Ir para conteúdo

Não Existem Drogados Felizes?

Hernesto

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Não existem drogados felizes. É o que afirma o título, de extremo mau gosto do evento organizado pela Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas em parceria com o Colégio Santa Cruz, que vai sediar o acontecimento em São Paulo. O encontro que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de março, e contará com a presença de nomes como Fernando Henrique Cardoso, e prof. Elisaldo Carlini, faz refletir a respeito do uso de drogas e a estigmatização dos usuários daquelas que são catalogadas como ilícitas.

O uso de drogas é antigo na historia da humanidade, uma prática ritual aperfeiçoada pela medicina, que atualmente gera medicamentos para curar enfermidades e aliviar as dores do ser humano. No Brasil, a venda de anti- depressivos cresceu quase 45% em 4 anos. Junto aos analgésicos e moderadores de apetite, são as drogas mais utilizadas pelo brasileiro. Esses remédios, comprovadamente causadores de dependência, letais quando superdosados e que provocam crises de abstinência quando há interrupção imediata do uso, têm sua venda liberada de forma controlada e ajudam muitas pessoas a viverem em paz.

As drogas são desenvolvidas para melhorar a qualidade e tempo de vida do homem. Em vários casos como no tratamento do HIV, acontecem avanços importantes para os doentes. Será que esses drogados não estão felizes? Ou o termo diz respeito unicamente àqueles que usam drogas catalogadas como ilícitas? Se resposta foi sim, de fato estes não devem estar felizes. Afinal, toda a violência e corrupção que giram em torno dessas substâncias os coloca em uma posição delicada, tendo que se arriscar em um mercado criminoso, e sendo apontados como os causadores do caos social que se desenvolveu em nosso país ao longo desses anos de proibicionismo.

Para os usuários de maconha, planta que é cada vez mais utilizada pelo mundo como auxiliar no tratamento de cancêr, HIV, glaucoma, insônia stress, dores crônicas, entre outos, a vida não está nada fácil. Pacientes brasileiros que necessitam desse medicamento hoje se encontram em apuros. É o caso do Alexandre, de Santa Rita no RS, que recentemente teve problemas com a justiça por plantar a maconha que o auxiliava no tratamento quimioterápico que enfrenta para combater o cancêr que desenvolveu na região do pescoço. Seu caso se agravou por querer se livrar do pior efeito colateral que o uso da maconha pode causar atualmente, o contato com a violência do mercado ilícito. Seu cultivo caseiro foi erradamente considerado como sendo para fins de tráfico de drogas. Alexandre teve que ficar foragido até que advogados o ajudassem a provar que seu objetvo final era o uso pessoal, o que não vai o livrar de, mesmo com a saude deblitada, enfrentar um julgamento e ser punido com uma pena alternativa.

Quando falam em drogados, colocam todos os usuários de diferentes drogas na mesma panela, e esquecem de olhar para o indivíduo que passa por um problema íntimo, que nem todos os usuáruios de drogas enfrentam. Diferentes pessoas desenvolvem o quadro de uso abusivo por diferentes motivos, principalmente de ordem emocional e social. Esse termo empregado dessa forma fortalece também um esteriótipo negativo criado para o usuário de drogas ilícitas , grupo onde na verdade se encontram pessoas com diferentes realidades, classes sociais, e relações com as subtâncias que utilizam. Cidadãos que pagam suas contas e são perseguidos por uma opção pessoal, que o estado faz questão de tornar de segurança pública.

PS: A estigmatização do usuário de drogas ilegais tem a ver com a demonização dessas substâncias, que em alguns casos foram proibidas por interesses políticos, sociais e industriais com base em falsos dados científicos. Ao ver um comercial de cerveja, analgésico ou descongestionante nazal, não resta dúvidas de que aqueles drogados estão felizes, com seus problemas resolvidos graças às drogas. No caso do título desse encontro, o termo está carregado de preconceito, o que é muito curioso em uma sociedade movida a remédios, café, cigarros, cervejas, agrotóxicos, hormônios e conservantes,; Muitas drogas para diferentes funções. Um fato inegavel é que no mundo acelarado e industrializado de hoje somos todos drogados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Excelente!!! voce está disposto a postar esse texto em algum lugar além do growroom?

O blog sobredrogas do portal globo.com com certeza postaria isso lá.

tenho até algumas idéias para incrementar o artigo, claro que com a sua permissão.

qualquer coisa eu faço um outro post aqui com as minhas idéias ou me manda uma mp.

to atoladão de trabalho, não posso fazer isso agora.

mas desde já parabenizo voce pela escrita, muito articulada, muito bom mesmo.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Excelente!!! voce está disposto a postar esse texto em algum lugar além do growroom?

