Ir para conteúdo

Maconha segundo Paulo Francis


Skywalker

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Trecho retirado do ultimo texto de Paulo Francis antes de falecer:

(Eh de 1997, acho q mtos jah devem ter lido)

· MACONHA: Fede. Em algumas pessoas, dá um bode, um mal-estar enorme. Mas álcool também não cai bem em muita gente. O "Jornal de Medicina" da Nova Inglaterra publicou um editorial, semana passada, aprovando o uso de maconha para doentes com dor. Na Califórnia, maconha para paciente foi aprovada num plebiscito. Mas a resistência é grande. Em parte é de pessoas que consideram drogas maléficas e diabólicas, uma possessão do demônio em forma química. Na maior parte são as burocracias, imensas, de Justiça e Policia, que recebem suas verbas enormes para combater o uso de drogas. Não combatem bem, para dizer o mínimo. Em qualquer esquina de cidade grande nos EUA há um traficante provando a versatilidade da livre empresa.

Maconha fede. Só dá um torpor, leva-nos à introspeção. Não é uma droga sociável, como cocaína, em que o tomador trinca os dentes e fala pelos cotovelos. O duque de Windsor, ex-rei da Inglaterra, que abdicou do trono para se casar com uma comum, Wallis Slmpson, no fim da vida estava com uma bronquite dos diabos. Foi ao médico. que lhe disse que parasse de fumar. O duque reclamou da perda do vício delicioso. O médico recomendou maconha. O duque disse que não podia a essa altura da vida virar maconheiro. Ibrahim Sued, de quem li essa história, aprovou o comportamento do duque.

Droga devia ser legalizada. Com os devidos controles para crianças, que, de resto, existem para álcool e cigarros. Não há vicio de drogas. Há viciados. Conheço gente que não pode tomar droga porque não pára mais. Mas há muito mais pessoas que tomaram drogas de toda espécie, pararam; ou continuam vez por outra, e nada acontece com sua capacidade de funcionar. Maconha é das mais inofensivas.

Pra ver o artigo completo:

http://hps.infolink.com.br/paulofrancis/pf4a20.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...
  • Usuário Growroom

Achei a postura bastante de acordo com o que acho correto. Não faz sentido droga alguma ser ilegal. Ele (Francis), ao menos por esse texto, dá a impressão de que não gostava de maconha, mas achava que todo mundo tinha o direito de consumi-la. Acho que ele não foi completamente sincero, já li outras fontes dizendo que Francis utilizava sim, mesmo eventualmente, maconha. Mas entendo que ele, mesmo nesse texto, não negou que utilizasse. Apenas preferiu deixar mais claros os "pontos negativos" para que ficasse óbvio que, mesmo quem só visse esse lado "ruim", entendesse que não faz sentido proibir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...