Ir para conteúdo

Pac - Pais Articulados Canabistas

verdegulho

Recommended Posts

• Usuário Growroom

O filho se dissocia dos pais e afastam as pessoas que mais o querem bem na terra [...]Por isso eu acho que o maior dano que a maconha cria na relação familiar é a mentira e desconfiança gerados pelo preconceito e falta de informação.Paz.

Fala verdegulho!

Essa frase falou tudo cara, eu me sinto muito mais afastado ultimamente da minha familia, não por opção, sempre que tenho a oportunidade eu tento estar presente, jantar com todo mundo, mas é muito dificil conversar tendo que esconder quem voce realmente é...Porque é muito dificil ser duas pessoas diferentes dentro e fora de casa, em casa tenho que ser o menino certinho que está sempre estudando ali no canto da sala e ouvindo as besteiras que todos os preconceituosos falam e fora de casa eu sou o primeiro a defender o que eu acredito,sou o primeiro a entrar na discusão quando o tema é drogas ou preconceito...

Esse tópico ainda vai me ajduar muito em um futuro próximo!

Obrigado pela iniciativa verdegulho@

só uma pergunta, voce é o cara que deu a entrevista pro globo né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Consultores Jurídicos GR

Fala verdegulho!

Essa frase falou tudo cara, eu me sinto muito mais afastado ultimamente da minha familia, não por opção, sempre que tenho a oportunidade eu tento estar presente, jantar com todo mundo, mas é muito dificil conversar tendo que esconder quem voce realmente é...Porque é muito dificil ser duas pessoas diferentes dentro e fora de casa, em casa tenho que ser o menino certinho que está sempre estudando ali no canto da sala e ouvindo as besteiras que todos os preconceituosos falam e fora de casa eu sou o primeiro a defender o que eu acredito,sou o primeiro a entrar na discusão quando o tema é drogas ou preconceito...

Esse tópico ainda vai me ajduar muito em um futuro próximo!

Obrigado pela iniciativa verdegulho@

só uma pergunta, voce é o cara que deu a entrevista pro globo né ?

Tipo... Uma das coisas que mais agridem no contato com os pais careta é o mal cheiro. Mal cheiro nas roupas, nos cabelos, na boca e exalando do corpo todo... O fumo "normal", solto ou prensado, potencializa esses cheiros ruins. Se vc só tem acesso a fumo normal, tem que evitar fumar antes de encontrar com seus pais. Não adianta lavar a mão, passar perfume ou chupar chiclete: o cheiro fica sempre muito forte e incomoda mesmo.

O melhor remédio é plantar. Seu fumo colhido do pé, bem tratado, secado e curado, não dará mal cheiro nos cabelos, boca e roupas. Vc exalará um odor parecido com os dos melhores incensos...

Quando eu fumava fumo "normal", minha mãe sempre reclamava da minha catinga... Quando passei a fumar plantado, ela passou a elogiar o meu perfume sem saber que era maconha...

São dois mundos completamente diferentes! :D

Link para o comentário

• Usuário Growroom

meu fumo é plantado por mim e é de qualidade, graças a deus!

esse problema do cheiro é verdade mesmo...minha namorada sentiu a diferença quando parei de fumar prensado...antes ela reclamava do vafo, hoje ela gosta do odor...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Aqui em casa a situaçao eh meio delicada... minha mae 'sabe' que eu fumo, ja achou varias vezes, sedas, maconha, ja me viu fumando. ela sempre foi 'tranquila' em relaçao a isso, nunca foi de fazer escandalo, mais nao gosta tambem..

mais um dia ela veio conversar comigo perguntando se eu era depente quimico nao sei o que la, parecia preocupada. ai eu resolvi falar que parei, e continuo vivendo na mentira, nao gosto disso e espero um dia acertar as coisas .. hehe

peace _\|/_

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Li a materia na revista do globo e vi que tinha um topico sobre isso no GR... apesar de ser usuario a varios anos do forum, nunca tinha visitado esse topico..

Bom, meu filho tem 7 anos... Aqui em casa fumamos, minha esposa e eu.

Quando ele tinha uns 4 anos ele viu a paradinha e perguntou o que era... eu sempre disse que era chouriço.. nunca quis dizer a verdade pois minha sogra não sabe que minha esposa fuma.. cabeça muito fechada para esse tipo de papo, pre-conceito formado.. =/

Estou começando a me esconder mais pela casa quando vou fumar... estou na fase mais dificil ao meu ver, pois prestes a fazer 8 anos, ele já tem consciencia de muitas coisas...

Uma vez ele estava na praia com minha sogra e alguem perto deles acendeu um beck. Ele logo falou: "Chero do meu pai"...

