Ir para conteúdo

A Culpa é dos Usuários de Drogas

Bas

Recommended Posts

Como todo usuário de maconha é claro que me sinto muito chateado com essa caça as bruxas, aqui no Rio de Janeiro, os maconheiros são hoje os grandes vilões da cidade. A opinião pública está massacrando os usuários de drogas e todos estão entrando nessa onda, daqui a pouco tem vizinho denunciando vizinho por que o cara é consumidor de maconha, a liberdade individual vai sumindo diante de um quadro de posições reacionárias e hipócritas. Todo usuário fica chateado por estar de alguma forma contribuindo para a violência na cidade, mas colocar a culpa unicamente no usuário como estão fazendo é um absurdo.

É muito fácil colocar a culpa no usuário, é apenas analisar como uma questão puramente econômica [economia neoclássica - lei da oferta e da procura], portanto a nossa sociedade que está viciada nesta maneira de pensar puramente economicista acaba encontrando a solução, o traficante compra armas com o dinheiro das drogas porque o usuário compra drogas. Como sempre, a partir de uma equação chegamos a uma solução, o usuário é o culpado. CULPADO, CULPADO, CULPADO, CULPADO, CULPADO.

Um dos problemas de nossa sociedade é achar que com equações matemáticas e raciocínio puramente linear irão encontrar soluções para todos os nosso dilemas. Esta forma de pensar é muito boa para as questões naturais, mas não para as questões sociais. Com este raciocínio o cientista construiu a bomba atômica. A psicologia matematizada pode produzir cenas com as do filme Laranja Mecânica [quando tentam curar o doente mental obrigando ele a ver muitas cenas de violência]. Está mais do que provado que algumas questões, como os desvios de conduta psicológicos também podem ser derivados de problemas ligados a sociedade [família]. O tratamento destas questões está vinculado às questões de saúde pública. Acredito que o consumo de drogas não é um desvio de conduta, mas o consumo excessivo de drogas e a dependência química sim e, portanto, isto deve ser encarado como caso de saúde pública.

O consumidor de drogas não viciado, ou viciado socialmente aceito, pois consegue cumprir com suas obrigações sociais, de ser uma mercadoria [trabalhar] e ser um consumidor ativo no mercado, pode ser comparado ao consumidor de álcool ou calmantes. O seu maior erro está no ato ilegal de comprar a droga. A pergunta é desde quando existem na sociedade pessoas que consomem esses tipos de produtos? Quantos na sociedade nunca experimentaram tais produtos? Desde sempre se utilizam tais produtos. Quando se culpam os usuários pelos graves problemas de nossa sociedade estão dizendo, por exemplo, que o Bob Marley é o maior pilantra da história, o que seria uma grande injustiça. Apresentar como proposta o fim do consumo é uma solução hipócrita, impossível e irresponsável.

Obviamente a legalização seria uma solução muito boa, dizer que a sociedade brasileira não está preparado para tal passo é ridículo, nunca nenhuma sociedade será unânime quanto a este assunto, muito menos todos estarão preparados para a completa liberdade em ralação ao consumo de qualquer droga. Portanto, a legalização das drogas é uma política que deveria ser feita com objetivos claros como controlar o tráfico, diminuir a lavagem de dinheiro e aumentar a arrecadação, os problemas seriam inúmeros, como hoje o número de mortes em acidentes de trânsito por embriaguez, o são. Eu acredito que a elite [hipócrita] e os governantes brasileiros é que não estão preparados para legalizar as drogas.

Soluções alternativas tem sido apresentadas, na Europa existe muito dinheiro e energia investidos no auto-plantio, o site growroom, em português, defende a bandeira deste movimento o auto-plantio, este talvez seja o mais importante veículo para debater este assunto no país. Mas se o preconceito contra o usuário continuar aumentando nem este movimento, ainda marginal, terá mais sentido, e os que lutam pelo direito de usar os produtos que bem desejam para alterar sua percepção, sem com isso prejudicar os outros, terão sido vencidos pela ignorância.

