Ir para conteúdo

Holanda fecha lojas que vendiam maconha legalmente

Cabo

Recommended Posts

• Usuário Growroom

da Ansa, em Palermo

As coffee shops holandeses, lojas onde há pelo menos 15 anos há venda e consumo legal de drogas derivadas da cannabis, serão fechados em breve. A decisão foi tomada pelo governo holandês, conforme informou hoje Antonio Maria Costa, diretor-executivo do Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e o Crime (UNODC), acrescentando que agora a atenção está direcionada aos smart shop, lojas de alimentos naturais.

De acordo com Costa, os coffee shop "violavam as convenções internacionais". "Além disso, o fornecimento da mercadoria estava sendo feito por meios ilegais", afirmou.

Agora, a atenção dos órgãos internacionais está sendo direcionada, segundo ele, para os chamados smart shop, lojas que vendem produtos à base de ervas e que também passaram a vender substâncias farmacológicas, como, por exemplo, a 'salvia divinorum' um fármaco psicotrópico de efeito alucinógeno.

Segundo Costa, já há algum tempo foi registrada na Holanda uma diminuição do número de coffee shops, que de 1700 nos "tempos de auge" caíram para cerca de 700. A quantidade de maconha vendida legalmente nestes cafés caiu de cinco para três gramas.

Muitos donos de coffee shops, informou o diretor da UNODC, começam a considerar o negócio antilucrativo, enquanto um grande número de pessoas passou a recorrer ao mercado ilegal, onde os preços são mais baixos. Outros países europeus como a Suíça também fizeram ou estão fazendo uma inversão de tendências em relação às políticas sobre as drogas.

06/12/2005 - 14h53 FOLHA ONLINE

Editado por Thomas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

A matéria da Folha é completamente tendenciosa.

Ela dá a entender que o governo está fechando todos os coffe-shops, quando na verdade eles estão fechando alguns coffe-shops que violavam as leis.

Eu não achei nenhuma noticia no Overgrow nem no próprio site da UNODC que falasse que a maconha passará a ser proibida na Holanda.

Sinceramente...que jornaleco escroto!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

VERDIM...

Eu não achei essa noticia nem no site do Unodc, no site do jackherer, no overgrow, no site da hightimes, no guia de turismo da holanda, no bitox,no cannarias.com, na REUTER...Só na Folha!!!

Alguma coisa está errada...se isso tivesse realmente acontecido, os anti-proibicionistas já estariam fazendo o maior barulho!

Abraços

Link para o comentário

• Usuário Growroom

da Ansa, em Palermo

As coffee shops holandeses, lojas onde há pelo menos 15 anos há venda e consumo legal de drogas derivadas da cannabis, serão fechados em breve. A decisão foi tomada pelo governo holandês, conforme informou hoje Antonio Maria Costa, diretor-executivo do Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e o Crime (UNODC), acrescentando que agora a atenção está direcionada aos smart shop, lojas de alimentos naturais.

De acordo com Costa, os coffee shop "violavam as convenções internacionais". "Além disso, o fornecimento da mercadoria estava sendo feito por meios ilegais", afirmou.

Agora, a atenção dos órgãos internacionais está sendo direcionada, segundo ele, para os chamados smart shop, lojas que vendem produtos à base de ervas e que também passaram a vender substâncias farmacológicas, como, por exemplo, a 'salvia divinorum' um fármaco psicotrópico de efeito alucinógeno.

Segundo Costa, já há algum tempo foi registrada na Holanda uma diminuição do número de coffee shops, que de 1700 nos "tempos de auge" caíram para cerca de 700. A quantidade de maconha vendida legalmente nestes cafés caiu de cinco para três gramas.

Muitos donos de coffee shops, informou o diretor da UNODC, começam a considerar o negócio antilucrativo, enquanto um grande número de pessoas passou a recorrer ao mercado ilegal, onde os preços são mais baixos. Outros países europeus como a Suíça também fizeram ou estão fazendo uma inversão de tendências em relação às políticas sobre as drogas.

06/12/2005 - 14h53 FOLHA ONLINE

[/quote

mas que neguinho das nacoes unidas devem ter esse intuito a isso devem

Link para o comentário

• Usuário Growroom

"A quantidade de maconha vendida legalmente nestes cafés caiu de cinco para três gramas. "

Como assim LEGALMENTE? estavam vendendo ilegalmente nos coffee-shops? traficando?

Não entendi...

Algm quem assina a matéria da folha?

Vale a pena ver quem o cara e mandar um e-mail questionando ele sobre essa matéria!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

MACONHA: Será proibida a venda de maconha nos coffe-shop da Holanda, avisa o czar da ONU.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

Termina amanhã em Palermo (7/12/2005) a Conferência Nacional sobre o Fenômeno das drogas. A Conferência foi prevista para durar 3 dias e a organização é do governo italiano.

Da Conferência participa, como convidado, o czar antidrogas da ONU, Antonio Maria Costa. O referido czar da ONU é italiano e funcionário de carreira da ONU, com a incumbência de dirigir o escritório sobre drogas e prevenção ao crime, sediado em Viena.

Hoje (6/12/2005) e durante a Conferência de Palermo, o czar Costa anunciou que, em breve, a Holanda não vai mais vender maconha em bares.

Segundo o czar da ONU, serão cassadas, pelo governo holandês, as autorizações para venda de maconha nos bares holandeses.

A notícia do czar ocorre logo depois da festa de 37 anos do Café Sarasani, que funciona em Utrechet. O Sarasani vende legalemnte maconha,-- para consumo nas suas dependências, há 37 anos.

Na Holanda, hoje, funcionam 800 cafés autorizados a vender maconha, numa política liberalizante que procura afastar o usuário do traficante.

