Ir para conteúdo

Ato "Planta, Mostre Sua Cara"

Proponha

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Fala galera.

Hoje estava eu em um momento meditativo aqui em casa, pensando sobre a vida. E como na vida há maconha, não pude de pensar em maconha e ativismo.

Então comecei a brisar em um ato que rolaria concomitantemente em diversas cidades do país, que passa pela desobediência civil, que pode ocasionar certos problemas, mas acho que o saldo seria muito positivo. Conversando logo após com o G.L. aqui do fórum implementamos a idéia.

O ato consistiria em alguém carregando uma planta pela rua, ou até parado com a planta no chão, acompanhado de outras pessoas que estariam com panfletos explicando tanto a nossa causa como cultivadores de cannabis, como a causa, que considero também nossa, de propor o fim de um modelo proibicionista no tratar das drogas.

Morando em SP pensei em fazê-lo na Av. Paulista, óbvio.

Claro que não é tão simples assim. Conversaríamos com a imprensa, que acho que estaria bastante interessada em cobrir um ato como esse (querendo ou não dá ibope e ainda põe um freio na ação policial), conversaríamos com advogados para amenizar a situação do individuo autuado por posse de uma planta de maconha, e claro, tudo com muita informação e embasamento, sem violência. Poderíamos citar os recentes casos de growers presos, do Fábio, do Alexandre, da rep. da Unesp, etc.

Uma hora algum policial iria colar, e ele estará na função dele autuando o individuo, respeitaríamos isso, mas argumentaríamos o máximo contra a lei, contra alguém ser autuado por isso, enfim faríamos uma resistência argumentativa a prisão, até pra forçar um pouco uma ação mais incisiva por parte deles. O objetivo seria causar uma polêmica, e talvez até uma certa confusão (sempre sem violência, física ou verbal) no momento da abordagem policial, um questionamento da necessidade dessa abordagem para com usuários canábicamente auto-sustentáveis. Não sei se a galera animaria de ceder plantas, ou carregá-las, mas falo por mim que aqui em SP eu poderia fazê-lo.

Acho que é isso. Se bem organizado acho que o caso repercutiria no país inteiro e mostraria quem somos, pelo que lutamos e que queremos nosso espaço na discussão sobre drogas. Poderíamos assinar o ato como Growroom, com apoio de outras entidades e coletivos da causa.

Pode parecer um pouco doido. Mas afinal é o que somos, estamos e ficamos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Cada pessoa com uma planta? clap :cool Já que tu falou em a galera ceder plantas, ou carrega-las.

Seria um ato corajoso realmente, e doido :D Tipo ficar dando role com a planta na Paulista até a policia chegar?? :eek:

Pow, seria um ato ducaralho... mas a logistica pra chegar, quem não tem carro, vai acabar ficando pelo caminho. Imagina entrar no metro com uma plantona de 1.50M?

É algo pra se pensar muito bem antes. Quem teria a coragem?

Mas boa sorte ae! ^_^

PS: Seria legal mudar o bordão do segredo do sucesso! :cool ^_^

PS2: Lembrei da assinuatura dum companheiro forista, que tem um guri levando uma planta pela rua, numa garrafa. B)

EDIT:3 edits em 1 minuto, PQP!

Editado por Sukata
Link para o comentário

• Consultores Jurídicos GR
Uma hora algum policial iria colar, e ele estará na função dele autuando o individuo, respeitaríamos isso, mas argumentaríamos o máximo contra a lei, contra alguém ser autuado por isso, enfim faríamos uma resistência argumentativa a prisão, até pra forçar um pouco uma ação mais incisiva por parte deles. O objetivo seria causar uma polêmica, e talvez até uma certa confusão (sempre sem violência, física ou verbal) no momento da abordagem policial, um questionamento da necessidade dessa abordagem para com usuários canábicamente auto-sustentáveis. Não sei se a galera animaria de ceder plantas, ou carregá-las, mas falo por mim que aqui em SP eu poderia fazê-lo.

Tem que tomar cuidado para não rodar por desacato e por apologia, já que vc estará com a própria planta em mãos (antes que venham me jogar pedra dizendo que isso não é apologia, estou tentando imaginar como as pessoas comuns vão entender a situação e não expondo meu ponto de vista).

