Ir para conteúdo

Lei Anti Tabaco


WEETORR

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Holanda isenta cigarro de maconha de lei antifumo

Lei anti-fumo tem como o alvo o tabaco, não cannabis, diz governo

O uso de cigarros puros de maconha será isento das restrições antifumo que passarão a vigorar na Holanda em três meses.

Segundo as regras, o fumo – hoje proibido em prédios e escritórios públicos – será proibido também em lugares como bares, cafés, restaurantes, clubes e teatros a partir de 1º de julho.

Entretanto, cigarros de maconha pura, hoje consumidos abertamente em locais públicos, ficarão de fora das regras.

Uma porta-voz do Ministério da Saúde holandês explicou à BBC Brasil que a regra tem como alvo o consumo de tabaco. “Se o cigarro não contiver tabaco misturado com cannabis, automaticamente as regras passam a não se aplicar”, ela disse.

A permissão de fumar maconha na Holanda vem de políticas liberais introduzidas nos anos 1970. Desde então, o uso e o comércio de cannabis movimenta mais de US$ 5 bilhões por ano, de acordo com uma estimativa publicada no jornal The Daily Telegraph.

O ministro holandês da Saúde, Ab Klink, disse que o objetivo da lei antitabaco não é combater a maconha.

“Se quisermos modificar nossa política de tolerância em relação ao uso de drogas leves, agiremos diretamente, e não através da proibição ao fumo”, ele declarou ao Parlamento durante a discussão da legislação, no ano passado.

:D:)===~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Já imaginaram abrir o jornal de manhã e ler essa manchete nos jornais do Brasil? Seria o dia perfeito. Eu iria a feira comer um pastel e depois acenderia um beck no meio da rua, pequenos prazeres proibidos. :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Fiquei sabendo hoje um boato que no Brasil ta pra passar alguma lei deste tipo, alguem sabe de alguma coisa ???

Me disseram que em todos os locais publicos e cobertos sera proibido fumar, inclusive debaixo de paradas de onibus... procede??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Eu sinceramente achei meio estranha a lei ser so para tabaco e nao para a cannabis pq se querem proibir o fumo achando q a fumaca pode ser prejudicial a outras pessoas que nao fumam e que algumas pessoas tem alergia ou nao gostam e nao se sentem bem em contato com a fumaca nao acham q a cannabis tb deveria ser proibida em lugares fechados?

Eu sei q seria quase q impossivel ainda mais num pais onde a erva eh legalizada nao deixarem por exemplo fumarem em locais fechados como shows mas e pra quem fuma tabaco, tb nao deve ser complicado?

Eu nao tenho uma opiniao formada sobre essa lei, entendo que realmente tem gente q nao fuma e se sente prejudicada ou incomodada com a fumaca q tem um cheiro forte seja de tabaco ou de maconha mas por outro lado acho q o direito das pessoas de fumarem tem que ser respeitado, sao poucos os que se incomodam, se nao querem fumaca, eu sou adepto de simplesmente trocar de lugar, procurar um local onde tenha menos concentracao de fumantes ou quem sabe ate nenhum. So acho realmente complicado privar as pessoas desses atos naturais do dia-a-dia delas, restaurantes, entre outras coisas td bem, mas locais como show ja acho demais, acho q a liberdade de quem fuma deve ser respeitada.

Agora, a lei so proibir o cigarro de tabaco e nao o de cannabis nao parece meio contraditorio? Afinal tb tem mta gente q em ambientes fechados se sente incomodado com a cannabis.

Pra pessoas como eu que so curtem cannabis e nao curtem tabaco a lei eh maravilhosa, eh claro haha, mas pensando no coletivo vejo meio que como uma contradicao.

Vcs nao? Oq acharam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Eu acho que é por isso que uma proposta dessa só poderia ser na Holanda.

Pois, o uso da canabis, canabis mesmo, com aqueles buds bunitos e tals, não é a mesma coisa que um prensado paraguaio.

O aroma... nem se compara

Baseado nisso e que na Holanda o saber conviver é uma coisa mais avançada, para que não se invada o espaço do outro.

E um detalhe importante, nada se compara com os maleficios do cigarro. É necessario essa conscientização, assim como foi feito com sinto de segurança e o uso de celular.

Não gostaria de me ver numa posição de anti-tabagista, pois acredito no lado sagrado do tabaco, enquanto uma planta da natureza, enfim, mas porque me sinto vitima desse vicío que começou aos 16anos e só me dei consciencia que tinha que parar aos 30 e espero conseguir de fato agora aos 33...

mas ajudou muito essas campanhas, pois podia se fumar em todos os lugares nos supermercados, onibus, filas dos bancos, porta das escolas, hospitais (será que alguem se lembra do cliche do pai esperando o nascimento do filho fumando varios cigarros na sala de espera e celebrando com um charuto :D )

O mais importante é o bom senso e se criar espaços para os diversos grupos, sem generalizar ou padronizar as coisas.

No nosso brasilis tupiniquim acho que por falta dessas normatizaçoes e discussões, vai ficar mais chato ainda curtir os lugares...pois o uso do cigarro despistava a keff da maria. 8)=~

Infelizmente vivemos numa sociedade esquizofrenica.

Ach que vou pedir exilio politico em Amsterdan. :$

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Holanda proíbe tabaco em 'coffee shops' e preocupa usuários de maconha

30_MHG_cafe.jpg

A lei antitabaco, que entra em vigor a partir desta terça-feira na Holanda, não irá excluir os famosos coffee shops - cafés que vendem maconha e haxixe e em que a compra e consumo das drogas também é permitido.