O blog sobredrogas do portal globo.com com certeza postaria isso lá.

tenho até algumas idéias para incrementar o artigo, claro que com a sua permissão.

qualquer coisa eu faço um outro post aqui com as minhas idéias ou me manda uma mp.

to atoladão de trabalho, não posso fazer isso agora.

mas desde já parabenizo voce pela escrita, muito articulada, muito bom mesmo.

Seria uma boa.

Isso se o hernesto permitir.

Não sei qual a sua real intenção com este artigo. De repente a gente poderia usá-lo como base para um artigo assinado pela comunidade GR até. Dependeria da autorização do hernesto e do staff do gr.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Com certeza, eu acho que por mais que o artigo seja incrementado, o autor não deixa de ser o Hernesto, podia ser creditada à ele a autoria, tipo, Autor: Hernesto Fulano, com colaboração do coletivo Growroom. algo nesse estilo.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Valeu galera!

Obrigado pelos elogios ao texto.

O feedback da comunidade é fundamental!!!

Seria legal ver ele publicado sim!

Espero poder contribuir cada vez mais!

E...A Folha vem ai!!!

Paz a todos.

Ps: Eu aceito sim a colaboração da galera no texto...não vejo problema algum.

Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Hernesto parabens pelo Texto, derrubando paredes e construindo pontes...raxando os batentes

me lembrei da Nação Zumbi:

Propaganda

"Comprando o que parece ser

Procurando o que parece ser

O melhor pra você

Proteja-se do que você

Proteja-se do que você vai querer

Para as poses, lentes, espelhos, retrovisores

Vendo tudo reluzente

Como pingente da vaidade

Enchendo a vista, ardendo os olhos

O poder ainda viciando cofres

Revirando bolsos

Rendendo paraísos nada artificiais

Agitando a feira das vontades

E lançando bombas de efeito imoral

Gás de pimenta para temperar a ordem

Gás de pimenta para temperar

Corro e lanço um vírus no ar

"Sua propaganda não vai me enganar,

Como pode a propaganda ser a alma do negócio

Se esse negócio que engana não tem alma"

Vendam, comprem

Você é a alma do negócio

Necessidades adquiridas na sessão da tarde

A revolução não vai passar na tv, é verdade

Sou a favor da melô do camelô, ambulante

Mas 100% antianúncio alienante

Sua propaganda não vai me enganar

Eu vi a lua sobre a Babilônia

Brilhando mais do que as luzes da Time Square

Como foi visto no mundo de 2020

A carne só será vista num livro empoeirado na estante

Como nesse instante, eu tô tentando lhe dizer

Que é melhor viver do que sobreviver

O tempo todo atento pro otário não ser você

Você é a alma do negócio, a alma do negócio é você

Sua propaganda não vai me enganar"

dessa letra ai , vale selecionar/tirar uma citação(em negrito a minha sugestão),

Abraço

Link para o comentário

• 4 weeks later...
  • Usuário Growroom

"we're all on drugs ..."

ninguem te pergunta se vc quer se drogar, mas mesmo assim te empurram droga a qlqr sinal de irregularidade...

seja pra dor de cotovelo (alcool), seja pra se "despreocupar" (tabaco), pra acelerar ou trabalhar a noite toda (cafeína), ou seja, estamos cercados de drogas, mtas delas maléficas...

a questão é, pq o cidadão nao pode ter direito de escolher COMO se drogar ??? <=~'

Link para o comentário

• Usuário Growroom

em algum lugares não há ciência sem café...

como talvez para alguns não haja vida sem drogas

por alguns momentos já cheguei a pensar que algumas pessoas são viciadas em certos "estados mentais" porque das substâncias liberadas por ele, como se elas fossem naturalmente "doidas"...

aí talvez devido a isso todas as vezes ao voltar do trabalho se stressa no trânsito, ou perde a paciência numa fila ou está sempre discutindo e se exaltando, assim como tem pessoas que são viciadas em outras drogas e estão sempre praticando exercícios físicos ou práticas que levem a liberar substâncias que elas gostam, mas as vezes isso tudo é tão sutil né... a pessoa não percebe que está viciada num "estado mental" que se reflete em algo químico no corpo (químicos naturais endógenos, adrenalina, serotonina, dopamina, etc..)ou até mesmo a químicos que vem de fora como na aspirina, no café, na coca-cola, no remédio de nariz, no açúcar, etc...

mas daí quando uma pessoa usa uma planta que possui substâncias semelhantes/iguais (cannabinóides~endocanabinoides) as que são encontradas no nosso corpo, ela é vista como um CRIMINOSO, por apenas fazer o que todos fazem, só que tem uma diferença ...

