Ir para conteúdo

A maconha sacralizada e a maconha sagrada.

Recommended Posts

• Usuário Growroom

A maconha sacralizada e a maconha sagrada.

No início do tema “Cânhamo e consciência humana” em literatura, falamos da sacralização histórica da maconha, fundamentalmente como é colocada por Rowan Robinson, mas aqui, em filosofia, vamos aferir se a nossa maconha continua com um quê de “coisa de Deus” em nosso dia a dia.

Algumas perguntas para pensarmos:

Existe algo de sagrado na maconha?

Será que a maconha é uma dádiva de Deus?

Popularmente pode ser chamada de “um santo remédio” (em sua amplidão, eficácia e sem óbitos por overdose ou choque, sem igual na natureza, inclusive), isto teria influenciado nesta visão sacralizada?

Você se sente mais “elevado espiritualmente” quando fuma, se sente mais bondoso?

Você consegue ter uma posição mais otimista e ao mesmo tempo crítica quando usa a erva canábica?

-

Vamos tentar responder a estas perguntas, e pensar filosoficamente sobre o tema.

-

Abraços filosóficos resinados B)

---

obs:

Segundo uma de Marx, "filosofar é pensar o dia de amanhã" (cyberpunk ele, einh?), mas vamos simplificar e filosofar pensando o dia-a dia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Creio que se Deus quisesse que a maconha fosse o meio de comunicação entre o homem e ele nós nasceriamos com um pacotinho de seeds na mão....hahahaha também por que nem todos os lugares da terra são próprios para o cultivo da danada então por que alguns povos seriam mais favorecidos que outros? Quer queiram ou não maconha é uma droga e isso não é ofensa, afinal a palavra droga no dicionário , em uma de suas definições, diz que é qualquer substância que muda seu estado normal...e quando eu fumo um kank não fico normal mesmo...hahahaha Creio que se a pessoa tem um lado espiritual desenvolvido ela vai ser espiritual com ou sem a maconha...Não sou católico, mas admiro madre tereza de calcutá que, apesar de não dar uns tapas na danada, era super espirituosa.

Não creio na parte sagrada que alguns colocam sobre a erva (que é uma criação de Deus), inclusive como sendo a Natureza uma mãe e Deus um Pai, afinal a natureza é uma criação de Deus , assim como nós...Mas essa é minha opinião ...Creio sim que a danada foi criada por Deus para relaxar os animos, socializar as pessoas, servir de alimento e remédio...uma benção! não personificação divina...queleabraço

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Existe algo de sagrado na maconha?

Acredito que não, a maconha não é uma coisa "SAGRADA" pois todos os efeitos que ela causa são explicados cientificamente. Mais sem duvida ele é um meio de elevação espiritual, e acredito ainda que seja o melhor remedio para o stress e a alienação.

Será que a maconha é uma dádiva de Deus?

Como sou ateu não concordo com isso, mais uando era catolico tinha essa opnião.

Popularmente pode ser chamada de “um santo remédio” (em sua amplidão, eficácia e sem óbitos por overdose ou choque, sem igual na natureza, inclusive), isto teria influenciado nesta visão sacralizada?

Na minha opnião sim, o uso medicinal da maconha, a "elevação espiritual" que ela causa, e como possui pouquissimos efeitos colaterais, acredito que isso influenciou muito na visão Sacralizada da maconha.

Você se sente mais “elevado espiritualmente” quando fuma, se sente mais bondoso?

Sim, não sei se o termo é esse mesmo, mais eu me sinto muito diferente.

Você consegue ter uma posição mais otimista e ao mesmo tempo crítica quando usa a erva canábica?

Sim, acredito que a minha visão politica e critica dsa coisas mudou muito depois que comecei a fumar maconha. Ela não te deixa mais inteligente, apenas por alguns instantes ela faz vc enchergar o mundo de outra forma. Como vc vai usar essa oportunidade depende de vc ....

-

E pra terminar, uma otima frase do Grande Karl Marx, e embaixo uma do Maquiavel (meu preferido)

Segundo uma de Marx, "filosofar é pensar o dia de amanhã" (cyberpunk ele, einh?), mas vamos simplificar e filosofar pensando o dia-a dia

Link para o comentário

Muito bom este tópico! Pena que não ligam para o que nos pensamos da cannabis. Por isso que ainda creio em estudar os interpretações preconceituosas da Gênese e derrubar seus tabus. Aí sim iriam ter que dar mais atenção as nossos protestos, pois teriamos melhores argumentos do que nossa simples opinião. Nossa opinião não vale nada pra eles... afinal, dizem que somos um bando de "marginais drogados".

Poxa galera, é o que falei no meu tópico da RV: Vamos cultivar a amizade e companheirismo também galera... Me interpretaram mal ou eu mal me interpretei. Desculpem se passei imagem de antipático. Não quis isso gratuitamente ou por nada! Confesso que fique muito puto com os fechamentos dos tópicos e por isso até queria ser antipático mesmo. Mas se assim foi, agora estou arrependido. Só que não fui o primeiro e nem o único. Espero que não seja tarde de mais para nos entendermos

Link para o comentário

• Usuário Growroom

“Existe algo de sagrado na maconha?”

Não diria isto em relação a anadamida e o THC, mas a planta, a maconha, é um ser vivo, um vegetal que sempre ajudou a Humanidade, E TODA VIDA É SAGRADA, e esta é bem especial em sua ajuda, na medicina; na fibra mais forte; numa das sementes mais nutritivas, de grande produção e com ácidos graxos essenciais e raros; um combustível renovável e de baixa poluição. Mas deve ser um pecado criminalizar a planta mundialmente, seria um genocídio o que os proibicionistas querem, acabar com a maconha, e com os maconheiros, a bala se preciso for... Só Deus pra nos salvar!

-

“Será que a maconha é uma dádiva de Deus?”

É uma dádiva da natureza, se a natureza foi criada por Deus (uns acham que Deus é a própria natureza ou sua expressão) então é uma dádiva de Deus.

-

“Popularmente pode ser chamada de “um santo remédio” (em sua amplidão, eficácia e sem óbitos por overdose ou choque, sem igual na natureza, inclusive), isto teria influenciado nesta visão sacralizada?”

Isto e suas 1001 utilidades, além do efeito libertário sobre as nossas mentes.

Imagine uma pessoa morrendo de crise asmática, usa a maconha e para de morrer, deve dar um sentimento de gratidão a Deus por ter colocado a erva no mundo.

-

“Você se sente mais “elevado espiritualmente” quando fuma, se sente mais bondoso?”

Sim!

-

“Você consegue ter uma posição mais otimista e ao mesmo tempo crítica quando usa a erva canábica?”

É, coloca a gente pra pensar, com mais calma, mas pensando mais, aprofundando o pensamento e aumentando a criatividade, assim também me senti mais crítico, e como é um antidepressivo me sinto mais otimista também.

----

Povo verde, vamos nos manter no tema, o que passou passou, senão vira blog ou chat, e isto é um banco de dados, bola pra frente! ;)

----

Abraços canabicos

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eu acredito em uma tese.

a de que as drogas NATURAIS são "produtos" materiais, mas que abrem o nosso inconsciente pras coisas não materiais que estão por perto.

acredito q a maconha seja realmente uma forma de elevação espiritual, e que a gnt fica mais bondoso por causa dsse contato com energias positivas infindáveis que nos perseguem.

mas como não conheço mto bem esses lances não materiais, não tenho uma posiçao mto certa sobre as outras perguntas...

Link para o comentário

• 2 months later...
  • Usuário Growroom

Segundo os Vedas, a maconha surgiu qdo Visnu, expansão plenária de Krsna encarnou como uma grande tartaruga no planeta Bramânico (Braman-Loka) o planeta mais elevado neste mundo material. Visnu personificado como Kapila-Muni (a grande tartaruga) conduziu a montanha Kandarpa em suas costas pelo oceano de leite e os fiapos de pêlos de suas pernas que soltaram juntaram-se à margem e ao longos das eras transformaram-se nos primeiros pés de cannabis (o excitador do riso). E alguns milênios depois Siva (tb porção plenária de Krsna), trouxe para Bhuva-Loka ou planeta Terra. Eita... Só tenho a dizer: Hare KRSNA, Jaya Shiva, Namasthê!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

ô cabelo, aprecio seu ponto de vista, mas como vc pode ver, sou um homem da ciencia, e vou defendê-la agora...

A ciencia veio para explicar COMO as coisas acontecem, ela nao exclui deus. O que a religiao tenta, é tampar o buraco das coisas que nao sabemos tentando explicar é PORQUE as coisas acontecem (a fumaca sobe porque deus quis, e quem vai dizer o contrario??? Bem, ia pra fogueira antigamente).

Deus é a verdade? Nao sei... So escuto coisa dele via terceiros... Um padre esta mais perto de deus do que os simples mortais? O papa é pop? A religiao é o unico meio de se encontrar deus? Deus necessita mesmo ser louvado o tempo todo?

Bom... Nao queria citar bordoes, mas vai um do Nietzche:

"So acredito num deus que saiba dançar."

Link para o comentário

• 1 month later...