Estou ficando preocupado pois vejo que jájá vou precisar conversar com ele, e como criança sei que ele vai acabar soltando alguma coisa para minha sogra, e aí a coisa vai ficar feio pro lado da minha esposa.

Lendo as experiencias dos pais que postaram, abri mais a cabeça e começo a esperar mais esse momento como inevitavel... mas tomara que ainda demore um pouco.

Abraços

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Topico exelente e muitos posts construtivos, para mim merecia o tal selo que rola por aqui!

Vou contar meu relato, sou pai agora e quando adolescente tinha uma relaçao perfeita e muita afetiva com meu pai, porem apos começar a fumar maconha com 12 anos nosso relaçiomento se tornou infernal e extremamente sofrivel ate por volta dos meus 18 anos. Por conta da repressao pesadissima que sofri de quem mais amava acabei me revoltando e quase acabando com minha vida (agredeço a Deus por estar aqui relatando) , aconteceram muitas coisas negativas que nao valem nem a pena comentar. Com 14 anos fui morrar sozinho e pela ocasiao emocional e da situaçao que me encontra, alem de total falta de informaçao "verdadeira" sobre drogas acabei usando outras substancias que realmente sao DROGAS mesmo, e pra minha sorte foi por um periodo relativamente curto, contrariando as estatiscas consigui sair do "buraco", isso ja fazem mais de 10 anos, nao culpo meu pai por isso e o amo muito, acho que ate mais que se nao tivessemos passado por isso.

De quem e a culpa disso tudo? Da total falta de informaçao e de informaçaoes mentirosa tidas como verdades que ainda pairam na cabeça de muitos pais e da sociedade no geral tipo aquelas: Maconha mata, Maconha é a porta de entrada pra outras drogas, Usar maconha e uma ida sem volta, etc, etc, etc. Ate hoje principalmente em interiores ainda e comum haver barberies de tratamentos para adolescentes com choques e outras drogas pesadissimas para quem usa maconha, isso sim é uma ida sem volta e lembrei-me oportunamente de um exelente filme nacional com o Rodrogo santoro, que retrata fielmente esses casos (BICHO DE SETE CABEÇAS) muito recomendado para todos, pais, quem nao fuma e usuarios tambem.

Meu filho vai fazer 7 anos e ele é muito experto, procuro sempre fumar longe dele e quando estou fumando num lugar da casa e ele vai ate la peço para que ele saia pois sei que ha fumaça faz mal para crianças em formaçao. Ele e muito mala e de ouvir falar no nome e tal, eu converso e debato abertamente na frente de todos sobre a maconha, entao ele sabe perfeitamente que o que uso é uma planta e chama-se maconha, nao tem jeito, mais ele por orientaçao minha fala "papai fuma cigarro", mais se pergutar cigarro de que? ai lasca, rsrs.

Nao gostaria que meu filho fumasse, principalmente na idade que começei, mais se assim ele fizer por opçao (pois ele com 6 anos e muito mais orientado sobre todas as drogas do que eu com 12) com certeza independente da lei que vigorara nessa epoca, eu como pai nao vou deixar que 1: meu filho arrisque a vida em uma favela para pegar maconha, 2: pegue uma maconha que contem quimicas fortissimas que os traficantes misturam, que por si so são 1000 vezes mais prejudicial do que a planta em si.

Resumindo, hoje tenho 30 anos e sou respeitado por todos, tenho nivel superior, vida estavel, raramente bebo, e a mais de 10 anos nao uso "drogas quimicas" (pra nao ser hipocrita uma vez perdida no ano tomo uns docinhos, hehehe), mais quantas crianças e jovens morreram ou ficaram loucos por conta da repressao e da falta de informaçao verdadeira em relaçao a drogas? Quantos jovens ainda vao ter que perder a confiança em seus pais? certamente verao que aquele bla bla bla que maconha mata etc etc é mentira... Quantos jovens e adultos de nois ainda vao morrer na favela na mao de policia e ladrao e no fogo cruzado? quantos ainda vao ser pressos e acusados de trafico por fumar e cultivar maconha? quantos? estou acabando esse post emocionado com lagrimas nos olhos... Ate quando?

Vamos lutar, mudar a opniao de quem podemos e esta ao nosso redor, vamos nos engajar no ativismo e vamos mostrar as caras na MARCHA DA MACONHA, esse e o caminho.

Abrç e muita felicidade para todos aqui e suas respectivas familias.

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

E como é sua relação com seu pai hoje em dia?

Como se auto sustentava com 14 anos?

Como tinha dito essa relaçao turbulenta durou ate os meu 18 anos mais ou menos, com o tempo ele foi vendo que as coisas nao eram da maneira que ele "pensava" e amadurecemos juntos, nossa relaçao hoje é otima, nao moramos na mesma cidade mais sempre que podemos nos vemos e nos falamos por tel, gostaria muito de poder morar perto dele... quem sabe daqui uns anos.

