Ir para conteúdo

Patriotismo, reflexões

DeviR

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Eu não sou patriota

Mas não por não gostar de minha patria, do lugar onde nasci. E mesmo que não gostasse isso não seria nenhuma heresia. Afinal de contas lidamos com a pátria apenas como ambiente, local físico.

E o que honrar ? o que defender ? As unicas qualidades que podem e devem ser lembradas com orgulho podem ser defendidas em qualquer lugar. A patria não é fisica, ela é uma alma, algo inexistente. Eu não defendo territorios. Territorios são simples pedaços de terra.

Nao crio ligações com o lugar fisico onde nasci. Se busco outros horizontes não é porque não gosto de minha patria. pelo contrario serei sempre seu maior divulgador, seu maior admirador.

Não deveriam existir patriotismos territoriais. Eles sempre geram xenofobismo. Por mais que um pais seja rotulado sempre existiram exeçoes. todo local tem qualidades e defeitos. e a partir da miscigenação da cultura, da troca de experiencias. podemos amenizar os defeitos.

Portanto vamos viajar, conheçer, nos envolver em outras culturas. Vamos unir as culturas pelas suas qualidades e não separalas pelos seus defeitos. E dai se voce é cristão ? Se é cristão estude os vedas. Se é ateu leia a bíblia. Não existem conclusões corretas em questões que não são objetivas. Se gosto não se discute voce deve formar o seu a partir do conhecimento de varias culturas. quanto maior a carga de conhecimento cultural, maior sua gama de opçoes, mais complexa e bela sera sua personalidade. maior sera o seu amor pela cultura. seu respeito pelo proximo. Sua admiração pelas semelhanças.

Nao existem patrias territoriais.

Não existem rotulos, Eles são feitos por pessoas que não conhecem uma determinada cultura a fundo.

Culturas são estruturas complexas. E estudar o que não lhe agrada pode ser um grande passo para a aceitação e o amor. Talvez voce passe a perceber que nem tudo esta perdido.

Não sejamos extremistas, nem xenofobicos. Nem conservadores.

Misturem. Busquem o equilibrio de culturas, a miscigenação cultural.

A Harmonia de conhecimentos.

Afinal de Contas Proudhon ja disse: Os Extremistas Só conhecem um dos extremos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

depende do patritismo

como voce disse no texto, o patritismo fisico, so gera xenofobia

devemos ser patritoas em querer o bem para a nossa pátria, fazer o bem pela nossa patria

somos patriotas quando vamos às urnas para votar por um presidente que melhor represente a nossa nação

somos patriotas quando saimos as ruas para protestar contra algo que vá ferir a nossa pátria

ser patriota não é amar seu país ate as ultimas consequencias, ser patriota e amar a nação, e a nação é composta pelo povo

devemos amar o que nosso país representa, devemos amar sua soberania e não se impor a leis de outros paises

o Brasil não é a faixa territorial que o representa, o Brasil somos nós

esse é o patriotismo que deveria ser despertado nas pessoas

so que nego prefere ficar vendo novela das oito e assisitr ao jogo depois...

a democracia significa o poder ao povo

ser patriota e ter o poder nas mãos e fazer bom uso dele

mas sera que estamos fazendo?

Link para o comentário

Eu sou patriota sim!

Esse simples pedaço de terra é onde vivo. Independente de governo. O país é sua casa, seu abrigo, onde vc vive. Quer dizer que não dá valor a sua casa? Imagine os argentinos e brasileiros na mesma casa...

E esse negócio de xenofobia?? Estamos no Brasil 'o país de todos'.

Creio que vc confundiu patriotismo com nacionalismo.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

o que me refiro a xenofobia é quando os EUA por exemplo tem grandes preconceitos com povo de outros paises por conta de seu extremo patriotismo......

agora quanto a patriotismo e nacionalismo receio que realmente não sei a diferença (ainda). dicionário !!!!!!

Link para o comentário

Ninguem aqui quer saber se vc é patriota ou nacionalista. Fale apenas pq vc cre em tal opiniao, só isso. Fazer uma afirmação não adiciona nada sem um argumento.