Talvez o mais interessante fosse fazer isso com uma planta que fosse muito parecida com cannabis, mas que não fosse cannabis. Primeiro porque o leigo não conhece a planta e vai acreditar que é maconha mesmo. E segundo porque se rolar stress policial vc simplesmente não tem nada em mãos que possa te comprometer.

Ótima idéia!

abs

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Poderia ser feito isso em uma data especial tipo a marcha.

Um cara segurando uma planta gigante seria ofensivo e daria brecha aos puliça como o maldoro falou.

Mas vários caras com plantinhas pequenas não daria para os homi prender ninguém. Daria para 15 dias antes de uma determinada data, todos meterem um vasinha de 500ml com uma plantinha. O que resolveria a parada que o sukata citou de levar a planta.

Isso teria que ser feito de forma conjunta. Um cara sozinho não dá, mas diversos growers cada um segurando sua planta como neguinho segurava isqueiros em shows de rock ia ficar emblemático.

Boto fé na idéia.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Isso que e ativismo hard core! eu achei a ideia fantastica mas fica meio embassado para mim pois meu grow e secreto! se eu aparecer na paulista todos caretas da minha casa vao cair matando.... nao que eu ache que estou fazendo algo errado, mas nao estava afim de ser expulso de casa pela 2 vez! huahuahauhauha!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Mas o aparecer na marcha, ou em outro evento planejado, com uma plantinha na mão é para ser um ato simbólico. O que iria chocar, causar reflexão e um baque na sociedade seria o fato de várias pessoas aparecerem com uma plantinha na mão. Não precisa que várias pessoas aparecam de cara limpa. Pode-se segurar sua plantinha com uma máscara ou estilo cabelo/pcc com uma camisa cobrindo o rosto. :D

Várias pessoas com planta na mão seria instrutivo para o resto da população. As pessoas não conseguem associar a cannabis com uma planta. Acham que ela vem do traficante homicída da mesma forma que o leite vem da padaria. Várias pessoas com uma plantinha de 3 ou 4 internós mostra para o povão burro que maconha é uma planta normal como agrião ou tabaco. A planta é desvínculada da violência. Se tiver gente com rosto coberto é até bom, mostra que por causa de uma planta as pessoas sofrem preconceito e perseguição.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

doida demais a proposta, Proponha

se bem articulado, tem tudo pra repercutir pesado!

estava pensando... tipo no mesmo dia, mesma hora (p.e. 7 de setembro de manhã), vasos fossem distribuídos em praças, avenidas e outros lugares movimentados das cidades. Rolar ao mesmo tempo, no Rio, São Paulo, BH, Balvador, Manaus, etc. Acho que nem precisa do dono ficar lá segurando a planta... só uma galera vigiando

abs

Link para o comentário

• Consultores Jurídicos GR

doida demais a proposta, Proponha

se bem articulado, tem tudo pra repercutir pesado!

estava pensando... tipo no mesmo dia, mesma hora (p.e. 7 de setembro de manhã), vasos fossem distribuídos em praças, avenidas e outros lugares movimentados das cidades. Rolar ao mesmo tempo, no Rio, São Paulo, BH, Balvador, Manaus, etc. Acho que nem precisa do dono ficar lá segurando a planta... só uma galera vigiando

abs

Acho arriscado. Ninguem lembra do cachorro que foi preso por apologia no Riode Janeiro. Não lembro o que tinha na plaquinha do cachorro , mas não tinha nada de apologia. Se cachorro com plaquinha que não fazia apologia foi com o dono pra viatura.

Vários com plantinha vão pra DP por apologia, formação de quadrilha e trafico de drogas afinal são varios pés.

Acho que só rola se tiver imprensa no meio, entra em contato com a galera do CQC.

Então... Isso que tava falando... Podem ser vasos com plantas parecidas com canhamo ou pode ser apenas algo simbólico, tipo vasos de isopor com plantas feitas de plástico e tal. Escolas de samba usam fantasias para contar uma história. Vcs podem fazer a mesma coisa aí na marcha, contando através de fantasias, adereços e sambas/marchinhas como o cultivo caseiro de canabis pode ser um aliado no combate ao crime. Dá para fazer musiquinha e tudo o mais, aproveitando que o carnaval vem por aí mesmo...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Acho arriscado. Ninguem lembra do cachorro que foi preso por apologia no Riode Janeiro. Não lembro o que tinha na plaquinha do cachorro , mas não tinha nada de apologia. Se cachorro com plaquinha que não fazia apologia foi com o dono pra viatura.