Quando sai de casa com 14 anos nao fiquei totalmente largado nao, tinha uma pensaozinha que dava pra me virar, vivia nessas kitinetes da vida, as vezes passava aperreio mais com o tempo fui amadurecendo e aprendendo a viver, o que de certa forma me fez hoje com 29 anos um homem com esperiencia de vida equivalente a uns 40, e a vida é assim mesmo amigo, errando que se aprende, da queda vem o levantar-se, hoje posso dizer que se dormisse e ja nao acordasse estaria realizado, Deus foi e é muito bom pra mim, hoje tenho meu maior tesouro, meu filho e minha familia, e foi realmente depois que ele nasceu que amadureci e me tornei um homem de verdade.

Fica na Paz!

• Like 2
Link para o comentário

• 1 month later...
  • Usuário Growroom

po galera, to passando moh barra aqui em casa, ta complicada a relacao com a minha mae, ela nao aceita de jeito nenhum... ja conversei, falei, expliquei, mostrei tudo que é coisa sobre o bem que a canabis faz e que nao me faz mal nenhum, nao deixo de fazer nada, tenho 23 anos e trabalho em uma multinacional, sou o cara que viaja pela empresa fazendo treinamentos e tals, ja rodei meio mundo e mesmo assim ela nao consegue ver que eu fumo soh pra relaxar nos finais de semana... tudo bem que as vezes acendo um durante a semana, mas nao eh sempre! eu comecei a plantar, mas a minha vida deu uma reviravolta tao grande que tive que largar... po! eu nao entendo!!! eu mostro tanta responsabilidade pra ela, pros meus amigos, meu chefe e tudo mais, ele ja até veio na minha casa tomar um café pq ja me disseram que me considra como filho e minha mae sabe disso! mas to pensando seriamente em sair de casa... vo aluga alguma coisa e morar sozinho ou ver se encontro alguem pra dividir comigo, mas aqui em casa nao da mais!!! e o mais incrivel foi o que aconteceu semana passada, mais uma vez estavamos discutindo e eu falei pra ela: vc é ignorante e fala de uma coisa que nao conhece, ela nunca usou nada, sempre foi caretona na adolecencia e tals, hj ela soh toma a cervejinha dela no fds e fuma seu cigarrinho, mas ai nessa discucao, depois que eu falei isso, ela disse: faz um ai entao pra eu ver! eu fiquei meio assim na hora, perdidao! nao sabia se fazia ou nao, mas fiz! chamei ela e fumamos aqui no quarto! ela comecou a desabafar toda a vida dela, parecia que aquilo tava engasgado durante anos!! foi foda! quase chorei! e depois ela ficou tao lesada que nem conseguia levantar da cama, pq tmb ja tava tomando uma breja! e ontem quebramos o pau aqui e ela me xingou, eu xiguei ela... eh muito triste isso cara, pois morei fora um ano e sei a importancia que a familia tem! e tudo que eu mais quero eh ficar com minha mae e meu irmao, meu pai é falecido... mas ta complicado viu! nao sei mais o que fazer... agora mesmo ela disse que tem vergonha que os outros vejam e falem sobre isso! ela tem medo de que a familia dela, a tia dela que ajuda ela bastante fique sabendo... mas eu ja falei que eu soh fumo dentro de casa e nunca vou fumar na frente de ninguem! mas ela nao entende! pqp viu! as vezes da raiva, as vezes eu choro! eh foda...

desculpa desabafar ai galera, mas eh que tem umas historias aqui bem parecidas! e eu nao consigo ver um final feliz pra isso tudo que eu to passando!

grande abraco pra tdos!! fiquem na paz!

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Po tópico com pra caramba esse !

Gostaria de parabenizar o Muyloko pelo excelente depoimento, que história em cara, po me emocionei bastante com o relato.

Família é uma coisa complicada, faz certas coisas pra ajudar ,mas as vezes estão mais perdidos ainda.

Biruta foda essa historia, po aqui em casa é meio barra tb, po já se vão 4 ano fumando e as coisas não evolui, e nao é por falta de ativismo, as pessas tem a cabeça fechada mesmo, acha que maconha e crack é uma coisa só DROGA !

Po uma merda, tenho 17 anos faço meio terceiro ano, consigo passar em um vestibular, mais é foda, tudo precisa de dinheiro ai depende da correria é foda !

