Salve irmão, que foda... sempre tenho medo disso acontecer.
O que posso te falar pra evitar isso é:
- dividir os equipamentos em mais de 1 circuito, assim evita ter uma sobrecarga mas de qualquer forma não seria para os equipamentos pegaram fogo e sim o disjuntor desligar.
- cuidado quando comprar extensão, as mais baratas ou nem tão baratas costumam usar fios 0.50 ou 0.75. O ideal é que sejam de pelo menos 1.50, eu costumo comprar as partes separadas para montar a minha com fio 2,50.
Fiquei traumatizado com extensão depois que eu vi uma pegando fogo com os enfeites de Natal.
- evitar deixar as tomadas das extensões encostadas no grow ou pior ainda no chão. Eu costumo deixar elas "flutuantes" penduradas na armação do teto do grow.
- entre um ciclo e outro, dar uma limpeza nos ventiladores e no exaustor e passar um WD40 neles. Evita que eles venham a travar.
Devem ter outras formas de tentar evitar, mas de qualquer forma tem um fator fatalidade aí, se não foi a extensão que pegou fogo ou um curto circuito e sim o exaustor que travou e explodiu aí é foda...
Essa bola anti incêndio eu não conheço, mas câmera e sensor de incêndio já acho exagero mas entendo que vc vai passar um bom tempo "paranoico" com isso até pq além da perda material o susto é monstro!
Grande abraço, tomara que dê tudo certo aí.