Ir para conteúdo

Custume...

LupaO

Recommended Posts

• Usuário Growroom

ultimamente ando percebendo, que a maioria das pessoas que moram em vilas e lugares assim, mais "pobres", ja são acustumadas com a maconha..

se você prestar bem atenção, tem lugares que você ve gente fumando no meio da rua...

no começo divia ser foda, diviam reclamar e tudo mais, só que com o tempo, as pessoas ACUSTUMARAM a ver, conviver e etc, com a maconha..

eu sempre achei errado fumar na frente dos outros, sempre achei errado o tráfico..

mais ninguém aqui tem uma opção legal..

ou compra ou planta, ambos ilegais...

se agente continuar se escondendo, agente vai ser sempre marginalizado, talvez as pessoas achem que como nós nos escondemos, nós estamos fazendo algo errado..

e isso é uma coisa que sempre falo, acho normal fumar maconha, não tem vergonha de falar, fumo, gosto, não me faz mal, porque sei como e quanto eu fumo...

Se agente começa a passar segurança pras pessoas, não tem mais porque elas nos marginalizar...

pode demorar, mais uma hora elas acostumam..

no começo vão dizer "nossa esses maconheiros não tem vergonha e blablabla"

mais se isso se tornar constante, uma hora as pessoas se acustumam... pode demorar 1 ou 10 anos..

mais NÃO adianta mais agente fica esperando de ano em ano a passeata..

a passeata tem que ser usada pra divulgar as informações, os métodos de uso (medicinal, diversão, ou seja la qual for), os prós e contras e tudo isso...

mais nesse meio tempo, se todo mundo fizer algo que ajude, ja ta valendo..

fazer alguns folhetos informativos, imprimir bastante, e colocar em bares, padarias, postos e tudo mais..

dialogar com amigo caretas, não influenciando o uso, mais amenizando o pensamento infantil que eles tem..

ou até mesmo fazendo com que o povo acustume na raça mesmo.. não se escondendo tanto, ou não se escondendo (por mais que não seja uma opção muito correta, mais é boa..)

Tem tanta coisa pra fazer a respeito disso..

Mais o foda é ver que os usuários, as vezes, queimam mais o filme da maconha do que ja é...

Quando eu to na rua, sempre fico olhando os pixes que encontro..

reparem que em muitos, tem alguma coisa de maconha, ou uma erva, ou uma frase estilo "ta na mente" e etc..

Isso queima MUITO o filme da erva.. pixar é vandalismo, ai as pessoas olham um pixe no muro com uam erva, e ja ligam pixador a maconhero.. e isso fica cada vez mais intenso.. e cada vez mais queima o filme..

Velho, temos tantos argumentos pra rebater o que os caretas falam, pra que usar na burrice?

Temos "N" motivos pra legalizar, "N" motivos do PORQUE legalizar...

tais como economia, medicina, religião, e muitas outras..

se alguem um dia tiver paciencia, e juntar informações de dentro do próprio growroom, agente ja tem bastante coisa, fora os sites anti-proibicionistas, sites de fora do Brasil...

Tem muita informação... agente só precisa coloca-las na cabeça da população..

bom acho que era isso que eu queria dizer...

vamo la... mexam-se...

aqui tem gente do Brasil todo...

um movimento em massa abala mais...

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

cara soh confirmando isso ai q vc falo das periferias.. eh a pura verdade, todos tem noção q moram na boca, conhece os personagens, o trafica no beco com a pedra e a faca, o playboy q vai buska, os homi disfarçado, véi tem uma aki q os moleke q te avisa quando ta sujo, ou quem ta tendo.. eh uma rotina fudida q acabou se normalizando msmo com o tempo, eles sabem q a comunidade soh se enriquece com isso e um cara ou outro se sobressai e falta outros tipos de exemplo, eles tem uma ideia bem preto no branco da parada, ou vc vai mexe com o trem ou vai pra igreja, e quem que come as mina, tira onda, compra os pano, nao precisa dize qual ele escolhe, velho sao dois paises q existem nessa porra, la dentro eh outra lei outra coisa, nós sabemos disso eles sabem disso, e os tiro vem dos dois lado .. :~~ mas eh tipo as musika do rappa msmo, as vezes eu encontro mais paz la q aki..

