certeza, vai rolar um também. Pra minha turma fumar um é fazer o "social". Só não curto fumar na rua, em praças, locais públicos. A não ser que seja muito legalize. Prefiro minha casa mesmo. Segurança, conforto e paz. Tudo de bom.
    1 point
  23. Sempre fumei acompanhado ou com algum amigo, desde de guri quando fazia os corres o baseado era para no minimo três, e nunca me importei em dividir maconha, fazia questão. Mas de um tempo para cá, depois d quebrar a cara algumas vezes me liguei que nesse mundão ninguém considera você não, vale o quanto pesa! Cansei de salvar vários brother e botar maconha a rodo, mas quando precisei ninguém me salvou. Com essas a gente vai aprendendo que é você e você, e nesse mundão só te consideram enquanto você tem, quando acaba neguin nem lembra de você. Fumar com galera é legal, mas depois de um tempo você vê que não agrega nada, os amigo de verdade você conta em uma mão, se contar... O melhor de tudo é ter o seu, fumar na segurança do lar, com os que corre de verdade ou melhor, sozinho. Não tô fazendo apologia à solidão nem egoísmo, só um relato pessoal.
    1 point
  24. incentivar um brother a fumar as vezes denuncia que você planta... é só ele vai ligar os pontinhos; só aparece com fumo solto e gostoso etc. eu n falo nada pra ninguém n, planto o meu e já era, e raramente jogo fumo solto na roda, se jogo digo que peguei de outra cidade pra n pedirem contato, tanto que já ando com beck fechado pra não se ligarem no camarão rosado. tem que tomar cuidado galera, a intenção é boa mas n da pra confiar em ninguém não.
    1 point
  25. vida de grower é carreira solo !!!
    1 point
  26. Aqui na minha região tem que ser assim, ninguém é amigo de ninguém... se souberem que vc tá plantando vão surgir 500 sangue sugas pagando de amizade, quem se ilude roda ou fica sustentando malandro no beck, tem vários que queimavam comigo e nunca botaram 1 grama, se souberem que To plantando fudeu! Vão ligar todo dia atrás de salve kkkkkkkk Talvez até tenha uma região mais tranquila onde a galera não é sangue suga ou tão careta.... Sorte de quem mora nela pq aqui na minha é foda ... Na boa, mano... vc está coberto de razão pilantra e aproveitador de mt ! Não tenho nenhum conhecido ou amigo que cultive ( até pq existe este medo de ser denunciado ) então sou mais um oculto. Queimar pela praia nos faz ter conhecidos aproveitadores... Mudando um pouco o foco de queimar alone in the dark, me sinto solitário jardineiro! Queria conhecer outros grows pessoalmente pra trocar experiências de cultivo e torrar vários! Rs
    1 point
  27. haha atualmente só fumo sozinho, conheço uns par que fumam mas é daquela glra meio sem noção sakas kkk, fuma um prensadinho e começa a flar q ta vendo coisas.. q não sei oq, me bate até uma vergonha alheia kk, conheço alguns q são dahora de fumar junto mas fumam pouco então é bem raro.
