Ir para conteúdo

Ineficácia No Combate À Violência Coloca Em Pauta A Revisão Da Lei Antidrogas

CanhamoMAN

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Ineficácia no combate à violência coloca em pauta a revisão da Lei Antidrogas

Publicada em 05/11/2009 às 10h03m

RIO - As dificuldades no combate à violência, principalmente quando ligada ao tráfico de drogas, colocaram em pauta a revisão da Lei Nacional Antidrogas, sancionada em 2006 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad) tem discutido soluções para tentar impor penas mais duras aos chefes do narcotráfico, ao mesmo tempo em que tira o foco dos pequenos traficantes. Entre as propostas, que deverão ser discutidas até o fim de novembro, a descriminalização do uso de entorpecentes é apontada como um dos caminhos para solucionar a questão.

O grupo de trabalho do Conad é formado por cerca de 20 conselheiros do governo e da sociedade civil. O deputado Paulo Teixeira (PT-SP), um dos interlocutores do governo no conselho, pretende apresentar um projeto de lei com as diretrizes do Conad. Na semana passada, Teixeira defendeu, em um discurso no plenário da Câmara, a legalização da maconha e o plantio para consumo pessoal.

Todo o investimento tem sido para a repressão de uma guerra que já perdemos

.Para o deputado, é preciso descriminalizar o uso de drogas, transferindo da esfera penal para a área da saúde. Teixeira defende que um segundo passo seria legalizar e restringir o comércio. Os recursos, obtidos com o pagamento de impostos, seriam destinados, então, ao tratamento de dependentes químicos.

- Reconheço que temos um número alto de consumidores, e isso tem que ser equacionado. O problema é que a política atual não está diminuindo o consumo. Sou a favor de uma regulação muito restrita. Hoje vejo dificuldade em legalizar, então proponho descriminalizar uso e o porte quantidades para uso pessoal, além de regular o autoplantio - sugeriu.

O deputado afirma ainda que é preciso diminuir a violência social na busca de drogas:

- Esse mercado é intrinsecamente violento porque está na ilegalidade. A ilegalidade faz com que a droga tenha lucros astronômicos e a pessoas se armem para proteger seu produto, seu território. De certa forma, estão conseguindo desmoralizar a polícia. Todo o investimento tem sido para a repressão de uma guerra que já perdemos.

O próprio presidente Lula admitiu nesta semana que a atuação do governo no combate às drogas no Brasil não tem dado resultado . Levantamento do Ministério da Justiça em parceria com universidades também mostrou que 66,4% dos condenados por tráfico no Rio não tinham antecedentes criminais . Nas varas federais, 80,6% dos réus também estavam nessa condição.

Para o secretário nacional Antidrogas, general Paulo Roberto Uchôa, a aplicação da lei é um dos principais pontos que precisam ser melhorados. Ele ressalta que é necessário tornar mais eficiente a prisão de traficantes:

- Há levantamentos sobre a aplicação da lei que mostram que o preso pelo tráfico de drogas era fundamentalmente o pequeno traficante. É preciso estudar e propor soluções para atualizar a legislação - afirmou Uchôa, ressaltando que a atual legislação já deu um importante passo ao diferenciar as penas atribuídas a usuários e traficantes.

Sem a reforma da polícia, nem a repressão, nem a liberalização são possíveis

.O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) também acredita que é preciso redirecionar o foco:

- Sempre fui favorável à descriminalização, mas um aspecto que tem que ser cumprido: a reforma da polícia. Enquanto não tivermos isso bem resolvido, nem a política de repressão, nem a de liberalização são possíveis. Antes de discutir os detalhes (da legislação), é preciso discutir a reestruturação da polícia - afirmou Gabeira.

A proposta poderá, no entanto, enfrentar dificuldades de aprovação no Congresso, como admite o deputado Paulo Teixeira:

- Um projeto como este só será viável se houver um acordo entre as principais forças políticas. A discussão não pode ficar no plano do projeto parlamentar, a sociedade precisa encarar esse problema como uma questão de fato - afirmou Teixeira.

Do site: O Globo

05/11/09

Link Original: http://oglobo.globo.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca achei o Gabeira tão bosta quanto acho hoje.

Qdo o cara o assunto era Tabu, o cara defendia a legalização

Agora que estão todos vendo que esse é o caminho, o cara me vem com esse papinho de reestruturar a policia

Ora, claro que tem q reestruturar a policia, mas com a proibição fica impossível, afinal ela é quem banca a corrupão toda.