Link para o comentário

• Usuário Growroom

É como eu costumo dizer, "como vocês querem que a sociedade respeite vocês se nem tem auto-estima?", a galera podia comecar não usando colírio, somente se muito necessário, porque ter vergonha do olho vermelho? sendo que o uso excessivo de colírio faz mal, mais um motivo para NÃO USAR COLÍRIO, já vi brother com vergonha de ir na padaria comprar o rango da galera porque estava com o olho vermelhaço e com marola porra, é assim que a galera pretende ser aceita? O negócio é fumar e ASSUMIR OS OLHOS VERMELHOS E A MAROLA, sem dar muita grave por aí também é claro, porque assumir os olhos e a marola e fazer merda só piora a situação...

É claro que não termina aí, mas já é um bom começo, muito careta que eu conheço já reviu os conceitos, seja na conversa franca seja vendo minhas atitudes e a dos meus amigos que fumam, já tive o prazer de ver um careta que tinha um monte de idéia errada a respeito da maconha defendendo um moleque de outro careta que tava aloprando, falando que "maconha não é tão ruim quanto ce pensa não, se o moleque quer fumar deixa ele, você não tem nada com isso, melhor que ele estar enchendo a cara por aí e virando outro alcólatra..."

São momentos assim que me renovam a esperança :):):)

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Certeza cara, não adianta se esconder, mas tb não acho nenhum pouco bonito quem quer pága de malandrão...e isso vc percebe só d olhar, qdo chega uns muleque com o olho trincado causando e tals, praticamente gritando EU FUMEI MACONHA, eu acho q qdo é assim queima msm o filme da maconha.

Mas cara eu acho mto lindo qdo um cara encaminhado na vida, mostra pra td mundo q fuma nao atrapalha em nada. E é assim que tem que ser pq infelizmente as pessoas vão querer sempre mostrar aquele exemplo de pseudo meliante q fuma, mas se vc for diferente disso, vc pode mudar a cabeça de quem tá a sua volta.

Acho que vai demorar até todo mundo ver o lado positivo da maconha, ainda mais pessoas ignorantes, que não se perguntam PORQUE É PROIBIDO...o alcool faz mal tb, o cigarro nem se fala!Se essas pessoas procurarem saber mais, ler mais, conviver mais com pessoas legais q fumam, pouco a pouco mudarão seu conceito, pq nao existe indiferença total, se vc chegar e começar a enumerar milhares de beneficios que o uso consciente da maconha faz, alguma coisa vc mudou na cabeça daquela pessoa, mas existe tanta lavagem cerebral por meio da midia hipócrita, contra simples palavras de um usuário, mas essas simples palavras geram conflito com oq a pessoa pensa, e ouve falar por ai, se ela for um pouco curiosa vai procurar saber, oq é real oq não é!

O foda dos bons exemplos, é q msm o cara sendo fudido sempre vai ter algum trouxa q vai fala "putz mas tadinho ele fuma né?ele eh drogado tadinho"...Mas eu tenho esperança, e a minha esperança não é um NÃO pintado de verde q eu teimo em enxergar assim por medo de aceitar a realidade, é realmente uma esperança positiva de que mais cedo ou mais tarde, as pessoas sairão dessa lavagem cerebral, seja ela cultural, religiosa..etc...Pq isso influencia demais. Já que Deus deu o livre arbitrio, pq algumas pessoas teimam e aprisionar desejos alheios, sonhos e etc...?Q direito elas tem de proibir oq nasce da terra?Q direito elas tem de me dizer oq é certo oq é errado? Mas pouca gente não resolve o nosso problema, mas aos poucos conseguiremos mais pessoas q apoiem nossa ideia, e nosso ponto de vista. E não acho q vai demorar tanto assim...