Po aqui em casa não sei o que fazer, to tentando ficar ate fazer 18 anos , em Dezembro. Mas ta foda segurar a barra, o foda é não ter opções do que fazer !

paz

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Tópico bom pra caramba [365]

Bom, como muitos eu tb tenho esse problema em casa. Fumei a primeira vez com 12 anos numa roda com vários "tranqueiras", e comecei a ter essa idéia da maconha. Repeti de ano a 6ª série e com 13 decidi não fumar mais, pq rolou uns boatos e a minha mãe tava mto cabrera comigo, e como fui criado na igreja acabei me "convencendo" de que eu estava errdo em usar "drogas". Com 15 eu fumei no interior com um brother e aquela vibe bateu de novo, mas a minha cabeça ja era diferente de qdo eu tinha fumado a primeira vez. Depois de algum tempo entre idas e vindas, com 20 anos trombei com a erva denovo e percebi realmente aquilo não poderia nem me matar nem me deixar "burro" como mta gente dizia, mas só fumava de fds.. Com 22 passei por uns problemas bem feios, e arrisco dizer que se um determinado dia lá eu estivesse careta, eu teria MATADO uma pessoa, que ERA meu melhor amigo que roubou a mim e um outro brotherzaço duma forma ridícula. Detalhe: ELE NÃO FUMAVA MACONHA, eu e o outro mano SIM.

Tudo isso abriu a minha mente e passei a minha percepção da vida mudou bastante, comecei a estudar mais, ler muito mais, me interessar por política, economia....

Hoje tenho 23 anos e meio e trabalho numa multinacional, tenho mó responsa aqui e sou reconhecido no meu trabalho (ainda não com a grana, mas tão investindo em cursos pra mim, me dando moral e talz..). Estou no ultimo semestre da facul, faço ingles, cursos da empresa e quase diariamente eu fumo o meu fininho.

Meus pais tem orgulho de mim, tenho total e plena certeza disso. Só que não sabem que eu fumo meu beck e isso é uma coisa que me incomoda. Eles são evangélicos praticantes e por mais que eu seja louco pra bater um papo direto com eles, tenho mto medo da reação que eles possam ter. Nos meus planos, penso em: 1º terminar a facul, me consolidar profissionalmente e depois beeem devagar ir contando. Não que eu sempre fumei, mas que experimentei em uma festa, ou que comi um bolo por engano na casa de alguem e vi que nao tem nada de mais. Tb penso em falar que conheço mta gente responsa que fuma e q nunca ramelou por causa disso... sei lá, passa mta coisa na minha cabeça mas preciso ter calma.

Mais uma vez, EXCELENTE TÓPICO!

Abraxx

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Sou novo aqui,estou com 35 anos e fumo desde os 17, parei de fumar com 19 por motivos de família (como vários já citaram), como agora sou bem rosolvido e portanto livre de preconceitos externos, resolvi voltar ao meu antigo hobby. Tenho um filho de 6 anos que nunca me viu fumar, não fumo cigarros, portanto fico um pouco apreencivo de ser descoberto por ele como foi na minha adolecência, mas fico super tranquilo em saber que a minha abordagem vai ser muito mais tranquila do que foram as dos meus pais. O mundo mudou, as pessoas estão mudando e hoje não podemos mais ficar presos aos preconceitos do passado, se meu filho se sentir à vontade de fumar, o mais certo seria (como já foi dito) impor limites, saber dosar e se aproximar o máximo do seu filho, o pai hoje que não é amigo do seu filho provavelmente não saberá como agir no futuro. Fica a dica, vire o melhor amigo do filho hoje ainda!!!!!

• Like 1
Link para o comentário

• 3 weeks later...
  • Usuário Growroom

"o foda é não ter opções do que fazer !"

é exatamente isso velho! nao sei o que fazer mais! mais um pouco e eu desisto!

Fala Biruta, beleza?

Parceiro, li o seu relato sobre as brigas com sua mãe, vou te dizer oq EU penso e tomara que te de algum conforto...

Eu morei fora um tempo também e sei o quanto é importante ter uma família unida, próxima, etc, Hoje eu tenho a MINHA familia que é minha esposa e meu filho. Meus pais não sabem que eu fumo (ou fazem que não sabem) e vou ser bem sincero, eu cheguei em um momento da minha vida que passei "filtrar" algumas coisas que meus pais me falam, ou seja, temos opinioes diferentes sobre diversos assuntos e eu não tento mudar a cabeça deles, apenas convivo com isso....oq eu quero te dizer é que só mudar de casa não resolve, voce precisa dar um UPGRADE na sua vida!!! tipo procure sua cara metade, comece a contruir sua família, comece a SUA VIDA, pelo que eu senti ao ler seu depoimento voce ama sua mãe, mas ela está impedindo voce de seguir sua vida, suas vontades.....

Senta com a sua mãe e tenha uma conversa sincera, fala que voce ama ela mais do que tudo nesse mundo, que voce respeita muito ela, mas que voce é o filho dela e por ser outra pessoa, enxerga a vida com outros olhos, e que merece ser amado e respeitado do jeito que voce é.