É o dinheiro sujo do tráfico que paga arregos a polícia

Alias deveriamos lançar uma campanha: O maconheiro financia a corrupção da polícia e tirar um pouco esse peso todo aí que põe nos usuários de drogas.

Como diria o capitão nascimento: Gabeira, pede pra sair!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Gabeira é foda, simplesmente virou as costas para o movimento.

Na minha opinião o primeiro passo deveria ser parar de tratar como criminosos os usuários. Parar de tratar como criminosos pessoas que não estão fazendo mal nenhum para outras pessoas, que simplesmente fazem algo que parte da sociedade considera moralmente repreensível.

Eu não vejo diferença nenhuma entre a discriminação que sofre um usuário de drogas da discriminação sofrida por um negro ou por um homossexual. A comparação com a discriminação contra o homossexualismo eu acho que até cabe mais, pois é uma discriminação baseada em valores morais, em uma escolha que a pessoa faz com relação ao seu estilo de vida. Porque é da conta da sociedade que eu gosto de fumar um baseado depois de um dia longo de trabalho? Porque eu devo ser considerado um criminoso e punido se não estou prejudicando ninguém?????

Eu fico feliz que estão sendo discutidas mudanças nas leis, que podem parar com isso, que o mundo inteiro esteja caminhando nessa direção. Mas me revolta que as pessoas não vejam o lado das liberdades individuais, eles não se importam que nós sejamos pacíficos, que não estejamos prejudicando ninguém. Se a repressão não estivesse causando violência, incomodando eles, eles estariam pouco se fudendo pra nós, não se importariam nem um pouco em jogar um usuário de maconha na cadeia como um criminoso se isso não estivesse se voltando contra eles. A nossa sociedade é moralista e MUITO egoísta.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O Gabeira foi a maior decepção do século XXI. Passou a vida esparrando, indo de sunga de crochê pra praia, fumando horrores e sendo do contra com tudo. Agora, que JUSTAMENTE era pra ele defender isso, onde vemos uma grande oportunidade da descriminalização/legalização/regulação do auto-plantio, esse FDP vem com papinho. É um cara-de-pau da pior marca.

Olhaí, outro dia o Lula não falou que tinha que reprimir mais? Agora tá reconhecendo que o modelo atual é piada? Vamos ver o quanto mais ele vai ceder.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Po é verdade mesmo o gabeira é foda, po o que a pessoa nao faz por causa de politica, po tudo pra roubar nosso dinheiro, esses caras são foda, po se contradiz assim do nada, po agora que ele nao ganha pra governador mesmo, já nao tinha chance e ainda da um mole desses tantos para os usuarios que apoiavam ele, como para os que era contra que poder usar essa troca de lado contra ele.

abraços e paz

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Não sou advogado do Gabeira, mas na Rolling Stone ele falou a mesma coisa. Eu entendo que ele propõe uma melhoria na qualidade da polícia. O que também acho bom, principalmente se os puliça começarem a defender o povo ao invés de querer nos foder, que é a situação atual.

Mas o Gabeira parece não querer mais seu nome vinculado a maconha, isso é burrice. O cara deixa de ser vanguarda para entrar na ala da velha guarda.

O QUE É ISSO, MACONHEIRO?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O Gabeira foi a maior decepção do século XXI. Passou a vida esparrando, indo de sunga de crochê pra praia, fumando horrores e sendo do contra com tudo. Agora, que JUSTAMENTE era pra ele defender isso, onde vemos uma grande oportunidade da descriminalização/legalização/regulação do auto-plantio, esse FDP vem com papinho. É um cara-de-pau da pior marca.

Olhaí, outro dia o Lula não falou que tinha que reprimir mais? Agora tá reconhecendo que o modelo atual é piada? Vamos ver o quanto mais ele vai ceder.

Pois é, eu tb pensei nisso. Acho que ele soltou esse comentário logo após receber a notícia do helicóptero abatido no Rio, imagina só como ele deve ter ficado puto, o Brasil acabara de ser escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016 - sem contar a Copa do Mundo de 2014 - e uma coisa dessas é exatamente o que a imprensa estrangeira (americana, britânica, etc.) adora publicar em suas manchetes lá fora para manchar a imagem do nosso país no mundo.

Link para o comentário