Ir para conteúdo

Revista da MTV se refere a mãe do Bob Marley com mãeconheira

Geison "la Motta"

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Revista MTV se refere pejorativamente à mãe de Bob Marley como "Mãeconheira"!

A mídia nacional já é bem conhecida por "gafes" e reportagens mal feitas e com conteúdo duvidoso. A mais nova e que causou grande discussão e polêmica foi uma entrevista feita pela Revista MTV com Cedella Marley (mãe de Bob Marley). A entrevista, cujo título é "Mãeconheira" faz parte da Revista MTV nº 58. Fazendo durante o texto citações que podem ser consideradas pejorativas e ofensivas sobre a pessoa (Cedella Marley), a Revista MTV fortalece a afirmativa "É difícil gostar de algo no Brasil sem ser associado a algum esteriótipo".

Podendo valorizar e fazer perguntas interessantes à senhora de 80 anos, a Revista MTV se restringiu a citar frases com conteúdo como "Cedella Marley, a mãe do Bob, é toda natureba. A senhorinha, de 80 anos, acende um todos os dias e diz que a maconha está prescrita na bíblia. Salve o verde".

Não é novidade que o público alvo da revista é de jovens de classe média alta. Uma reportagem como essa só contribui para denegrir a imagem do Reggae e fazer com que as pessoas continuem com a velha associação "Reggae x Maconha", coisa que grande parte das pessoas que vivem o reggae sabem separar perfeitamente. É lamentável que em pleno século XXI pessoas ainda tenham essa mentalidade e continuem a vender uma imagem de um "produto" sem antes consultar o "manual de instruções" do mesmo, ou seja, sem saber o que o mesmo representa para o consumidor.

Por: Rafael Surforeggae.

Fonte: http://www.reggaesul.com.br/noticias/maeconheiramtv.htm

É foda cada dia que passa me desgosto mais dessa emissora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Eu discordo plenamente, a mulher defende a maconha e fuma. A revista da mtv só mostrou isso. Não encaro como ofensa chamá-la de "mãeconheira", se me MINHA mãe fumasse um, eu a chamaria assim tb, entendo isso mais como um elogio do que crítica destrutiva. O rafael Surforeggae provavelmente não fuma beck pelo que ele postou, por gostar de reggae e por ter PRECONCEITO contra que fuma beck, encara a associação como ofensa. Sou contra qualquer tipo de associação e generalização, mas a revista da mtv em nenhum momento pela carta deste Raffael fez alguma generalização.

Em relação a emissora no geral, é a que mais respeita a nós, o Zico Góes é a favor da legalização, já entrevistou o Gabeira sobre o assunto e pos no site da revista pra qualquer um ler, O pacto mtv já foi discussão sobre o assunto legalização, o planet hemp foi promovido pela mtv naqueles programas de divulgação de novas bandas em 1993. A mtv foi a única emissora do planeta que passava o clipe "Legalize Já", até uma liminar os proibirem de passar antes das 22:00. O joão Gordo no programa "Dois a Um" do Sbt foi defender a legalização, e já mostrou ser a favor da causa em outros programs da mtv. A Penélope já disse apoiar a causa do Planet. O Buzzina mtv apresentado pelo Cazé mostrou a passeata verde de 2004 e entrevistou até mesmo um povo aqui do fórum se não me engano; o Cazé comemorou o resultado da enquete que ele lançou se o povo era pró-legalização ou não com a vitória da legalização.

Nós temos a mania de ser contra tudo que é mídia, político e etc. Acho que deveríamos analisar todos os fatos antes de julgar. Depois da Super Interessante, eu não vi outro veículo de mídia tão grande apoiar a legalização e a nossa posição como a mtv apoia.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

a mtv é mermo pros playboyzinhos...

pouco (quase nenhum) espaço na emissora é dedicado à midia não-pop.

mas a mt v é um canal jovem, e por mais que eles não passem muita propaganda comercial, eles dependem do $$ dessa playboyzada

mas po, sem duvida que muita gnt lá dentro dá um 2.

tenho uma revista da mtv q tem a maconha como assunto de capa. acho q os caras preferem ficar em cima do muro do que fazer certo tipo de apologia e sujar a cara com os playba que pagam o salario dos maconheiro que trampa lá

sei la veio... mas só tem loco nessas redação ai e tal, mas é feito pra vender...

