Maconha será tema de passeata
Manifestantes vão andar por Ipanema
Michel Alecrim
Enquanto a guerra do tráfico de drogas assusta a cidade, defensores da legalização da maconha se organizam para fazer uma manifestação pela mudança na legislação. No próximo dia 2 de maio, uma passeata vai ocupar a Avenida Vieira Souto, em Ipanema, pedindo que o Estado passe a controlar a plantação, venda e consumo da planta Cannabis sativa. O protesto é organizado pela ONG Psicotropicus e segue um movimento mundial, que deve realizar protestos em várias cidades pelo mundo.
O diretor-executivo da ONG, o psicólogo Luiz Paulo Guanabara, alerta que o objetivo da manifestação não é fazer apologia da maconha. Pelo contrário, os organizadores advertem que a droga faz mal à saúde, mas defendem a liberdade de as pessoas de fazerem uso dela.
Num texto preparado especialmente para ser distribuído na manifestação, Guanabara afirma que ''a polícia perde um tempo enorme desde a prisão em flagrante de um cidadão de posse de um simples cigarro de maconha até terminar de preencher toda a papelada na delegacia, para mandar o ''maconheiro'' ou ''vagabundo'' para o xadrez''. Segundo ele, esse trabalho poderia ser poupado para que as autoridades combatessem a violência. Os organizadores acreditam que a legalização da droga também enfraqueça o crime organizado.
- As drogas são uma coisa muito perigosa para estar nas mãos de bandidos e por isso deveria ser controlada pelo Estado - diz Guanabara.
A manifestação está sendo chamada de Marcha Pacífica pela Legalização da Cannabis sativa. A concentração está marcada para as 14h no Jardim de Alá, no domingo de 2 de maio. Os manifestantes devem caminhar até o Arpoador. Em 2002, um protesto parecido contou com a presença de 500 pessoas e causou grande polêmica. A polícia chegou a filmar a passeata para investigar os participantes, mas teve que desistir pela intervenção do então governo Benedita.
O protesto segue um movimento que acontece simultaneamente em 192 países. Em centenas de cidades, sempre no primeiro fim de semana de maio há a manifestação.
Segundo um documento do Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas, da Universidade Federal de São Paulo, divulgado pelo site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br), a maconha atrai os usuários por causa da ''sensação de bem-estar acompanhada de calma e relaxamento'' que pode provocar.
http://www.jb.com.br/jb/papel/cidade/2004/...0040412010.html
é isso ae galera, espaço na midia !!
estamos sendo vistos