Ir para conteúdo

Onu Aponta Maior Consumo De Ecstasy E Cocaína No Brasil


Need Weed

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Relatório

ONU aponta maior consumo de ecstasy e cocaína no Brasil

Publicada em 05/03/2008 às 17h04m

O Globo

O Globo Online

BRASÍLIA - Relatório divulgado nesta terça pela Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), órgão ligado à ONU, informa que está aumentando no Brasil o tráfico e o consumo de drogas como ecstasy e cocaína. Embora ache positivo o tratamento diferenciado a traficantes e usuários no Brasil, a ONU considera que a lei brasileira tem dificultado a punição dos traficantes e não prevê nenhum tipo de colaboração do usuário nas investigações.

Os representantes da ONU afirmam ainda que a corrupção em setores das polícias e do Judiciário prejudica a punição de narcotraficantes em território brasileiro. (Leia a íntegra do relatório)

O conteúdo do relatório, lido pelo representante do Escritório da ONU contra Drogas e Crime para Brasil e Cone Sul, Giovanni Quaglia, no auditório da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), provocou imediata reação do governo brasileiro. O secretário nacional Antidrogas, general Paulo Roberto Uchôa, e o diretor de Combate ao Crime Organizado da PF, Roberto Troncon, contestaram as declarações de Quaglia e a solenidade terminou em clima de constrangimento.

Segundo Quaglia, a condescendência com o usuário enfraquece a capacidade de investigação das polícias sobre o narcotráfico. Sem punição severa, o usuário nunca colabora com a polícia. Você concorda com o tratamento diferenciado a traficante e usuário de drogas?

"A nova lei pode até prejudicar a investigação e o julgamento das atividades ilícitas relacionadas a drogas, e pode dar a entender à opinião pública que o governo está tratando o narcotráfico com mais indulgência", acusa o relatório.

Para general, punição severa a usuário é equívoco

Sentado ao lado de Quaglia, Uchôa disse que a Jife comete um equívoco ao sugerir a volta de severas punições a usuários. Para ele, a nova lei é uma antiga aspiração da sociedade brasileira, que tem tido boa acolhida no Judiciário e na polícia.

- É muito estranho que façam considerações com juízos de valor e com afirmações como esta, que dão a entender que o governo está leniente com o narcotráfico - reagiu o general.

O delegado Roberto Troncon também disse que não vê necessidade de mudanças. Segundo ele, a nova lei é dura contra os traficantes, cria a figura do financiador do narcotráfico e não dificulta as investigações.Para o delegado, a polícia não conta com a colaboração de usuários para desmantelar grandes quadrilhas de narcotráficantes. O relatório informa ainda que está aumentando o consumo de cocaína e ecstasy no Brasil, mas não apresenta os números que dão base a esta conclusão.

Segundo Quaglia, a prova do crescimento do comércio de cocaína e ecstasy seria o aumento do volume dos dois tipos de drogas apreendidos pela Polícia Federal. Ele argumenta ainda que as polícias de países africanos também têm apreendido grande quantidade de cocaína que passa pelo Brasil a caminho da Europa. Para Uchôa e Troncon, não é correto fazer uma associação direta entre volume de drogas apreendidas e consumo ou tráfico.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/03/0...l-426086337.asp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Se formos depender da ONU para a afirmação do nossos direitos como seres humanos estamos perdidos.

Se o próprio secretário nacional anti-drogas contesta a política atrasada que a ONU insiste em manter já não há nada mais a esperar desse orgão visivelmente a serviço da indústria de armamentos.

O que a ONU quer são tiros, sangue!!! Já não espero mais nada de bom da avaliação da política de drogas na reunião de 10/03. Será o mesmo modelo ou pior!

Que tristeza. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

os cara não entende que se não legalizar, especialmente, vai ser tipo 3x mais dificil acabar com o trafico... mas ninguem quer pensar nisso... porra é foda, por mais que os caras insistam na mesma tecla é inevitavel... o fato é que muita gente consome, num é nem mais uma questão de tentar reverter o quadro, porque o negocio ja ta pintado e na moldura saca... esquece... tipo, eu penso que, tipo no mundo inteiro saca, e mais facil cuidar de quem já usa alguma coisa do que deixar tudo as escuras e ver esse numero crescer obscuramente :ola: :bronca:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...