Ir para conteúdo

Proclamção da republica 15/11/1889


Thomas

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Proclamção da republica 15/11/1889.

Movimento político-militar que acaba com o Brasil imperial e instaura no país uma República federativa. A proclamação da República é feita pelo marechal Deodoro da Fonseca no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro.

O novo sistema de governo é inaugurado depois de uma campanha política que dura quase 20 anos. Os ideais republicanos são antigos no país, mas é apenas a partir de 1870 que opinião pública se mobiliza em torno deles. O esforço nacional em torno da Guerra do Paraguai (1865-1870) colocam em questão o regime federativo e a escravidão. Em dezembro de 1870, políticos, intelectuais e profissionais liberais lançam no Rio de Janeiro o Manifesto Republicano . Defendem um regime presidencialista, representativo e descentralizado. No ano seguinte, o governo sanciona a primeira lei contra a escravatura. Daí por diante, as campanhas republicana e abolicionista caminham paralelas.

proclamacao.jpg

O momento da Proclamação da República em 15/11/1889

Partido Republicano

Em 1873, é fundado o Partido Republicano Paulista (PRP), com a proposta básica de defender os princípios e ideais republicanos. Apesar da crescente simpatia popular, a campanha não avança e o PRP elege poucos candidatos. O governo imperial preocupa-se mais com a campanha abolicionista, a Igreja Católica e o Exército do que com a pressão dos defensores da República. Para os republicanos “históricos”, que formam o núcleo político-ideológico do movimento, fica cada vez mais claro que o novo regime não será conquistado apenas com propaganda política e atuação eleitoral. Apesar de suas evidentes dificuldades, a monarquia continua sólida. Diante desse quadro, republicanos “exaltados” e militares positivistas, como Benjamim Constant, defendem a intensificação da mobilização popular.

bandeira.jpg

Bandeira provisória do Brasil República

Conspiração – O último abalo da monarquia é o fim da escravidão, em 13 de maio de 1888. O império perde o apoio de escravocratas, que aderem à República. Liderados pelos republicanos “históricos”, civis e militares, conspiram contra o império.

Comandante de prestígio, o Marechal Deodoro da Fonseca é convidado para comandar o golpe. A 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, à frente de suas tropas, o militar proclama a República. O antigo regime não resiste, mas também não há euforia popular. Dom Pedro II e a família real embarcam para Portugal dois dias depois. Deodoro da Fonseca assume a chefia do novo Governo Provisório.

deodoro.jpg

Marechal Deodoro da Fonseca

Fonte: CD-Rom do Almanaque Abril 2001

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...