Ir para conteúdo

castaneda! quem já leu ?

veio

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Fala galera !

Criei esse tópico trocarmos idéias sobre os livros de Carlos Cataneda....

Pra mim a essencia do livros é na verdade Dom Juan... Castaneda é o mensageiro, além de servir como exemplo perfeito de como todos os alicerces do homem comum, como Dom Juan fala, podem ser quebrados facilmente.

E ae? Leram? Quais Livros? O que acharam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Os livros que eu tenho:

A Erva do Diabo*

Viagem a Ixtlan

Uma Estranha Realidade*

Porta para o Infinito

O Segundo Círculo do Poder

O Presente da Águia

O Fogo Interior*

O Poder do Silêncio*

A Arte de Sonhar

Sendo que desses todos só não li Arte de Sonhar, emprestei e não vi mais a cor do livro. E o mais engraçado foi que este foi o único que comprei em livraria, e todos os outros em sebo.

Coloquei um * ao lado dos livros que eu mais gostei.

Além destes só sei da existência de mais três: Passes Mágicos, O Lado Ativo do Infinito e Roda do Tempo. Sendo que esse último é uma coletânea, com trechos de outros livros dele...

Pode ser muito viagem sim, mas essa "viagem" existe, e não é apenas fruto da imaginação não....

Link para o comentário

Eu gosto dos livros do CC. Mas, acho que são muito datados, falta a eles uma abordagem mais atípica daquele período. Nos anos 60/70 todo e qualquer jovem californiano (como Castañeda) conseguiria escrever um livro doidão.

Não quero desmerece-lo, mas saibam que o Castañeda já foi muito patrulhado pela crítica, pela antropologia, por cientistas e até por outros indígenas da região de Sonora - que o acusavam de ter vendido os ensinamentos. Estes, por sua vez, estavam hipnotizados por Timothy Leary - o famigerado 'pai do LSD'. Aliás, em 'Flashbacks - Surfando no Caos' Timothy faz uma menção nada honrosa a Carlos Castañeda. Diz ele que, num de seus estudos, conheceu Carlos e que o considerou antipático e 'mudo'.

Mas sabem por que? Olha que interessante. Quando o Timothy e toda sua delegação de hippies classe-média estavam invadindo o México como turistas suecos no Rio, Carlos Castañeda teve uma atitude heróica e ao mesmo tempo egoísta: não quis revelar nenhum dos ensinamentos a Timothy e todo o resto do bando de capitalistas frustrados. O que aconteceu? Timothy Leary, então o psicanlista mais famoso do globo, começou a espalhar boatos de que Carlos Castañeda estava vendendo os ensinamentos indígenas pra todo o mundo e que só ele, Timothy, poderia ajuda-los. Filhadaputagem sem tamanho.

O mais legal de tudo é que Carlos quis manter toda a mística de Sonora, quis resguardar todo o mistério do peyote. Carlos jamais fez, em seus livros, qualquer referência a ao "Timóteo" - o que achei duca. Claro que Carlos queria os ensinamentos só pra si - pois Timothy Leary era um rival à altura dele. Mas, Analisando hoje, acho que Carlos teve a atitude mais cabível, afinal ele chegou lá antes, e chegou na humildade (quem leu sabe que não foi fácil conseguir os ensinamentos dos 'aliados'), e conseguiu o respeito de Dom Juan - que sabe-se lá se existiu ou não.

Aliás, por muitas vezes me pego acreditando que Dom Juan nunca tenha existido - que tenha existido só em espírito. Aliás, de novo, ninguém sabe se ele existiu de fato ou não. Ninguém.

Em suma, eu gosto sim dos livros dele. Acho uma literatura inofensiva, de carater recreativo, e prazerozíssima pra quem se interessa por antropologia. E há dois tipos de antropologia - uma que estuda as relações do homem com si mesmo, a outra que aborda o homem enquanto parte dum coletivo de outros homens. O Carlos faz o primeiro tipo de trabalho antropólogo, e, nesta área, é sem duvida o maior pesquisador do xamanismo, da influência da natureza mística sobre nós, pobres massas humanas. Zé Ramalho, dizem, conheceu o Carlos.

Puts, se não tivesse taaaantos livros pra ler, eu até leria de novo. Fizeram parte de minha vida numa época de redescobrimento interior.

EDIT: Veio, parabéns pelo tópico. Espero que meus comentários - e outros posteriores que irei deixar aqui - possam servir.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

castañeda é foda...

eu acho que primordialmente devemos ler seus livros com imenso respeito, pois são os ensinamentos mais antigos de uma cultura que já desapareceu quase completamente...

porém os que eu mais gosto são aqueles que não tratam dos aliados em si e sim enfocam a sabedoria de "ver" as coisas e parar o mundo. e se tornar um homem de conhecimento.

