Ir para conteúdo

A Inversão De Pólos De Poder No Rio De Janeiro

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Olha, eu sei que o assunto nao é maconha em sí mas é a maneira pela qual a maconha chega a maioria daqui do fórum. E eu acho que teve um caso que ocorreu agora que merece um destaque pra gente ver a consequencia da parada onde o pau quebra mesmo, o Rio de Janeiro. Quem já leu os livros que estao em minha assinatura já tem um retrato bem de perto do que rola lá. Além disso, vale ver o documenario Notícias de uma Guerra Particular, do João Moreira Salles e da Kátia Lund. Vale a pena. Podem ver, nao é violento. Chocante é.

Mas o que eu gostaria de chamar atencao é aonde chegou essa coisa toda.

Hoje aconteceu isso qui:

http://jc3.uol.com.br/2009/03/05/not_193340.php

Vou postar a notícia do link acima aqui com alguns comentários, que estao em negrito. Segue:

Acusados de jogar casal de encosta são presos no Rio

Publicado em 05.03.2009, às 19h34

http://jc3.uol.com.br/2009/03/05/not_193340.php

Traficantes da Favela da Rocinha identificaram, espancaram e expulsaram da comunidade os quatro assaltantes que roubaram e jogaram da encosta da Avenida Niemeyer um casal na madruga de ontem, segundo informações da polícia. Dois deles foram baleados pelos criminosos. Uma ligação anônima ao Disque Denúncia, pouco antes das 19 horas, avisou à polícia que o bando estava sendo torturado no alto da Rocinha. Meia hora depois, três deles foram encontrados na Estrada da Gávea por policiais do 23º Batalhão de Polícia Militar com pertences da vítima como documentos, joias e um aparelho celular.

Ou seja... a mensagem foi bem clara... bateram, balearam, expulsaram os caras da favela e deixaram eles com os objetos do roubo... uma mensagem quase que gritada

Alexandre dos Santos Oliveira, de 19 anos, foi punido com um tiro na mão direita e o português Antonio Manuel Carvalho Ribeiro, de 33 anos, com um tiro na perna esquerda. Além deles, Thiago Fuastino Apolinário dos Santos, o TH, e Wilson Alves da Silva, o Beiçola, também foram surrados na parte alta da favela. Todos os presos têm passagens na polícia por roubo e furto.

Policiais acreditam que a surra foi motivada porque os assaltantes "assinaram" o crime ao abandonar o carro do empresário Marcelo José de Souza Luiz Viana, de 43 anos, na favela. De acordo com os agentes, eles não foram mortos para evitar uma operação policial de resgate dos corpos. "Os traficantes souberam pela imprensa que haveria uma grande operação policial na Rocinha para localizar os quatro e decidiram entregá-los para evitar a incursão da polícia", disse a delegada adjunta da 14ª Delegacia do Leblon, Leila Goulart.

O governo do estado do RJ é bastante hipócrita quando diz que o estado está nas favelas. Está na fachada das favelas. Aqui, vemos perfeitamente que existe um poder paralelo, a parte, fora do controle do governo. E as estratégias são de guerra. Uma incursão policial custa caro para os caras e mesmo os traficantes cariocas (e as milicias, de certa forma) tendo muito dinheiro, o estado é capaz de intervir de maneira muito forte. Pra ser mais claro, se eles mandam a polícia fechar o cerco na favela, não vende o pó, o crack e a maconha e aí fica sem dinheiro. Se reagir, pode matar uns policiais, uns moradores, mas eles sabem... se mata policial, ainda mais policial importante, o coro come mesmo.... o estado de guerra civil é incrível, tanto por parte do estado quanto por parte das organizações do crime. É foda...

Os caras pra sobreviver então, fazem sua própria justiça. E isso não é novidade pra ninguém, mas achei esse caso bem simbólico, retrata muitoas das mazelas do Rio hoje. Se os traficantes nao fazem nada, como o crime foi "assinado", ou seja, foi associado à bandidagem da favela da Rocinha... aí a pressão publica obrigado o governador a ligar pro secretario de segurança, que é obrigado a botar pra foder se não fodem ele. É, é uma suruba mesmo... aff...

