Ir para conteúdo

A maconha e a desaceleração do tempo

mmonteiro

Recommended Posts

• Usuário Growroom

pessoal, achei este texto muito bacana e fiz uma tradução meio que adaptando algumas coisas. espero que gostem.

--------

A desaceleração do tempo

por David Malmo-Levine (Dez. 2003)

adaptação mmonteiro (Ago. 2004)

texto original em: ]http://www.cannabisculture.com/articles/3075.html

A Cannabis pode retardar a percepção de tempo, melhorando a atuação de músicos, atletas e cientistas.

Ao contrário de muitas plantas psicoativas, a cannabis é conhecida por ser muitos remédios em um. O tetrahidrocanabinol (THC) é o principal entre 60 as substâncias terapêuticas encontradas na planta.

Muito já foi estudado dos efeitos medicinais da maconha - a estimulação do apetite, o efeito analgésico, anti-espasmódico, vasodilatador e anti-náusea. Pouco se fala sobre os aspectos medicinais preventivos - a maconha é boa para evitar stress, depressão, fadiga... Esses e outros efeitos, mantém as pessoas vivas, aliviam o sofrimento e ajudam na cura.

O efeito medicinal da cannabis que é mais frequentemente ignorado é o de realçar o desempenho pessoal - os aspectos inspiracionais, motivacionais e de melhora da concentração quando você usa cannabis. Este artigo é uma tentativa de identificar este aspceto peculiar da cannabis, que ajuda usuários regulares que também são filósofos, poetas, atores, músicos, cientistas ou atletas a fazerem atividades regulares com mais habilidade precisão, aparentemente demonstrando reações mais rápidas do que o convencional.

Este efeito - exclusivo da cannabis - tem sido chamado de "desaceleração do tempo". Já faz algum tempo que as pessoas o notaram.

(...)

Os escritores franceses não foram os únicos a perceber os efeitos da cannabis sobre a percepção do tempo. O escritor americano Fitz Hugh Ludlow indicou que o haxixe já tinha reputação de "alterar" o tempo em seu livro de 1857, "O Comedor de Haxixe".

"Agora, pela primeira vez eu experimentei a vasta mudança que o haxixe causa em todas as medidas de tempo", escreve Ludlow. "A primeira palavra da resposta ocupou um período suficiente para encenar um drama, a última me deixou em completa ignorância de qualquer coisa antes de começar a frase".

O médico americano Victor Robinson registrou a primeira experiência de pessoas comuns com o haxixe em seus Experimentos com Haxixe. Escritos em 1912, esses testemunhos foram mais tarde publicados na revista farmacêutica Ciba Symposia em 1946. Suas cobaias escreveram sobre a "indubitável" sensação de "extensão de sentido de tempo induzida pela droga". Como outros antes deles, os indivíduos estudados po Robinson também notaram os efeitos inspirativos da cannabis.

"Eu imagino se vale à pena explorar os canais de Marte, ou balançar-me nos anéis de Saturno", disse um deles descrevendo sua experiência com haxixe. "Mas antes que eu possa decidir, mil outras maravilhas entram em meu cérebro excitado".

(...)

Loucura musical

Em 1937, o filme Reefer Madness passava em cinemas ao redor dos EUA, Harry Anslinger - comissário do Escritório de Narcóticos - preparava seu livro, "Marijuana: Assassin of Youth".

Em seu livro, Anslinger escreveu que "o músico que usa 'erva' descobre que a batida musical aparentemente vem para ele bem devagar, assim permitindo-lhe intercalar qualquer número de notas com relativa facilidade. Quando sob a influência da maconha, ele não percebe que está batendo nas teclas furiosamente, numa velocidade impossível para uma pessoa em seu estado normal; a maconha dilatou o tempo da música até que uma dúzia de notas se amontoe no espaço normalmente ocupado por uma."

Durante a II Guerra Mundial, a revista Time fez uma reortagem sobre a cannabis e a música, falando bastante sobre seus efeitos. "Coisas curiosas acontecemm com sua percepção de espaço e tempo. Um minuto preguiçoso pode parecer como se fosse uma hora. Curiosamente, o poder da concentração mental parece aumentar, em vez de diminuir. Alguns trabalhadores especializados descobrem que a maconha estimula suas habilidades. A associação da maconha ao jazz vertiginoso (de Louis Armstrong e outros) não é acidental. O poder da droga em desacelerar a noção de tempo dá ao solista a ilusão de que ele tem todo o tempo do mundo para pensar na próxima frase que executará. E a droga também parece potencializar a audição - então acordes dissonantes complicados parecem mais fáceis de analisar sob o efeito da maconha."

Levou algum tempo para perceber que a maioria dos músicos de jazz eram maconheiros, e essas "víboras" sobreviveram aos seus irmãos e irmãs alcoólatras. Comparada à guerra, a erva e o jazz não pareciam tão perigosos assim.

