Ir para conteúdo

O Projeto 2401: Eua Avançam Rápido Rumo À Legalização Da Maconha


dreansb

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Parece incrível, mas justamente o país que mais incentiva a guerra às drogas - que nos últimos 50 anos não resolveu a questão do abuso, matou milhões de inocentes, superlotou cadeias, alimentou máfias e cartéis, gerou fortunas excusas e impôs sanções comerciais às nações que tentaram caminhos alternativos - agora está caminhando ligeiro para ser o primeiro país do mundo a legalizar a maconha. E legalizar na acepção completa da palavra, isto é, descriminando o uso e regulamentando a produção e a venda, tornando a erva um produto tão corriqueiro como um charuto, ou uma garrafa de uísque.

É claro que, na prática, ainda falta um ou dois anos para que isso ocorra, mas tudo indica que o caminho é sem volta. Basta olhar o que vem acontecendo nos últimos meses em diversos estados americanos - especialmente nos da Costa Oeste. São diversos os projetos de lei em votação - ou em vias de - tratando da droga. Nos estados mais conservadores, como a Flórida, a discussão ainda versa sobre a regulamentação da venda da maconha medicinal. Nos mais avançados, como a Califórnia e Washington, já se discute textualmente a legalização completa.

O que talvez seja o exemplo mais avançado até o momento neste sentido ocorre nesta quarta-feira, em Washington, quando deputados locais irão votar um projeto de lei que propõe a legalização total da posse, do uso, da produção e da venda regulada de maconha no estado. A proposta prevê que todos os impostos e restrições ao uso e comercialização da droga sejam iguais ao que já se faz hoje com o álcool, e ainda sugere que venda seja feita nas próprias "liquor stores", onde os americanos tradicionalmente compram bebidas alcoólicas desde o fim da Lei Seca, em 1933.

É verdade que nem os próprios autores do projeto, os deputados Roger Goodman, Dave Upthegrove, Sherry Appleton, Mary Lou Dickerson, Scott White, Mary Ellen Roberts, Maralyn Chase, Sharon Nelson, Jamie Pedersen e Jim Moeller, todos do Partido Democrata, acreditam que a proposta seja aprovada por completo já nessa primeira votação. Mas o simples fato de um projeto como esse ser levado a plenário já é uma senhora evolução no debate público e na visão que classe política americana como um todo tem sobre o tema.

Processo parecido ocorre na Califórnia, onde os deputados que defendem a idéia da legalização total (aceita até pelo governador republicano Arnold Schwarzenegger, como forma de estimular uma indústria evidentemente lucrativa, aumentar a receita tributária e combater a crise) pretendem estar aptos a votar uma proposta semelhante antes do mês de novembro.

A sugestão de legalização feita pelos deputados democratas de Washington - conhecida como "Projeto 2401" - mesmo que não aprovada já entrará para a história. É um sinal evidente da imensa quebra de paradigma que está por vir. E, quem diria, justo da nação que inventou a Guerra às Drogas e satanizou o uso de maconha.

Resta saber, muito em breve, como os EUA lidará com o evidente paradoxo que será gerado entre a postura cada vez mais liberal de sua sociedade e a posição ainda intransigente - e sem previsão de mudanças - de sua política externa. Dois interesses poderosos e completamente antagônicos, que quando se atritarem serão nitroglicerina pura. É esperar para ver.

***

A quem interessar, segue abaixo a íntegra do resumo do projeto de lei que será votado quarta-feira em Washington. Mesmo que não passe, o documento já entra para a história. É, até agora, o mais radical registro dos esforços da classe política dos EUA para mudar os últimos 100 anos de visão da sociedade americana sobre as drogas. A íntegra da proposta você pode encontrar aqui.

Washington State Legislature

House Bill 2401

Digest: Legalizes marijuana and its derivatives. Removes all existing civil and criminal penalties for adults twenty-one years of age or older who cultivate, possess, transport, sell, or use marijuana, without impacting existing laws proscribing dangerous activities while under the influence of marijuana, or certain conduct that exposes younger persons to marijuana. Imposes a tax on the legal sale of marijuana, the proceeds of which will support drug education and awareness. Imposes a set of rules and laws concerning marijuana comparable to those imposed on alcohol. Creates the marijuana revolving fund.

Site O Globo

19/01/2010

http://oglobo.globo.com/blogs/sobredrogas/#258723

Antes tarde do que nunca...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

É... antes tarde do que nunca... Oque mais espero é que como quando foi proibida por lá desencadeou a proibição mundo afora, agora nada mais justo do que seguir eles e liberar geral!!!

Isso tbm é bom para os governantes abrirem os olhos e verem a Legalização da nossa Santa Erva como a coisa mais coerente para se fazer no momento atual!

Tô cansando de dizer isto, mas 2010 é o ano pessoal!!! LEGALIZE JÁ!!! HIPOCRESIA NUNCA MAIS!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

E eu tava lendo uma notícia que falava que em Seattle a promotoria pública disse que de agora em diante vai rejeitar os casos de posse de maconha, não vão mais processar os usuários.

Os tempos estão mudando... Quem sabe em breve o pessoal do GR não vai poder organizar uma churrasconha de confraternização?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...