A delegada afirma que investigará o espancamento dos acusados, mas admite que será difícil, pois os próprios assaltantes negam que tenham sido traficantes os autores do espancamento.

É óbvio que os caras não vão dizer nada... o "comando" foi bonzinho em não matar os caras. E não mataram por praticidade. Nao queriam incursão nem pra buscar corpo. Uma incursão pra buscar um corpo duraria um dia inteiro, PM e Civil.... e os caras não querem perder nem um dia de vendas... é bussines, os caras pensam como administradores.... não digo que são inteligentes, mas burro também não são.... então os caras só nao morreram por uma questão de lógica de mercado (!!!!!) E os caras nao vao entregar porque se nao sabem que chegam e morrem atras de uma grade.... é, a chapa é quentíssima no RJ...

"Eles formavam uma quadrilha que atuava há cerca de três meses na zona sul e na Barra da Tijuca (zona oeste) com roubo de carros e sequestros relâmpagos. Não tinham atuação no tráfico de drogas, por isso acredito que a punição foi severa", afirmou a delegada. Os quatro acusados foram indiciados por tentativa de latrocínio, cuja pena pode chegar a 25 anos de prisão.

Fonte: AE

E aí? Quem está no comando de verdade? Quem manda? Quem faz a justiça? O governo brinca de empresinha com o tráfico.

E, infelizmente, uma das coisas que nós aqui mais amamos está nesse meio aí. Forca pra quem planta e mais forca pra quem não planta, pra que um dia todos possamos plantar e que a paz esteja garantida no Brasil, principalmente no Rio.... o pó ainda vai estar aí, o crack também.... e o crime também... mas só de tirar nossa erva santa do meio desse tiroteio já seria um bom começo!

Desculpem ai a viajada no assunto, estive em aeroporto todo o dia....

Espero ai a opinião de vcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Acompanhei pelos telejornais a noticia sobre o roubo e ontem a captura dos ladrões.

O que me chamou mais minha atenção no post inicial desse tópico foi a informação filtrada, pois em todos os telejornais que assisti, isso em umas quatro emissoras diferentes, não houve qualquer menção sobre as circunstâncias da captura. Apenas citaram o telefonema anônimo.

Creio que o tráfico, PCC, CV, enfim o crime organizado de maneira geral, já constitui um poder paralelo e todos suas ações deveriam fazer a sociedade refletir sobre a ineficácia do sistema judiciário, penal e a questão das drogas. Por que não reavaliar tudo isso e mudar o que não dá certo?

Semana que vem saberemos se as coisas vão mudar, dependendo do que acontecer em Viena, no mundo. Para o bem ou para o mal.

Viajei porque chapei, foi mal.

Link para o comentário

• 3 weeks later...
  • Usuário Growroom

Eu faço coro ao Mortandello, renego o Estado. Porque não conheço nada mais ineficiente.

Ca entre nós, antes dos narcotraficantes, quem fazia a segurança das favelas eram os bicheiros. O Estado nunca se incomodou com os favelados, nunca deu assistencia aos carentes. O que seria dos favelados se não houvesse o Comando?

Viver na favela é ruim e sem o Comando ficaria bem pior...

Quem mantem a paz na favela é o Comando!!!

Baiano.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Acompanhei pelos telejornais a noticia sobre o roubo e ontem a captura dos ladrões.

O que me chamou mais minha atenção no post inicial desse tópico foi a informação filtrada, pois em todos os telejornais que assisti, isso em umas quatro emissoras diferentes, não houve qualquer menção sobre as circunstâncias da captura. Apenas citaram o telefonema anônimo.

Eu nao vi nada na TV mas realmente, a TV nao quer passar passar essa imagem que o estado está totalmente fora do controle, no caso do Rio e talvez uma ou outra cidade mais... legal sua observação cara, pra gente ve, ora tudo quanto é lado (crime, Estado, imprensa) tem sujeira né.... osso......

Eu faço coro ao Mortandello, renego o Estado. Porque não conheço nada mais ineficiente.

Ca entre nós, antes dos narcotraficantes, quem fazia a segurança das favelas eram os bicheiros. O Estado nunca se incomodou com os favelados, nunca deu assistencia aos carentes. O que seria dos favelados se não houvesse o Comando?

Viver na favela é ruim e sem o Comando ficaria bem pior...

Quem mantem a paz na favela é o Comando!!!

Eu diria que "viver na favela pode ser bom e com o Estado será". É algo em que acredito, ainda que nao seja cego e sei que as possibilidades de isso de fato acontecer sao remotas. Mas se existe uma chance e eu tenho oportunidade de tentar, por que nao ser otimista, verdade?

E vc tem razao, o Estado só olha pros morros verdes... pras comunidades nao... "lá tem Jesus / e está de costas" (Subúrbio, Chico Buarque)..

mas não creio que haja paz não cara pra mim as favelas vivem sob um regime ditatorial do terror.... há o total controle do trafico na favela e eles quem mandam. Como mandavam os bicheiros, na terra de ninguém.. No Rio eh foda, ou a favela tem o despotismo da policia ou tem o terror do trafico... ou ainda os "impostos" e o terror das milicias... por isso nao creio que haja Paz e a Paz nas favelas será conquistada quando houver mais samba, mais maconha, MUITO menos pó, nada de crack, MUITO menos armas e MUITO mais presença verdadeira e real do Estado.

Se renegarmos o Estado, o que será das populações das favelas, que na sua grande maioria eh composta de gente simples, trabalhadora e honesta??? Eu sei e entendo que o Estado nao faz nada. Mas se o Estado nao fizer, quem vai fazer? Pra mim, a única esperança eh uma mudança através do Estado... mesmo que eu apóie e fomente o mudança de favelas por dentro, de dentro para fora... mas a questão do trafico a favela sozinha nao pode cuidar, pois é refém do mesmo. Por isso afirmo que a esperança para a Paz está no Estado e renega-lo seria jogar fora uma esperança, mesmo que minima, para uma solução dos conflitos nas favelas.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Em parte concordo contigo: A população da favela é refem dos narcotraficantes, e paz sem voz é medo.

Mas, convenhamos: sempre que o Estado resolve intervir na favela é atravez da policia, do exercito, etc... e vc ja viu policia levar paz a algum lugar? Policia só reprime ainda mais o morador e promove tiroteios a torto e direito.

Presença do Estado..., esperança para a paz????

Meu, na boa..... o que tu andou fumando???? Essa foi de cabrobro!!!!!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

exatamente cara... eu fumei um do bom e pensei nisso e estou seguro que a Paz será alcancada nas favelas através do Estado

o Estado é muito maior que a policia eh é justamente esse o problema atual - o que vc falou esta certissimo, Estado na favela eh polícia, exército e aluns servicos basicos de educacao e saude, que vao funcionando gracas as comunidades

O que a favela precisa nao é de policia, nem de exercito, nem de traficante nem de servico ruim do Estado... por isso eu digo que a Paz vem atraves do Estado. Quando o mesmo prestar servicos de qualidade nas ares de educacao, saude, urbanismo, engenharia, iluminacao publica, creches, rede de agua, energia e esgoto funcionando certinho, todas as casas com numero, endereco, tudo certinho... ah, inclusive com seguranca publica, mas funcionando direito, sem saco nem tapa na cara.... aí sim, quando isso acontecer, o Estado terá promovido a Paz nas favelas..... ou vamos deixar a coisa ser a zona que é?

É bonito, fica legal no Cidade de Deus e tal, mas eh ruim ne poxa.... entao o Estado, quando entrar de verdade na favela e, respeitando suas diferencas com o asfalto, fizer seu trabalho como deve ser feito, haverá Paz na favela, ao menos assim penso.. e sei que demoooora......

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Agora fui eu que acendi uma tocha olimpica..

Quando o Estado trabalhar desta forma que vc sugeriu, eu deixo de ser anarquista. Mas, isso nunca aconteceu em lugar nenhum do Brasil! Entra partido e sai partido e nada muda..., ou muda pra pior.

Os caras vivem num mundo á parte. O Estado é invisivel e só se relaciona com os mais pobres atravez da policia, para mante-los em seu lugar. Enquanto for assim eu continuo anarquista. Se ha governo, eu sou contra!!!!!!!!

Link para o comentário

Guest kringor

a paz , não vira do estado, nem da policia, nem do exercito, vira do povo, so quando o povo tiver consciencia e reinvidicar seus direitos, correr atras e parar de ser acomodado que algo muda. Aqui no Brasil roubam bitrizilhoes do povo e todo mundo morre de rir, faz mil piadinhas e acaba em pizza, tem pais que se o preço do arroz aumenta sem explicação dia seguinte geral ta fazendo protesto na rua... aqui a galera ta mais preocupada em BBB e futebol... te metralham de entretenimento barato e futil pra cobrir sua falta de educação.

porque esperar do governo, é melhor vender picole na praia...

o que acontece no RIO é um conto de fabulas , na real quem esta no poder é a mais alta corja de ladroes e corruptos, dono de morro é a ponta do ICEberg o proprio delegado do documentario fala isso, os peixes grandes são da propria policia e da politica. Aqui no Rio é MILICIAxTRAFICOx GOVERNOxPOLICIA TUDO BRIGANDO PELO QUEIJO e o povo acaba ficando no meio.

HELL DE JANEIRO

BOxBA

Link para o comentário

• Usuário Growroom
a paz , não vira do estado, nem da policia, nem do exercito, vira do povo, so quando o povo tiver consciencia e reinvidicar seus direitos, correr atras e parar de ser acomodado que algo muda. Aqui no Brasil roubam bitrizilhoes do povo e todo mundo morre de rir, faz mil piadinhas e acaba em pizza, tem pais que se o preço do arroz aumenta sem explicação dia seguinte geral ta fazendo protesto na rua... aqui a galera ta mais preocupada em BBB e futebol... te metralham de entretenimento barato e futil pra cobrir sua falta de educação.

Cara, o Estado, da maneira ideal, é o povo. Ou seja, o povo mudará o Estado e o Estado, com seu poder, fará as reformas necessáris, Mas tudo através do povo. Porque o povo elege, o povo paga impostos e o povo trabalha para/com o Estado.... entao da no mesmo... no cenário ideal em que eu viajo uns posts acima, o Estado funciona profissionalmente e isso só acontecerá quando as pessoas pararem de aceitar tudo que aceitam. Como vc citou ai, do BB e futebol... é isso ai... mas um dia isso tem que mudar, nao? Estamos ou nao estamos evoluindo, ainda que a passos lentos??

porque esperar do governo, é melhor vender picole na praia...

Tem gente que opta por vender picolé... mas tem gente diferente....

Renegar é facil...

Eu quero ver alguem arregaçar as mangas e se inserir no estado pra tentar mudar alguma coisa.

o que acontece no RIO é um conto de fabulas , na real quem esta no poder é a mais alta corja de ladroes e corruptos, dono de morro é a ponta do ICEberg o proprio delegado do documentario fala isso, os peixes grandes são da propria policia e da politica.

É isso mesmo, vc tem razao, a parada está podre, desde o morro até o planalto...

Aqui no Rio é MILICIAxTRAFICOx GOVERNOxPOLICIA TUDO BRIGANDO PELO QUEIJO e o povo acaba ficando no meio.

Entao cara, nao entendo porque vc coloca o governo contra a polícia... se a polícia é parte do "governo" (Estado)... do resto é isso mesmo, o pau tá quebrando...

Mas entre milica, trafico e governo.... vc prefere quem? Quem vc acha que é o único capaz respeitar seus minimos direitos humanos? Quando digo capaz, é porque nao creio que hoje os direitos sejam respeitados... mas se eles forem um dia, serao respeitados pelo Estado e nao por milicia, trafico ou qualquer movimento maluco ai

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Renegar é fácil, e é a única alternativa pra quem enxerga a realidade. Inserir-se no sistema pra mudar algo é muito mais facil!!! Todos os dias aparecem candidatos dizendo que vão mudar isso e mais aquilo, e o povo otario corre pra votar. Em Natal ganhou o PV, cade a mudança? O povo continua na mesma. Recife é vanguarda ( e tambem é uma das cidades mais violentas que eu conheço). E olha que eu morei no Rio, em S. Paulo, e acho Recife ainda mais perigosa. Qual vanguarda? Aquela do severino? Ou a do Lula? Não fode...

O Estado é o povo! Essa frase deve ter sido usada quando inventaram uma das maiores farsas da historia: a democracia!

O povo elege os governantes e os seus representantes, desta forma as aspirações deste povo estarão em primeiro lugar, pois o legislativo é composto por pessoas que representam o povo que os elegeu! Na teoria, nada pode estar mais correto, e não tem como falhar! Mas, na prática..., pois é....

Entre milica, trafico e governo, é claro que a situação fica de foder! Mas, eu fico com os traficas, pois não pedem documento, não metem a mão na minha grana, não inventam leis idiotas ( quem proibiu a maconha foi o governo,sabia?_), não fazem promessas falsas, vendem oque eu gosto e dão tiros nos PMs. Eles, pelo menos são bons no que fazem, são profissionais! A policia e os governantes são incompetentes, os traficantes podem ser tudo, menos incompetentes, porque a competição é grande e brutal. Incompetente nesse ramo morre cedo. Se ocorrese o mesmo na politica não teriamos um unico politico vivo, e aí o Brasil estaria salvo!!!!!!!!

Hora de acender a primeira tocha do dia....

Link para o comentário

• Usuário Growroom

cara, mas vc está esquecendo que "inserir-se" no Estado NAO é ser politico e NAO tem nada de campanha... eu pra entrar no Estado tive de estudar especificamente para o concurso por quase 3 anos e nao passei assim tao bem qualificado.... o que nao faz diferenca, mas se tivessem alguns candidatos mais preparados eu nao entrava

Ou seja, nao eh NADA facil amigo... e depois de estar lá dentro, MUITA gente relaxa e fica largadao.. em Prefeitura tem isso demais.... mas eu e MUITOS outros nao, ralamos muito pra tentar melhorar a merda que o Estado está e, pode acreditar amigo, nao eh facil. Lutar contra a maré nao eh nada facil.

ps.: passa a tocha ai... nao ha NADA mais do que eu queria agora que dar uma bolinha viu.. affff

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Pois, meu amigo... é exatamente esse o problema!

Vc mesmo admite que para fazer o seu trabalho tens que lutar contra a mare!! Mas, é o contrario: A mare é que esta contra vc! Na verdade, estamos discutindo assuntos diferentes. Quando eu me refiro ao Estado, estou observando somente a maquina. O funcionalismo é parte da maquina, mas certamente, não pode ser responsabilizada pelo mal funcionamento do conjunto todo. Porque o conjunto ja foi feito para não funcionar. O conjunto foi feito para iludir e manter a calma da população. Estou lutando contra a mare tb. Depois de ficar 8 anos fora do Brasil, estou tendo que renovar uma porrada de documento, porque a lei me obriga a isso. Alem de dinheiro estou perdendo tempo. Enquanto isso, o Estado ganha dinheiro ( o meu), vendendo soluções para os problemas que ele mesmo inventou!!! E, ainda demora pra resolver...

Colocar algumas peças boas (voce, por exemplo), dentro de uma máquina que foi toda planejada para não funcionar, só gera frustração... Mas admiro a sua vontade de lutar e espero, pro nosso proprio bem, que de para melhorar pelo menos um pouco.

Acende aí a Tocha Olimpica, boa brisa maluku!!!!!!!!!!!!!!

Link para o comentário

• 4 months later...
  • Usuário Growroom

O fato é: O Estado NÃO tá aí pra te ajudar, o Estado É conivente para com o crime organizado, e certos nichos do Estado NÃO QUEREM QUE ESTE ESTADO PARALELO SE DISSIPE.

O Governo faz o cidadão de palhaço desde que ele é nascido. Ninguém é sério e justo. Todos roubam, matam e financiam o tráfico de drogas e o crime organizado.

Link para o comentário