Ir para conteúdo

Cannabis na gravidez

novato2004

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Um dia desses estava eu lá no APPP e li que uma user está grávida. Ela perguntava se havia perigo em fumar cannabis durante a gravidez. Fiquei curioso e fui atrás no growroom, aí achei dois tópicos digitando "gravidez" na busca, mas o cunho científico caiu para o lado mais pessoal da questão. Então decidi ir atrás dessa informação e colocá-la aqui no board cannabis medicinal, pois além de enriquecer a base de dados, posso ajudar ela e outras meninas do ponto de vista médico, não que ele esteja certo, pois existem questões éticas, e estereótipos, envolvidos, mas sempre é bom um outro ponto de vista em qualquer discussão. Bom, vamos ao que interessa:

A cannabis pode causar danos durante a gravidez?

O mais prudente é recomendar que a grávida não tome nenhuma substância que não seja estritamente necessária durante este período. O motivo é que está moralmente proibido utilizar substâncias desconhecidas durante a gravidez, pelo possível perigo oferecido ao bebê.

Os únicos dados que podemos dispor são do tipo retrospectivo: análises, depois do parto, do estado e dos costumes da mulher durante este período e que puderam ter influenciado, mas são muito menos confiáveis, pois não diferenciam entre o efeito da cannabis e outros que também puderam atuar.

Está claramente estabelecido que não é teratógeno, isto é, não produz má formação sobre o embrião. Tão pouco produz síndrome de abstinência no recém nascido, como ocorre com o álcool.

Se tem tentado relacionar com uma diminuição de ganho de peso fetal, abortos, partos pré-maturos e alterações cognitivas e na idade escolar. Mas nos estudos em que estão baseadas estas hipóteses, excluindo outros fatores, as diferenças encontradas com o consumo de maconha não eram estatisticamente significativas. Assim, por exemplo, há uma relação clara quando se tem realizado tais estudos em consumidoras com um padrão epidemiológico tipicamente ocidental: jovens (muitas vezes mães solteiras), com gravidez não planejada, de classe social média-baixa, consumidoras de outras substâncias tóxicas (especialmente tabaco), com má assistência médica, etc. No entanto, em outro estudo realizado na Jamaica, onde o uso de maconha é típico das classes altas e onde se costuma consumir por via oral, o resultado é que as crianças destas mães deram melhores resultados nos testes neurológicos que a população não consumidora de cannabis.

O suposto dano parece que viria da hipoxia (ou diminuição de oxigênio no sangue) como conseqüência do monóxido de carbono do fumo e dá combustão das plantas (seja a cannabis ou o tabaco), não dos componentes da maconha em si. Logicamente dependerá da quantidade consumida, mas parece que sua importância não é tanta, comparada com outros fatores como nível sócio-econômico, a alimentação, o esporte, uso de substâncias prejudiciais, condições de higiene e parto hospitalar, maturidade, estado psíquico da grávida, etc.

Texto retirado do nº 47 da revista Canamo.net (Novembro de 2001)

Escrito por Ricardo Navarrete na coluna Consultório Médico

Link original: http://canamo.net/MEDICINAL/ConsultorioMed...dico.htm#num47b

Trazudido e adaptado por novato2004

Tem também um post em portuguës muito bom sobre Cannabis na Gravidez no Portal

• Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

taí, gostei!.........Mandou bem novato!!!

sempre tive essa curiosidade!!!

novato2004 escreveu

...No entanto, em outro estudo realizado na Jamaica, onde o uso de maconha é típico das classes altas e onde se costuma consumir por via oral, o resultado é que as crianças destas mães deram melhores resultados nos testes neurológicos que a população não consumidora de cannabis.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

vlw muito!!!

ajudo demais!

eu tbm tinha procurado isso no grgowroom inteeeeeiro e naum tinha axado nd...

brigada mesmo... acho q eu vo la faze um brigadeirinho magiko... hauhauhauau ja tinha ate esquecido como q era fica xapada!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

karalho...a.gora eu fiquei impressionado!

as crianças das mães usuarias deram resultadom melhores nos testes neurológicos q as q não usam!!!!!!!!!!

dexa minha mina sabe disso.....fai fica moh arrependida.....nove meses sem fuma.....

bom...o q passou passou...