Vários com plantinha vão pra DP por apologia, formação de quadrilha e trafico de drogas afinal são varios pés.

Acho que só rola se tiver imprensa no meio, entra em contato com a galera do CQC.

mas se rolar muitas pessoas, no Brasil inteiro, repercussão vai ter. E outra, ninguém vai esta segurando planta na mão... deixa ela lá na praça e fica só de olho. Se perguntarem, num sei de quem é...

sei lá posso tá viajando aqui... mas ia ser doido viu?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Caramba, o proponha tá inspirado demais, olhem o que um cultivo orgânico traz para nós hehe

Eu achei a ideia criativa e arriscada, mais um ato como esse pode funcionar. Mas existe o perigo de entenderem isso como uma apologia, o que de fato é. Por isso todo cuidado é pouco.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Fala galera.

Hoje estava eu em um momento meditativo aqui em casa, pensando sobre a vida. E como na vida há maconha, não pude de pensar em maconha e ativismo.

Então comecei a brisar em um ato que rolaria concomitantemente em diversas cidades do país, que passa pela desobediência civil, que pode ocasionar certos problemas, mas acho que o saldo seria muito positivo. Conversando logo após com o G.L. aqui do fórum implementamos a idéia.

O ato consistiria em alguém carregando uma planta pela rua, ou até parado com a planta no chão, acompanhado de outras pessoas que estariam com panfletos explicando tanto a nossa causa como cultivadores de cannabis, como a causa, que considero também nossa, de propor o fim de um modelo proibicionista no tratar das drogas.

Morando em SP pensei em fazê-lo na Av. Paulista, óbvio.

Claro que não é tão simples assim. Conversaríamos com a imprensa, que acho que estaria bastante interessada em cobrir um ato como esse (querendo ou não dá ibope e ainda põe um freio na ação policial), conversaríamos com advogados para amenizar a situação do individuo autuado por posse de uma planta de maconha, e claro, tudo com muita informação e embasamento, sem violência. Poderíamos citar os recentes casos de growers presos, do Fábio, do Alexandre, da rep. da Unesp, etc.

Acho que é isso. Se bem organizado acho que o caso repercutiria no país inteiro e mostraria quem somos, pelo que lutamos e que queremos nosso espaço na discussão sobre drogas. Poderíamos assinar o ato como Growroom, com apoio de outras entidades e coletivos da causa.

Pode parecer um pouco doido. Mas afinal é o que somos, estamos e ficamos.

Eaw Proponha, eu tive uma ideia, que tambem pode ser legal, quem sabe vc pode agrega-la ao manifesto.

Ao invez de mostrarmos o lado "positivo" mostrarmos o inverso. O que pode ocorrer com um cultivdor de erva, ou um usuario de canabis, parecido com um teatro(e não manjo nada de teatro). Podemos mostrar o que acontece com um usuario, quando a policia o aborda e geralmente atua, mostrando como eles perdem tempo com pesoas boas, ao invez de ir atraz dos verdadeiros vilões. Se for algo bem preparado, não vejo o pq de sermos impedidos de continuar com uma manifestação. Temos muitos argumentos para isso, e de uma forma que não pareça apologia ao uso.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Mas então, se a planta só estiver na praça, chega a policia, corta e vai embora. Não chega a rolar um debate ou chamar a atenção da mídia. Se não for de ninguém, da onde vira a discussão/debate ou algo do genero?

Tem que ter dono... ae é que entra o problema. Fora a logistica. Um evento em várias localidades sim, mesmo com umna, tem cara de "ação". Mas ae pode ser interpretado como formação de quadrilha, ou não?

Alguém segurando, mesmo q seja uma de plastico, é o que chama a atenção/curiosidade.

Sei lá... risco bem grande.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

A ideia é interessante,os resultados,acho que o unico garantido é acabar na DP...sem contato com a imprensa,ai ficar nisso mesmo...

A ideia pode funcionar da seguinte maneira,redigimos um texto explicando nossos ideais etc e avisando sobre a manifestação,liberamos para toda a imprensa com um ou dois dias de atecedencia...

