Ir para conteúdo

Descriminalização Ainda Divide

CanhamoMAN

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Descriminalização ainda divide

porDN Portugal Lusa

27/10/09

Oito anos após a descriminalização do consumo de droga em Portugal, o exemplo é elogiado na imprensa internacional. Porém, em Portugal, há quem fale em "atitude suicidária".

O presidente do IDT, João Goulão, diz que a decisão tornou "mais coerentes as políticas de prevenção, tratamento, redução de riscos, minimização de danos e reinserção". Já para o líder da Associação para um Portugal Livre de Drogas, Manuel Pinto Coelho, o consumo não baixou nem diminuiu o número total de mortes por overdose ou a percentagem de toxicodependentes com Sida.

A decisão tem tido destaque externo e a revista The Economist refere que a medida "não teve qualquer efeito prejudicial nas taxas de consumo", agora "das mais baixas na UE". Que refere ainda uma descida nas mortes por overdose e na percentagem de transmissão de doenças infecto-contagiosas através de drogas injectáveis.

Portugal descriminalizou, em 2001, a posse para consumo próprio (de cannabis, cocaína, heroína e metanfetaminas), passando a considerar o toxicodependente como doente. O consumidor, que antes podia incorrer em pena de prisão, é obrigado a apresentar-se numa das 18 comissões de Dissuasão da Toxicodependência (CDT).

Segundo o registo central das CDT, em 2009 um total de "5691 pessoas indiciadas por processos de contra-ordenação por consumo e posse para consumo de drogas foram enviados" para estes serviços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Aí que tá!!!!Eu acho que existe um grande problema quando falamos da descriminalização da Maconha. Ora fala-se em descriminalização da Maconha mas na mídia na maioria das vezes que se fala no assunto fala-se em descriminalização DAS DROGAS, ficamos portanto com grande desvantagem porque para o leigo DROGA é DROGA o cara lembra logo do CRACK que tá em alta na mídia agora, ai o sujeito escuta "querem liberar as Drogas" e diz NUNCA!!!!!qUE ISSO?"????Tao ficando doidos!!!! Nao pode!!!!...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Aí que tá!!!!Eu acho que existe um grande problema quando falamos da descriminalização da Maconha. Ora fala-se em descriminalização da Maconha mas na mídia na maioria das vezes que se fala no assunto fala-se em descriminalização DAS DROGAS, ficamos portanto com grande desvantagem porque para o leigo DROGA é DROGA o cara lembra logo do CRACK que tá em alta na mídia agora, ai o sujeito escuta "querem liberar as Drogas" e diz NUNCA!!!!!qUE ISSO?"????Tao ficando doidos!!!! Nao pode!!!!...

Pior q é bem assim mesmo! u.u

A maioria quando fala em legalização lembra do crack!

Essa pedra incomoda até quem não usa! ¬¬

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Carai!! isso tambem me perturba! Tem muita diferença entre legalizar so a maconha e legalizar todas as drogas... eu acredito que isso ate ajuda a fazer pesquisas tendenciosas!

Se me param na rua e falam que estao fazendo uma pesquisa, e a primeira pergunta e: Voce e a favor da legalizaçao de todas as drogas?Nao so eu como muitos que fumam maconha provavelmente vao dizer que nao!

Dai no final da pesquisa, escrevem que tantos %s nao sao a favor da legalizaçao..... mas se fosse so da maconha eu diria sim!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

A coisa ta feia mesmo com a parada do crack...

Todos os dias tem isso no jornal. E eu não sei que graça tem essa merda, perdi quinze paus e não descobri prazer nenhum nesse troço.

E pros caretas é mesmo isso, eles não sabem diferenciar porra nenhuma.

E eu tambem acho muito hipocrita admitir que posso encher a minha mente de verde enquanto o cara que prefere outras coisas deve permanecer reprimido pela lei! Não sei ser assim tão egoista. Permaneço coerente...

Liberdade é pra todos.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu acho que a legalização da maconha é simplesmente lógica, ela faz menos mal do que drogas que são legais atualmente, então mesmo que a proibição fosse uma política que funciona (o que não é), a proibição da maconha não faz sentido, é pura hipocrisia.

Mas eu ainda sou a favor da legalização de todas as drogas, legalização e regulamentação, a proibição é simplesmente um fracasso. Em todos os aspectos.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu concordo com o Corsário, cada um usa o que acha melhor. O lance é que, temos uma idéia completamente distorcida sobre livre-arbítrio. Se teoricamente o Estado, que era pra cuidar da minha saúde, me oferece a merda do SUS, quem é ele pra dizer pra mim o que eu devo ou não fazer em relação à minha saúde?

Até porque se a política proibicionista continuar em relação à outras drogas que não a maconha, o tráfico pode perder força, mas vai continuar investindo, e não acredito que vá mudar muita coisa.

Agora, maconha tem que ser diferenciado sim, quando se tratando das políticas. Pra mim tem que ser a bandeira a ser levantada pela descriminalização. Afinal, quem que vai levantar a bandeira dizendo com orgulho que fuma crack? Eu fumo maconha e gosto e não nego. Nunca vi ninguém pirar de maconha, fazer merda e engolir pilhas e isqueiros. Afinal, essa "droga é droga" não existe.

Link para o comentário