    1 point
  28. fumo sozinho tambem, depois que comecei a cultivar por motivo de segurança acabei deixando de lado as amizades
    1 point
  29. Muito tempo depois dessa discussão achei umas matérias interessantes sobre o assunto e achei importante postar aqui, isso depois de comprar um balde pro cultivo com um adesivo dizendo : "livre de Bisfenol" Acho até que o cinco pontas se chateou e largou o diário apesar de continuar com os vídeos do youtube...mas pode ser que seja relevante pra alguém que de repente caia no tópico e ache uma grande idéia trocar a perlita por isopor... http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/tag/bisfenol-a/ http://veja.abril.com.br/noticia/saude/anvisa-proibe-mamadeira-com-bisfenol-a algumas curiosidades: -O isopor demora séculos para se degradar , mas o bisfenol se desprende do isopor quase que imediatamente e dependendo das condições a contaminação é ainda maior(calor , frio, humidade); -O bisfenol é um disruptor endócrino , se não sabe do que se trata pesquise! à não ser queira ter filhos hermafroditas (se bem que hoje em dia nem é um problema tão grande assim né rsrsrs); - Entre os males do BPA estão diversos tipos de câncer , anormalidades sexuais em crianças e adultos, homens e mulheres. Nos homens, pesquisas mostram a redução drástica do número de espermatozoides no sêmen. Detalhe para "anormalidades sexuais em adultos" , entenda também como "auto poder de broxabilidade". -A anvisa proibiu o uso de bisfenol em mamadeiras , sendo que estas são feitas basicamente de plástico e borracha , estes que levam os mesmos "séculos" para se degradarem como o isopor , porém como já foi dito o bisfenol se desprende deles quase que imediatamente e dependendo das condições o nível de contaminação é ainda maior. Não tem conversa, isopor não serve pro cultivo!!! Existe gente que usa no cultivo? existe sim! mas se eles conhecem estes fatos provavelmente não se alimentam da sua produção, e se desconhecem os males do Bisfenol e consomem da sua produção provavelmente estão tendo dificuldade pra dar nome pro seus filhos recém nascidos, José?Maria?Maria José? ,estão tendo câncer de próstata e outros , distúrbios do coração, além de obesidade, problemas de fertilidade e hiperatividade. O próprio vaso de plástico já solta Bisfenol no meio, imagina isopor triturado ,o substrato vira uma sopa de BPA. E se por acaso o 5pontas aparecer por aqui : Cara seja humilde e delete aquele vídeo do isopor , muito grower novo pode ver e achar que é uma ótima idéia...tenha responsabilidade com a saúde dos outros.
    1 point
  30. DOMINGO É 13 E CONFIRMA!!! VAMO TIRA OS FACHO DO PODER!!!
    0 points
  31. Bom dia pessoal. Sou um usuário muito antigo do fórum, o qual ja tive cultivos e cultivos nos diários, vivo ajudando em diversas questões aqui me citadas dês de cultivo a iluminação, porém criei essa conta nova (desculpem se isso é proibido) pois não gostaria a principio de me identificar. Vamos lá: Dia comum de semana, um amigo de longa data passou em casa na parte da manha, o qual me pediu um bud e eu lhe cedi! Bom, a partir disso minha vida virou de cabeça pra baixo e se tornou o maior inferno que ja vivi! Tenho 40 anos, como disse um usuário bem antigo e conhecido no fórum, pai de um filho de 9 anos, casado, réu primário, NUNCA pisei fora do quadrado, moro a familia, filho, esposa, sogra cachorro gato etc, Na parte da tarde, umas 16 hrs, esse amigo tocou a campainha novamente pediu para que eu abrisse o portão pois precisava falar comigo, e ao apertar o botão do portão eletrônico entrou ele andando e uma viatura da Policia Civil atras! bom, a partir dai (como um dia eu previ que acontecesse) foi tudo as claras! dei meu cel para minha esposa, pedi para entrar em contato com 3 amigos, e ja fui logo respondendo e mostrando tudo que me perguntavam! Pessoal, o tratamento que tive da Policia, foi muito além do que eu esperava, me pediram para mostrar onde estava a "plantação" se tinha arma em casa, se ja fui preso, onde estava meu "laboratório" etc... e eu prontamente respondendo tudo, mostrando onde estavam os vasos, as sementes, explicando como funciona o cultivo, por qual motivo eu tinha 3 estufas, clones, fertilizantes, balança, tubinhos para guardar etiquetar e separar as seeds e por ai foi. Depois de mostrado tudo, nada de terror psicológico! eu sofro de algumas enfermidades dês de 2005, me trato com o mesmo psiquiatra (TAG transtorno de ansiedade generalizada, Sinrome do Panico e depressão) Me deixaram tomar os remédios, me pediram as receitas para comprovação de que eu fazia o uso licito dos mesmos, e depois de muita tremedeira e panico, comecei a voltar a falar/conversar com eles, e