Se vc estiver disposto a argumentar, isso seria bom. Poderiamos nos entender com o devido respeito a opiniao alheia.

Agora, ficar incitando o fechamento do barato só pq pessoas com opiniões contrarias as suas podem se expressar é sacanagem. Somos todos usuários e gostaria de saber como essas pessosas com esses habitos iguais pensao. Qual o problema nisso?

Sem intolerancia, por favor.

Antes de debater sobre patriotismo é necessário distiguir o significado da palvra patriotismo, para não ser confundida com o significado da palavra nacionalismo.

PATRIOTISMO s.m. Amor à pátria.

NACIONALISMO s.m. Preferência determinada pelo que é o próprio à nação à qual se pertence. / Doutrina que reivindica para a nação o direito de praticar uma política ditada unicamente pelos seus interesses, opondo-se a qualquer associação suscetível de limitar-lhe a liberdade de ação. / Movimento social de indivíduos que tomam consciência de formar uma comunidade em virtude dos elos étnicos, lingüísticos, culturais etc., que os unem.

Creio que confundiram esses significados com as palavras erradas.

Fonte: O Dicionário Conciso Delta http://educacao.aol.com.br/

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Desculpa ae Ronaldo, em nao ter colocado argumentos... Mas eh que lembro-me de ter respondido um topico igual a esse, mas nao estou mais achando na busca...

Ou a busca nao funciona, ou apagaram o tópico, ou eu estava muito loko...

Quando as definiçoes de Nacionalismo e Patriotismo, realmente eu estava sendo um poucò cabeca dura... Pesquisando um pouco vi que é realmente isso, que getulio vargas usou o nacionalismo defensivo para chegar ao poder...

E o nacionalismo é uma ideologia da desconversa!

Nesse caso nao sou nem nacionalista, nem patriota...

Sou Planeota (Amor ao planeta...) hehehe

vlw por elucidar minha besteira!

Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Pra mim essa idéia de patriotismo serve mais como manobra utilizado por políticos, que tem lógicamente algo pra ganhar com isso, pois se eles fossem patriotas mesmo nao iam roubar o dinheiro do povo.

Além do mais acredito que seja difícil ser patriota no Brasil, onde os verdadeiros donos da terra foram expurgados e todos nós nao passamos de decendentes dos invasores e exploradores. ehminha opiniao

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Na verdade acho que não tem como ser meio patriota, ou vc é ou não... o ideal seriamos amar todos os lugares assim como deveriamos amar todo tipo de pessoa....

é ruim quando vc por não gostar dos EUA ve um gringo com cara engraçada vindo e diz...ih..esse cara é um gringo fdp...mas ai vc troca uma ideia com ele e ve que cada pessoa é diferente...

entao acho assim... quando o gosto pela terra (patria) passa a influenciar seu gosto por pessoas, intão isso está começando a ficar ruim...

Minha opiniao humile....

...Delos...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Essa história de patriotimos, é tudo um meio de dominação!!!

Parece meio louco, mais vejam que essas coisas so aparecem em epoca de guerra depois se acalmam.....

Como manter um grupo de soldados lutando por uma causa que nao interessa diratamente pra eles?????

É só usar frases do tipo, VAMOS DEFENDER NOSSO PAÍS, ELES QUEREM ROUBAR O QUE É NOSSO uhauHAUHuahuHUhua

Alguns nao vao gostar.... mais a igreja faz a mesma Dominação, "NÃO ROUBEM" "NÃO FUMEM MACONHA" "voces não vão pro ceu......"

Imaginem um mundo sem o medo da ira de DEUS..... roubos, mortes, e tudo mais seriam constantes não acham????

EU ACREDITO EM DEUS, mais não na igreja, não no deus castigador, acho que DEUS envolve mais uma energia, algo superior, que nos valoriza pelo que somo e não pelo que fazemos!!!!

"MAS GRAÇAS A DEUS" (sentiram a ironia....) que a igreja existe para controlar as cabeças mais fracas e mais inconsequentes.......