Acredito que ser consumidor de maconha hoje em dia é um fardo pesado, e quanto mais se culpam os consumidores, mais pesado fica. Quando surgiram as primeiras favelas na cidade, os culpados não eram os consumidores, mas sim os governantes e suas políticas públicas. Quando o prefeito Pereira Passos destruiu os cortiços e estimulou a periferização da cidade é que a favelização foi estimulada. Quando o Comando Vermelho foi criado e permitiu o surgimento de um poder paralelo na cidade, não foram os consumidores os culpados, mas sim o Estado autoritário que juntou criminosos comuns e políticos no presídio da Ilha Grande. A grande expansão das áreas de favela nos anos 60,70,80 e 90, não foram responsabilidade dos consumidores, mas sim de um governo omisso que por falta de políticas públicas permitiu tamanha degradação da população pobre, que se tornou cada vez mais excluída. O consumidor de drogas não é o grande responsável pela criação de um poder paralelo no Rio de Janeiro e isso que tem que ficar claro. Se o negócio é achar culpados porque não culpar os policiais e os políticos corruptos, ou a incompetência do poder judiciário, ou a incompetência do sistema penitenciário, ou, principalmente, a segregação sócio-espacial e a exclusão social.

Do jeito que estão falando por aí parece que os consumidores são os maiores culpados e que o problema será resolvido com a redução do consumo, meu caro isto é uma ignorância. Na minha maneira de ver é mais honesto e sensato tentar reduzir o poder paralelo a partir de políticas de inserção social, educação e saúde pública do que combatendo os consumidores como quer o governo americano e as empresas produtoras de armamentos. Porém, acho óbvio que deve se retirar o tráfico das favelas, como todos sabem, a política de segurança no Rio sempre foi deixar o tráfico na favela, este é o grande erro, pois o pobre é quem mais sofre. Sendo a legalização um alvo muito distante, acredito que a primeira solução é abafar o tráfico nas favelas, impedindo o consumidor entrar e sair, desarticulando o financiamento do poder paralelo dentro das favelas e trazendo o tráfico para o espaço oficial da cidade. Posteriormente, deve-se entrar pesado com alternativas sociais e econômicas para a população pobre favelada, pois se não, combate-se o tráfico, mas a população pobre e sem alternativas deixa de ser traficante para entrar em outro tipo de crime [infelizmente os políticos tiveram esta opinião por muito tempo, de que é melhor o pobre lá traficando do que aqui roubando].

O problema de ficar culpando o usuário é que o aumento do preconceito não ajuda a resolver nada, enquanto isso a política continua sendo a mesma e os verdadeiros responsáveis pela nossa guerra urbana [compradores, financiados e financiadores] não fazem nada para mudar sua posição social e continuam se dando bem com isso tudo. O consumo de drogas nunca vai acabar na sociedade, pois existem drogas legais, e se acaba a maconha tem a cola de sapateiro e qualquer outra coisa que um maluco possa usar. Agora, a segregação sócio-espacial e a exclusão social podem acabar, se forem encaradas de frente, pensadas a partir de suas verdadeiras razões.

Com certeza nossos problemas sociais não são fruto do consumo de drogas, podem até apresentar relações entre si, mas os consumidores não podem ser vistos como os verdadeiros responsáveis pela guerra urbana no Rio de Janeiro. A ilegalidade se aproveita da ausência do estado nas áreas de favelas. Por que não encaramos esta guerra como um tipo de luta de classes, a população pobre e excluída finalmente sendo vista como tal e gerando preocupações nas autoridades responsáveis. Talvez fosse mais honesto que culpar exclusivamente os consumidores.

HCMR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Muito bem colocado cara , a situação do usuario ta foda em todo pais mais ai no Rio deve ta até bem mais cruel com toda essa violencia acontecendo diante da televisão!

Se tem uma pessoa que eu não suporto é o Garotinho...ele é um fascista...não sabe nem ao menos maquiar a incompetencia da politica que usa...só sabe atacar usuarios!

O mais triste é que consegue formar opinião entre boa parte da população , talves mais triste é simplesmente o fato dele ser o secretario de segurança...

não curto acusar...mas que ele deve ter um dedo no negocio deve ter...direta ou indiretamente!

Quem tendo poder na mão não quer uma boquinha de mais de dez milhoes por semana?

