pestanejei em ressuscitar o post, mas não aguentei... acho de extrema importância o debate saudável, a conversa, o diálogo entre maconheiros, seja sobre o que for. pensar menos em "isso ou aquilo suja o movimento", polarizar o bem e o mal, ter um discurso legalista baseado em uma lei que tanto faz mal a todos nós.
pixei por alguns anos e tenho muitos amigos pixadores. pixo com X, não com ch. movimento que acontece no brasil, porém em são paulo é muito peculiar, as letras retas... na minha opinião, pichar é jogar piche sobre a parede sem muito o que pensar antes, tipo mensagens de amor ou protesto, algo sem muito nexo nem padrão estético. pixar é um movimento que, quer queira ou quer não, é artístico. uma arte de arteiro, porém arte que já teve reconhecimento internacional: vide bienal de berlim, uma rapazeada do fundão de osasco que foi convidada a expor seu trabalho lá. o real pixador, se dedica à letra, se preocupa em fazer "na régua", reto, bem feito. mesmo sendo, pelo olhar de 90% da população, algo feio e sujo. a intensão não é diferente disso. é pra chocar. como diz djan "cripta": é o grito mudo dos excluídos!
acho que a questão do olhar sobre o pixo esbarra muito mais em um discurso elitista da arte, que propriamente dito da análise completa do movimento. o feio e o bonito, a arte e a não arte....este embate já deve ter vido a tona em tantos e tantos movimento artísticos que vinham quebrar padrões e subverter estéticas... quem tem peito pra dizer o que é ou não arte?
existe um pixador paulistano que se chama Rafael. ele fez belas artes, bem interessante o trabalho dele. foi expulso da faculdade após apresentar o tcc sobre pixação de maneira verdadeira e subverssiva, que causou CHOQUE TOTAL na universidade de playboys artistas. o mesmo choque aconteceu em berlim, quando queria justamente legalizar, destinar um espaço em tela para se expor a pixação, esquecendo que sua essência imutável é a subversão e desobediência. a anarquia visual. o fazer sem pedir. o alcançar o inalcançável.
"tem cara que enfia tinta no c* e peida na tela, m*rda de artista, bafo de artista. arte, arte, arte mesmo é outra coisa."
recomendo
@edit
só pra completar... muitos pixadores começaram pixando e se tornam grandes artistas:
VICIO zezao
CALIGRAPIXO
CRIPTA djan
Rafael Augustatiz
os próprios GEMEOS
entre inúmeros outros....