Ir para conteúdo

Concorrentes Travam "guerra Moral" No Rio

Bafo

Recommended Posts

• Usuário Growroom

06/04/2008 - 08h33

Concorrentes travam "guerra moral" no Rio

ITALO NOGUEIRA

da Folha de S.Paulo, no Rio

O futuro prefeito do Rio pouco poderá fazer em relação a temas como aborto, união civil de homossexuais e descriminalização da maconha. No entanto, pesquisa do Datafolha indica que o posicionamento do candidato frente a esses temas influencia decisão do eleitor.

Os candidatos tentam se distanciar desta discussão. Afirmam que o importante é debater os problemas da cidade. Mas pesquisadores crêem que uma "guerra moral" pode ser travada nos bastidores.

Na semana passada, o senador e bispo licenciado da Igreja Universal Marcelo Crivella (PRB), líder com 20% das intenções de voto, atirou a primeira pedra. Atacou o deputado Fernando Gabeira (PV), com 9%: "Ele defende aborto, homem com homem e maconha". "Crivella não repetirá isso na TV. Mas o curral dele já está avisado que essa guerrilha vai acontecer. Isso será feito pelos cabos eleitorais nas ruas", afirma o cientista político Marcus Figueiredo.

Na última eleição, a então candidata ao Senado Jandira Feghali (PC do B) --agora com 18% dos votos-- foi alvo de uma campanha contrária da Igreja Católica e de evangélicos. Panfletos apócrifos e sermões divulgavam sua posição em favor do aborto. Na semana anterior à eleição, ela perdeu a liderança nas pesquisas para o senador Francisco Dornelles (PP).

O posicionamento frente a esse tema é um dos mais importantes para os eleitores, indica o Datafolha. Apenas a deputada Solange Amaral (DEM), que defende a manutenção da lei, tem seu pior desempenho entre os eleitores que dividem a mesma opinião. "É porque eu tenho tratado com o meu eleitor dos temas que quero realizar como prefeita".

Para o deputado Chico Alencar --católico que defende a união civil de gays e a ampliação da lei do aborto-- os assuntos da cidade vão prevalecer. "Enquanto a dengue mata crianças, ela tem muito mais peso do que uma discussão sobre interrupção de gravidez".

Gabeira reconhece a dificuldade que pode ter na campanha em razão de suas posições em favor da união civil de pessoas do mesmo sexo e da descriminalização da maconha. Mas acredita que os eleitores vão avaliar seu posicionamento junto com suas propostas. "Os eleitores municipais querem soluções para o seu bairro."

A socióloga Maria das Dores Machado acredita ser difícil fugir do debate moral. Os candidatos ligados a alguma denominação religiosa podem não fazer dos preceitos morais uma bandeira, mas garantem espaços privilegiados, diz Maria das Dores. "A grande preocupação em ter o apoio das igrejas é o de ter a possibilidade de entrar nas igrejas e falar nos cultos, e também ter alguns militantes trabalhando para você."

Para ela, o deputado Alessandro Molon (PT), que defende a união civil de homossexuais e a manutenção da lei do aborto, pode se beneficiar por conseguir "aglutinar setores conservadores e progressistas da Igreja Católica". Ele tem raízes no movimento conservador da Renovação Carismática Católica.

Para o petista, que terá o apoio do governador Sérgio Cabral (PMDB) e do presidente Lula, "cabe aos candidatos darem o exemplo discutindo os problemas da cidade".

O coordenador da Renovação Carismática do Rio, Ricardo Emílio, afirma que o movimento não fará campanha, mas vai orientar os fiéis a votar em quem é "a favor da vida". Jandira e Crivella não retornaram às ligações da reportagem.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u389403.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Foda não, é nojento e asqueroso mesmo! Se fazer valer dá fé e inocência do povão pra conseguir voto...

Se esse Crivella se eleger mesmo no Rio eu vejo um futuro negro pela frente para a cidade!!!

Jah nos guie!

cara... acho tão foda essas parada de religião no meio da politica mano... sei lá...
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Meu Deus do céu?

Demorei para ler este bendito topico, ou maldita noticia.

Mas acabei. e Cá estou para comentá- -la.