mas velew mesmo irmão.......esse port me lembro a época q eu entrei no grow....varios posts informativos tipo esse...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Uma amiga minha tem 15 anos e esta gravida de uns 2 meses, ontem ela nao resistiu e fumou uma ponta, eu falei pra ela nem continuar fumando, pq ela parou ate com com o cigarro dps q descobriu a gravidez, ela disse q eh foda pq na ksa dela td mundo fuma maconha (pai, mae, irma..) mas q nao ker prejudicar o bebe logico, por isso pede ateh pro namorado q pare de fumar enquanto ela tah gravida hehe pra da apoio, mas ele eh foda, eh amigo meu tb, eh punk, fuma e bebe direto haeuhae...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Pessoal, já faz um tempo, eu li esta matéria, sobre a cannabis e a maternidade, no site da Cannabis Culture, que relata os estudos da Dra. Melanie Dreher, a maior autoridade científica sobre o uso de ganja na Jamaica.

É muito bom, mas está em inglês, e eu ando meio sem tempo pra traduções... :unsure:

Link para o comentário

• Usuário Growroom
O suposto dano parece que viria da hipoxia (ou diminuição de oxigênio no sangue) como conseqüência do monóxido de carbono do fumo e dá combustão das plantas (seja a cannabis ou o tabaco), não dos componentes da maconha em si.

Aqui ja explica tudo sobre fumar prensado paraguaio ou um fumo caseiro, a amonia e outras substancias que são inseridas para fazer este fumo prensado "durar mais" são os diferencias que compromete tantos os usuarios passivos e ativos como um otimo exemplo do cigarro.

Quando minha esposa ficou gravida ela parou de fumar cigarro e maconha e eu dei um tempo do cigarro apenas continuei com a maconha. Espero que tenha surtido os efeito desejaveis nesta gravidez e tambem no nosso organismo, já que o cigarro e muito dificil de largar pois em cada boteco e padaria tem!

Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

CUIDADO!!!!Essa discussão tem um grande valor,mas não se pode sair por ai prescrevendo maconha baseando se em um texto que pode não apresentar embasamento cientifico adequado.O charlatanismo cientifico domina areas ainda pouco pesquisadas.O caminho dessa discussão está absurdamente errado.Indicar maconha na gravidez é um crime imperdoavel à vida porque já é sabido que os residuos de combustão causam vasoconstricção severa diminuindo o aporte de oxigenio para o feto,gerando microssomia.Segundo a Sociedade Brasileira de Neuro-Oncologia Pediátrica, está provada uma maior taxa de incidencia de tumores malignos no sistema nervoso central dos fetos de maes que consomem maconha.Além disso,a maconha devido a seus efeitos em sistema nervoso autonomico podem aumentar a gravidade de disturbios gestacionais como pré eclampsia e eclampsia.É importante exclarecer que o organismo da gestante é submetido à uma carga metábolica muito alta na gravidez,estando mais susseptivel aos danos da droga, como edema agudo de pulmão e diabetes gestacional.Existem poucos trabalhos serios a respeito desse tema, enquanto isso a maconha está PROSCRITA durante a gestação,mesmo que seja de cultivo proprio!!!!Quanto à teratogenicidade não há estudos definitivos,tendo sido observada em % ainda não significativa de animais.Lembrem que a MEDICINA é a ciencia das verdades transitorias,o que hoje é certo amanhã pode ser banido.

Então sejamos mais cautelosos e vamos DISCUTIR o que encontramos a respeito,e não sejamos tão tolos de acreditar em tudo que escrevem.Não sejamos tão pretensiosos a ponto de valorizar tanto nossa querida maconha em detrimento de nossos filhos.Pode cre!!!!!

• Thanks 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ao invés de discutir sobre o mal causado ao feto pelo uso de maconha, gostaria de deixar um questionamento ético. Que direito tem uma mãe de administrar uma droga para o seu bebê, sem que o mesmo possa fazer sua escolha? Vejam que ao administrar qualquer tipo de droga a um bebê em gestação significa invadir a sua liberdade. E como o bebê ainda não tem capacidade de brigar por seus direitos, só lhes resta a sorte de ter uma mãe liberal (que pensa nos direitos do bebê) ou o azar de ter uma mãe autoritária.

Agora discutindo sobre o efeito da maconha, basta pensar que como qualquer outra droga, o efeito de uma dose é proporcional ao tamanho do organismo. portanto, uma pequena dose pode não causar nenhum efeito para a mãe, mas estando na circulação pode causar um efeito muito maior ao bebê.

"Pensar é sempre a melhor opção".