>Bjux ;)

Link para o comentário

• Usuário Growroom

É como eu costumo dizer, "como vocês querem que a sociedade respeite vocês se nem tem auto-estima?", a galera podia comecar não usando colírio, somente se muito necessário, porque ter vergonha do olho vermelho? sendo que o uso excessivo de colírio faz mal, mais um motivo para NÃO USAR COLÍRIO, já vi brother com vergonha de ir na padaria comprar o rango da galera porque estava com o olho vermelhaço e com marola porra, é assim que a galera pretende ser aceita? O negócio é fumar e ASSUMIR OS OLHOS VERMELHOS E A MAROLA, sem dar muita grave por aí também é claro, porque assumir os olhos e a marola e fazer merda só piora a situação...

Num sei, mas acontece o seguinte, vivemos num país cheio de hipocrisia e preconceito contra as coisas que aparentemente são erradas para a sociedade, numa sociedade dessa cheia de católicos e evangélicos, preconceituosos, e hipócritas, não é fácil neguinho pegar e sair por aí com um cartaz na testa; "EU FUMO MACONHA" , não é assim não, muitos aqui são empregados, sáo conhecidos na sociedade e não podem sair por aí assumindo que fazem algo q é proibido pela lei, pq senão o falatório é grande, e a galera te queima mesmo e o preconceito é grande...infelizmente temos que conviver em sociedade morô ...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

É pura verdade o que o Gandhi GanjaMaster falou...

Até mesmo que legalizem a maconha no BR, vai levar muitos anos para que a maconha se torne popular, na questão aceitação, como um vinho ou um cigarro... Ninguém é loc pra arriscar sua vaga no seu emprego "só" para defender sua causa pessoal do uso da maconha... É complicado, estamos falando de CULTURA, que é muito mais que meras leis...

Falow...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu nao devo nada a ninguem e nao seu empregado de ninguem tb, por isso eu nao tenho mtos problemas de ter q me desesplanar.

Nao 'e questao de sair por a'i gritando q fuma e sim de nao se preocupar em esconder.

Tenho varios amigos q tinham opinioes mto contra mesmo e hoje em dia sao a favor da legalizacao. Minha mae, no entanto, apesar de saber q eu fumo continua sendo contra... vai entender.

Na minha opiniao pessoas mais jovens sao possiveis e ate tranquilas de se convencer, ja pessoas mais velhas sao praticamente impossiveis. Eu ja devo ter passado tipo, no total, mais de 10h falando sobre os melhores argumentos q eu posso pensar com a minha mae, q tem uns 500 anos. Consegui fazer com q ela aceitasse, mas eu percebo q no fundo ela ainda mantem a mesma opiniao. Alem disso eu esqueci de falar q meu pai tb fuma. E mesmo assim ela 'e contra, nao consigo entender.

Na minha opiniao os jovens devem ser o nosso alvo principal. Mtos adultos fumam tb e varios sao a favor tb, os q sao contra sao caso perdido.

Isso me faz acreditar q o tempo esta a nosso favor nessa luta.

Falou pra vcs

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Cara..

o que meu pai sempre me disse..

se quer que legalize, beleza..

unica coisa que espero é que não seja algo egoista seu...

ele dizia que eu não posso pensar em legalização pra eu poder fumar..

eu tenho que pensar em legalização, pra diminuir o abuso policial nas ruas, pra ajuda a economia de muita gente (coffe shop), e tudo isso...

Se eu não me titular um maconhero, nada vai mudar..

Ou eu me titulo maconhero, ou eu espero 15 anos, pra geração futura chegar numa idade certa..

podem perceber..

os muleques de 15, 14 anos, fumando em sua grande maioria...

se for pra sentar e esperar, a legalização vai chegar...

porque ai vai te a geração da gente, e a próxima..

e quanto mais o tempo passa, mais gente fuma maconha..

mais eu não quero esperar esses anos, só isso...

FUMO, NÃO TENHO VERGONHA, ACHO TOTALMENTE NORMAL, NÃO ESTRANHARIA SE ME FALASSEM QUE ALGUMA PESSOA "IMPORTANTE" FUMASSE...

Quando vejo alguem fumando maconha, eu acho mais natural que ver uma fumando cigarro, pra falar a verdade...

maconha é vida..

temo que mostra isso pras pessoas da nossa idade, mais velhas..

as mais novas, ja estão envolvidas..

quantas vezes eu não vi muleque fumando..

os mulequinho são tudo loco..

