Ir para conteúdo

Ayahuasca Oficialmente Regulamentada Para Uso Religioso.


Hernesto

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Cada um conduz a si próprio! Essa de querer conduzir os outros é onda de pastor!
Sobre cegueira... Tem uma frase de um padre/santo, não me lembro qual, que eu acho muito boa:
"Por temer oposição, os pregadores ficam sujeitos à cegueira da alma. São cegos guiando cegos."

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Plant Scientist, entendo seu ponto, mas também concordo que a ayahuasca é algo MUITO forte, MUITO intenso, e não acho que seja tranquilo pra qualquer pessoa tomar sozinho, BOTO UMA FÉ ENOOOORME, que exitem pessoas que tomariam sozinhas numa boaça, e tirariam o maior proveito possivel, talvez até mais do que com um mestre guiando, mas a questão é que não é pra todo mundo, a coisa é seria, e acho bom que se for tomar por conta, que tenha pelo menos um amigo de confiança perto, e que tenha conhecimentos sobre esse chá, porque realmente não é brincadeira.

_________________________________________________________________________________________________

Gente, não precisamos de agressão, por que não manter um debate saudavel? Há tanta coisa que podemos conversar, discutir, pra crescermos como pessoas, sobre um tema tão rico como esse!

Bom, contribuindo com minha opinião pra uma conversa SAUDAVEL, eu acredito sim, que possa acontecer de pessoas nesses ambientes de igreja tomando esse poderosissimo chá, e reproduzindo incessantemente discursos que deram pra elas, de serem manipuladas e induzir pensamentos que vão ser aceitos e reproduzidos posteriormente por terem introjetado as coisas, maaaaaaaas, eu acho que isso é uma possibilidade, assim como acredito que pessoas podem ter problemas com maconha, tudo é possivel, mas tenho certeza que muuuuitas pessoas tiram um bom proveito nesses ambientes, e por isso não deveriamos desejar que tais ambientes acabassem, por muitas coisas boas acontecem lá.

A minha experiencia empirica com a ayahuasca foi muito boa, participei com um grupo chamado comunindios (parece que fala de indio, mas na verdade é comum com deus) eu não sou crente eu deus (também nao me coloco como ateu, pois acredito numa força superior que prefiro chamar de universo, só nao boto numa religião, mas numa crença pra mim mesmo) e nessa experiencia, houve pouquissima coisa relacionada a deus, foi um trabalho muito livre, voce podia ficar como quiser, onde quiser, só não podia sair da chacara durante a força, por motivos obvios, e também pediram pra nao ficar falando perto de outras pessoas pra nao atrapalhar o trabalho, mas podia deitar, podia correr, podia subir em arvores, ficar na fogueira, o que quiser, e rolava uns sons, que no geral iam guiando a experiencia, algumas musicas mais intensas outras mais tranquilas, e as vezes -raramente- tinha alguma musica com cunho cristão, mas apesar de eu nao concordar com as coisas ditas, pra mim foi muito facil aceitar tudo aquilo como uma simples energia positiva que tentava me guiar para o bem, para os pensamentos sem medo e com claridade. Me remete ao tempo que passei internado no hospital uma vez, e durante o horario de visita, entrou um cara meio velho, gringo e envagelico, e começou a orar pra mim, cara, eu tinha tudo pra naquele momento sentir até odio dele, pq era como se ele tivesse tentando impor pra mim o que ele acreditava, mas eu resolvi aceitar simplesmente como uma energia boa que ele tava enviando pra mim, por mais que eu não acreditasse em nenhuma palavra dele, eu acreditei fortemente na energia positiva que ele tava me mandando, e isso me fez muito bem. Foi tipo isso com a ayahuasca, por mais que eu não acreditasse nas exatas palavras, eu acreditava na energia delas, aceitando como boa.

Bom, esse é meu relato.

Paz a todos irmãos!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

O problema é que as ditas religiões ayahuasqueiras tomaram "posse" da planta e cada uma com seus dogmas (apesar de afirmarem o contrário) tirando o debate do campo terrestre para o campo imaginário.

E por causa de ego dos ditos mestres há tantas correntes com pensamento diferente (a udv é fragmentada, o Daime é, outras não sei mas acredito que sim).

Exemplo: o vômito, uma bad trip e o caso de pacientes com problemas psiquiátricos dos mais variados.