Como resultado, a estratégia de Harry Anslinger, de culpar por associação foi deixada na gaveta por alguns anos, apenas para ser retomada quando apareceu o rock and roll. Quando Elvis começou a rebolar, o conselheiro médico de Anslinger - Dr James Munsch - jogou na mídia outra história de terror de como a maconha ajuda os músicos a tocar melhor. Em uma entrevista concedida à revista High Times, Munsch explicou suas teorias sobre a maconha e a música.

"Os principais efeitos conhecidos pelos músicos de jazz era que ela dilatava a noção de tempo, assim eles podiam colocar mais notas na musica do que conseguiriam se seguissem a cópia escrita... e é por isso que os músicos de jazz, especificamente, eram usuários da maconha. É por isso que este rock and roll é um prato cheio para a maconha atualmente, porque os músicos conseguem encaixar mais notas em um dado período de tempo."

Percebe como os proibicionistas de hoje abandonaram completamente o argumento de que "ela faz você tocar melhor novas formas de música"? Levou apenas algumas décadas para eles perceberem que muitas pessoas achariam isso uma ótima coisa!

(...)

Uma rápida observação pessoal: a desaceleração do tempo parece mais acentuada quando a pessoa chapa pela primeira vez, e é mais fraca conforme aumenta o consumo. Se você é um usuário crônico, e um minuto parece ser apenas dois minutos em vez de dois anos =), você pode considerar entrar em uma dieta canábica de vez em quando e economizar sua cota de chapação para quando realmente precisar que o tempo fique mais lento - os momentos mais especiais da vida.

Talvez explicar esse efeito da maconha seja a melhor forma de usuários recreacionais da cannabis ganharem compreensão, legitimidade e respeito aos olhos dos euforafóbicos de plantão.

Parece que a guerra contra a cannabis está atingindo um clímax, e a última batalha é sobre autonomia, não apenas sobre necessidade médica. Enquanto ajudamos usuários doentes e moribundos a fazer seus pedidos de misericórdia, nós ativistas da cannabis precisamos também promover nossos músicos e poetas, cientistas e atletas, atores e outros 'heróis'. Precisamos apontar como seus insights, foco, projetos e atuação tem sido direta e quimicamente afetados - de uma maneira positiva - através do uso de maconha boa e limpa.

• Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

mto boa!!!! ótimo texto, parabéns pela tradução!

bom msm....eu nunca toquei chapado (bateria)...deve ser loko....um dia ainda vou tocar c/ a minha banda...

mas como está escrito no texto, o thc melhora a audição....e eu, qdo fumo, tb me incomodo c/ barulhos mto altos....

se for tocar chapado, vou usar um tampão...hehe

falow

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Esse efeito mto curioso está relacionado com a memória recente prejudicada sob o efeito d THC. Isso pq a noçao de registrar o passar do tempo está intimamente ligada à memória de curto prazo. Isso tbm faz o cérebro se concentrar mto mais no presente, a esse fato pode estar relacionado a sensaçao de aguçamento dos sentidos.

Um efeito negativo da perda de memória de curto prazo eh a dificuldade de raciocinio e realizaçao de cálculos matemáticos, eh mto complicado manter uma linha d raciocinio se esquecemos o q acabamos d pensar. Esse fato porém eh compensado na criatividade do individuo, devido a livre associaçao de idéias. Essa livre associaçao leva a ligaçoes inesperadas entre os fatos, e isso leva ao riso :D .

Em relaçao a música e os jazzistas das decadas de 20 e 30, assumidos amantes da erva, podemos destacar Louis Armistrong e seu clarinetista conhecido com o q podemos traduzir como "homem do baseado".

Eh isso ae, belo trabalho mmonterio.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

massa

cara

massa

num consigui li inteiro pq viajei no meio da leitura ( toh puxando uma Hazing da Nirvana aqui que fala sério...meio verde mas altamente xapante)

mas consegui captar a fonte de imaginação e de inspiração dos grandes musicos compositores e escritores...a alma da cannabis dá ao mundo o seu verdadeiro reino: o reino canábico que se traduz com uma perfeita integração da psiquê humana com a psiquê coletiva da natureza, resultando em um entendimento cogniscível de toda a complexidade imaterial das percepções da alma humana, em estreita comunhão com a alma "mundis". A natureza fala mais forte, com seus altos e baixos, deixando a nítida sensação de paz espiritual...

Por isso, fumar maconha em altas doses de THC em LUGARES ERMOS e dominados pela NATUREZA ( mundo vegetal), te traz uma paz MUITO MAIOR do que se fumar um baseado numa selva de pedra, entre um tiro e uma buzina, junto com o CO² malversado que encinza a cidade humana.