UAHUhauhUAHUa

Isso foi foda.... demorei um pouco pra entender como somos dominados, e como isso esta em tudo!!!!!!

Flow

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Com certeza este é um tópico repetido... e vou responder a mesma coisa:

Quando ia trabalhar, passava todos os dias a pé, por uma casa de esquina com um jardim lindo com um mastro fincado no meio, onde as vezes, tinha a oportunidade de ver um homem de idade asteando um bandeira americana pontualmente as 07:00 hs.

Um dia, parei e esperei ele acabar de astear a bandeira e fui ao seu encontro perguntar se a casa dele era algum orgão governamental e por que ele fazia aquilo. Ele me respondeu balançando a cabeça negativamente: _ Faço isto para você saber onde esta pisando (onde você esta).

Nacionalismo e/ou patriotismo andam lado a lado em países guerreiros... o famijerado orgulho simbolizado no laço amarelo vende muito, gera dinheiro também.

Mais um tema polêmico que gera controvérsias.

Abraços.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

É o seguinte, o homem tem uma tendência horrivel em separar as coisas, dividir tudo. Inclusive ele mesmo, por diversas classes. Dividem a terra... Eles se julgam donos da terra, donos da vida, brincam de "deus". Eu não apoio o patriotismo ou qualquer outra forma de vanglorisação de território. Pra mim, existe apenas 1 terra, que seria o proprio planeta, não acredito em países, em territórios muito menos em nações... Existe apenas 1 raça de pessoas que seria a propria raça humana. Procurem nos dicionarios o significado da palavra nação... Eu encontro no dicionário um significado para tal, mais na minha vida, no meu dia a dia eu não encontro ela. Não existe nação. Consequentemente não deveriam existir tambem o patriotismo. Tenham amor pela terra, pela natureza, pela agua, pelo ar, pela propria vida.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Com certeza este é um tópico repetido... e vou responder a mesma coisa:

O assunto realmente ja foi abordado...Mas acho que o topico não se torna repetido pela oportunidade do cara de expor seu texto inicial, que apesar de tudo é inédito....Gerando assim um novo ponto de vista sobre o assunto...

Mas como disse....apenas "acho".

...Delos...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Então possuiamos mesmo um topico parecido com este no qual se chamava Patriota, ser ou não ser? que o usuário Patriota é o autor, mas como ficou tumultuado as discussões e as respostas deste topico não estaum partindo para o lado saúdavel, tivemos que fechar.

Então peço encarecidamente para que não aconteça a mesma coisa neste topico, como somos uma comunidade adulta, sabemos respeitar a ideia do companheiro e fazer deste espaço um lugar para crescer ;)

Abrazos

Link para o comentário

• 4 months later...
  • Usuário Growroom

No Brasil nem o ino nacional é patriota vejão( Um gigante deitado sobre bersço exsplendido) olhem isto, ele se deita enquanto tudo passa ao seu redor preguissoso e acomodado; como todo brasileiro que aceita tudo nada pra ele vale a pena. só o futebol se for para discutir isto usa-se até a norma culta o cara sabe até a iscala do time dele a vinte anos atras , agora se for para discutir algo de carater filosofico a coisa muda não é isto o que se ve por ai ...