Que absurdo isso de religiao no meio da politica ein! caraleo! Isso que eu chamo de APELAÇAO. É a msma coisa que um cara entrar numa luta de espada, como seria a religiao, e o gabeira entrando só com uma folha na mao para lutar.

COVARDIA & APELAÇAO !

BASTA!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

é incrivel como eles acabam envolvendo a fé das pessoas para beneficio próprio, como conseguem manipular as pessoas e a maioria com pouca cultura e informação.

É lamentável que o Brasil esteja vivendo deste jeito.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Bom que as coisas comecem a ficar mais claras. Se alguem pensa em prol da maconha é obrigatório se informar sobre a as relações morais religiosas, que aliás, agiam sobre nossas as vidas em sociedade muito antes do que se conhece como política. Pensar na liberaçao da maconha é pensar em como entender e desmascacar os tabus acerca da moral crista sobre a maconha. A mesma crenca excluísta vende vinho com rótulos cléricos. Inaceitável? Macjonha pertence a natureza não é uma droga sintética como o alcool e cocaína. Deus está conosco.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

bando de filhos da puta

cara, não tem esperança esse país, nenhuma mesmo. É MUITO fácil manipular as pessoas hoje em dia, quem tem mais dinheiro (pela mídia) acaba levando/formando as opiniões da forma que deseja. Veja o gabeira, um dos poucos políticos ainda sérios desse país, que PENSA, por estar num partido de pouca visibilidade e credibilidade, consequentemente tendo poucos recursos pra uma campanha, não vai ter a menor chance na eleição.

daí com base nisso forma-se uma sociedade absurdamente preconceituosa e ignorante (só ver as porcentagens dessas pesquisas) e desprovida de maior capacidade de pensamento crítico visando o bem comum, e isso NÃO tem volta, me desculpem mas nao tem. Ou a pessoa ja abre a cabeça quando é jovem ou vai ser mais uma massa de manobra dessa porra de sistema falido.

bispo de igreja universal candidato? tem gente que HOJE elege maluf, COLLOR, clodovil, frank aguiar, marta suplicy (ta na frente nas pesquisas pra prefeitura de SP agora, sem comentarios...) qual é a esperança que nós podemos ter?

acordei com sangue no zóios hj ¬¬ me desculpem

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Deveriam existir leis proibindo que a religião interfira na política. Princípios religiosos NUNCA devem ser utilizados como base para a formulação de leis pelo simples motivo de que a população não compartilha toda da mesma religião. Eu não sou nem um pouco religioso, não tenho nada contra pessoas religiosas, mas odeio essa mania deles de querer fazer com que todos vivam de acordo com seus valores, tentando converter todo mundo e subjulgar quem não se converte.

É a mesma coisa que eu ficar querendo impor meus valores sobre outras pessoas, eu não interfiro em nada na vida de ninguém, não prejudico ninguém com minhas ações então eles que vão cuidar da vida deles e deixem que os outros decidam o que fazer da sua vida.

DEVE HAVER SEPARAÇÃO ENTRE A IGREJA E O ESTADO!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Crivella? Tá mais do que provado que esse povo da universal é pura safadeza, máfia, e ainda querem colocar um desses na prefeitura do Rio? Por mais que o Gabeira lute contra a corrupção a viseira desses fanáticos impede de ver e pensar sobre o que é realmente importante num candidato. É uma pena que a ignorância ainda impere de um modo geral na população, acho que a legalização aqui vai ocorrer algumas décadas depois de todos os países desenvolvidos, da mesma forma que ocorreu com a independência e abolição da escravatura. Os meus netos irão rir da ignorância de alguns da época atual.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Cuidado com esses indices de pesquisas. A Datafolha já errou no Plebiscito das Armas.

Esse tipo de pesquisa em si já é um tipo de manipulação da opinião pública.

Graças a esses fundamentalistas como Garotinho e Rosinha o Rio se encontra nas condições que está hoje.

Em outras cidades brasileiras acontece igual ou pior.

O mais triste é saber que com esse tipo de políticos no poder a liberdade do cidadão é cada vez mais limitada para garantir o interesse das minorias. O melhor governo é o que interfere menos na minha vida.

PAZ.

Link para o comentário