fui informado que: Achavam que iriam encontrar uma "plantação" realmente, porém na verdade pegaram um grower com 20 pés plantados "6 clones, 5 mudas com menos de 1 semana, 6 plantas com 1 mes de vida e 4 plantas com 30 dias de flora e 3 plantas penduradas secando" o Delegado foi muito claro, iria apenas colocar as plantas, e nada mais, pois viu que o caso não era de um "Traficante" porém, como foram encontrados cerca de 20 vasos e eu DEI 2 buds ao meu amigo, infelizmente ele não tinha como colocar art 28 (usuário) e colocaria art 33 (trafico) porém como eu disse, sem qualquer outra coisa além das plantas. Bom, chamaram a pericia, enquanto nós eramos encaminhados ao DP; Chegando lá meu amigo foi enquadrado no art28 e eu no 33 obviamente. Um dos amigos que minha esposa ligou, levou um advogado ao DP onde o mesmo apos ler o B.O me disse para assinar pois estava OK e que era o "menos pior" a ser feito pois por mais que constava lá como art 33, não foi identificado no mesmo alguns elementos que realmente poderiam me levar a algo pior. Fiquei la, e no outro dia cedo fui para a audiência de custodia, onde ou sairia no mesmo dia e responderia em liberdade ou iria de lá para o CDP e ficaria preso até o julgamento. Quem daqui já foi para audiência de custodia aqui, passou o que passei e tem boa índole, NUNCA mais na vida pensa sequer em um dia cometer o menor dos crimes! AQUILO É UMA TORTURA PSICOLÓGICA QUE NUNCA IMAGINEI ALGO DO TIPO! Bom, as 17 hrs chegou minha vez, ao chegar no corredor, lá estavam 3 advogados (novamente enviado pelo amigo que o enviou para o DP) e nisso um deles me disse (aguarda um minuto que vou falar com o promotor, hoje trataremos APENAS de do fato de você não ficar aqui, depois trataremos do resto, portanto não comente sobre quantidade e nada do tipo ) , passado um minuto me chamaram na sala, e começou a audiencia. Juiz me perguntou nome, endereço, com quem morava, onde morava, confirmou todos meus dados, deu a palavra ao advogado que de pronto pediu pelo julgamento em liberdade tendo visto que sou um pai exemplar, um marido (até onde sei exemplar), residencia fixa e reu primario! passou a palavra ao promotor que depronto disse não ter pergunta ou questionamento. então veio a palavrado juiz novamente, dizendo que foi encontrado 3kg de cannabis plantadas em minha residencia, fez mais algumas observações as quais não me lembro mais (estava fortemente em panico e sobre efeito dos remédios) e foi ai então que o promotor pediu a palavra e como em uma "magica" foi contra tudo que eu tinha em mente se tratando de um promotor de justiça; Disse ele: Meritíssimo, o réu em questão forneceu mesmo que gratuitamente cannabis ao seu amigo, e como bem sabemos isso constitui crime de trafico em nossa lei pois infelizmente sabemos que a cannabis ainda é proibida em nosso pais, alem de que foram encontrados 3kg da droga que aqui está presente (sim o saco contendo 3kg vindo da pericia estava lá) e no decorrer da fala do mesmo, veio mais surpresa: Tendo em vista que o réu é primário, possui residencia própria, residencia fixa, é pai é marido e nós sabemos meritíssimo que dentro desses 3kg apreendidos, temos terra, vaso, raiz, caule, folha, e que se formos pensar no material psicoativo pode haver no máximo 10% de todo esse material, e que se formos pensar que desse suposto 10% (300 gramas) ainda terá de ser seco para consumo, podemos dizer que o réu em questão teria no máximo 150g de substancia psicoativa, e tendo tudo isso em vista, eu opto que o mesmo responda em liberdade. Apos isso vieram as palavras finais do juiz, que dentre uma "ralada e outra" me concedeu liberdade provisória não podendo me ausentar por mais de 8 dias da cidade sem prévio aviso, 1 vez por mês ir até o fórum assinar, não passar das 22 horas na rua (isso eu já não fazia mesmo) e arbitrou fiança de 2 mil reais. Após paga a fiança, no mesmo dia eu estava em casa! preocupado, sedado, morto de cansaço pois não ha como dormir, com menos preocupação, porém obviamente ainda me cagando de medo pois tenho um julgamento e esse eu posso sair de lá direto para o CDP. Desculpem contar tudo, desculpem muitas palavras, mas esses e outros relatos servem também para muitos growers assim como eu, estarem preparados pra algo do tipo, pois realmente a coisa é tensa, e não é brincadeira. O Advogado que meu amigo enviou para me defender disse que (dificilmente eu ficarei preso) e que pelos fatos ele tem grande chance de baixar de 33 pra 28, isso realmente pode acontecer mesmo que seja em uma hipótese remota? PS: Algum consultor/Advogado do fórum pode entrar em contato comigo? Vlw galera, abraço sorte e paz a todos.
    0 points
×
×
  • Criar Novo...