São poucos e não estão ocupando cargos como o dele!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

As drogas fazem parte do crescimento de um ser humano normal

as pessoas que infelizmente não tiveram contato com drogas, são aquelas que também nunca se apaixonaram, perderam a linha, erraram, roubaram o carro dos pais, colaram, viveram de verdade e de alguma forma são frustrados e hipocritas.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Muito legal o texto, mas se vc pensar bem é até compreensivel que o Estado fike tentando colocar a culpa no usuario.

É mais facil e tem muito mais apelo com os parentes e amigos de "viciados". Quando colocam akeles anuncios babacas na televisao, akilo funciona como lavagem cerebral que nem novela da Globo, e fica muito mais simples pra sociedade olhar feio prum maconheiro.

Com toda essas marginalização do uso, o Estado espera que tenhamos vergonha de ser usuarios e passemos a nao mais consumir, relamente uma ideia idiota. Mas qual seria a alternativa? Colocar a culpa neles mesmos? Isso nao vai rolar de jeito nenhum, aki no Brasil o que menos acontece é o Estado criticar o proprio umbigo. Colocar a culpa no trafico? Como? Se eles vivem praticamente em um universo paralelo, no topo de seus morros e cercados de AR-15? Que apelo teria? Como a sociedade ia fazer cara feia pra algo que nem ve?

A culpa é do usuario pq ele esta ali, de babaca, tendo que passar por todos os perrengues do mundo pra conseguir comprar sua droga na ilegalidade. Comprando produto ruim, caro e correndo o risco de tomar porrada de policial corrupto. Não somos coitadinhos, fizemos uma escolha, preferimos nos manter ilegais do que nos render ao totalitarismo e nossa falta de liberdade pessoal de colocar dentro do meu corpo o que eu bem entender.

É facil dar porrada em quem ja esta por baixo, a covardia do Estado nao é novidade. E como a proibição é totalmente louca e baseada em praticamente nada (as razões historicas para o proibicionismo raramente tem a ver com violência ou saude publica, é só pesquisar), se depender do Estado, eles vão se manter na eterna ignorância jogando rios de dinheiro fora no que é uma luta inutil, até perceberem que estão dando murro em ponta de faca e tudo o que o proibicionismo causa começar a afetar seriamente suas "plataformas", e a guerra civil se instalar de uma vez por todas. Daí talvez, eles começem a ver o problema por outro angulo, o das liberdades pessoais, o de tratar o problema com inteligencia, como quesão de saude publica, e não de policia.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
As drogas fazem parte do crescimento de um ser humano normal

as pessoas que infelizmente não tiveram contato com drogas, são aquelas que também nunca se apaixonaram, perderam a linha, erraram, roubaram o carro dos pais, colaram, viveram de verdade e de alguma forma são frustrados e hipocritas.

Só não concordei com vc uma coisa sobre o "preconceito" do não usuario, conheço pessoas (e são poucas) que não utilizam de nenhum droga para fazer o que ele estão fazendo hoje e olha que são uma raça de loco...

Então não tem necessidade de usar drogas para serem pessoas apaixonadas, eroubarem o carros de seus pais e na epoca que fiz isto nem pensava em usufluir da erva...Mas como cada um tem sua opinião aqui esta a minha.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Skywalker escreveu

Hj estava lendo a revista Veja dessa semana (28/4/2004), e fiquei indignado com o texto simplista de Lya Luft, e com as declaraçoes tb simplistas de Def Yuri e Maria Thereza de Aquino, citadas na coluna de Roberto Pompeu de Toledo...

Apartir disso eu fiz um texto, mostrando meu ponto de vista em relaçao ao lugar-comum: "O usuario de drogas financia a violencia"... comentem:

Toda vez que o Brasil, aos olhos da mídia, passa por um problema, os intelectuais procuram achar um culpado. No caso mais recente o culpado escolhido, pela violência de que o Rio de Janeiro é refém, foi o usuário eventual de drogas, “os verdadeiros inimigos da sociedade” segundo a psiquiatra Maria Thereza de Aquino em entrevista ao jornal O Globo.