o brasileiro é mais informado sobre a novela das oito ,do que sobre o que vai acontecer com quem nos rouba, mas acha que alguem vai pra rua ,não ,já foi esquecido do que adianta ir pra rua é na real tudo um bando dee cusão que na real não é nem brasileiro por que nem conhesse a real história do pais o que acontece todos os dias com ele vocês achão ruim sta roubalheira que tem por ai e o que o brasil exporta sabe o que é ele exporta tudo aquilo de melhor que tem e deixa sómente os restos ao seu povo e sabe o que ele importa os restos por que é isto o que os outros paises deixão ser importado o brasileiro é ignorante burro sem vontade de buscar conhecimento e cultura. é comodado acha que tudo deve ser daado a ele ...não não sou patrióta de uma patria que só veste a camisa do pais na copa do mundo não sou patrióta de um pais que tem coragem de matar por futebol, mas não de ir atrs de seus direitos como cidadão e de esegir justissa e igualdade , não sou patriota da fome e da desigualde não sou patriota da preguissa ,não sou patrióta do modismo ,não sou patrióta de uma merda de sociedade como ésta (EU AMO MINHA TERRA E SEMPRE ESTOU DISPOSTO A VIVER E MORRER POR ELA POIS O PAIS É UM LIXO UM VERGONHA MAS A TERRA É BELA E MARAVILHOSA A TERRA BRASILEIRA E UNICA E EXLENDIA AGORA O POVINHO QUE TEM AQUI EU NEM QUERO MAS ARGUMENTAR POIS PARA O MAL PREVALECER É NECESSARIO QUE OS BONS NÃO FASSÃO NADA !!!

Link para o comentário

• 1 month later...
  • Usuário Growroom

Eu tenho q adimitir que so nacionalista p/ kral...

Quando eu era pequeno eu odiava o Brasil, eu vivia com meu primo e tudo que ele falava era lei p/ mim, acho que por isso. Mas quando fui cresceno eu fui veno que paíse era esse de verdade e fui veno que tudo que eu respeitava p/ vale, era daqui e comecei a penssa na real, pq aqui a moda memo é tira uma co Brasil. Uma época eu m tornei ufanista mesmo, num aceitava qualqué cr´tica ao Brasil, memo se fosse real, aí fui cresceno mais e veno que nu era assim tbm. Na real, eu acho que num pode é c ufanista ao extremo, de resto é muito bem vindo p/ essa naçao. Essa de q o nacionalismo é manobra política eu descarto, pelo menos aqui no Brasil, pq isso faria a galera cobra atitude d verdade e c isso acontecesse seria com certeza uma manobra política muito bem vinda.

O que aconteceu é que eu m liguei que eu so filho dessa terra, so fruto dessa árvore, o Brasil é minha mãe, e num curto que chinguem minha mãe, eu faço parte desse povo e quero mesmo que ele cresça, eu acho q o brasilero é um dos povos menos nacionalistas que existe, hino só na hra do futeba, todos conhecem a mitologia européia enquanto a nossa é tratada como histórinha p/ criança, ninguem ouve um som brasilerão raiz memo, só inlatado americano, nóis engolimo todo dia a cultura da super potência e esquecemos da nossa, o problema do Brasil é q ele é cheio d estado unidence q fala q é brasileiro, conhece o nome d todos os grnades idolos americanos, v todos os filmes, conhece toda a historia, a cultura e tal, mais num sabe o nada daqui, pra mim, perderam a sua identidade.

Como diria o grande Mestre Ambrosio, "como posso saber d onde eu venho c a semente profunda eu não plantei?".

Abraços galera

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu tenho q adimitir que so nacionalista p/ kral...

Quando eu era pequeno eu odiava o Brasil, eu vivia com meu primo e tudo que ele falava era lei p/ mim, acho que por isso. Mas quando fui cresceno eu fui veno que paíse era esse de verdade e fui veno que tudo que eu respeitava p/ vale, era daqui e comecei a penssa na real, pq aqui a moda memo é tira uma co Brasil. Uma época eu m tornei ufanista mesmo, num aceitava qualqué cr´tica ao Brasil, memo se fosse real, aí fui cresceno mais e veno que nu era assim tbm. Na real, eu acho que num pode é c ufanista ao extremo, de resto é muito bem vindo p/ essa naçao. Essa de q o nacionalismo é manobra política eu descarto, pelo menos aqui no Brasil, pq isso faria a galera cobra atitude d verdade e c isso acontecesse seria com certeza uma manobra política muito bem vinda.