Força amigo!!!! boa sorte

Link para o comentário

• 4 weeks later...

Cara, desde que minha mãe descobriu que eu fumava nunca neguei, e fumo aqui em casa desde então. Hoje em dia, to fechando um e minha coroa tá batendo papo. as vezes ela entra no quarto e eu to estourando...hehehe Fica de cara se algum vizinho vem explainar sobre o cheiro e me diz pra eu não fumar na rua...

Essas mães de hoje em dia...

Link para o comentário

• 3 months later...
  • Usuário Growroom

Muito legal o tópico, fiquei até emocionado com o livro "it's just a plant".. Como muitos, não sou pai ainda, então vou contar minha história como filho..

Fumei a primeira vez com 16, porém me tornei "profissional" com uns 19, hoje tenho 26.. MInha mão descobriu com uns 22.. Na época foi uma barra, ela não tinha muitas informações sobre o assunto e nossa relação pesou.. Foi barra, porém fiz uma espécie de tratamento de choque com ela, mostrando para ela que fumava mesmo, porém isto não atrapalhava minha vida.. Sempre fui bom aluno e nunca criei problemas, fiz uma faculdade considerada difícil e era um dos melhores alunos.. Então depois de um tempo ela aceitou, e tem 1 ano mais ou menos que ela quiz experimentar, e fumamos eu, minha esposa e um casal de amigos.. Foi um momento bala!! Não bateu muita onda nela, mas memo assim ela não gostou muito.. Hoje moro em outra cidade, mas quando volto para casa dos meus pais sempre fumo um por lá com uns amigos, na frente dela sem problemas..

Já meu pai, descobriu uns 2 anos depois dela, eu achei que ele iria pirar por fazer o tipo mais linha dura, porém falou apenas que achava que eu não deveria fumar e nunca mais tocou no assunto.. Quando ele veio me visitar em minha casa, ofereci para ele e ele não quis.. Hoje em dia, apesar da pouca idade, posso ser considerado um profissional de sucesso, e acredito que o fato de sempre ter sido bom aluno e tal ajudou a meus pais ficarem de boa..

Quando tiver filhos, não acharia legal que eles começassem a fumar jovens.. Apesar de alguns relatos de gente aqui que começou novo e hoje leva uma vida de boa, já vi diversos casos de pessoas que "se perderam" na vida, ficaram meio lesados.. Não acho legal crianças e adolescentes de 12, 14 anos fumarem.. Difícil estabeler uma idade correta para iniciar a maconhagem, depende muito de pessoa para pessoa.. Mas acredito que o diálogo é a melhor abordagem, tentar se aproximar e convencer seus filhos de que não é melhor momento para experimentarem, e pior ainda para virarem maconheiros profissionais..

• Like 1
Link para o comentário

• 3 weeks later...
  • Usuário Growroom

Tópico excelente Verdegulho, parabéns !

Minha história é um pouco diferente das que li por aqui. Lá pelos 8,9 anos de idade comecei a perceber que sempre a noite meu pai ia para o quintal (morávamos em uma chacara) e fumava um cigarro diferente, com o cheiro bem forte e depois disso voltava pra sala ver tv com os filhos numa boa. Beleza, fui crescendo com isso e tudo tranquilo, até que um dia numa roda dos muleques mais velhos da rua estava rolando o comentário sobre cigarros e tals, de menta, hortelã, gudam-garam, aí eu relatei que meu pai fumava algum desses aí que era um cheiro forte, diferente, nisso um dos caras da roda me fala: " que nada, seu pai é maconheiro " , poxa, pra mim foi chato ouvir aquilo, fiquei com vergonha, a palavra maconheiro sempre que eu tinha ouvido era vinculada com algo negativo. Logo em seguida, outro rapaz da roda que era mais velho e mais malandro mandou o cara calar a boca e me disse que não, que deveria ser algum fumo diferente mesmo do tipo dos que estavam sendo citados. Beleza, tudo tranquilo, fiquei com aquilo na cabeça,mas não me perturbando, aí com uns 10, 11 anos na casa de uma tia, que morava ao lado de um terreno grandão baldio, entra aquele perfume já conhecido por mim. Nisso a minha tia fala: " eita,os maconheiros já estão fazendo fumaça ". Nessa meus pensamentos já se associaram e eu tive a certeza, " é mesmo meu pai fuma maconha ". Não me lembro direito do sentimento que fiquei, se triste ou com vergonha, mas conforme fui pensando naquilo e sempre acompanhando às idas do meu pai pro quintal eu passei a achar algo meio que legal, interessante " o fumar maconha ". Aí nessa sequência de idade eu passei a encontrar esporadicamente a erva em casa e comecei a sacar aquilo.. Uma vez meu pai até me deu um colar todo de cobre irado com uma folhona de maconha, e quando íamos no almoço de domingo na casa do meu avõ, ele dizia para eu colocar por dentro da camiseta p/ meu avô não ver rs.............