A:zza/;sz?

Link para o comentário

Nao vi motivos pra a comunidade maconheira nem pra mae de bob se sentir ofendida com essa reportagem...

Se voce for comparar com globo, sbt, redetv, record, band... a mtv é a menos pior e eu boto fé que ela ainda vai ser FUNDAMENTAL nos primeiros passos pra legalização, vejam aquele programa chapa (o) coco é um trocadilho forte e inedito....

Banzay: eu concordo plenamente com sua linha de pensamento, isso é fato...

ninguem: "Nós temos a mania de ser contra tudo que é mídia, político e etc. Acho que deveríamos analisar todos os fatos antes de julgar."

Isso é realmente um dos nossos maiores problemas... se nao for o maior... , o PRECONCEITO do povo brasileiro é muito forte e a propria midia influencia isso absurdamente!!!

Seu post ta ótimo...

E antes que me venham falar que a mtv demitiu a soninha so pq ela fumava um e tal, eu acredito que a soninha saiu pq "pediu" e o novo rumo(politica) que ela decidiu tomar vai ser MUITO MELHOR pra ela... e pra nos tambem !!!

MUITA PAZ

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Se voce for comparar com globo, sbt, redetv, record, band... a mtv é a menos pior e eu boto fé que ela ainda vai ser FUNDAMENTAL nos primeiros passos pra legalização, vejam aquele programa chapa (o) coco é um trocadilho forte e inedito....

Concordo plenamente, os outros canais são bem mais piores e caretas em relação a mtv, é só acompanhar para ver.

E antes que me venham falar que a mtv demitiu a soninha so pq ela fumava um e tal, eu acredito que a soninha saiu pq "pediu" e o novo rumo(politica) que ela decidiu tomar vai ser MUITO MELHOR pra ela... e pra nos tambem !!!

Muita gente confude isso mas NÃO FOI a mtv que demitiu a Soninha, ela já tinha saído da mtv antes da reportagem e estava na culutra, ela foi demitida da CULTURA, o João Gordo até perguntou a ela no programa dele o por quê que ela não voltava para mtv já que a cultura tinha sido tão fdp com ela.

Link para o comentário

Guest Laura cristina

PO , essa revista da Mtv alem de nao falar nada q preste , consegue cada vez mais enfiar minhoca na cabeça das pessoas .

Revoltante o jogo de palavras q o cara usou!!

Bando de emo malditos!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Gente até creio que a MTV foi muito boa pra causa,mas FOI,nas internas:uma amiga nossa aqui do sul(que tem um contato com a MTV em Sampa)falou com os cara sobre a marcha,divulgação e tal e sabe qual foi a resposta dos caras?Que eles só fariam alguma coisa se tivesse alguma banda tocando!?!?!?Tipo,o beija sapo não tem niguém tocando mas uma passeata que além do fator social,tem o lance do "público alvo" ser atraído e beneficiado não tem importância?E aí cade o apoio??

É isso, os caras reforçam o preconceito,e não cuidam de nada a menos que isso lhes renda audiência,eles só querem ganhar mais e mais.

A MTV já era,é só olhar os programas na maioria só toca o que a gravadora paga,o disk parece que é disk gravadora e o pior é que as pessoas pensam que eles cuidam mesmo os pedidos feitos por fone hehehe

É meio forçado mesmo,claro que ela tem muito usuário(que lugar não tem,que empresa não tem?)mas eles não se posicionam a favor,pq a MTV não deixa,e qdo deixa é pra puxar a audiência dos usuários.

Sem contar que o termo maconheiro devia ser extinto a começar por nós mesmos, pq ele denota uma série de preconceitos criados e impingidos pelo velho e ineficiente War on drugs, que são utilizados por toda população para designar vagabundo,ladrão e tudo que a gente tá consado de ouvir.

Vamos nos tratar por usuários ou até mesmo canabistas(biito esse último)pra começar a mudar o pensamento do povo.