Para o czar da ONU, a Holanda vai adaptar a sua política à preconizada pela União Européia, que não recomenda a venda de maconha em bares.

O próximo alvo na "war on drugs", conforme declarou o czar Costa, é atacar os smart shop (estabelecimentos comerciais de venda de produtos canábicos) e as vendas de drogas pela internet.

Logo depois da fala do czar Costa, o eurodeputado Giusto Catania nega a informação de Costa: "Aqueles locais não fecharão".

Para Costa, "os coffe shop violam as convenções internacionais. Além disso, o fornecimento da mercadoria (maconha) provém de canais ilegais".

Ressaltou Costa que o número de cafés para venda de maconha na Holanda vem caindo. No período áureo eram 1.700, lembrou Costa. Destacou, ainda, que a quantidade máxima de venda vem caindo ano a ano. Como se sabe, cada bar pode vender até 1/2 quilo de maconha por dia. Essa quantidade vem caindo entre 3 e 5 gramas, pelos cáculos de Costa.

Contou Costa, ainda, que o governo da Holanda impôs uma fiscalização pesada nos coffe shop. No último ano eles passaram a funcionar longe das escolas e dos parques. Têm horário para abertura e fechamento. Assim, "explorar um coffe-shop ficou anti-econômico", arrematou Costa.

Enquanto a guerra nos shart-shop não chega, a novidade é a venda de folha de coca para elaboração de chá não cocainado. A tal folha descocainada é realizada por internet e, segundo autoridades italianas, mascara o tráfico, pois as folhas vem naturais. Para o eurodeputado Giusto Catania, " o debate holandês neste momento é sobre uma proposta do prefeito de Maastricht. Referido prefeito propôs o fim do monopólio de venda aos coffe-shop. Mais uma vez Catania atacou o czar Costa: "ao invés de enfrentar o tráfico internacional, Costa continua a contar lorotas ("frotole") sobre os efeitos positivos da war on drugs e, agora, acrescenta balelas (" fandonie") sobre a Holanda." (6 dicembre 2005)

fonte:http://www.ibgf.org.br/index.php?data[id_secao]=2&data[id_materia]=719

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Lindo lindo Dick!!

Parabéns pelas contestações, já havia lido diversas coisas sobre a Re-criminalização das drogas na Holanda, mais como todo mundo pensa por lá(no mundo todo) no turismo e na grana dos turistas, dificilmente isso iria acontecer!

Minha opinião!

Ganja.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Acho que isso é só polemica

esse doido aí da ONU.. pra mim é somente um mero subordinado dos EUA, que à base da força e não da razão, ta fazendo toda essa tempestade, tentando fazer a "war on drugs" ganhar mais uma guerra onde somente uma menoria sai ganhando.

Essa "war on drugs" é assim mesmo.. tenta ganhar na força.. no cansaço.. e está tentando atingir a vida de mais alguns que ainda não conseguiu atingir.

Eu ja tinha lido coisas sobre a ONU que dava pra entender que eles eram parciais quanto esse assunto, porém essa crescente transformação da cannabis, principalmente nos EUA, deve ter deixado os republicanos americanos com muita raiva, e não é de hoje que sabemos que quem está no poder dos EUA tem grande privilégio com a ONU, dicerto a ONU tá fazendo isso agora nem por causa própria, mas por causa dos EUA, que triste!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Em primeiro lugar...

700 coffe-shops, com digamos, 10 funcionarios cada (uma estimativa por baixo)

Seriam 7000 DESEMPREGADOS.

Será que o governo holandes iria querer um prejuízo como esse?

Sem contar o prejuízo indireto, pois muitos outros setores da economia seriam afetados com o fechamento dos coffee shops.

O turismo, por exemplo.Ou será que a maioria dos turistas vai lá pra que?

Sinceramente, eu acho que esta matéria interpretou as palavras do representante da ONU de forma errada. Quando ele disse que os coffe shops iriam fechar, talvez ele estivesse "expondo sua opinião sobre o assunto

Abraços

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Acho que isso é só polemica

esse doido aí da ONU.. pra mim é somente um mero subordinado dos EUA, que à base da força e não da razão, ta fazendo toda essa tempestade, tentando fazer a "war on drugs" ganhar mais uma guerra onde somente uma menoria sai ganhando.

Essa "war on drugs" é assim mesmo.. tenta ganhar na força.. no cansaço.. e está tentando atingir a vida de mais alguns que ainda não conseguiu atingir.

Eu ja tinha lido coisas sobre a ONU que dava pra entender que eles eram parciais quanto esse assunto, porém essa crescente transformação da cannabis, principalmente nos EUA, deve ter deixado os republicanos americanos com muita raiva, e não é de hoje que sabemos que quem está no poder dos EUA tem grande privilégio com a ONU, dicerto a ONU tá fazendo isso agora nem por causa própria, mas por causa dos EUA, que triste!

cara para mim a onu danca comforme o bush toca!

o eua foi la envadio o iraque,e te pergunto o que a onu fez?

para mim essa instituicao foi desmoralizada depois da guerra

Link para o comentário

• Usuário Growroom

hauahuahauhauhahua!!!!!!!!!!!VIIIIIIXXXIII QUI DISCULPINHA SAFADA!!!!!!

PQ O CARA IRIA QRE TRAFICAR MACONHA NO TEU COFFE SHOP SENDO Q ELE PODE VENDE NA LEGALIDADE!?!?!?

SÓ LAMENTOS!!!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

olha eu posso ta falando merda, mas ao que me consta eles podem sim vender legalmente uma quantidade que eles compram de determinados lugares.

ao que parece nao esta rolando isso, muito pelo contrario.....mas tbm é foda

nego da festa de 1milhao de dolares......pouca bandeira de caixa 2...?

Link para o comentário