Essa afirmação é extremamente simplista. Esquecem-se os intelectuais de outros fatores que geram a violência. Um sistema que proporcionou o aparecimento das condições precárias das favelas também tem culpa, assim como políticos e juízes corruptos, um governo que não resolve a questão da desigualdade social, um sistema carcerário ineficiente que não recupera criminosos e a sociedade que da às costas a esses ex-presidiários dando-lhes como única alternativa voltar ao crime.

Quando Lya Luft diz que “cada vez que um de nós consome uma droga qualquer, está botando no cano de uma arma a bala – perdida ou não – que vai matar uma criança, uma mãe de família, um trabalhador” ela considera o usuário o responsável direto por assassinatos. Na realidade a responsabilidade do usuário é indireta, e também não é inteiramente sua. Ele não consome a droga com intenções de matar alguém.

Usando a mesma analogia, aquele que paga os seus impostos para obter a segurança que a polícia oferece, também financia a violência. A polícia já matou e humilhou pessoas inocentes (e ainda o faz), então quem paga seus impostos é responsável pela morte dessas pessoas. Assim como ninguém queria que os inocentes fossem mortos, os usuários de drogas não queriam financiar a violência.

O cidadão tem o direito de consumir aquilo que ele quiser, desde que seja legal, portanto se ele tem o direito de consumir substâncias tóxicas como álcool e tabaco, ele também deveria ter o direito de usar outras drogas. O usuário sofre com o monopólio de só poder comprar de traficantes financiadores da violência, não saber a procedência de sua mercadoria, ainda são obrigados a conviver com o preconceito da sociedade e ainda possuem seus direitos proibidos.Portanto o usuário de drogas não é o culpado pelo trafico, e sim sua principal vítima.

valeu...

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Cigano escreveu

Mui boa sua comparação entre usuarios e pagadores de impostos...pode até parecer exagerado , mas eu acho que não é!

Só tenho medo pq por ai posso me tronar criminoso em duas coisas :P !

E quanto a essas opinões , pra min elas não tem nenhum credito , quem entende do assunto realmente sabe que não é por ai , só que por serem intelectuais suas declarações acabam por ser aceitas por muitos, quer dizer , são perfeitos pra vender o peixe dos proibicionistas e se estão vendendo é pq são alienados , pelos menos em relação a esse assunto !

Link para o comentário

• Usuário Growroom
espiritosanto escreveu

As afirmações dela são ridículas, com certeza alguém que não estudou a fundo o assunto para depois comentar.

Imaginem vocês uma coisa, se fosse apartir de agora, totalmente extinto o tráfico de drogas, simplesmente nao existice mais, se os usuários todos conseguissem a maconha por conta própria (plantando).

Assim, uma gigantesca movimentação de dinheiro acabaria, dinheiro que sustenta a vida de milhares de pessoas, des de agricultores, traficantes e até os "aviõesinhos". Sendo assim, todas essas pessoas precisariam de um novo meio de "ganha pão".

Qual seria ele? Será que a nossa sociedade tem empregos "decentes" para todos eles?

Acredito que não, e sendo assim, eles provavelmente, seguiriam pelo lado da criminalidade. Mas outro tipo de criminalidade, como Sequestro, Roubo, Assassinatos e etc...

Entao talvez pensando por esse lado, o usuário de droga está fazendo exatamente o contrário do que esta mulher falou, ele está previnindo uma violência de grande porte. Ou será que "Sequestro, Roubo, Assassinatos e etc...", tem menor valor penal do que o tráfico?

Bom essa é minha opinão, acho que essa mulher realmente não sabia o que estava falando.

Mas apesar de tudo, eu não acredito que sustentar o trafico seja uma boa claro!

Keep Growing men!

Abraços

Link para o comentário

• Usuário Growroom

A verdadeira questão que está por trás de tudo isso é a de aceitar as pessoas como elas são.

Essa frase é tão banalizada em letrinhas de musicas fúteis que hj em dia seu significado perde o sentido.

Qdo eu paro pra pensar sempre chego na mesma conclusão, e mesmo assim não posso dizer q não tenho precoceito em relação a certas pessoas ou tipos de comportamentos.

Mas acho importante refletir sobre essas coisas pois, na minha opnião, a liberdade do ser humano só tem limite qdo começa a afetar a liberdade de outros.