Abs

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu discordo plenamente, a mulher defende a maconha e fuma. A revista da mtv só mostrou isso. Não encaro como ofensa chamá-la de "mãeconheira", se me MINHA mãe fumasse um, eu a chamaria assim tb, entendo isso mais como um elogio do que crítica destrutiva. O rafael Surforeggae provavelmente não fuma beck pelo que ele postou, por gostar de reggae e por ter PRECONCEITO contra que fuma beck, encara a associação como ofensa. Sou contra qualquer tipo de associação e generalização, mas a revista da mtv em nenhum momento pela carta deste Raffael fez alguma generalização.

Em relação a emissora no geral, é a que mais respeita a nós, o Zico Góes é a favor da legalização, já entrevistou o Gabeira sobre o assunto e pos no site da revista pra qualquer um ler, O pacto mtv já foi discussão sobre o assunto legalização, o planet hemp foi promovido pela mtv naqueles programas de divulgação de novas bandas em 1993. A mtv foi a única emissora do planeta que passava o clipe "Legalize Já", até uma liminar os proibirem de passar antes das 22:00. O joão Gordo no programa "Dois a Um" do Sbt foi defender a legalização, e já mostrou ser a favor da causa em outros programs da mtv. A Penélope já disse apoiar a causa do Planet. O Buzzina mtv apresentado pelo Cazé mostrou a passeata verde de 2004 e entrevistou até mesmo um povo aqui do fórum se não me engano; o Cazé comemorou o resultado da enquete que ele lançou se o povo era pró-legalização ou não com a vitória da legalização.

Nós temos a mania de ser contra tudo que é mídia, político e etc. Acho que deveríamos analisar todos os fatos antes de julgar. Depois da Super Interessante, eu não vi outro veículo de mídia tão grande apoiar a legalização e a nossa posição como a mtv apoia.

Concordo com vc brother ;)

Eu digo isso de minha vó, minha vó tem 82 anos, fuma/bebe, e é mto doida, é difícil a véia fica doente, ja a irmã dela tem 76 e vive no hospital, tem diabete alta, vive com problema de pressão e as porra toda, e essa zuada num bebe e nem fuma, vai entender...

Não encarei isso com um toque pejorativo, o termo "mãeconheira" pra mim é normal, assim como o brother disse, se minha fuma-se, eu a chamaria assim...

Link para o comentário

Eu concordo plenamente no ponto que devemos banir este termo maconheiro, ele traz ma fama a nossa erva a muitos anos... o cara rouba, mata, estupra la vem os nossos pais dizerem que é maconheiro.... tanto é que muitos de nos preferem dizer bomconheiro !!

Mas esse nao foi o caso dessa entrevista, a citação da palavra maeconheira,mae sendo uma palavra sagrada pra todos nos, representando aquela que da a vida eu achei que foi bem sugestiva pra quem le e muito descriminatoria tambem, ela tendo dito que a maconha teria sido citada na biblia e tal...

PAZ

ps. eu nao li a reportagem na integra, tudo que eu vi foi este topico e seus links, entao havendo qualquer citação da palavra maconheiro(a) pela revista eu retiro oque eu disse sobre a revista e a entrevista.

Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

não Gostei Da atitulde da revista Duvido que um dia eles ponhao a foto do Gil e Fale

''Gilberto Gil O Grande Maconheiro''

isso eles sabem que ia prejudicar eles

bom Nunca fui fã da emissora o unico programa que presta na minha opinião é o Yo Mtv

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu sei la tbm viu, eu acho que o intuito da MTV num foi nem falar bem nem falar mal, foi mais fazer uma gracinha, falar de um geito "jovem e descontraido", particularmente eu num gosto da MTV não, mas é coisa particular minha, as vez eu so meio tiuzão, meio chatão, música p/ mim é arte kra, é uma coisa absurda que num sei nem descreve, p/ eles é puro comércio, puro mercado, apresentar todas as tendências do pop e dizer que aquilo é que é musica, ela é quem dita as tendências musicais, no Brasil é assim, canto em inglês na MTV já é sucesso. Eu num curto isso não e tbm num curto esses programa de jovenzinho, apesar de eu ser um.