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Que direito tem uma mãe de administrar uma droga para o seu bebê, sem que o mesmo possa fazer sua escolha? Vejam que ao administrar qualquer tipo de droga a um bebê em gestação significa invadir a sua liberdade.

tudo bem, mamãe não vai mais tomar café, comer chocolate, nem tomar aspirina....

que moralismo mais chinfrim! não concorda que a mamãe use maconha, tudo bem. mas antes de se justificar, pense como seria se sua posição fosse levada até as últimas consequências.

às vezes é melhor não tentar justificar o que pensamos.

e sobre o monóxido de carbono, mamãe sempre pode fazer um brigadeiro, um bolo...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

qdo eu descobri q tava gravida conversei com meu medico sobre a maconha. ele disse q o ideal seria parar por um tempo, mas sabia que eu naum conseguiria.

ele tava certo pq tava na epoca certinha de colher minhas 20 plantinhas, entao eu tinha fumo q naum acabava mais.

liguei para ele e ele me explicou que tudo que eu consumisse iria para o bebe. podia ser pouquissimo pra mim, mas seria uma quantidade absurda pro bebe.

o medico falou q fumar estava fora d questao, mas se hovesse outras maneiras de consumir eu naum dvia exeder 1,5 gr e diminuir drasticamente a frequencia.

ate hj (2 meses) eu fiz 1 brigadeiro e 1 cha(de super skank). to indo viajar agora e o proximo mes vou passar de cara. na verdade eu naum queria ta usando maconha e sei q se trouxer algum prejuizo nunca vou me perdoar, mas eh q vicia mto.

jacinto, vc esta quesitionando tanto a questao pq num eh vc q tah tendo q parar de fumar. td mundo ja sabe q eh uma droga e que pode prejudicar o bebe, mas sera q se vc tivesse no lugar da mamae vc teria força de vontade para parar? vc naum deve banalizar as coisas, pq ate ai, vc so ta pesansando no bebe. naum se esqueça de que a mae tbm tem vida, cheia de problemas e q o unico jeito que ela usava para fugir dos problemas pode prejudicar a vida do filho dela, q sera a pessoa a quem ela mais vai amar. talvez isso seja o suficiente para fazer vc pensar um pouco...

vlw galera do grow, o debate ta bem interessante.

novato, vlw d novo pelo txto taum informativo

Link para o comentário

• Usuário Growroom

poh ju_bh.....vc ta muito certa cara....

num sei nem o q dizer...

mas ´parabens pelos babys (saum gemios neh?). o meu vai fazer 11 meses dia 27/12. eh um pestinha....se vc ainda naum tem filho...vou te falar...eh a melhor coisa do mundo.....dá um trabalho du cão.....mas eh muito bom....tomara q vc curta muto eles como eu to curtindo o meu...

abrasss.....e feliz ano novo.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

vlw dub... axei q ninguem fosse concordar

saum gemeos mesmo,boa memoria...

tava assistino o video do ultrasom agora.... aliaz ja assisti tanto q to quase entendendo alguma coisa.....

cara, mo viaje pensa q aquelas duas coisinhas saum meus filhos e que taum dentro d mim...

ainda num tenho filhos mas tenho certeza q vou curtir mto!!!

ate minha mae ja acostumou com a ideia (eh q foi meio sem querer) e deu duas roupinhas d natal pros netinhos dela... hauhauahuahauahua to mto feliz...

abraço e feliz ano novo pra vc tbm

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ju, parabens pelos gemeos.. evita consumir a cannabis, pois com certeza isso vai prejudicar a saude dos bebes (isso mexe com seu cerebro, imagine o de um feto), e acho que nao eh bom fumar durante a amamentação tbm.

Mas tenho certeza q vc é uma mulher informada e estou mandando positive vibrations daqui pra q tudo de certo e nós tenhamos mais dois militantes da erva daqui a 18 anos, quem sabe ela é liberada daqui pra lá? [:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

bom...quanto ao consumo durante a amamentação....acho q eh soh durante os primeiros seis meses de amamentação....pq depois disso os bebes jah naum dependem SOH do leite materno.....tipo...minha mina fumou algumas vezes depois dos seis meses e meu muleke tah forte q nem um torinho :D .

mas mesmo essim eh bom pegar leve no começo.