Quando eu tinha 11 anos meus pais separaram-se e meu pai foi morar em outra cidade e tals, foi difícil pq eu curtia e ainda hoje curto o coroa, que só pra marcar era muito aprontão e gostava da erva e otras cositas más. Depois disso tudo, aos 13 anos experimentei meu primeiro baseado da já minha conhecida maconha, gostei e sempre tava dando uns tapas com a rapaziada mais velha do bairro, tinha até uma família lá que o pai, e os filhos fumavam, e eu adorava passar a tarde na casa deles.Minha mãe nem se ligava pq trampava a tarde e a noite e como eu ia pra escola de manha, quase não nos víamos, eu ficava sob os cuidados dos meus avós que já não eram muito novos de idade e por issi nem se ligavam em nada. Quando eu estava com 14, 15 anos meu pai veio nos visitar mas não avisou que vinha. Foi em casa e eu não estava, eu estava na rua de bike, o que aconteceu foi que ele me viu em frente à casa onde funcionava o comércio de marijuana num bairro próximo, ele fez que não me viu, e eu apesar de tê-lo visto fiquei na dúvida se ele tinha me flagrado ou não. Voltei correndo pra minha casa, quando cheguei foi uma confusão enorme, ele me chamando de maconheiro e culpando minha mãe, que sempre trabalhou muito pra sustentar e criar os filhos sem a ajuda paterna necessária, foi muito ruim e triste, minha mãe não podia nem imaginar nada disso, muito menos meus avós, pois sempre fui um garoto bom, embora aprontasse bastante era coerente com a idade, além de tudo eu não apresentava sintomas do rótulo de "drogado". Após isso eu passei a praticar um esporte incentivado pelo meu pai, pra ajudar com a disciplina, nesse período ficaram mais esporádicos meus encontros com "dona juanita", porém jamais deixaram de existir. Nesse caminho fui seguindo e comecei a dar ênfase no treinamento e competição e conseguindo conciliar tranquilamente e complementarmente o uso de marijuana, obtendo bons resultados. Nesse período meu pai voltou a morar na mesma cidade que eu. Quando eu já estava com 18 anos o coroa achou um pedaço de erva no bolso da minha calça, perguntou o que era eu disse que era balas, aí ele não acreditou e pegou la yerba nas mãos, olhou pra mim e disse: oh toma cuidado com isso, pode te atrapalhar e se a polícia te pegar fumando por aí eles vão arrumar confusão. Depois disso, no mesmo final de semana ele veio conversar comigo e me falou: tudo bem se vc quiser fumar maconha , mas tome cuidado que pode te atrapalhar você ta buscando ser atleta , agora, se eu souber que vc anda cheirando eu vou te dar um pau. Olha a didática e a falta de informação e educação, podia ter tido outra postura. Ok, continuei fumando e com uns 22 anos fui morar sozinho em sampa pra estudar, treinar e competir, no início até consegui manter o foco, mas progressivamente fui descarrilhando da linha reta, comecei a cheirar vez em quando, muita festa, mulherada, enfim, no rock'n roll mesmo. Fiquei nessa por um período que foi um pouco amargo, e me trouxe consequências não boas.

Andava meio desiludido ou iludido negativamente, cabreiro com a vida, tinha parado de estudar, tava tomando um rumo prejudicial. Embora minha mãe não soubesse de nada especificamnete que eu aprontava, o instinto materno era aguçado. Toda vez que eu vinha para o interior ela queria me levar pra igreja,falava muito de Deus pra mim. Eu não acreditava em Deus, mas para agradar algumas vezes eu ia no culto, só que toda vez após o término, minha mãezinha preocupada com o filho, pedia pra que o pastor viesse orar pra mim especificamente, era maior vergonha parecia que eu era muito problemático, viciado ou algo do genêro, eu ficava muito constrangido e desencanei de ir. Por essa época muitas pessoas sempre falavam em Deus pra mim e eu comecei a ficar encanado com isso. Por iniciativa própria comecei a procurar umas igrejas, queria descobrir se Deus existia, fui em algumas, mas sempre que chegava aquela hora de: " fecha os olhos Deus vai falar com você ", eu não sentia nada mesmo me entregando pra sentir algo. Até que um dia encontrei uma em que cheguei no início da sessão " ateu ", porém querendo encontrar algo Divino, sei que ao final da reunião saí de lá totalmente convicto da existência Divina. Recebi um caminho para seguir e claro que com muita luta e batalha constante (até hoje) as coisas melhoraram e começaram a andar pra frente rumo a evolução progressiva. Melhorei muito como filho e como pessoa ( porque nos últimos tempos a coca tava me deixando muito bichão).