UNICA coisa que agente precisa falar pra esses, mais novos, é dar toques sobre drogas... porque eles acham que droga é brincadera, e não se contentam em fumar basiado..

e acabam se fodendo..

agente precisa instruir esses ai..

e os mais velhos, agente precisa abrir os olhos..

é isso..

abraços

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Bom pra vcs irmãos que não devem nada pra ninguém e podem fumar de boa por aí na rua e tals, sem eskentar a cabeça, mas muitos como eu, infelizmente não podem dar palha, pow trabalho em orgão público, preciso do meu emprego pra viver, infelizmente ninguém pode saber q eu fumo, mas na medida do possível, na medida do meu alcance tb luto pela legalização da erva santa, e pela conscientização dos cabeçudos que acham que maconha é o fim do mundo, mas enfim cada um luta da maneira que pode....

Boa sorte para nós todos, tomara que não demore mt pra esse dia chegar.........

PAZ !

Link para o comentário

• Usuário Growroom

ultimamente ando percebendo, que a maioria das pessoas que moram em vilas e lugares assim, mais "pobres", ja são acustumadas com a maconha..

se você prestar bem atenção, tem lugares que você ve gente fumando no meio da rua...

no começo divia ser foda, diviam reclamar e tudo mais, só que com o tempo, as pessoas ACUSTUMARAM a ver, conviver e etc, com a maconha..

eu sempre achei errado fumar na frente dos outros, sempre achei errado o tráfico..

mais ninguém aqui tem uma opção legal..

Eu não acho errado fumar na frente dos outros, não tem nada de imoral nem de ilegal nisso, errado é meter um terno e gravata e roubar milhões dum monte de boca de criança q tá na merda na favela, errado é essa p.... de rede globo enchendo a cabeça do povo de merda, com aquele monte de atores fdp e novelas de ilusão q vendem uma vida de sonho ao qual o pobre nunca vai ter direito, errado é esses padre que come a criançada, esses pastor q mete a mão no bolso dos pobres, errado é a prefeitura do rio gastar milhões montando aquela palhaçada pro rolling stones enquanto rola tanta miseria no rio, mortes no trafico, os hospitais tudo fudido, uma crise geral, e o fdp me traz o rolling stones para servir de panis at circensis para o povo, sinceramente isso é errado.....e quem patrocina isso tudo? o sistema, a burguesia, quem traz a droga pro morro?

Eu moro em um bairro pobre aqui a galera fuma mesmo não tá nem ai, não tem estudo, não tem emprego, não tem trabalho, não tem perspectiva nenhuma para um futuro melhor, uma juventude pobre e abandonada, o que sobra? a galera fuma no meio das ruas, já tem até as ruas proprias pra fumar, fuma na praça publica e não tá nem fudendo pra sociedade, pra policia fascista, e para o que os outros vão falar

Pois todo mundo tem consciencia que não esta fazendo nada de errado, e geral quer que legalize a maconha, mas não só isso, não adianta ter maconha e não ter o que comer, nem dignidade.... então são muitas coisas que tem que ser pensadas e discutidas

saludos

ops faltou uma coísa

Se o rappa se preocupassem tanto com a favela, eles não estariam na midia, nem com um romance com a rede globo, e nem com atriz puta, quer ver o que passa na favela e a verdade q rola nesse sistema, ouve facção central, muita gente fala q é sanguinario, q faz apologia ao crime, mas nunca parou para ler uma letra, se ler vai ver q é bem diferente, e realmente a verdade é dolorida, e as pessoas preferem uma vida com o minimo de esforço desprendido

Link para o comentário

• Usuário Growroom

facçao central é foda..

algumas musicas são muito foda..

são história, que acontecem..

as pessoas falam que é agressivo porque não intendem...

mais tudo que eles contam acontece..

mais tem musicas que não são nada boas também...

não passam nenhuma mensagem e tals..

mais tem outras que pelo amor..

arrepia

Link para o comentário

• Usuário Growroom

É, parece que concordamos que a periferia aceita melhor a maconha e todas as atividades ilegais ligadas a ela. Por outro lado, eu não posso deixar de pensar que o sistema sabe desse fenômeno, mas parece não se importar muito. Por que? Porque não pode fazer nada pra impedir? Também... Mas, e se o interesse não for impedir, mas incentivar?