Programa p/ jovem se resume a falar de sexo e com muita gíria, prto, e as vezes pega uns tema polêmico e fala que aquilo é papo kbça, desculpa, mas a MTV cumpre exatamente as exigências da parcela da sociedade que eu odeio, massificam e estereotificam todo mundo que tem menos de 30 anos.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

uma amiga nossa aqui do sul(que tem um contato com a MTV em Sampa)falou com os cara sobre a marcha,divulgação e tal e sabe qual foi a resposta dos caras?Que eles só fariam alguma coisa se tivesse alguma banda tocando!?!?!?Tipo,o beija sapo não tem niguém tocando mas uma passeata que além do fator social,tem o lance do "público alvo" ser atraído e beneficiado não tem importância?E aí cade o apoio??

Não digo que sua amiga esteja mentindo, mas a mtv foi a ÚNICA rede de tv aberta que divulgou a passeata que ocorreu em novembro de 2004 por membros do Growroom, e acho que pelo menos isso é um mérito da emissora.

...é só olhar os programas na maioria só toca o que a gravadora paga,o disk parece que é disk gravadora e o pior é que as pessoas pensam que eles cuidam mesmo os pedidos feitos por fone hehehe

Isso eu concordo, que o conteúdo musical poderia ser bem melhor e que as bandinhas comerciais reinam lá.

...mas eles não se posicionam a favor,pq a MTV não deixa,e qdo deixa é pra puxar a audiência dos usuários.
Discordo, como eu disse em posts anteriores já vi vários apresentadores se posicionando a favor no ar em programas gravados ou ao vivo.

Sem contar que o termo maconheiro devia ser extinto a começar por nós mesmos, pq ele denota uma série de preconceitos criados e impingidos pelo velho e ineficiente War on drugs, que são utilizados por toda população para designar vagabundo,ladrão e tudo que a gente tá consado de ouvir.

Vamos nos tratar por usuários ou até mesmo canabistas(biito esse último)pra começar a mudar o pensamento do povo.

Abs

Quanto ao termo maconheiro ser extinto eu não sei, não faço a questão, mas como concordo que deve haver união nos nossos ideais irei parar de usá-lo e lutarei tb pela extinção. Mas fica a pergunta, o problema seria o termo ou as associações feitas a ele?

Eu concordo plenamente no ponto que devemos banir este termo maconheiro, ele traz ma fama a nossa erva a muitos anos... o cara rouba, mata, estupra la vem os nossos pais dizerem que é maconheiro.... tanto é que muitos de nos preferem dizer bomconheiro !!

Como eu disse irei apoiar o banimento por causa da união que devemos ter, mas reforço a pergunta: o problema seria o termo ou as associações feitas a ele?

não Gostei Da atitulde da revista Duvido que um dia eles ponhao a foto do Gil e Fale

''Gilberto Gil O Grande Maconheiro''

isso eles sabem que ia prejudicar eles

Isso prejudicaria mais ao Gil do que a revista. A Époica fez algo do tipo com a Soninha e foi horrível pra ela (perdeu o emprego na cultura) mas a revista só vendeu mais pela polêmica.

Link para o comentário

O problema sao as associações feitas ao nosso nome !!!

Nao adianta tentar mudar o termo maconha pra cannabis, isso seria inviavel...

O negocio é associar esse termo a REALIDADE e nao ao sensacionalismo criado em torno dele ao longo de tantos anos !!

É dificil mas sem que isso seja feito dificilmente alguma coisa vai mudar !!!

Como diria algum moderador aqui do forun...

EU SOU MACONHEIRO MAS SOU LIMPINHO !!!

PAZ

Link para o comentário

• Usuário Growroom

a época que eu assistia foi entre 97 e 99

depois disso perdeu a "essência"

porque precisou vender-se ao sistema pra nao falir

quem conheceu a MTV desde o inicio sabe do que estou falando.

para os antigos que ainda trabalham lá deve doer no coração ao ouvir um insulto desses.

atualmente está uma porcaria, mas já foi uma emissora de TV revolucionária.

Link para o comentário

• 1 year later...