Ir para conteúdo

Deputado Lamenta Crescimento Do Número De Jovens Que Usam Drogas Em São Paulo


CanhamoMAN

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Deputado lamenta crescimento do número de jovens que usam drogas em São Paulo

O deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) recebeu nesta quarta-feira, 18, a pesquisa do CRATOD (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas), da Secretaria de Estado da Saúde, que aponta o crescimento do número de jovens envolvidos com drogas. De acordo com a pesquisa, menos 33% dos jovens usuários com 11 anos de idade estão fora da escola. Na ocasião, o parlamentar lamentou os dados e reafirmou que é preciso continuar incentivando as atividades das entidades sociais que prestam assistência gratuita aos dependentes químicos no Estado de São Paulo.

A pesquisa aponta que 40% dos jovens atendidos pelo CRATOD começaram a fazer o uso de drogas entre os sete e os 11 anos de idade. O estudo foi realizado entre 2007 e 2009 com 112 pessoas, entre 12 e 18 anos, que são atendidos pelo centro de referência. Dos entrevistados, 2% possuem sete anos, 4% têm oito anos, 9% estão com nove anos, 10% estão com 10 anos e 15% têm 11 anos de idade. Pelo menos 33% dos jovens usuários com 11 anos disseram estar fora da escola e 91% dos estudantes estavam no último ano do Ensino Médio com graves defasagens no rendimento escolar.

Na ocasião, o deputado estadual Edmir Chedid lamentou o crescimento do número de jovens atendidos pelo CRATOD. Para ele, além da ação repressora das polícias Civil e Militar, é necessário investir em ações educativas e, ainda, em entidades que realizam o trabalho gratuito de assistência aos dependentes químicos. "Neste sentido, tenho esforçado em oferecer às entidades especializadas no tratamento de dependentes químicos apoio através da liberação de recursos financeiros que têm por finalidade promover o desenvolvimento dos trabalhos sócio-educativos", argumentou.

O parlamentar informou que destinou recursos financeiros para entidades como, por exemplo, a FENACAD (Federação Nacional Casa Dia), de Americana, Associação Civil "Com Vida", CADA (Casa de Apoio ao Drogado e Alcoólatra), CARISBRA (Casa de Recuperação e Integração Social Bragantina) e COMENOR (Associação Companheiros do Menor), de Bragança Paulista. "A liberação do dinheiro só foi possível com o apoio do governador José Serra (PSDB), que tem se demonstrado sensível às necessidades das entidades sociais e àqueles que procuram sair do vício", disse.

Quanto à pesquisa, Edmir Chedid declarou que do total de entrevistados, 57% afirmaram ter consumido o tabaco como a primeira droga. A maconha aparece em segundo lugar na escolha dos adolescentes, com 51%, seguida pelo álcool, com 38%, pelos inalantes, com 18%, pela cocaína, com 17% e, por último, pelo crack, com 10%. "Há uma tendência dos jovens a optarem primeiramente pelas drogas consideradas lícitas, fato explicado pela maior facilidade de acesso. Normalmente, o primeiro contato acaba ocorrendo dentro da própria casa, por meio de familiares", lamentou.

A pesquisa foi realizada pelo psicólogo Wagner Abril Souto, que coordena o Programa de Adolescentes do CRATOD (que oferece tratamento gratuito para dependentes de álcool, tabaco e outras drogas). "Quanto mais cedo os jovens passam a consumir drogas, maiores as chances de adquirirem dependência química na fase adulta. A falta de interesse na escola, absenteísmo e comportamentos disfuncionais, como agressividade e isolamento social, são inerentes ao envolvimento com essas substâncias químicas tão presentes em nosso cotidiano", garantiu o psicólogo.

Do Site Atibaia news

18-11-09

Link Original: http://www.atibaianews.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...