O tráfico encontra o ambiente ideal na favela: mão-de-obra barata, falta de infra-estrutura, que dificulta o acesso do Estado... É um paraíso pro tráfico de varejo. Enquanto os empregados se arriscam negociando as parangas, os verdadeiros patrões estão muito seguros em seus ternos caros, observando a poupança engordar, em algum condomínio de luxo.

O próprio sistema, que normalmente é repressor quando o assunto é maconha, se beneficia da (aparente) associação entre droga e pobreza. A minha tese é de que enquanto a imagem da maconha permanecer ligada à periferia, aos setores marginais, excluídos da sociedade, a classe dominante não vai aceitar a maconha como um hábito socialmente normal.

O que chega a ser até engraçado, já que o consumo de maconha entre a classe média é geral. No fim tudo se resume ao desejo da sociedade de se imaginar algo que, na verdade, não é: pura, santa e seguidora da moral católica - que condena todo tipo de prazer, até o sexual.

Editado por mmonteiro
Link para o comentário

• Usuário Growroom

então...

resta a nós tentarmos fazer o mesmo que em favelas, claro que não traficar..

mais sim começar a mostrar mais nossa cara...

não temos muitas alternativas..

a midia sempre usa tudo contra agente..

na passeata de 2005, colocaram a culpa do conflito contra a p.m em nós..

e quem tava la como eu sabe o que aconteceu mesmo...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu discordo um pouco brother.

Acho q a questão talvez num seja meramente de costume.

De se acostumar com a parada ou não.

Acho q a questão fundamentalmente é de VISÃO.

O jeito q algumas pessoas enxergam a maconha.

Em alguns casos nem é a visão da pessoa baseada numa opinião pessoal dela... mas em questões q os pais passaram talvez.... na educação que deram, se preocuparam em ensinar como a maconha é uma coisa negativa.

Provavelmente esses pais estavam bem intencionados, certos q que estejam da melhor maneira, protegendo seus filhos. "Alertando-os"...

Mas acho q a parada só muda, qdo as pessoas começarem a mudar a VISÃO q tem da erva.

Cabe aos maconheiros tb "mostrar serviço" rs*

Pq grande parte dos julgamentos q as pessoas fazem da maconha, os maconheiros mostram que são verdade.

Cabe aí uma mudança de postura também. Já que queremos q as pessoas enxerguem diferente, talvez tenhamos q mostrar atitudes diferentes tb... pode ser que ajude.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Um amigo meu diz assim:

" Eu amo a maconha... nunca irei para de fumar... só quero provar para esses babacas que eu irei vencer na vida fumando maconha... todo mundo pensa que maconha é o comprimido para chegar ao inferno... eu quero mostrar que eu vou ter minha vida profissional, pessoal, social, seja o que for... eu vou ter numa boa e fumando maconha"

É isso que eu tb quero mostrar eu sou eu mesmo independente se fumo maconha ou não, minha personalidade meus objetivos minhas idéias são as mesmas....

Acho que o Q da questão esta ai

Link para o comentário

• Usuário Growroom

É bem aquilo o povo tem medo é do ' DESCONHECIDO ', não é o desconhecido que fuma, mas o quão desconhecido ele fica quando está sobre o efeito da erva, então é normal ao estar assim, o pessoal já ligar a marginal, bandindo e pah... todas essas coisas etal..

abraço!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Olha, eu acho que nunca tinha penssado muito no que o monteiro disse, mas concordo plenamente com a teoria dele, a mcaonha foi introduzida no Brasil da maneira que a conhecemos atravez dos negros, nos EUA dos "chicanos" e é por isso que ela é proibida, puro preconceito, ela foi ligada a uma classe "inferior", assim como aconteceu com todos os outros costumes negros no Brasil, a maconha foi proibida. As velas das caravelas que chegaram ao Brasil eram feitas da fibra do canhamo, todo encordamento da embarcaçao tbm, a bíblia tbm e muitos outros artefatos eram confeccionados com ela. A única razao p/ maconha ter sido proibida foi o mais puro preconceito e a falta de produtividade dos negros nas lavouras sobre o efeito da droga tbm.

