Ir para conteúdo

Em Familia. (discussão Filosófica)

Peter Green

Recommended Posts

• Usuário Growroom

"O menino é o pai do homem" (Machado de Assis)

Galera, sou novo no forum e ainda não plantei, mas estou passando por uma situação inusitada que creio possa ser base para uma discussão nova; ao menos, nada achei ainda a respeito. Ademais, o seres humanos sofrem todos das mesmas angústias independente de cultura ou credo, e é assim desde que homem é homem, creio eu.

Estou iniciando este tópico com a intensão de abrir espaço para uma discussão que poderia estar em qq lugar, numa aula de psicologia, num tema de redação, na sala da terapeuta, ou na mesa do bar. Acima de tudo, o tema aqui é familia, e só coloco aqui no fórum pela seguinte problemática:

E se seu PAI quiser PLANTAR???

Espero que tal espaço, por vezes tão técnico, mas tb democrárico, comporte essa discussão tão humana e talvez universal (pesso compreensão). E espero ainda que, caso o tópico seja considerado pertinete, esteja aberto no lugar correto do fórum. Desde já pesso desculpas por qq inadequação.

A situação é essa, Pais maravilhosamente legais, abertos, mas um tanto moleques; aquele tipo de família em na qual os filhos crescem, e viram meio que os pais. Vejam, não estou discutindo independencia financeira o qq coisa afim, quero falar de comportamento; daqueles casos de família bem tipicos hoje, em que a mulecada cresce, gaha a fita e se destaca, se tornando até mais responsa que os velhos. Hoje é clara a infantilização dos adultos, e muitos os casos de jovens que, em algum nível de intensidade, sofrem com a falta de maturidade, em pontos especificos ou gerais, de seus próprios familiares.

Daí surgem dois extremos tipicos de comportamento: Busca acelerada de independencia como fuga, que muitas vezes culmina com a tal independencia, mas com sofrimento final de ter causado distanciamento... Ou, assimilação dos padrões comportamentais atávicos e inerentes à familia, para fugir do tal distanciameto, mas com o sifrimento final de perder a própria identidade.

Então, vamos partir da seguinte premissa: Familia são Semelhanças & Contrastes. Fico pensando se a paz na familia não dependeria da aceitação das Semelhanças por parte dos filhos (Os pais precisam ser reconhecidos, não?) somada à percepção e aceitação das distinções( pois o sentido de familia é evoluir, não? Pegar dos pais o melhor, compreender o que não pode ser tão bom, e acrescentar a própria contribuição na familia, não? sei lá, é só achismo...).

Então, e SE SEU PAI QUISER PLANTAR??? Você sabe mais que ele dos riscos, você sabe mais que ele das técnicas, é uma oportunidade única de fazer no legalize, mas é um lastro com as semelhanças, uma contramão na busca pela independencia, e um espaço novo de convivência quando a busca é ruptura. Seria confiável? Seria produtivo? Daria para aprender e ensinar, ou o risco seria assimilar os comportamentos, cair no atavismo? Você confiaria na boca fechada do seu pai? (mãe, tio, vó...). É um "lugar novo" para a intimidade, com aprendizagens, ou alimentar a piração dos velhos e sua própria???

Galera, sei que o assunto é delicado, mas a quem se sentir a vontade, somos anônimos, mas sejamos humanos!!!

Noiados, Complexados, Neuróticos, Inseguros, Acanhados e Ansiosos, Uni-vos!!! rsrsrsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Acho bem complexa essa questão de conviver com as diferenças.

A maturidade não necessariamente tem a ver com a idade.

Acho dificil é ter que compreender que as pessoas que amamos tem qualidade e defeitos.

A melhor coisa, mesmo que não aja consenso, é que exista um dialogo. Pelo menos deixa as coisas mais claras.

Que sorte eu tivesse essa questão: :rolleyes: meu pai querendo plantar...ai...ai

Link para o comentário

• 4 weeks later...
velho... qq vc chama d crescer?! pq se for encaretar prefiro ser criança mesmo.

e outra, eu jah plantei em conjunto até com pai d amigo meu! e foi muiiiito manero!

se meu pai quizesse plantar ia ser a glória... minha mãe...agente ia pra uma terrinha nossa hahahaha

mas é sério, o pai d um amigo meu, deixa ele plantar no quintal, o amigo dá umas presenças pro coroa e fica d boa. e o coroa naum é muleki naum, ele é até reservado e nem fuma junto com agente, deixa agente fumando na nossa e queima o dele lá na dele.

aliás eu quero q meus filhos aprendam comigo. é isso, e naum na rua como eu aprendi...

o uso correto das plantas d Deus deveria ser um conhecimento transmitido de pai pra filho mesmo, como sempre foi a muitas gerações em milhares d anos.

aliás eu acho q a familia q fuma junta, faz muito mais outras coisas juntas tb, acho q o fato de todos fumarem ganja deve ser um fator q agrege a familia, e naum acho q os filhos devam buscar uma "ruptura" com os pais..

Tirando 'plantas de deus' eu assino embaixo cara!

É muito ruim aprender sobre isso com neguinho na rua cara, pior coisa possível, além de perigoso tem cada tipo de gente na rua que não quero nem comentar aqui.

Uma coisa que teria me ajudado muito e que eu sempre desejei foi ter aprendido isso com meu pai ou tio sei lá eu, pala demais ficar o dia inteiro fora e voltar trincadão...além de muito desagradável.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu gostaria muito de ter tido essa oportunidade junto ao meu pai.

Quem sabe até teriamos um relacionamento melhor. Não que não seja bom.

Mas se tivesse rolado poderiamos ter ido para um sítio cultivar, ou fazer uma guerrilha juntos.

Com meus filhos vou abrir o jogo no momento mais apropriado possível, quando tiverem maturidade para conhecer "o segredo", hehehe.

Link para o comentário