Ir para conteúdo

Guerra Das Drogas No México Chega à Fronteira Com Os Eua


Need Weed

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Guerra das drogas no México chega à fronteira com os EUA

Plantão | Publicada em 26/03/2008 às 22h19m

Reuters/Brasil Online

Por Ignacio Alvarado

CIUDAD JUAREZ, México (Reuters) - As ousadas quadrilhas mexicanas estão ampliando sua disputa pelo controle do tráfico e sua luta contra o Exército, o que levou à abertura de uma nova frente de batalha na fronteira com os EUA, perto do Texas.

Só neste ano, 720 pessoas já morreram, um recorde. Em 2007, o presidente Felipe Calderón iniciou uma grande operação militar contra os cartéis de traficantes. O aumento da violência é especialmente expressivo na decadente Ciudad Juarez, fronteira com a texana El Paso.

Cerca de 200 pessoas foram mortas ali por causa do tráfico neste ano, um aumento de dez vezes em relação a 2007. Há casos de pessoas assassinadas em avenidas movimentadas, ou estranguladas depois de sofrerem torturas. No fim de semana da Páscoa, houve 22 homicídios.

A polícia diz que Joaquín "El Chapo" Guzmán, homem mais procurado do México e chefe de um cartel de Sinaloa (litoral do Pacífico), assumiu o controle das rotas de contrabando que levam a Ciudad Juarez, confrontando o dominante cartel local. Além disso, o Exército tem uma presença menor ali do que em outras cidades.

O Cartel de Juarez, enfraquecido pela morte, em 1997, de seu líder Amado Carrillo Fuentes, também está sendo atacado pelo Cartel do Golfo, oriundo do centro do país - que por sua vez foi alvo de uma ofensiva militar em sua região de origem e agora busca refúgios com menos soldados.

"Quando os militares pressionam pesado numa área, a violência e a disputa pelas rotas se movem para outra, para Ciudad Juarez", disse Fred Burton, especialista em narcotráfico da consultoria norte-americana de inteligência Stratfor.

"Os especialistas mexicanos em inteligência militar e policial não conseguem cobrir todos os pontos críticos da droga o tempo todo," afirmou.

Calderón enviou cerca de 25 mil soldados e policiais federais para combater os cartéis desde que tomou posse, em dezembro de 2006. As guerras entre traficantes mataram mais de 2.500 pessoas no México em 2007.

A prioridade de Calderón é enfraquecer o Cartel do Golfo e controlar o conflito entre Guzmán e o cartel da família Arellano Félix, no Estado da Baixa Califórnia, no extremo noroeste do país.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/03/...a-426553716.asp

O grande sucesso da guerra as drogas... criando a exercitos para militares pelo mundo para controlar o trafico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...