O que aconteceu é que eu m liguei que eu so filho dessa terra, so fruto dessa árvore, o Brasil é minha mãe, e num curto que chinguem minha mãe, eu faço parte desse povo e quero mesmo que ele cresça, eu acho q o brasilero é um dos povos menos nacionalistas que existe, hino só na hra do futeba, todos conhecem a mitologia européia enquanto a nossa é tratada como histórinha p/ criança, ninguem ouve um som brasilerão raiz memo, só inlatado americano, nóis engolimo todo dia a cultura da super potência e esquecemos da nossa, o problema do Brasil é q ele é cheio d estado unidence q fala q é brasileiro, conhece o nome d todos os grnades idolos americanos, v todos os filmes, conhece toda a historia, a cultura e tal, mais num sabe o nada daqui, pra mim, perderam a sua identidade.

Como diria o grande Mestre Ambrosio, "como posso saber d onde eu venho c a semente profunda eu não plantei?".

Abraços galera

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Eu não sou patriota

Mas não por não gostar de minha patria, do lugar onde nasci. E mesmo que não gostasse isso não seria nenhuma heresia. Afinal de contas lidamos com a pátria apenas como ambiente, local físico.

E o que honrar ? o que defender ? As unicas qualidades que podem e devem ser lembradas com orgulho podem ser defendidas em qualquer lugar. A patria não é fisica, ela é uma alma, algo inexistente. Eu não defendo territorios. Territorios são simples pedaços de terra.

Nao crio ligações com o lugar fisico onde nasci. Se busco outros horizontes não é porque não gosto de minha patria. pelo contrario serei sempre seu maior divulgador, seu maior admirador.

Não deveriam existir patriotismos territoriais. Eles sempre geram xenofobismo. Por mais que um pais seja rotulado sempre existiram exeçoes. todo local tem qualidades e defeitos. e a partir da miscigenação da cultura, da troca de experiencias. podemos amenizar os defeitos.

Portanto vamos viajar, conheçer, nos envolver em outras culturas. Vamos unir as culturas pelas suas qualidades e não separalas pelos seus defeitos. E dai se voce é cristão ? Se é cristão estude os vedas. Se é ateu leia a bíblia. Não existem conclusões corretas em questões que não são objetivas. Se gosto não se discute voce deve formar o seu a partir do conhecimento de varias culturas. quanto maior a carga de conhecimento cultural, maior sua gama de opçoes, mais complexa e bela sera sua personalidade. maior sera o seu amor pela cultura. seu respeito pelo proximo. Sua admiração pelas semelhanças.

Nao existem patrias territoriais.

Não existem rotulos, Eles são feitos por pessoas que não conhecem uma determinada cultura a fundo.

Culturas são estruturas complexas. E estudar o que não lhe agrada pode ser um grande passo para a aceitação e o amor. Talvez voce passe a perceber que nem tudo esta perdido.

Não sejamos extremistas, nem xenofobicos. Nem conservadores.

Misturem. Busquem o equilibrio de culturas, a miscigenação cultural.

A Harmonia de conhecimentos.

Afinal de Contas Proudhon ja disse: Os Extremistas Só conhecem um dos extremos.

Otimo... vamos votar sim a alca.

Eu amo o meu pais aqui é fanstastico é perfeito p/ mim sou patriota sim, mas não sou BURRO! Se tem um produto americano e um brasileiro pelo mesmo preço é logico que compro a o americano eles tem mais tecnologia.

A verdade é que o capitalismo é desigual e combinado o G8 decide o que vai acontecer no mundo e isso é fato. Por isso temos que ser patriotas sim e brigar pelo nosso território, imagino que se invandissem a amazonia vc ia ficar ai de braços cruzados já que território p/ vc é um simple pedaço de terra. Pd até ser, mas esse simples pedaço de terra é meu, alias é nosso, e eu lutaria por ele sem duvida.

Link para o comentário

• 1 month later...
  • Usuário Growroom

Eu sou patriota! Amo meu país!

Mas to começando a ODIAR uma coisas por aqui... pq to vendo q num tem jeito na parada... mtas coisas num tem mais jeito mesmo!

Aí ficar difícil de permanecer amando! rs*

Mas enfim... ainda acredito (não sei até qdo...)

Link para o comentário