Debater essas coisas é ótimo pra manter as idéias organizadas na caxola. :b

valew galera.

t+'s!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Mas se eu sou usuário, eu termino por alimentar quem fornece...

Se não existisse quem consumisse drogas, não existiria quem quisesse vendê-las...

Plantar a própria erva e descriminilizar quem o faz, para uso pessoal, seria mais do que bom por enquanto...

capto?

Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Muito bom o seu texto...

A lei da oferta e procura foi bem deturpada ao longo dos anos...

Se existe a procura pelas drogas alguém tem que ter a oferta... As unicas pessoas que oferecem no momento são os traficantes, portanto o usuário não pode ser culpado da violência sobre nenhuma circustância.

Se existisse outro meio de obter drogas no Brasil acredito que a maioria dos consumidores optariam pela forma legal de comprar as drogas...

Certa vez ouvi um amigo meu meio burro dizendo que se houvesse uma iniciativa privada e legal de vender drogas a violência aumentaria, pois os traficantes iam sair assaltando todo mundo pra conseguir dinheiro pra sobreviver. Isso eh uma possibilidade mas eu a considero mto remota... Se um mercado legalizado fosse aberto muitas oportunidades de emprego surgiriam em todos os setores da economia... Os trabalhadores rurais seriam empregados na produção da matéria-prima e industrias para a tranformação de matéria-prima em bens de consumo surgiriam empregando mais pessoas ainda... Além disso teriamos muitos bares e locais em que a venda desses produtos devidamentes licenciados empregariam pessoas no 3o setor da economia.

A legalização acabaria com os problemas da violência, e em menor escala com o desemprego. Se essa se tornasse uma iniciativa para empresas estatais seria melhor ainda, pois o dinheiro arrecadado com a venda das drogas seria convertido para areas em que o nosso país precisa de mais verba, como a educação e a saúde.

A única coisa que me preocupa nessa situação eh a viabilidade econômica desse projeto. Eventualmente, acredito que o mercado seria saturado, mas não eh um problema tào grande quando a violência e é muito mais facilmente resolvido.

A legalização traria muitos beneficios para a sociedade, mas enquanto o moralismo corrupto dos americanos assombrar o mundo será dificil para outros países legalizarem.

Link para o comentário

• 2 months later...
  • Usuário Growroom

O usuario não é culpado de modo algum, pois não foi ele quem criminalizou a droga, o consumo de entorpecentes pela humanidade é algo natural( até os animais se drogam)e muito anterior a essa modernas leis de direita cristã puritanista, a qual quer controlar todos os aspectos da vida das pessoas, sexual, comportamental e mental.

Esse tipo de campanha visa apenas achar um bode expiatório( um que não tenha como se defender), para a falida politica facista da repressão, a qual causa mais danos e morte que o próprio consumo, ou seja o remédio é pior que a doença. Toda a violência que vemos todos os dias não é culpa do usuário, o problema somente surgiu quando foi feita a proibição, antes disso as drogas eram vendidas em qualquer farmacia, e não tinha todo esse estigma social, moral ou criminal envolvido, ou seja quem causou algum problema foras as autoridades, a cannabis não é diferente que a cerveja ou tabacco( os quais são mais perigosos que cannabis), o que faz as pessoas não verem isso é o condicionamento ao qual elas foram submetidas e programadas desde a infância, as drogas psicotrópicas e psicodélicas, ajudam a quebrar esse condicionamento, e isso é um dos grandes medos do establishment, os movimentos de contracultura dos anos sessenta foram sem sombra de dúvida engatilhados pelos efeitos do LSD e outros psicodélicos e psicotrópicos.

Já foi provado que a descriminização de todas as drogas e a legalização das naturais não processadas, é o caminho para tirar o poder das mãos do crime organizado, e dar poder ao povo. tratar o usuário como criminoso ou simplesmente um doente é fechar os olhos para verdade por conveniência política.

