Ir para conteúdo

Plantio de maconha volta a tomar conta do Sertão

Jahponeis

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Há um ano, as polícias não realizam grandes operações para erradicar a droga, deixando os traficantes livres para ocupar áreas de Orocó, Cabrobó, Belém de São Francisco e várias ilhas da região

EDUARDO MACHADO

Enviado especial

SALGUEIRO – O Sertão pernambucano, que havia perdido para o interior do Maranhão o posto de maior área produtora de maconha do País, está voltando ao topo do ranking do tráfico. Há um ano sem sediar uma grande operação de repressão ao plantio da erva, os municípios de Cabrobó, Orocó e Belém de São Francisco estão novamente repletos de roças. A maior incidência das plantações está nas ilhas do Rio São Francisco, entre as três cidades vizinhas e o Estado da Bahia.

A facilidade para encontrar os plantios é tanta que, ontem pela manhã, em três ilhas escolhidas ao acaso por policiais federais da Delegacia de Salgueiro e PMs da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac), foram localizados e destruídos 12 mil pés de maconha e 21 sementeiras. No dia anterior, a mesma equipe encontrou uma roça com 13 mil pés em Belém de São Francisco.

A última grande investida no chamado Polígono da Maconha ocorreu há um ano, quando foram erradicados 234 mil pés da erva e apreendidos 136 quilos prontos para o consumo, durante a Operação Controle XII. Em setembro do ano passado, quando seria deflagrada a Operação Controle XIII, um acidente com o helicóptero da Secretaria de Defesa Social, logo no primeiro dia, suspendeu a ação. De lá para cá, os plantios vêm crescendo indiscriminadamente e os poucos policiais federais da Delegacia de Salgueiro estão precisando improvisar para tentar impedir que os plantadores colham a quarta safra da droga, que, de tão abundante, está sendo vendida até por R$ 40 o quilo. Um valor cinco vezes menor do que vinha sendo praticado na região no início de 2004.

Ontem pela manhã, os policiais partiram de Salgueiro para Orocó às 5h30, em três viaturas. Sem embarcação própria, a primeira dificuldade foi conseguir um dono de chalupa (tipo de barco) disposto a transportar as duas equipes até as ilhas. Somente às 8h, o barqueiro José Avelar, 49 anos, apareceu e aceitou participar da empreitada.

Como o barco não comportava todos os 15 policiais, apenas quatro agentes federais e quatro PMs puderam seguir. Só um dos policiais tinha colete salva-vidas, porque comprou com dinheiro do próprio bolso.

Nas ilhas, as provas de que a falta de um combate intensivo da produção de maconha precisa ser mantido eram inequívocas. Fora os 12 mil pés erradicados, foi possível notar a infra-estrutura deixada para trás pelos plantadores. Adubo, canos de irrigação e acampamentos no meio do mato. Todas as roças estavam praticamente prontas. “Mais uma semana e a maioria dos plantios já poderia ser colhido. Os traficantes estão agindo descaradamente”, explicou o agente João Evangelista.

O delegado Welington Santiago, que comandou a operação, afirma que o trabalho seria bem mais produtivo com a utilização dos helicópteros. “Com as aeronaves, primeiro se faz uma varredura, através da qual os maiores plantios são localizados e têm suas coordenadas geográficas anotadas. Depois, as equipes são deixadas nesses locais para fazer a erradicação”, relatou.

No plantio encontrado na terça-feira em Belém de São Francisco, os policiais conseguiram prender um suspeito em flagrante. O agricultor Gílson João Damas, 41, que trabalhava no local, tentou escapar, mas foi detido. Um segundo plantador fugiu.

O superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Bergson Toledo, revelou que as grandes operações no Sertão estão suspensas por falta de verba. “Cada uma custa em torno de R$ 160 mil. Chegamos a marcar duas, mas cancelamos porque o dinheiro não chegou. Continuamos tentando, mas, infelizmente, por enquanto só podemos aguardar”, concluiu o superintendente.

FONTE: Jornal do commercio

http://jc.uol.com.br/jornal/2005/05/12/not_136796.php

PS: Este link esta apenas disponivel para assinates da UOL

Editado por Thomas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

e ai q ta u q us traficantes fazem. Compra de 40 reais, depois d muita mistura barata, e vendito por 600 u kg. :angry:

Sempre vou plantar, se eu for preso quandu eu sai vou continuar!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Meu pensamento já é outro, se liberam o plantio nessas áreas muita gente tem chance de deixar de passar fome se profissionalizando - não só para produzir a planta psicoativa mas também em seu estado de cânhamo para aproveitamento de fibras.

Brasil tá perdendo tempo. Lula, cadê vc meu filho ?

Bora por o nordeste pra trabalhar e enriquecer o país acabando com a violência do tráfico de drogas.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

vixe cara volta a tomar conta nao ; sempre tomou hehehe

so pegarao uma plantaçaozinha , tem muitas e muitas plantaçoes por la

mas la que a fera e barata e , nossa 40 conto .

eu ia fazer uma dispensa hahahah

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Eu sabia, nao da pra erradicar a maconha no nordeste, é muito espaço pra pouca competencia da policia... eles nao conseguiriam eliminar nem se o sertao fosse do tamanho do meu quintal!

E tu tá morando bem ein cara!? hahaha

Abraços!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ai galera... eu vi todos viajando....40 conto o quilo... eu queria salientar, que realmente custa quarenta reais o quilo, mas quem se abilita em ir comprar, eu moro no poligono da maconha e mesmo nos bons tempos ha uns 5.... 7 anos atras, era quase impossivel sair de la com 1 kilo, que diras mais que isso, sao 40 reais que podem te custar uma cana dura, quero deixar a experiencia de um brother que a uns quatro anos atras, foi direto na roça comprar um fuminho barato, rodou saido da roça com 7 kilos e so saiu da cadeia no começo desse ano...resultado do kilo de 40 conto.... 3 anos de cadeia... isso é so pra alertar a galera que ta pensando que é so chegar la com 40 reais e comprar um kilo.... muita calma nessa hora, a coisa nao é bem assim

Link para o comentário

• 4 years later...