O que eu estou dizendo é que ela sempre foi utilizada, mas como no Brasil foi introduzida por uma classe que era desprezada, ela foi desprezada tbm. O único motivo de hj vermos o candomblé por aí por exmplo é a nossa constituiçao permitir qualquer crença religiosa, mesmo assim ela continua sob um manto de preconceitos.

Os seus efeitos, não são desculpa para ela ser proibida, ou o alcool tbm seria. O problema intão pode ser bem mais grave, mesmo que provemos que um maconhero pode ser uma boa pessoa, é provavel que o preconceito continue, pois não importa se a pessoa é boa, o que importa é que essa prática adivem de uma parcela da sociedade que é considerada por esses estúpidos inferior a eles.

A nossa sorte, é que cada vez mais, os playboys andam fazendo uso da erva, o nossa azar é que muitos denigrem a imagem dela.

O que disseram sobre a nossa geraçao aceitar melhor a erva é verdade, mas é como eu tava penssano agora, tem muita gente que eu conheço que até fuma, mas qudo vc converssa com eles, eles acham que aquilo é errado, é meio que aquele espírito jovem de achar legal aquilo que é proibido, não respeitam a erva, eles ficam meio que com o pé atraz, se sentem o mau elemento, o subverssivo, um sentimento que o jovem adora provar, o do proíbido.

Eu conversso com uns amigos meus( normalmente os que não fumam mais aceitam, ou os que fumam muito raramente) e eles dizem por exemplo que não sabe se deicharia o filho fumar maconha, eles falam que maconha faz menos mal que cigarro, me conhecem e conhecem outros maconheiros que não são palosinho e jah até fumaram ou fumam, mas nem por isso dechariam que o filho fumasse ! É disso que eu to falando, apesar de conhecerem, as pessoas continuam sendo preconceituosas. :angry:

Talvez a legalizaçao demore mais do que eu imaginava :(

Link para o comentário

• 1 month later...
  • Usuário Growroom

Não acho que o preconceito tenha tanto a ver com o fato de a ganja ter chegado aqui através dos escravos..a principal causa do preconceito, pra mim, é a moral cristã sobre o assunto. Desde a idade média, as bruxas só eram perseguidas porque conheciam ervas e temperos, e receitavam isso para vários casos, como estimulantes ou afrodisíacos. A igreja só podia ser contra isso, afinal certos sentimentos de êxtase e prazer se desviavam do controle moral que eles impunham.

Na época em que vivemos, o costume não é diferente! Vejam as substâncias que são permitidas: depressivos [álcool] e estimulantes leves [café, etc]. O tabaco, apesar de não parecer um psicoativo, se insere como um controlador de ansiedade. Todo o resto das substâncias que causam um efeito mais subjetivo, alucinógeno e afrodisíaco [no caso da maconha, que refina as percepções sensoriais, incluindo as de prazer] levam a um desvio, a uma não-objetividade. Maconheiro é chamado de "vagabundo" porque a sociedade acha que estas pessoas, que apreciam o que é subjetivo, não "produzem" nada. A própria ciência e a racionalidade ocidental não aceitam as coisas que são subjetivas. Nada pode ficar sem uma resposta, de preferência baseada em "argumentos científicos objetivos".

Analisem a filosofia racionalista, que nasceu do filósofo Descartes: o cara achava que era possível separar totalmente a mente do "espírito", e as sensações das idéias.. uma bobagem sem tamanho, pois isso é totalmente impossível - nós somos animais sensoriais, políticos, emotivos!

