Ir para conteúdo

Tolerância da maconha no organismo

kito

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Alterações nas células nervosas aumentam tolerância à maconha

Uso contínuo provoca redução do número de CB1s, responsáveis pela recepção do princípio ativo da droga

José Gonçalves Neto

Para conseguir a mesma sensação de prazer, a pessoa que faz uso contínuo da maconha precisa aumentar constantemente a dose. A conclusão é do pesquisador João Villares, do Departamento de Psicobiologia, que analisou necrópsias de cérebros de usuários crônicos da droga catalogados no Banco de Encéfalos da Unifesp. A explicação científica: o uso prolongado da Canabis sativa provoca alterações nos receptores que captam o princípio ativo da droga no cérebro.

Para chegar a esse resultado, Villares estudou tecidos cerebrais de 12 usuários crônicos de maconha e comparou ao de um grupo formado por outros 12 que não consumiam a droga. Todos tiveram seus órgãos liberados por familiares para a pesquisa.

Segundo a pesquisadora Ana Regina Noto, do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), ligado à Unifesp, embora estudos comportamentais já tenham comprovado que o usuário crônico desenvolve uma tolerância cada vez maior à maconha, ainda não se conheciam os efeitos bioquímicos do uso da droga no cérebro.

Quando o usuário fuma maconha, o tetrahidrocannabinol (THC), princípio ativo da droga, passa dos pulmões para a corrente sangüínea e atinge todos os órgãos. No sistema nervoso, o THC se conecta aos receptores cannabinóides, do tipo CB1, presentes nos neurônios. Esses receptores participam de diferentes aspectos fisiológicos, como o controle da ingestão de alimentos, e estão ligados às sensações de prazer, memória, coordenação motora e alterações cognitivas.

De acordo com o estudo, o THC provoca uma diminuição do número de CB1s, responsáveis pela recepção do princípio ativo no cérebro. “Essa redução foi registrada no hipocampo e nos gânglios da base, áreas onde ficam localizados os receptores responsáveis pela resposta ao estímulo da maconha.”

Villares verificou que o THC age no DNA, provocando a redução da expressão do RNA mensageiro, que controla a produção dos receptores. Os CB1s passam então a ser fabricados em menor número, e para alcançar o efeito que obtinha anteriormente o usuário tem de consumir maior quantidade da droga. “Precisamos de novos estudos para responder à questão principal: como o THC age sobre o DNA”, explica o professor.

A boa notícia: os efeitos não são irreversíveis. “Após alguns meses sem a droga, o dano pode ser revertido.”

(colaborou Bia Reis)

--É por isso que usuários eventuais nem sentem os efeitos da tolerância, eles não precisam de mais de um baseado pra chapar pq ficou sem fumar tempo o bastante para seus receptores estarem ok.

--Uma pesquisa brasileira finalmente!!!

cannabis2.jpg

Fonte: http://www.unifesp.br/comunicacao/jpta/ed177/pesquisa5.htm

Não vi nenhum texto desse aki, mas se já tiver um desclupa ai e deletem esse :]

• Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado... Na pratica eu nao sinto isso...

Fumo quase todo dia desde julho ~ agosto/ 2004... Fumei ontem 1 fino e fiquei chapadãoooooooooooo... Sabe qdo vc acha q suas pernas foram da um rolé em marte ? Eu fiquei 2x pior :D ...

Ah sei la essa parada varia de pessoa pra pessoa e depende da maconha... Ja peguei umas por aí q eu fumei 1 tora e fiquei quase de cara e umas q fumo 1 fino e fico torto

flw

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

eh.....com certeza depende muito da qualidade da erva.....mas eu, por exemplo.....fumei todos os dias de 2004, com exeções da maioria dos finais de semana e as ferias de julho q eu fumei pouco...

mas agora em dezembro e janeito eu tostei pra ca**** e comecei a sentir essa tolerancia....parei um dia (onteim) e fumei 1 fino hoje e fiquei doidaum!!!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Po... essa parada de tolerância é foda... tem vezes q tu fuma 2 e sente q nem chapou tanto... (depende mto tb da qualidade da maconha lógico... mas pra quem fuma seguidamente por meses e meses a boa eu acho q é fazer uma pausa)

Infelizmente o THC nos traz desses males mesmo.

A boa é investir na onda! Eu to dando um tempito mas to voltando com tudo em breve... to buscando melhores ondas! haha!

Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

legal, finalmente eu li uma explicação cientifica pra um fenomeno que eu já conhecia muito bem, mandou bem brother, muito bem msm.

qdo eu fico cabeção, passo uns 20 dias sem fumar nada

no vigesimo primeiro dia, faço o fino.... hummmm que onda linda

no vigesimo segundo dia o fino engrossa

no vigesimo terceiro, vira tora

e ae fudeu tudo de novo

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom
legal, finalmente eu li uma explicação cientifica pra um fenomeno que eu já conhecia muito bem, mandou bem brother, muito bem msm.

qdo eu fico cabeção, passo uns 20 dias sem fumar nada

no vigesimo primeiro dia, faço o fino.... hummmm que onda linda

no vigesimo segundo dia o fino engrossa

no vigesimo terceiro, vira tora

e ae fudeu tudo de novo

Pensei exxatamente nisso na hora q eu li o texto. Faz mto sentido a explicação e a teoria se encaixa perfeitamente na prática. Valeu pelo texto!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

esse lance eh real mesmo... eu fumo direto, pelo menos um por dia a uns 2 anos(logico q ha excessoes, nuns dias de seca e tal) e as vzs vc tem msm q fumar mais do q fumava antes pra pode ficah chapado...

hj eu fumei um fino de baga q me qbrou as pernase dpois fumei um beck diferente bem maior q num chapou tanto...

esse lance da tolerancia eh relativo... mas eu acho q rola

Link para o comentário

• Usuário Growroom

é.

em 15 anos fumando semanalmente com certeza, diariamente quase, lembro-me de algumas épocas em que chegava a deixar maconha fora,,, hehe quanta fartura, nessa época era fumo solto,,, hehe 100 g era quase uma bola de futsal,,, e lembro que apertava cada cigarrão monstruoso,,, ver avatar,,,

de uns tempos pra cá, somente quando o bagulho é muito palha que eu vejo-me forçado a apertar um cigarrão, e mais outro em seguida, e mais outro,,,

no mais, são sempre finos de qualidade, sem tolerância, aperto outro, mas porque sou cabeção mesmo,,,

essa tolerância rola, mas comigo o que rola é a compulsividade!

flw

Link para o comentário

• 2 months later...
  • Usuário Growroom

Mlk axu que eu tenhu sorte porque sou lombra rapidu pegu lombra na primeira bolada ou segunda msmu tem 3 anos q fumu diretoooo

e ainda tenhu tamanha abilidade

MLK JAH E Suas criações saum mesu amigus

jah live in noias

mlk o segredu para tamanhu misteriu é fuma uke seu korpo e mente necessitammm

flws aiii

Link para o comentário

• 8 years later...
  • Usuário Growroom

Gostei bastante do tópico. Desenterrei, na caruda.

Estava procurando justamente por isso, boas novas, mas de modo simples.

Também porque costumo ler o GR chapado (e porque afinal, fumo todo-o-dia-o-dia-todo, praticamente).

Sou mais um que sente os efeitos da tolerância. Fumo maconha desde 2008. Relativamente é pouco tempo. Porém, há cerca de três anos tenho sentido falta daquela pancada que sentia até então.

Êita que saudade daquela brisa louca com sensações intensas... das cócegas e da sensibilidade aguçada. Das ideias "brilhantes" e mirabolantes, das contemplações do sentido da vida, escancarado até a próxima amnésia..! Bueno, enfim, essas coisas que vocês todos também conhecem.

É bom saber que tem solução. Pensei que teria que começar a ingerir haxixe! Graças ao texto, tenho considerado ficar em abstinência a partir do momento que minha erva atual acabar. Também quero plantar uma planta sativa, na próxima vez.

Vou testar a paciência e fumar apenas meu próprio produto, proveniente desta planta. Já abandonei a nicotina e outras "ínas" (exceto a tubaína!) e foi difícil, viu? Mas consegui, tenho conseguido todos os dias, umdiadecada. Espero me sair bem nessa jornada abstêmia também. Tudo pra voltar a chapar forte e recuperar aquele mundo paralelo que eu gostava tanto de ver, de viver.

Alguma sugestão de sementes, cavalheiros?

Link para o comentário

• 6 months later...
  • Usuário Growroom

Pois é. Tbm estou com a temida tolerância!!! Apesar do que tomo um antipsicotico mas que irei parar em breve... E por enquanto to sem chapar nada, maconha pra mim é um cigarro mais gostoso simplesmente pq não chapo mais... Foda...

Quero começar a dar um tempo de semanas pra ver se rola, mas acredito que se eu tivesse fumo plantado é outros 500 ne?? Qual tipo de plantio devo pegar!? Sativa, indica? Não conheco MT bem. Alguém sabe sobre isso? A que chapéu mais do www.plantemaconha.com..

Vlw, qlq ajuda fortalecimento

Link para o comentário