Nada disso suprime o ideal...mas desanuvia o alcançe mental...

captou?

[]'s

Link para o comentário

• 1 year later...
  • Usuário Growroom

parabéns pela tradução mmonteiro, alias, as adaptações ficaram show, hehe

"projetos e atuação tem sido direta e quimicamente afetados - de uma maneira positiva - através do uso de maconha boa e limpa.

Isso eu não entendi, mais ta beleza, valeu pela informação...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Skywalker escreveu:

Esse efeito mto curioso está relacionado com a memória recente prejudicada sob o efeito d THC. Isso pq a noçao de registrar o passar do tempo está intimamente ligada à memória de curto prazo. Isso tbm faz o cérebro se concentrar mto mais no presente, a esse fato pode estar relacionado a sensaçao de aguçamento dos sentidos.

Um efeito negativo da perda de memória de curto prazo eh a dificuldade de raciocinio e realizaçao de cálculos matemáticos, eh mto complicado manter uma linha d raciocinio se esquecemos o q acabamos d pensar. Esse fato porém eh compensado na criatividade do individuo, devido a livre associaçao de idéias. Essa livre associaçao leva a ligaçoes inesperadas entre os fatos, e isso leva ao riso :D .

Em relaçao a música e os jazzistas das decadas de 20 e 30, assumidos amantes da erva, podemos destacar Louis Armistrong e seu clarinetista conhecido com o q podemos traduzir como "homem do baseado".

Eh isso ae, belo trabalho mmonterio.

Uau!! Colocou em palavras o que se passa em minha mente. Desculpe a observação off-topic que farei agora, mas eu não acho cabível fazer um novo tópico para isso.

Estive pensando, também, esse assunto em outras palavras. Talvez o estado de consciência que atingimos com o THC, dispreza a atuação da memória temporária, o que é totalmente explicado quando você diz que "Isso tbm faz o cérebro se concentrar mto mais no presente, a esse fato pode estar relacionado a sensaçao de aguçamento dos sentidos."

E sobre a sua segunda observação, é por isso que a Cannabis se associa mais às profissões de criatividade, que envolvam arte ou trabalho liberal. Mas acredito que tudo depende do indivíduo, pois sinto o poder da Cannabis de realçar nossa mente, deixá-la mais ávida. Então, se você se dedica e se esforça para usá-la de determinada maneira (fazer cálculos difíceis numa empresa, por exemplo), e domando a planta, "trocando uma idéia" com ela, vocês chegam a estabelecer uma relação benéfita.

:)

Link para o comentário

• Usuário Growroom

camarões me mordam...

que beleza de tópico foi escavado aqui

acredito que a cannabis nos da tbm a visão concreta de que o tempo não existe, e que a nossa visão do tempo pode variar em toda sua relatividade.

somos realmente desconectados do mundo calculado e cheio de valores pra entrar em contato com essa dimensão da naturalidade.

a música e a arte em um todo não foram criados pelo homem. arte visual e música surgiram junto com o universo e são tão velhos quanto a existencia desse TUDO.

o homem de certa forma registra a natureza e suas obras divinas.

nós,animais,assim como os frutos, ervas e flores que vem da terra, somos filhos dessa energia inexplicável da vida.

bong multi funcional

Link para o comentário

• Usuário Growroom

acredito que a cannabis nos da tbm a visão concreta de que o tempo não existe, e que a nossa visão do tempo pode variar em toda sua relatividade.

somos realmente desconectados do mundo calculado e cheio de valores pra entrar em contato com essa dimensão da naturalidade.

Concordo em gênero, número e grau com vc brother

Link para o comentário

• 3 weeks later...
  • Usuário Growroom

Tai um tópico que sempre imaginava colocar...

Maconha faz com que o tempo a nós pareca passar mais lentamente...

Sabem o que isso significa?

Significa que, quem fuma maconha "vive mais", pois o tempo, passando mais lentamente (segundo o referencial do usuário) faz com que os dias fiquem mais longos, e portanto a vida fique mais longa.

Parece piada, mas tem fundamento. :)

Afinal o que conta não é exatamente o que se passa ao nosso redor, mas sim como nos apercebemos desse algo.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

enfim colocaram em palavras o que sentimos. sempre uso isso como argumento pró, mas nunca consegui apresentar com tanta clareza como no texto. MUITO bom!!!

até salvei o texto aqui. obrigado pela tradução! parabéns

Link para o comentário

• Usuário Growroom

cara eu tinha escrito uma parrada descrevendo como se faz musica(vei, como se faz musica!! ) e como isso é potencializado pela maconha, mas tava tão complicada seguir o raciocinio q eu dessisti de postar . mas se vc é um bom musico sabe q tem haver com a influencia q vc tem la na sua cabeça, mesmo influencia de cantiga ninar . por exemplo quando alguem buzina tan tararantan tan tan (por favor entendam esse som, é o som mais extintivo que es pessoas fazem quando buzinam. )se essa pessoa so tocar metade desse som (tan tararantan..)