Hoje estou com 26 anos, trabalho com carteira registrada, sou formado e estou dando sequência no estudo acadêmico, continuo queimando e apreciando a liamba cada vez mais, bendita planta. Me esforço para tentar o uso responsável, seja para fins espirituais, medicinais ou mesmo recreativo. Minha mãe sabe do uso, conversamos sobre isso abertamente, ela foi pra Buenos Aires e até me trouxe uns exemplares da revista THC, fiquei feliz pra caramba. Perguntei se ela leu a revista e ela disse que nem abriu pq o preconceito não deixou, mas que achou que eu fosse gostar e resolveu comprar.

Meu pai também sabe que uso a maconha já viu uns pézinhos que eu tive por aqui, mas ficou assustado e me disse: Cuidado, quem planta perante a lei é tráficante, aí eu expliquei que a lei mudou, ele cheirou o budzinho engordando e gostou muito, quando vou pra casa dele é legalizado pra mim, mas ele não fuma mais embora outro dia achei uns pedacinhos de uma bucha sumida no guardarroupa dele.

É isso, fiz o relato pra acrescentar ao conteúdo "Pais, filhos e maconha", assunto séríssimo e importante.

E VIVA O GROWROOM !!!!!

:roll-up::roll-up::roll-up::roll-up::roll-up::roll-up::roll-up::roll-up::roll-up:

• Like 2
Link para o comentário

• 4 weeks later...
  • Usuário Growroom

Interessantíssimo o tópico.

E veio bem a calhar na minha situação. bom, comecei a fumar com 19 anos, e percebi que não era nada aquilo que meus pais pregavam, e como havia gostado da brisa virei adepto da cannabis. Naquele tempo não tinha tanto entendimento a respeito de cannabis e outras drogas como tenho hoje.

Hoje tenho 24 anos e um filhinho menor de um ano. Trabalho e estou terminando a faculdade, penso em formar uma família junto com a minha namorada que é a mãe do meu filho, ela fuma, menos que eu mas fuma, e temos a ideia de sermos sempre sinceros com ele, não esconder as plantas que um dia pretendo ter em minha casa e explicar pra ele do que se trata, o que acontece quando se fuma e como e quando ele deverá usar, se assim for do seu desejo.

Em minha concepção a cannabis assim como outras drogas devem ser consideradas como enteógenas e serem usadas com muito respeito e com uma finalidade "nobre" e espero passar essa ideia para o meu filho, visando que ele tenha um uso moderado e de forma correta para que ele possa tirar o máximo de proveito da "força" da planta. Mostrar-lhe que a cannabis não é pra ser usada pra ficar "chapadão" e sim para relaxar e refletir o dia, os atos e porque não se divertir trocando uma ideia com amigos e parentes que tenham uma visão parecida.

Em relação aos meus pais, eles não me proíbem de fumar, mas não gostam que fume. Não experimetam e nem querem experimentar,são católicos dogmáticos e já de uma certa idade, os conceitos já estão enraizados e penso eu que não adianta dar murro em ponta de faca. Acho que eles estão atualmente um pouco tristes comigo, achando que o neto vai ser um "maconheiro", penso em reconquista-los conseguindo meu espaço, minha casa, tendo exito na vida academica e profissional, acho que assim eles vão ficar menos preocupados em relação ao filho maconheiro!

Finalizando, acho que é sempre importante o dialogo e a transparencia com pais e filhos, é assim que deve ser uma família, sem mentiras, sem omições, sempre diálogo e sinceridade.

Abraço a todos do Growroom. Seu espaço para crescer em todos os sentidos!

PAZ E LUZ.

• Like 1
Link para o comentário

• 4 months later...
  • Usuário Growroom

Vou colocar aqui minha experiência.

Tenho 30 anos (sou mais velho de três filhos, hoje um com 25 e a mais nova com 19) fumo frequentemente desde os 20 e hoje tenho um filho de 1 ano.

Por ser filho mais velhos, sempre servi de exemplo.

Quando a casa caiu para mim pela primeira vez, tinha 22, foi aquele auê. Meu irmão na época era evangélico fervoroso. Meus pais achavam que eu era viciado e tudo mais. Tentei explanar sobre a maconha, mas eles não aceitaram. Na época, parei imediatamente de fumar para provar que não era nenhum viciado e deixar claro que não estava sofrendo com nenhuma abstinência. Meus pais ficaram muito preocupados também em relação aos meus irmãos, poiolteis sempre fui o exemplo.