Só acho que ele um pouco repetitivo, pois muitas coisas são citadas em vários livros dele. Mas gosto de sua abordagem cética, ao sempre questionar a realidade das experiencias.

Soube que há uma compilação em ingles de todas as suas obras em alguns resumos... acho que é: The teachings of don juan. sei lá... se alguem souber

posta aí...

falô...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

The Teachings of Dom Juan é na verdade o título original do A Erva do Diabo. A Roda do Tempo, como já citei acima, é uma coletânea. Agora só não sei se engloba todos os livros dele.

Sobre a existência de Dom Juan:

Eu particularmente acredito que ele existiu, pois, desde que comecei a ler, várias coisas "não comuns" aconteceram comigo. E te garanto que ninguem consegue uma explicação, pelo menos uma explicação científica. Pra mim, é real !

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Guedzillaz escreveu

Engraçado que não evoluiu mto de lá pra cá.

BocaSeca escreveu

acho que é por que eu não te conhecia , Ò Grande Gurú.

recolher-me-hei à minha imensa insignificancia ,quando proximo a ti.

Por favor não ireimos encerrar mais um thread é alem do mais no Literatura.

Guedzillaz e Boca seca se tiver palavras para terminar este discussão por gentileza utilize o mp, pois o usuario veio não tem nada a ver e assim ele que ser o prejudicado quando algum moderador fechar este!!!!!

Abrazos e paz.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

já que ninguem respondeu irei reformular a minha pergunta.....

Todos esses ensinamentos de Dom Juan na opinião de vocês:

a) são realidade

B) tem alguma relação com a realidade

c) não tem nenhuma relação com a realidade

d) outra alternativa. qual?

Link para o comentário

• 4 weeks later...
  • Usuário Growroom

Olha eu Lí apenas a erva do diabo, na minha opinião o livro é muito bom e descreve bem as experiencias vividas por Carlos Castañeda, acredito que a Realidade 'a qual estamos habituados é bem diferente da vivida em suas experiencias extra-corporais, com o "humito" e com o "peyote/mescalina" a palavra realidade ganha outro sentido. Sem dúvidas Castañeda é sensacional.

Link para o comentário

• 1 month later...
  • Usuário Growroom

Eu acho q os ensinamentos dele tem MUITO a ver com a realidade.

Ele dá conselhos valiosissimos. De louco pra louco. hehehe

Estou lendo UMA OUTRA REALIDADE e amando. O próximo vai ser a Erva do Diabo, ou O Poder do Silêncio q pelo nome parece ser muito bom.

Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

fala ae Storm. Vc estaria lendo Uma Estranha Realidade, não?

Te aconselho a procurar por mais livros dele, todos são muito bons e ensinam muito. Eles me mostraram que o homem tem um poder incalculável em suas mãos e que ele está adormecido por hábitos inúteis que nós temos, mas podemos reavivar esse poder e realmentre descobrir que existem coisas além do que o olho percebe.

Link para o comentário

• 1 month later...
  • 4 weeks later...
  • 1 month later...
  • Usuário Growroom
ahuhuahuauhe

ae...

pra quem não leu ou pra quem já leu algum e se amarrou:

viagem a ixtlan -> recomendo

ótimo livro, nos dá a chance de começar a economizar a nossa preciosa energia

Tô na pág 82. ; )

Parece ser mto bom mesmo. É o segundo do Castaneda q to lendo.. E pretendo ler todos!

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Tô na pág 82. ; )

Parece ser mto bom mesmo. É o segundo do Castaneda q to lendo.. E pretendo ler todos!

pode crer, é muito bom esse livro.

acho que por falar do modo de vida do caçador e do guerreiro, e do amor maior do guerreiro , a terra, o livro me inspira uma outra consciencia durante a relação com a natureza, trazendo a perspectiva de lutar, por um lado, e se regozijar com os caminhos de beleza que estar na terra nos traz. acho que foi um dos melhores livros dele p/ mim., tem um caráter mais simples, mais próximo da realidade, ao mesmo tempo que me leva a questionar se estou vivendo como um homem(guerreiro), coerente com essa batalha constante de que o livro fala, ou se a vida condicionada de "homem moderno" que tudo pensa saber não é realmente um erro, um descuido, e que portanto eu deveria estar mais ativo pelos meus ideais na vida, mesmo na cidade, transformando alguns aspectos pendentes, fraquezas, para alcançar as realizações que almejo. me da' um toque qndo acabar de ler ai.valeu.

Link para o comentário