So cola la com as plantinhas na mao sem repercursao,sem apoio da imprensa,embora va causar um choque,vai acaba sem resultado positivo e so causando dor de cabeça pros envolvidos...

A ideia é legal,mas precisa ser elaborada...

Alem do problema de,muitos terem grows em casa,e ai se conseguem mandato pra casa dos ativistas que rodarem com a plantinha?

Abracos

Mr.Fisherman

Link para o comentário

• Usuário Growroom

acho que o mote de um evento como esse seria chamar a atenção para o fato de que EXISTEM growers, e eles (ou alguns deles) não sentem que devem se esconder por isso. A idéia de chamar a atenção da população com uma ação dessas seria para 1) manifestar contra as injustas prisões recentes de cultivadores para uso próprio, mostrando como a polícia, na atual legislação, continua gastando tempo com o usuário de forma burra, e 2) aproveitar a atenção para expor a crítica à guerra às drogas.

Acho que para uma ação como essa, óbvio que se teria que fazer contatos FORTES e bem estabelecidos com a imprensa, mas além disso, a motivação política teria que estar muito clara e bem montada, para não parecer que é coisa de moleques chamando atenção à toa. Teríamos que imprimir panfletos, conversar com a imprensa sobre o que acreditamos e o porque estarmos nos manifestando dessa forma!

Seria algo para ser feito por pessoas dispostas a passar um tempo na DP e a perder uma plantinha.

Para os que tem conhecimento jurídico, quão fácil se enquadraria um ato desses como apologia?

Não sei se da fato é uma ação factível assim solta... acho que é algo para agente ir discutindo aqui e quem sabe na Marcha de 2011 não rola um "Plantaço"? ehehe

eu pessoalmente acredito que a "ala grower" da marcha pode e deve pensar em atitudes como essa pro futuro!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Com sorte o enquadramento pela PM será somente o art 28 da lei 11.343

Porte para USO.

A solução para fugir da apologia ja conhecemos: nunca elogiar a planta, o uso, a substancia. Basear as informações e dados cientificamente, debater a politica de drogas, debater a LEI, propor mudança na lei (na perspectiva grower), e torcer para que eles entendam.

Um risco é o ato ganhar força na mídia e ao invés da PM fazer a ocorrencia, a Civil fazer a ocorrencia.

Ai é treta, nao sei o que acontece...

abs

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Acho arriscado demais, e quem seriam os voluntários a assinar como usuário? Eu infelizmente não entraria nessa pelo risco, e por que ainda pretendo fazer alguns concursos público, coisa que quem roda como usuário perde o direito de fazer.

Temos que lembrar como é a polícia aqui no RJ e no resto do país, não podemos esperar que eles "entendam" que estamos tentando mostrar que os growers existem e queremos dar visibilidades as plantas... isso certamente não vai acontecer, vão chegar é mandando todo mundo pra DP

Toda ação tem um objetivo, e pelo que li muitas pessoas estão falando "A sociedade iria notar que Cannabis é uma planta", então esse seria o objetivo de levar as plantas pro meio da marcha?

Sinceramente não fecho uma mãe de família conservadora mudando de opinião sobre a Cannabis simplesmente por que alguns jovens ativistas resolveram aparecer na mídia segurando vasos.. isso não vai acontecer.

Acredito que toda a marcha, além dessa ação poderia ter o tema central do cultivo pra consumo próprio...acho que essa idéia é muito mais fácil da população aceitar...

Não quero parecer pessimista, a idéia é ousada e infelizmente pode acabar em merda... para os que tentarem boa sorte e considero-os muito corajosos

Link para o comentário

acho que essa atitude de levar a planta pra marcha pode resultar em problemas para a marcha em sí... o ideal é que ninguém fume na marcha, ninguém tenha em sua posse maconha e tal, assim ninguém pode falar muita coisa...

sei lá, tira um cara aqui, que toda reuniao do conselho da cidade dele com uma plantinha, toda vez ele levava uma planta pra assembleia. esse cara foi artigo da high times e tudo no ano de 2007 se nao me engano. uma atitude forte, porem muito arriscada.

imagina se isso serve de alibi(concreto, pois a planta está ali) pra nego dar baculejo em geral na marcha? tá ligado?

Link para o comentário