Olha o que está acontecendo no Canada, foi liberado e nada demais aconteceu, as pessoas so estão fumando e plantando livremente sem ter medo. As outras drogas mais pesadas continuam ainda sendo um problema de saude publica ( drogas não devem ser um problema criminal)mas grande parte do dinheiro que era granho pelos traficantes e pelo crime organizado foram para as familias que agora podem ter seu proprio plantio informal e não precisam masi gastar comprando por preços exeiorbitantes um produtos de má qualidade, os cultivadores podem cultivar legalmente, para fornecer a doentes, e o dinheiro que ia para as mãos do crime organizado agora nao vai mais. Vc se quiser pode plantar em casa, ou comprar do seu amigo, uma cannabis de otima qualidade por um preço bem modico.

E dessa maneira muitos doentes tem acesso a essa droga maravilhosa que pode ajudar tantas pessoas que estão em um terrivel sofrimento, mas as autoridades não estão nem ai para essas pessoas, existe um infinidade de usos terapeuticos e mesmo industriais para a cannabis, mas é tudo proibido por estupidez ganância e ignorancia, puro facismo direitista cristão. VOCÊ ELEITOR É O RESPONSÁVEL POR ELEGER ELES

A venda informal é o caminho, muitas pessoas poderão tirar sustento através do cultivo (poder para o povo) , fornecendo uma droga natural de melhor qualidade e a um preço melhor q a fornecida pelo crime organizado, e se essa venda informal fosse legalizada e taxada como em esquema de coffeshops, a verba desse dinheiro poderia ser encaminhada, para financiar a assistência médica de dependentes quimicos, e na prevenção de novos usuários.

A outra solução seria continuar enchendo os nossos presídios por crimes relacionados a drogas o que só piora a situação.

ABUSO DE DROGAS NÃO É CRIME, É PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

Link para o comentário

• 1 month later...
  • Usuário Growroom

o que financia o tráfico mesmo eh a cocaína.. o crack.. a heroína.. o ecstacy.. nao a maconha, que embora seja muito vendida nao tem tanto valor $$$$... o papel fundamental da maconha, como tem muuuitos usuários, e aqui sabemos disso, eh "banalizar" a venda das drogas.. porque nos sabemos quao pequenos sao os males da maconha.. mas a populacao em geral nao sabe.. e isto nos torna consumidores de DROGAS.. assim como qualquer outro.. está aí oq penso..

Link para o comentário

• Usuário Growroom

...acho o usuario que compra é , sem duvida,quem financia o trafico, mas nem por isso é o culpado pela violencia que se espalha por ai.

A culpa é da legislação ´.Se fosse + moderna a situação seria melhor.

A legislação atual atende somente o sistema instalado e quem nele estiver engajado.

...já viu isso :é proibido falar em canabis.Só pode malhar. Se o que voce falar não exprimir condenação ou não levar a conclusões NEGATIVAS sobre a erva,.......

é APOLOGIA.

tamofudi..........

Link para o comentário

• 3 weeks later...
  • Usuário Growroom

O sistema é assim, e digo mais!!!

Eu SOU culpado por financiar o crime mesmo!!! se eu compro do traficante e fumo eu sou usuario (e financio o traficante) e se eu planto em casa, um pé só, eu sou traficante, mesmo que seja pra mim mesmo....

A justica financia o crime me obrigando a procurar um traficante... e depois dizem que eu sou culpado... ahh VSFUDER porra!

depois eu pergunto, quem é beneficiado com essa politica? o governo nao eh (a nao ser os envolvidos com o crime organizado) pq tem que gastar dinheiro combatendo o trafico e nao recolhe impostos... EU nao sou, pq tenho que ir na sujeira e nao posso plantar em casa (etc etc etc... esses problemas que todos sabem)... O unico que ganha com isso é o trafico porra!!!

entao eu digo: Dou dinheiro SIM... pq ele é o unico que oferece o que eu quero e pronto!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Rpz é aquela velha história: eh proibido pq gera mais dinheiro! É só lembrar que o Narcotráfico eh uma das 5 maiores indústrias do mundo! Portanto o culpado eh quem cria as leis e tira proveito delas para encherem seu c.. de dinheiro. O usuário já existe há milhares de anos... quem faz o usuário ir á boca comprar sua droga é o governo..ele financia A LEI E LOGICAMENTE O TRÁFICO

'' Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro

Transformam um país inteiro no puteiro

Pois assim se ganha mais dinheiro '' CAZUZA

paz

--

'' Man makes money to buy another man ''

Link para o comentário