Ir para conteúdo

Estudo Diz Que Centenas De Plantas Medicinais Correm Risco De Extinção

CanhamoMAN

Recommended Posts

• Usuário Growroom

21/01/2008 - 02h41 - Atualizado em 21/01/2008 - 05h09

Estudo diz que centenas de plantas medicinais correm risco de extinção

Pesquisa afirma que tratamento de doenças graves pode ser prejudicado.

Algumas das plantas são usadas há 5 mil anos.

Da EFE

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MU...E+EXTINCAO.html

Centenas de plantas medicinais se encontram em risco de extinção, o que dificultará a descoberta de tratamentos para várias doenças, indica um estudo divulgado nesta segunda-feira pela Organização Internacional para a Conservação em Jardins Botânicos (BGCI).

Segundo a "BBC", o estudo indica que mais de 50% dos medicamentos são obtidos de plantas em risco de desaparecimento, devido ao aumento das coleções particulares e públicas e, em alto grau, ao desmatamento do planeta.

De acordo com a BGCI, os pesquisadores acreditam que estas plantas podem tratar doenças tão graves como o câncer ou o Vírus de Imunodeficiência Humana (HIV).

Risco

Segundo o estudo, foram identificadas cerca de 400 espécies de plantas medicinais em risco de extinção.

Entre as que correm risco, o estudo cita a Hoodia, uma planta medicinal do sul da África, pertencente à família Apocynaceae, utilizada na medicina para reduzir temporariamente o apetite e que é usada como alimento das tribos da região para enfrentar longas e cansativas caças no deserto, sem sentir a sensação de fome.

Entre estes grupos ameaçados também se encontra a metade da variedade de magnólias, utilizadas na medicina tradicional chinesa e na japonesa há cinco mil anos, e que tem substâncias usadas na luta contra o câncer e as doenças cardíacas.

Bilhões afetados

A organização indica que atualmente há cerca de cinco bilhões de pessoas que se beneficiam destas plantas como remédio e, cada vez mais, elas são usadas para elaborar medicamentos em laboratórios.

Por isso, o estudo conclui que a perda destas plantas pode acarretar conseqüências impensáveis no futuro, e problemas imprevisíveis no campo da medicina e no tratamento paliativo das doenças.

A BGCI, com sede em Londres, é uma organização internacional formada por 600 analistas de 120 países.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom
Ainda bem que a maconha está longe de ser extinta. :)

extinta eu acho que não... mas que as plantas estão fritando no verão isso elas estão...

cada dia tem mais noticias de picos de variação de temp. enchentes(muitos mm em poucos min) , chuvas de pedras com maiores...

não me lembro mais de ter visto geadas na minha região... no inverno lembro de tudo branquinho... e não sou velho não...

Aumentou 5ºC na superficie do mar, Haja energia...

os tubaroes baleas que só eram vistos na região do equador, está fazendo visitas à inglaterra...

acho que na natureza muitas plantas estão sendo exitintas ou pelo homem diretamente ou não...

a cannabis já foi tirada da natureza...assim como muitas plantas e animais(sabe aquele passaro dodo) mas qual era sua porção na natureza??? Não estamos num universo de equilibrio?

Pequenas alteraçoes em pequenas variaveis podem ser que alterem outras variaveis enormemente...

Sabe-se que as plantas tem determinados mecanismos de defesa acionados e evoluidos atraves de bacterias... até nós mesmos...

Estamos acabando com bacterias sem as conhecer.... tem uma equipe buscando na mata em cima de todas as folhas bacterias diferentes em cada uma delas, na maior parte não catalogada....

qual a função dela na natureza?Exatamente o papel eu não sei...mas ao certo digo: Equilibrio... muito equilibrio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites