Ir para conteúdo

Acorda Maconheiro!


Recommended Posts

aí corsário, esse ativismo que vc se refere se encaixa no perfil que eu procurei sustentar no post lá atrás! é por aí mermo nego véio...eu também tô trabalhando esse contexto com meu filho! mas aí. ...proibir a fumaça (qualquer fumaça) em LUGARES FECHADOS foi uma dentro na minha opinião!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cadjurah:

Como vc mesmo falou, as coisas são muito mais complexas.

Acho super valido conscientizar a população, pois ainda existe muita mistificação em torno da erva, ainda ha quem pensa que a erva leva á loucura, á violencia, etc.., porque durante muitos anos a mídia construiu esta falsa imagem. Acredito que a melhor maneira de fazer isso é:

1 - assumir que usa a erva

2 - mostrar a todos uma postura de honestidade, sendo um bom profissional ou estudante. Agir com dignidade e lealdade para com a familia e a sociedade.

Isso foi o que eu disse aos meus filhos. Se temos os holofotes sobre nós,podemos usa-los para demostrar a todos que quem usa maconha continua sendo um cidadão como qualquer outro, ou até melhor...

Pra mim, isso é ATIVISMO. E com letras maiúculas.

Agora, sobre o dialogo com as autoridades:

Dialogar, sobre o que????????

Podemos afirmar com base na ciencia que a cannabis não traz os maleficios de fazer crescer seios em homens, não induz a violencia, é menos prejudicial que a cachaça, não altera a estrutura da personalidade, não altera o carater, não gera monstros, etc...

Podemos afirmar ainda os beneficios que a legalização traria a sociedade, aí a lista fica infinita. Seria ótimo pra toda a sociedade, nem tem como negar isso.

Na boa, tu acredita mesmo que as autoridades do legislativo, executivo e judiciario não sabem disso????????

Voce acha que o Romeu Tuma, por exemplo, naõ sabe disso? Claro que eles sabem!!!! E sabem tão bem ou melhor que nós todos.

Então, por que não legalizam??????

Pois é, pense nisso...

corsario,

nossas opiniões são bem parecidas em alguns pontos, mas tem algumas outras coisas que quero comentar de forma breve, na ordem inversa (de baixo pra cima) das colocações que você fez:

Primeiro, não acho que o Estado e seus diversos órgãos e membros tenham informações boas, consciência sobre tudo que envovle o universo da cannabis, bem pelo contrário, eles não sabem praticamente nada.. sabem alguma dessas coisas que você falou, como que fumar maconha não torna ninguém um monstro, etc, mas não tem nem idéia de muuuuuita coisa que é fundamental pra nossa discussão, como quase tudo sobre o autocultivo, sobre as pesquisas científicas, sobre o uso industrial (na prática mesmo..), sobre o uso religioso, enfim, quase nada, mas isso não quer dizer que o Estado (e todos os seus representantes) não possa nos escutar, se soubermos chegar até seus ouvidos... exemplo rápido: na última manifestação que teve aqui pela liberdade de expressão (a marcha estava proibida..) tive a oportunidade de conversar com um policial do DENARC sobre autocultivo! dá pra acreditar que o cara gostou do assunto e acabou concordando comigo sobre os benefícios do boicote ao tráfico? então, as coisas são feitas aos poucos, mas a transformação das mentalidades, mesmo as mais retrógradas, é possível, desde que nos emprenhemos MUITO nisso. Sobre o por que que eles não legalizam, só posso dizer o seguinte, isso não será feito de uma hora pra outra.. nem no movimento que estamos construindo há consenso sobre o que seria a tal "legalização" (a que é possível fazer imediatamente) e como proceder para instaurá-la, por isso que defendo que precisamos dialogar com todo mundo, inclusive os governos, a polícia e etc, por que também precisamos reconhecer que eles sabem muito mais que nós sobre várias coisas também, como por exemplo sobre o próprio tráfico... sozinhos não faremos nada, muito menos legalizar coisa alguma, precisamos conversar e ser EFETIVOS, OBJETIVOS em nossas ações..

Agoras sobre sua postura frente à sua família e a sociedade, concordo plenamente com você, somente mostrando o quanto somos cidadãos e seres humanos como quaisquer outros conseguiremos ser respeitados.. mas só isso não basta, por que nem todos os que fumam maconha são exatamente esse humano e cidadão exemplar que desbancaria o preconceito contra a maconha, e eu pelo menos estou preocupado com uma situação que diz respeito a muito, mas muito mais mesmo do que minha vida apenas, como a vida das crianças que estão por aí na pobreza fazendo girar a engrenagem do tráfico que leva a maconha até a nossa casa, mas que levam tiros e tem todos os tipos de problemas que a vida pode suportar pra isso.. não me conformo.. por isso acho que apenas ser um maconheiro "do bem" não basta, embora seja necessário para quem quer argumentar a favor da erva num diálogo complexo com todos os envolvidos.. não basta ser um indivíduo legal, é preciso AGIR POLITICAMENTE, isso sim é ATIVISMO.. mostrar a cara, buscar outras pessoas, construir redes, estabelecer diálogos, buscar alternativas aos problemas, ajudar os outros que não podem se defender, etc, são apenas algumas de nossas tarefas políticas. ATIVISMO, na minha opinião, é AÇÃO, e não só POSTURA..

Evidentemente que essa é uma opinião pessoal, e também que não sei quem aqui é ativista, faz algo pela causa ou não, e não julgo quem não seja.. acho que cada um tem sua hora de despertar para o problema e ver que não da mais pra ficar parado (talvez isso só aconteça com alguns depois que acontecer alguma merda por perto...). Só acho que quanto mais pessoas realmente participarem politicamente (política entendida no sentido mais amplo possível, não no sentido de política partidária, a qual não me agrada pessoalmente), mais teremos possibilidades de obtermos os sucessos pontuais que buscamos, e assim mais perto chegaremos do nosso objetivo final, a total legalização da cannabis.

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Mas, meu amigo, se o lugar é fechado ou não, ta proibido igual. Tambem concordo que a fumaça incomoda quem não fuma, mas em lugares fechados, como vc disse... , acontece que os caras não querem saber se é aberto ou fechado...

E o povo vai ter que cumprir mais uma lei que foi imposta de cima para baixo, sem nenhuma consulta...

Eu não fui consultado e vou ter que pagar se não obedecer esta regra, independente de ser a favor ou contra ela.

Tem alguma coisa muito estranha nessa tal de democracia....................

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Pois eu penso que o Estado sabe muito bem os beneficios da erva, e melhor ainda os beneficios que a legalidade da erva poderiam trazer ao povo. Por isso mesmo, eles não legalizam.

E voce se surpreendeu quando um policial do denarc concordou contigo? Quando morei em Natal, o meu vizinho era um delegado, e ele tambem concordava. A legalização é indiscutivelmente o melhor caminho, e quem trabalha na repressão ao trafico sabe disso melhor que qualquer um. Por que então manter a proibição?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Desculpe, ía esquecendo...

Pra mim, postura é ação! Mas, concordo com voce: Não são todos os usuarios que tem uma postura responsavel. Mas, por outro lado, os caretas tambem não são todos modelos de comportamento etico...

Enfim, o nosso sonho é basicamente o mesmo. Estamos discutindo pra encontrar a melhor forma de concretiza-lo, só isso!

Abraços aí, na paz!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, se você acha que todo mundo é hipócrita, pois sabem o que é "melhor pra todos" e não fazem nada em nome de seus interesses próprios, aí vamos discordar mesmo.... não que não existam esses filhos da puta hipócritas, pois existem e são principalmente eles que emperram nosso movimento, mas também existe um número imenso, muito maior do que o de hipócritas, de pessoas que acreditam que a proibição é o melhor caminho, e fazem de tudo para mantê-la por conta de sua mentalidade que foi produzida ao longo de um século de ignorância (que ainda persiste, inclusive entre os próprios maconheiros).. A nossa luta é extremamente difícil, mas achar que já está perdida por que todos os que estão "em cima" assim querem e ponto final, pra mim não serve de nada..

Você me perguntou: "por que eles não legalizam então?".. pois bem, responda você a essa pergunta.. mas antes disso, descubra as razões práticas, verdadeiras (modo de dizer), o que realmente motiva a esses interessados manter a proibição.. e descubra também exatamente quem são esses interessados e quem são os que "sabem que a legalização é melhor", por que assim não estão no mesmo barco, e isso é fundamental para sabermos quem pode acabar vindo para o nosso lado nessa luta.. chega de achar que "os outros" são mais poderosos que a gente.. até mesmo dentro do Estado podemos infiltrar lentamente nossas idéias (o que já temos feito e conseguido resultados importantes), então não há motivo pra pensar que as coisas estão assim por que "querem esteja assim", mas sim que as coisas estão como estão por que o curso político-social-cultural-histórico mundial e brasileiro assim se desenvolveu, e sabendo que os atores envolvidos são identificáveis, e que a transgressão de qualquer ordem sempre é possível, mesmo necessitando da força política da qual estou falando, que precisamos construir..

Pra lembrar um pouco de Michel Foucault (um autor acadêmico de grande repercussão política no século XX), não existe um "poder" central emanado de cima ao qual todos obedecem, mas sim um enorme e complexa estrutura de "micro-poderes" que formam e sustentam o "poder central", na qual estamos TODOS envolvidos, e por isso mesmo uma tranformação sempre é possível, através dos "micro-contra-poderes" que podemos exercer "de baixo pra cima"...

Só pra deixar claro: concordo plenamente com você sobre que sua postura social enquanto maconheiro faz parte do que eu chamo de "ativismo" num sentido bem amplo, pois postura social também é postura política.. mas acho que o que nós realmente estamos precisando agora é de mais do que isso, é de ação política num sentido um pouco mais restrito, ou seja, a participação num movimento social que busque a transformação da realidade como meta prática, e não enquanto resistência passiva....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, ía esquecendo...

Pra mim, postura é ação! Mas, concordo com voce: Não são todos os usuarios que tem uma postura responsavel. Mas, por outro lado, os caretas tambem não são todos modelos de comportamento etico...

Enfim, o nosso sonho é basicamente o mesmo. Estamos discutindo pra encontrar a melhor forma de concretiza-lo, só isso!

Abraços aí, na paz!!!!!!!!!

Falou tudo: PAZ em primeiro lugar, a começar em nossas discussões! E realmente estamos trilhando um caminho comum, as divergências são normais e desejáveis, por isso insisto que precisamos é DIALOGAR, inclusive, e talvez principalmente, com quem está fora do movimento, pois nenhum grupo que se pretende democrático e libertário como o nosso movimento pode impor suas decisões ao restante da sociedade..

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Calma aí, meu amigo Eu não penso que todo mundo é hipócrita, rsss, ta certo que a minha fé na natureza humana anda meia abalada, mas ainda não cheguei á esse ponto...rssssssssss.

Conforme voce diz, existe uma imensa maioria que não faz parte desse jogo. Na verdade, os hipocritas são uma pequena minoria, talvez nem chegue a 2% da população. Mas, são justamente esses 2% que dão as cartas e fazem as regras do jogo.

Mas, e os outros 98%, por que aceitam calados??????

Bom, desses 98%, acho que 20 % é composta de usuarios, que estão conscientes de tudo o que cerca a erva e sabem que a legalização seria ótima. Deve ter tambem uns 30% de não usuarios que estão favoraveis a legalização, porque conhecem ou tem na familia gente que usa, portanto, sabem que não é verdadeira a imagem feita pela mídia. Em varios lugares do Brasil a erva é tão comum que mesmo quem não usa ja esta consciente dos seus efeitos.

Aí sobram 48%. Esses são os mal informados, que acreditam na midia, que acreditam no pastor, que acreditam no Lula, que acreditam no sistema!

Esqueça Foucault, o meu negocio é mais pra Malatesta. Mas, nunca esquecendo Maquiavel.

Então, esses 2% dão as cartas e definem a regra do jogo, sempre de acordo com seus interesses FINANCEIROS. E, ca pra nos, quantos interesses financeiros seriam contrariados pela legalização da nossa erva,heim?

Agora, eu concordo plenamente (não to louco a ponto de discordar) que

as coisas estão como estão por que o curso político-social-cultural-histórico mundial e brasileiro assim se desenvolveu,
. E assim se desenvolveu para satisfazer aqueles menos de 2% que sempre mandaram nos outros 98%. Por isso mesmo a nossa sociedade é cheia de contradições, leis absurdas contra as quais todos gritam e parece que ninguem escuta. Pense apenas por um momento em quantas coisas poderiam ser feitas praticamente a custo zero e que iriam beneficiar a população, e no entanto, quem pode fazer não faz...

Cara, eu to adorando discutir isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Denovo concordo com você em grande parte, mas discordo em outras:

- Quem dá as cartas são realmente os 2% baseados em seus interesses financeiros;

- As injustiças realmente são infinitas e você não está errado em duvidar um pouco (ou muito, não sei) da tal "natureza humana";

Porém

- Não concordo que os outros 98% assistam a tudo calados, até por que estaríamos parados sei lá em que era da humanidade, quando o "poder" dos "poderosos" era infinitamente maior do que o de hoje.. claro que não se pode medir isso na história, mas é evidente que temos dados passos importantes no sentido de alcançar um certo equilíbrio entre paz (modo de dizer.. algo como uma estabilidade conveniente a todos) e disputa (aí entra toda forma de tensão transformadora).. mas já estou perdendo o foco, deixa o meu otimismo e humanismo pra lá..

- Aliás, não concordo com essas porcentagens todas, que sei que você usou só pra ilustrar, mas é sempre bom lembrar que elas são inválidas..

Mas pra resumir, o que realmente importa partindo do nosso consenso de que os 2% mandam é:

Como fazer para mobilizar essas pessoas que você diz assistirem ao jogo?

Pra mim, aí é que está o fundamento todo da nossa questão.. e é por causa da necessidade de "contaminar" outros indivíduos que vivem numa certa inércia em relação aos assuntos fundamentais de nossa vida (todos eles, não só a questão da maconha) que acredito na indispensabilidade do DIÁLOGO. Em todas as instâncias. Mas volto à questão da maconha: nesse caso, o diálogo é ainda mais fundamental pra que todos aqueles que, como você mesmo disse, têm vergonha de si mesmos venham a adotar uma postura de contribuição com uma causa que vai os beneficiar diretamente se tivermos força política pra isso; e também acredito que seja fundamental pra gente, enquanto movimento, conhecermo-nos mais, organizarmos redes de atuação, e não só discussão (que é muito importante), organizarmos seminários acadêmicos, palestras em centros culturais, exposições e intervenções artísticas, enfim, tudo que for possível pra comunicar e tornar audível nossa voz e estabelecer proximidades com outras instâncias interessadas no DEBATE (que é fundamental e tem sido impedido grotescamente como na proibição das Marchas, como aqui em minha cidade.. mas não desistiremos!).. É isso, precisamos expandir a níveis jamais vistos o DEBATE sobre a questão da maconha com todo mundo, inclusive com o Estado e a Polícia (quando for possível), pra que seja impossível a qualquer um ignorar a injustiça que vem sendo cometida com milhões de nós.. enfim, é mais ou menos por aí o que penso..

a conversa tá mesmo boa, agradável.. abraço e obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Me desculpe a demora, tive um imprevisto aqui no sitio...

Voce esta certo em promover o dialogo com a sociedade em todos os seus segmentos. Sou da mesma opinião. Comunicação é a unica forma que temos de pelo menos manter a esperança de mudar algo. E eu em momento nenhum disse que devemos ficar calados. Desistir da causa é uma opção que não existe, nem temos como fazer isso. Não da pra desistir de nos mesmos, por isso eu continuo dando murro em ponta de faca, mesmo sabendo que dói.

Tambem acho que nossa causa é justa, disso nunca duvidei.

Pelo jeito, discordamos apenas em dois pontos:

1 - Eu acho que os caras que mandam no jogo, aqueles 2% estão mais poderosos a cada dia que passa. Nunca em toda a historia o poder esteve concentrado nas mãos de tão poucos. Estão mais fortes e mais organizados. Criaram uma verdadeira teia na qual nada se mexe sem o conhecimento e o consentimento deles. E conseguem manter o povo na ilusão. Não é mais como na época de ditadura militar, quando todos estavam conscientes do fato de não haver liberdade. Naquela época a coisa era escrachada, os ditadores eram militares burros e truculentos, não sabiam disfarçar. Tinhamos a vantajem de conhecer a cara do inimigo. Acho que a geração de 60 e 70 cresceu sabendo a realidade, até porque não tinha como não saber. Era declarado.

Agora o sistema é bem mais sofisticado. Fala-se em democracia e todo mundo acredita que é livre, a manipulação é tão sutil que passa despercebida. Pior ainda: Os poucos libertarios ( pessoas que estão conscientes da manipulação, e querem conscientizar o povão) que existem não conhece a face do ditador. O inimigo não tem rosto, por isso esta mais eficiente e mais forte. O Fernando Henrique esta falando a favor de legalização..., por que não falou nada e não fez nada quando podia??? É o fim da picada, depois de 8 anos governando calado, o cara agora vem falar o que???

O povo vai aplaudir esse grande liberal, esquecendo que ele teve a chance de fazer e preferiu ficar quieto pra depois falar. É osso!

2 - Pior que isso tudo ( sim, tem pior!) é o estado de alienação do povo.

Claro que essa alienação é promovida por que se beneficia dela, mas as vezes acho que o povo colabora demais. Como é possivel que alguem que briga até a morte por um time de futebol, não brigue pra ser respeitado em seus direitos mais fundamentais?! A galera dos 2% manda e a galera dos 98 reclama, esperneia mas, acaba obedecendo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Tive que dar uma reiniciada que o bicho aqui deu prego, mas prosseguindo:

Acabei de assistir um debate do autor da lei que pune quem fumar em locais publicos com o representante da associação dos donos de bares e restaurantes, que esta muito puto, se sentindo prejudicado... e com toda a razão!!!

Em momento nenhum ouvi o representante dizer o que eu teria dito logo de saída: Não vamos acatar merda de lei nenhuma, principalmente porque, quem paga , manda. E, quem ta pagando somos nós, portanto nó mandamos, voces tem mais é que obedecer. ponto. Como ficou então? O politico passou por defensor da saúde pública quando na verdade esta apenas de olho na grana que eles vão ganhar com as multas. E os donos de estabelecimentos reclamam, protestam, mas no final vão acabar permitindo que mandem no estabelecimento dele, sem reagir...

O que podemos esperar de um povo desses??? Sera que nunca ouviram falar em desobediencia civil?

Por essas e outras, eu as vezes fico meio descrente do nosso movimento. Porque tudo indica que o proibicionismo esta cada vez mais forte e presente. Se estão em vias de proibir o tabaco, com certeza não vão querer liberar a maconha.

E os dialogos com as "autoridades" sempre terminam com a famosa frase: É a lei e vcs tem que obedecer!

Eu não conseguiria conversar com esses caras, porque se me disserem essa frase, vão ter mesmo que me prender, que eu voo no pescoso do larapio!

Abraços aí amigão, agora vou fumar um que só de pensar nessa maldita situação me da uma mistura de sentimentos ruins, da vontade de fazer alguma coisa que eu nem sei oque é, mas sei que não é nada bom...

na paz amigo, desculpe o mau jeito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...