vc em sua cabeça deve sintir que ha algo errado e ate mesmo tenta terminar esse som(tan tan.) e isso requer um certo tempo para se sentir que ha algo errado,

quando se esta chapado a sua atenção fica tão alta q vc não so sente a musica mais rapido e ainda vc procura a proxima nota em sua influencia em um leque de opções e julga a melhor em tempo recode,

Esse tempo recorde não parece tão rapido quando se esta chapado, parece um tempo normal mas vc percebe q dá pra fazer mais sons por batidas.

não sei julgar mais deve ta muito comédia,, eu to naquela brisa forte sabe...

Link para o comentário

• 4 weeks later...
  • Usuário Growroom

Eu num sei não hein!

Cada um escreve o que quer sobre a maconha.

Mas po... não acho que ela MELHORE de fato o desemplenho de um atleta por exemplo.

Achei meio papo brabo de quem escreveu esse artigo hein...

É eu entendo seu ponto de vista!

Vou colocar minhas experiencias de forma crua!

Começei a fumar aos 15 depois que perdi meu melhor amigo nas minhas mãos. Na época sentia cada locura, usava pra ela fugir da realidade, como eu andava muito neurado na vida tudo q acontecia era normal e fodas. parei 2 anos depois e voltei aos 24 anos.

Vou resumir muito a história.

Cheguei a surtar e sair do mundo,galaxia,universo, desapareci me por completo.

Cheguei aprender forró muito mais fácil o que era impossivel pois sou surdo e a musica entra dentro de mim e eu sinto ela nos nervos com mta intensidade graça a cannabis.

Cheguei a ganhar muitas habilidades sociais sob o efeito que hoje sao aprendizados.

Cheguei a amar livros, tem 2 anos q ando lendo direto, com a cannabis eu chego a desaparecer entrando dentro do livro, é um prazer sinistraço! qdo to sobrio leio mas n sinto as coisas na flor da pele.

Cheguei a ter sonhos muito mais intensos,surrealistas,caracteristicos e realistas depois q voltei a usar.

Cheguei a gostar de neurolinguistica por agora e to aprendendo cada coisa interessante e util para minha vida com o uso da cannabis, ou seja to explorando ela o máximo possivel.

E eu já fui atleta por 6 anos, e digo, tenho certeza absoluta que me ajudaria e muito,

na época eu nao fumava, mas o meu treinador q ja foi bicampeao mineiro e 5 no brasileiro fumava altas.

Sei que aumentaria a coragem, agressividade, dominio do corpo e por ai vai. fica muito a carater mental da pessoa.

Enfim já que aqui fala sobre Medicina da cannabis, criei um tópico onde ando desevolvendo ferramentas mentais com o uso da cannabis ou seja está ligado a saúde mental.

Ferramentas Psicas _\|/_

E nóis ou não é

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Sei que aumentaria a coragem, agressividade, dominio do corpo e por ai vai. fica muito a carater mental da pessoa.

Acho que é bem por aí.. assim como qualquer outra ação nossa.

Dizem que deixa a pessoa lerda e burra, mas conheço pessoas que começaram a ler mais e [talvez para fugir desse estigma] fazer relações, estudar tudo que era relacionado mesmo. Se isso não é um uso positivo de drogas, então não sei o que é!

Sobre a percepção do tempo, eu acho isso incrível também.. acho que é por isso que a erva ajuda a acalmar muita gente, pois ficamos mais focados no momento presente, e mesmo que fiquemos olhando para um mesmo objeto a cada porção de segundos os pensamentos que surgem são diferentes e novos. Não ficamos presos nessa mania de articular informações acumuladas: ao invés disso somente olhamos, pensamos e percebemos. Normalmente as pessoas se preocupam demais [pré-ocupam], e sentir o momento presente ajuda muito a acalmar e fazer uma auto-reflexão.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Não gosto de ler chapada, a não ser q sejam gibis ou algo de humor e curto.

Livros e assuntos acadêmicos, só de cara mesmo.

Na minha opnião, a maconha atrapalha na hora de concentrar-se em leituras p/ fazer até mesmo resumos ou resenhas.

Depooois q vc escreve a parada, já está com o trabalho pronto. P/ uma boa revisão, AÍ SIM, é uma boa pitar um e tal.

Acrescentar alguns pontos no escrito!..

Quanto à música, ela eh boa, mas dosagens excessivas atrapalham. Tudo q eh demais é veneno, já dizia o ditado!

Qd fumo mt, nao consigo cantar e nem tocar.. a voz fica roca e na improvisação, viajo mais q o necessário!

hsuehsuehusehusheuhsuehsuehu

Link para o comentário