Depois de uns seis meses, voltei gradativamente a fumar....meu pai, por ser conservador, era muito mais severo. Várias vezes minha mãe sacava que tinha fumado, sempre conversava comigo, mas deixo de me "dedurar" para o meu pai diversas vezes.

Como sempre li muito a respeito, sempre tive muitos argumentos para mostrar que não deixava a coisa ser nociva comigo, e explicava que o importante era "fumar e não ser fumado" pela erva.

Minha mãe "aprendeu" que não era uma coisa "do capeta" mas por ser espírita, tinha outras conclusões sobre o uso da maconha.

Então, passei a evitar chegar chapado em casa por respeito aos meus pais. Tempos depois, meu irmão deixou de ser evangélico e começou a fumar um de vez em quando comigo. Minha irmã sabe que já fumei, mas por ela ser caçula, e mulher (confesso que há um certo "machismo" em relação a ela), procuro não deixar ela saber que sempre fumei e particularmente, prefiro que ela não aprenda a fumar.

Enfim, o tempo passou e hoje moro com minha mulher e meu filho de um ano.

Em relação ao meu filho, eu e minha mulher que tbm fuma, agimos da seguinte maneira:

Mesmo ele sendo pequeno, não fumo na frente dele e evito ao máximo que ele possa sentir o cheiro (mas apartamento pequeno é uma merda e as vezes o cheiro vaza pro quarto dele). Procuro fumar tbm só qdo ele está dormindo.

Eu e minha esposa pensamos em como vai ser mais para frente. Já pensamos que talvez possamos parar um dia, mas nem eu nem ela temos vontade.

Não penso em contar para ele, pelo menos em quanto ele não estiver maduro o suficiente para saber (isso vai demorar um pouco). Qdo for o momento certo, na pré-adolescência, conversaremos sobre drogas e alcool. Procurarei mostrar as coisas como são de verdade, que a maconha não é maldita, mas que para pessoas jovens, pode influenciar na formação e que influencia nos estudos.

Não farei um bicho de sete cabeças se na adolescencia ele experimentar, mas como só comecei a fumar frequentemente depois de uma certa maturidade, acho que não liberarei para ele antes da faculdade.

Sei que passarei por situações delicadas com ele, mas como já sabido por todos, sei que o dialógo sempre será a melhor maneira de resolver as coisas.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Grande OveRal!

Concordo contigo em não fumar perto do seu filhote, realmente não faz bem fumar qualqer coisa perto de crianças.

Eu sou pai tenho 2 filhos e por experiência própria te dou uma dica...não adianta esconder eles descobrem! É muito mais facil enrolar uma pai ouuma mãe careta do que os filhos. O meu mais velho hoje na universidade, peguei fumando com 15 anos e o primeiro argumento dele foi "pô! mas você fuma também!" e ai começou uma novela que eu descrevi no inicio desse tópico. A minha caçulinha nunca se interessou pela coisa.... um dia eu chamei ela todo solene pra conversar sobre o assunto e ela largou direto na minha cara por já sabia desde os 12 anos e que se sentia excluida por que eu não confiava o "segredo" pra ela.. Assim como a mãe não sente sequer vontade de experimentar....

Cada um e cada um como você disse o dialogo e sempre a melhor politica e mais uma coisa, o que educa não são as palavras e sim o exemplo.

Paz e tudo de bom para voce e a família.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

É Verdegulho, nada melhor que trocar experiências...

Fico pensando realmente que será difícil manter isso em segredo por muito tempo, principalmente qdo o muleke chegar na pré-adolescencia...do jeito que as crianças evoluem, é fácil fácil delas darem um baile na gente.....tem certas coisas que nos "entregam" não é mesmo...

kkk

Bom, vamos ver como vai ser, mas vou procurar sempre manter a mesma postura.

Paz e tudo de bom pra ti e pra tua família tbm!!!

Link para o comentário

• 1 month later...
  • Usuário Growroom

outro dia estava assistindo um jogo de rugby, sem prestar atenção, e do nada meu filho, 12 anos,perguntou:

- Pai o que é um beque?

- É um baseado.

- Não, pai. Beque nesse jogo ai.

- Ah, tá...é o zagueiro.

Depois disso ele deu um tempo e falou: Você fuma maconha? - e começou a fazer umas perguntas.

Mandei ele ler primeiro isso: http://www.justaplant.com/portuguese/index.html

Ficou lendo e quando terminou veio com essa: - Quem traz para você?

Expliquei para ele que existe o mercado negro e que em breve vou plantar novamente. Expliquei também que é proibido e precisa ficar entre nós, e que sabendo disso minha vida está nas suas mãos. Nunca mais tocou no assunto.

Tenho 40 anos e fumo desde uns 15. Acho que sem mentira as crianças se sentem mais respeitadas.

• Like 4
Link para o comentário