(((OFF)))

"minha" gravidez tb foi sem querer....minha sogra ficou fudida c/ agente....mas um mes deppois ela jah tava dando roupinha....bichinho....enfim: uma criança sempre eh uma felicidade numa familia.....parabens novamente Ju.

e se prepara pq se um jah me deu um trabalhão, dois vaum dar muuuuito trabalho.... :blink:

vai na feh.. ;)

abrass

Link para o comentário

Nossa grande amiga rikapt já tinha escrito algo ha um bom tempo atras sobre a cannabis e a gravidez. Bem legal o tema ser abordado

Eu pessoalmente nao gostaria q a mae de meus filhos fume qdo um dia ficar grávida. Entendo a ju_bh q eh dificil. demais até! mas até eu pararia de forma a apoia-la

Facil falar, dificil fazer...

Aguardem... :D

.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ai galera, achei esse artigo no portal da Pubmed(um dos melhores sites de pesquisa médica do mundo).Achei interessante,e pode contribuir bastante para a nossa discussão.Não tive tempo de traduzir mas o texto ta bem facil!!!A medida q eu for achando vou colocando aqui!!!!Pode cre!!!

Biol Psychiatry. 2004 Dec 15;56(12):909-15. Related Articles, Links

In utero marijuana exposure associated with abnormal amygdala dopamine D(2) gene expression in the human fetus.

Wang X, Dow-Edwards D, Anderson V, Minkoff H, Hurd YL.

Department of Clinical Neuroscience, Psychiatry Section, Karolinska Institute, Stockholm, Sweden.

BACKGROUND: Marijuana (Cannabis sativa) is the illicit drug most used by pregnant women, and behavioral and cognitive impairments have been documented in cannabis-exposed offspring. Despite the extensive use of marijuana, very limited information exists as to the consequences of prenatal cannabis exposure on the developing human brain. METHODS: We optimized an in situ hybridization histochemistry technique to visualize mRNA expression in midgestation (weeks 18-22) human fetal specimens from mothers with and without documented evidence of cannabis use during pregnancy. The cannabinoid receptor type 1 (CB(1)) and major dopamine receptor subtypes, D(1) and D(2), were examined in the striatum and mesocorticolimbic structures (amygdala and hippocampus). RESULTS: Adjusting for various covariates, we found a specific reduction, particularly in male fetuses, of the D(2) mRNA expression levels in the amygdala basal nucleus in association with maternal marijuana use. The reduction was positively correlated with the amount of maternal marijuana intake during pregnancy. No significant cannabis-related alterations were detected in the hippocampus or caudal striatum for the D(2), D(1), and CB(1) mRNA levels, although alcohol showed significant contribution to striatal D(1)/D(2) expression. CONCLUSIONS: These human fetal findings suggest that in utero cannabis exposure may impair distinct mesocorticolimbic neural systems that regulate emotional behavior.

PMID: 15601599 [PubMed - in process]

Link para o comentário

• Usuário Growroom
jacinto, vc esta quesitionando tanto a questao pq num eh vc q tah tendo q parar de fumar. td mundo ja sabe q eh uma droga e que pode prejudicar o bebe, mas sera q se vc tivesse no lugar da mamae vc teria força de vontade para parar? vc naum deve banalizar as coisas, pq ate ai, vc so ta pesansando no bebe. naum se esqueça de que a mae tbm tem vida, cheia de problemas e q o unico jeito que ela usava para fugir dos problemas pode prejudicar a vida do filho dela, q sera a pessoa a quem ela mais vai amar. talvez isso seja o suficiente para fazer vc pensar um pouco...

Acho que A VONTADE manter um bebe saudavel,esta na FRENTE DE QUAisQUER VICIO.

Se a mulher nao e` capaz de abrir mao de suas vontades nao podera ser uma boa mae,te explico pq ...eu sou degustadora .... Mas qdo descobria que estava gravida parava com a nicotina e derivados da fumaca. Se ficava com vontade ...ATE posso ter ficado mas a vontade de ver o bebe me fazia esquecer os vicios.

Outra coisa e` por pouco tempo 9 meses da gravidez mais 1 ano da amamentacao.

Outra coisa hj qdo fumo posso zuar ateh as 5 damanha as 6 estou de pe (nao sei como nao tenho explicacao para isso) faco o cafe da galera e levo a vida naturalmente .

Antes de ter um filho tenha a consciencia que NAO FOI NEM NUNCA sera um jogo.

e quem e` mae jamais se questiona :- pq eu tenho que abrir mao por esse SER...

Outra coisa se a mulher tem problemas com isso ou aquilo existe :- camisinha ,anti -concepcional e outros metodos de prevencao ...SIMPLES... !

Web bebe 2000 (divirta-se com o link)

fui

Link para o comentário

• 2 months later...