A nova legislação proíbe o fumo em cafés, bares e restaurantes e segue o exemplo de vários outros países europeus, que já adotaram a proibição.

Mas, na Holanda, a legislação, introduzida para proteger os não-fumantes, teve que ir mais longe por causa dos coffee shops.

De acordo com a nova legislação, os famosos joints - cigarros de maconha ou haxixe misturados com tabaco - só poderão ser consumidas em espaços internos reservados e isolados do restante do público nos coffee shops.

Os freqüentadores dos coffee shops, entretanto, poderão fumar cigarros de maconha pura, sem a mistura com o tabaco. Cigarros comuns só podem ser fumados do lado de fora dos estabelecimentos comerciais.

(assista ao vídeo da BBC Brasil )

A permissão para o uso dessas cabines internas é a principal diferença da lei antitabaco holandesa com relação à de outros países europeus. Na Holanda, cigarros de maconha e haxixe não podem ser consumidos na rua - pelo menos oficialmente - e, por isso, a lei inclui a permissão para a construção dessas cabines isoladas.

A ofensiva antitabaco na Holanda vai ao encontro da orientação da União Européia, cujo comissário da Saúde, Markos Kyprianou, já expressou desejo de ver uma proibição total ao fumo de tabaco em locais públicos em toda a Europa em questão de poucos anos.

"Os cigarros de maconha ou haxixe misturados com tabaco só poderão ser consumidas em espaços internos reservados e isolados nos coffee shops"

Comércio

Proprietários de coffee shops temem que a medida afete a freqüência dos estabelecimentos - tidos como importante atração turística na Holanda- já que a maioria dos clientes costuma fumar maconha e haxixe misturados com o tabaco.

O proprietário do coffee shop Pumpkin, em Amsterdã, Sigmund Laurent, diz que a droga pura é impossível de ser consumida porque "é muito pesada para o corpo, ninguém agüenta".

Segundo ele, a nova legislação irá mudar o perfil de seu estabelecimento comercial, já que os fregueses, que normalmente vão ao local para fumar seu joint, jogar xadrez, ouvir música e conversar.

"A partir de agora, vai se tornar apenas um centro de recolhimento do produto", disse Laurent.

Ele não tem espaço para construir uma cabine reservada, mas ainda assim calcula que não irá ter prejuízo financeiro porque o local é pequeno e sua clientela é fiel. Os clientes estão recebendo nota de esclarecimento com os detalhes da lei antitabaco.

Já o proprietário do coffee shop Trenchtown, em Amersfoort, investiu em uma cabine hermeticamente fechada com vidro duplo, para satisfazer sua freguesia fumante e a lei.

Dois terços do local estão dentro do "aquário" e os funcionários no balcão de atendimento são totalmente protegidos da fumaça, até mesmo para alcançar o banheiro.

Há dois meses, o proprietário do local começou com o "processo de educação" de sua clientela.

Segundo o gerente, "a tendência é que o movimento aumente ainda mais, já que o local será uma rara alternativa para quem deseja tomar um cafezinho acompanhado por um joint". Nos coffeeshops não são permitidas bebidas alcoólicas.

"Cigarros comuns só podem ser fumados do lado de fora dos estabelecimentos comerciais"

Adaptação

Muitos detalhes sobre a implantação da lei no país ficaram claros somente no final da semana passada. Isso porque a organização dos proprietários de hotéis, cafés e restaurantes (Horeca) abriu vários processos contra o governo para modificar algumas resoluções.

" Em três meses as pessoas já vão estar acostumadas a fumar lá fora e nem vão sentir a diferença (A. Klarenbeek, dona de café) "

Há novas restrições para o uso de tabaco em barracas de campanha abertas ou fechadas, nos terraços, nos festivais culturais e artísticos, em danceterias, nas cantinas de ginásios de esporte entre outros casos específicos.

O que facilita a adoção da medida é que ela ocorre no verão. O calor e o tempo bom são essenciais para o sucesso da lei, assinala Angela Klarenbeek, proprietária do Jazz Café e Restaurante Lazy Louis, em Amersfoort.

"Dentro de três meses as pessoas já vão estar acostumadas a fumar lá fora e nem vão sentir a diferença".

Já o dono do restaurante Pallas Athenas, na região de Utrecht, Kostas Georgiadis, diz que vai esperar passar o verão para decidir se constrói ou não uma cabine para fumantes no andar superior de seu restaurante.

Festa

Organizações antitabagistas prevêem que a entrada da lei em vigor nesta terça-feira será marcada por grande movimentação nos bares, cafés, restaurantes e coffee shop.

Já os fumantes promovem, nesta segunda-feira, a "festa do cinzeiro", onde irão fumar seus últimos cigarros em ambiente fechado.

Uma enquete do instituto de pesquisa Nivel, a pedido do Ministério da Saúde e o Fundo para Asma, revelou que o setor de hotéis, cafés e restaurantes vai contar com 800 mil novos fregueses, entre pacientes asmáticos e de outras doenças respiratória e os não-fumantes.

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil

Fonte: O Globo Online

http://oglobo.globo.com/viagem/mat/2008/06...a-547026472.asp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom
Os freqüentadores dos coffee shops, entretanto, poderão fumar cigarros de maconha pura, sem a mistura com o tabaco. Cigarros comuns só podem ser fumados do lado de fora dos estabelecimentos comerciais.

Nunca entendi essa predileção pela mistura, se pode fumar puro e é simplesmente A PURA, para que misturar?

Enfim, é do ser humano, nunca está perfeito, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...