a maconha não precisa de tratos como a maioria das drogas, ela só precisa de água e terra depois faca, toma um ar e acende, puxa, prende e solta... se voces perceberem não tem o "alguém" produz e vende pra voce, é um sutil detalhe mas que parece-me que fez toda a diferença.

porque até o tabaco, que é uma droga amplamente consumida, não tem a facilidade de cultivo que a cannabis tem, sem contar a facilidade de preparação medicinal.

eu realmente fico muito triste quando vejo que alguém vê a maconha como algo mais terrível do mundo, e que vai matar quem fumar... aí quando falo que o café que ela tá bebendo pode causar overdose e a flor que eu tenho no bolso não pode, elas acham que é papo de doidão, aí eu vou mais além e digo que ÁGUA pode causar overdose e a maconha não pode... ou então começo a falar que cafeína mata mais que maconha, só que é vendida em qualquer lugar e até as crianças bebem...

aí a pessoa começa a achar que você é um lunático né, mas tambem pudera, olha o título que a associação brasileira MULTIDISCIPLINAR dá pra um evento sobre drogas...

grato aí pelo trabalho do pessoal, ótimos textos, ótimas críticas... é bom para eles saberem que tem gente de olho ;)

LEGALIZE JÁ!

Link para o comentário

• Usuário Growroom
eu realmente fico muito triste quando vejo que alguém vê a maconha como algo mais terrível do mundo, e que vai matar quem fumar... aí quando falo que o café que ela tá bebendo pode causar overdose e a flor que eu tenho no bolso não pode, elas acham que é papo de doidão, aí eu vou mais além e digo que ÁGUA pode causar overdose e a maconha não pode... ou então começo a falar que cafeína mata mais que maconha, só que é vendida em qualquer lugar e até as crianças bebem...

aí a pessoa começa a achar que você é um lunático né, mas tambem pudera, olha o título que a associação brasileira MULTIDISCIPLINAR dá pra um evento sobre drogas...

Segundo elas é o famoso 'papo de maconheiro'.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Pre-conceito é uma merda mesmo, nao é atoa que se escreve o pré antes do conceito, ou seja, é um conceito que se aprende sem fundamentos, escolhas estudos etc, vejo hoje as pessoas inundadas por algo assim, e é complicado, devemos viver em harmonia entao eu nao critico eles, ótimo, mas posso fumar meu baseado em paz? nao, entao o que vao ganhar com isso?

Obviamente as massas sao controladas por quem esta la em cima, e com certeza quem esta la em cima nao quer vendo voce em paz com seu baseado ou com a cabeça a pensar muito... querem ver voce é grudado no que eles tem a oferecer e que voce nao pense, pois ao pensar muito estara intromentendo em mares governados por eles, o mundo hoje é todo um playground, um circo feito para nos entreter enquanto quem esta la em cima comanda os bastidores deste show, conhecer tudo isso nos faz caminhar mais fortes e menos ignorantes, com a cabeça aberta porém sempre em alerta.

Deixo aqui com voces um documentario muito importante que retrata a nossa historia de uma forma diferente e mais sincera do que vemos na sociedade hj,

ZEITGEIST, a parte de baixo é so uma das partes, caso queira assistir todo acesse http://www.zeitgeistmovie.com ou http://www.zeitgeistmovie.com/subs.htm com a versao legendada em portugues.

http://www.youtube.com/watch?v=pbsJjsHMuiI&feature=related

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O trecho falando da TV é de um filme muito bom, chama-se Network (Rede de intrigas)...

esse Zeitgeist eu assisti, é bem denso e faz a pessoa refletir um pouco, mas é muito tendencioso também e apresenta algumas interpretações como verdade, temos sempre que tomar cuidado com qualquer coisa que queira representar ou criar ou delimitar a verdade, o filme fala muito sobre isso mas em parte cai no mesmo vício que condena, o que é realmente a parte complicada de se livrar né =/

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O trecho falando da TV é de um filme muito bom, chama-se Network (Rede de intrigas)...

esse Zeitgeist eu assisti, é bem denso e faz a pessoa refletir um pouco, mas é muito tendencioso também e apresenta algumas interpretações como verdade, temos sempre que tomar cuidado com qualquer coisa que queira representar ou criar ou delimitar a verdade, o filme fala muito sobre isso mas em parte cai no mesmo vício que condena, o que é realmente a parte complicada de se livrar né =/

Olá Serth, com certeza o filme tem momentos em que perde um pouco a razao ao criticar varias religioes e modo de pensar, nem que seja o modo errado, mas é o modo deles, porém ele se baseia na maioria em fatos que ocorreram realmente na historia e com a internet podemos ler mais sobre estes assuntos a qualquer momento e comprovar a existencia de tais.

É bastante polemico e mexe bastante com a cabeça de quem vê, mas uma filtragem deve ser feita ao assistir o mesmo.

Link para o comentário