É sempre assim: o cara pra ser respeitado precisa ser "politicamente correto", controlar suas emoções, agir como se todos fôssemos robôs. Até as nossas emoções fortes precisam ter uma hora e local exato para acontecerem, e se não conseguimos controlar isso, somos "fracos". Porém, basta um pouco mais de percepção para que a gente veja que o fator mais presente no mundo é o caos. E o mais principal: o caos não é uma coisa ruim - as diversidades existem, o imprevisível faz parte. Eu realmente acho que a proibição destas substâncias, no fundo, mesmo que indiretamente, dizem respeito a este costume que temos, de tentar colocar "ordem" no caos.

Mas, será que precisamos mudar este costume para sermos aceitos? Eu acho que não.

Os moralistas vão continuar sendo moralistas mesmo. A religião [ou as conceitos que surgem com ela] é feita de dogmas, ou seja, de leis e verdades que OU você aceita totalmente OU então não aceita. Não dá pra querer mudar nas pessoas uma coisa tão profunda assim; o brasil é um país que se considera católico, e a mídia dá uma cobertura imensa pra estes valores, apesar de não ser a única "culpada" pois esta percepção de mundo se reflete nas pessoas.. é tipo um ciclo de conceitos, as pessoas enxergam o que dizem sobre a sua própria sociedade, e muitas reproduzem aquilo.

O lance no brasil é que vc até pode pecar durante a semana, desde que faça confissão no domingo. Ou seja, não interessa o que você fez, o que interessa mesmo é que você abaixe a cabeça, não queira confrontar ou mudar as normas. A própria liberdade sexual e as emoções subjetivas, dentro da moral cristã, ainda são um tabu. Sem contar esse lance de ter "esperança", que com certeza é uma das coisas mais danosas do catolicismo. Afinal, para quê lutar pelos nossos direitos, se podemos "esperar" uma intervenção divina? Lembremos que durante muito tempo, na idade média, se vendeu a idéia de que se vc é pobre, é porque "Deus quis assim".

Veja bem, não estou condenando estas religiões ou aqueles que as praticam. Só acho que cada um deve ficar no seu lugar, e respeitar a diversidade e aqueles que têm idéias diferentes sobre o que é "prazer" o que é "verdade", pois moramos numa sociedade diversa.. tudo isso sempre no limite de não prejudicar ao próximo.

Não precisamos mudar o costume dos outros, pois nenhum destes julgamentos morais aí, que atualmente reprimem nosso costume, poderão superar o direito que temos de não compartilhar destes valores. Como exemplo, aí estão os movimentos pela liberdade de escolha sexual, conquistando seus direitos de usar o próprio corpo como bem entendem e confrontando a moral vigente. Nós estamos na mesma, pois queremos sim alterar a nossa percepção de mundo com essas substâncias; não queremos abaixar a cabeça pra estas normas, queremos ser respeitados em nossas escolhas pois elas só dizem respeito a nós mesmos.

Por isso que eu acho que não precisamos ter a pretensão de mudar o costume dos outros totalmente, mas sim a de conquistar um lugar de respeito.. e como o próprio nome diz, "costume" é uma coisa que se constrói com o tempo. Depois que for legalizado, as pessoas vão começar a saber mais sobre quem compra, quem usa e quais são os verdadeiros efeitos. A partir disso, começam a identificar de uma forma diferente a realidade, e depois a cultura canábica, incluindo modos de usar, rituais diferentes, modos de percepção... tudo fica culturalmente inserido.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

kra cabei de pensar numa coisa faz o serguinte... quem fraga ae photshop faz um planfeto a4 mesmo , falando sobre a maconha a folha e dando informaçoes precisas mas tem q ser precisas ... nen c for ter q juntar 2 folhas a4 ae bota batante informaçao positiva etc ... imprime junta uma graninha compra um durex akeles grande tira xerox da folha e sai colando na rua principalmente no centro da cidade ... isso nao e vandalismo , qts lojas fazem isso pra fazer propraganda, chega nas parede e cola cola em tudo qalquer lugar , mas tome cidado com os homi , sei la c isso e ilegal mas eles podem pensar q vc ta zando com a cara deles hehe

Uma boa tbm e colegio fraga , penas q eu nao tou num coelgio com muitas pessoas ano q vem estarei , colegio otimo lugar abrir cabeça dos mais novos...

Link para o comentário