Imagine o efeito na psique de uma pessoa já fragilizada mentalmente e possivelmente religiosa não podendo fazer a comunhão com deus ou não podendo ouvir os "ensinamentos" mais profundos da seita pq ela "não foi feita" para ayauasca.

Outro problema: Distribuição do chá para crianças e gestantes e distribuição fora das igrejas entre os mais altos sistema hierárquico deles.

Colocar aqui as propriedades farmacológicas da planta é fácil. Atua como anti depressivo da classe dos Imao. Mas questionar os "mestres" sobre estudos que correlacionam problemas no feto e o uso de anti depressivos imao é querer dar uma de mestre... (ayahuasca é coisa "divina" e não pode fazer mal, já ouvi isso)

Crianças a mesma coisa. No passado era uma festa, hoje em dia parece que deram um freio ou regularam melhor. Eu sou partidário que enquanto não tiver estudo mais aprofundado, ayahuasca só a partir dos 18 anos. É difícil por na cabeça de um crente que a planta deve ser analisada por suas propriedades farmacológicas.

Tem também a questão da dosagem e armazenagem. Quanto de mariri é usado em um preparo varia, mesmo mantendo a proporção se for uma quantidade diferente já que o processo é artesanal. As concentrações de DMT variam de um preparo para outro. O estado psíquico da pessoa (estar de bem com a vida, sem problemas financeiros, de saúde, etc) também influencia demais como vai ser sua sessão. Traumas do passado... Tudo influencia, mas as explicações que você recebe não são feitas com base em fatos e sim em "achos", "é mistério", "merecimento"

Não conheço quase nada do Daime, mas sei que em alguns o uso da maconha (santa maria) é permitido entre os fiéis. No passado lembro de ter uma corrente que também louvava a santa clara (planta de coca). Hoje não sei. A distribuição que o Glauco fazia sempre foi polêmica. O Céu Nossa Senhora da Conceição sempre criticou tanto essa como outras correntes, mas o próprio Gideon não sei das quantas é uma figura estranha. Anos atrás disponibilizou a receita no site, acessei anos depois e tinha zilhões de cursos a venda, distribuição de mudas, etc. Hoje em dia ele acusa a UDV de racismo (por conta da análise dos ensinamentos somente passados aos mais graduados da história da criação- e você só alcança um grau acima se compreender/aceitar o que você recebeu até o momento) Loucura total.

Então a análise e discussão sempre acaba contaminada dependendo da seita que a pessoa segue.

Gente, não precisamos de agressão, por que não manter um debate saudavel? Há tanta coisa que podemos conversar, discutir, pra crescermos como pessoas, sobre um tema tão rico como esse!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Don´t shoot the messenger.

Se a ayahuasca estivesse sendo estudada fora do ambiente de religião como tem sido a maconha, os avanços seriam imensos na descoberta de suas propriedades medicinais e correta utilização.

Fora que ayahuasca é uma planta muitas vezes mais forte do que a maconha. Não se compara.

ta totalmente equivocado.

se a bebida é hoje regulamentada foi graças a essas pessoas. Se voces acham que tem que ser diferente, fiquem a vontade pra lutar ai pelo seu direito de beber ayhuasca recreativamente orabolas.

as primeiras vezes que eu tomei daime um amigo do meu irmao me arrumou uma garrafa, tomei na epoca com uma namorada e o irmao dela, nao foi uma boa experiencia, no sentido de proveitosa. Tomei na mata tambem fazendo uma trilha num pico mto maneiro e foi mais interessante, mesmo assim eu entendi o porque da coisa na igreja, qdo tomei daime na igreja. tem um porque de se fazer como se faz. e essas pessoas q voces acusam de se apossar e de dominar as mentes dos outros.... ave maria vcs conhecem alguma linha de daime pra falar isso ou o q?! isso nao existe. agora respeito eh bom, nao vejo ngm do daime dizendo por ai na internet que ser grower eh ter a mente dominada pelo growroom...nao acho legal tb esse tipo de publicaçao preconituosa e desrrespeitosa aqui também.

Mas esse site ta mto estranho mesmo ultimamente. o tipo de pensamento que tem sido propagado pela grande maioria dos usuarios ativos é ~desconhecida da minha pessoa. e me causa grande estranhesa, pra nao dizer perplexidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rituais-do-daime-escondem-uso-de-drogas/n1237634641205.html

Rituais do Daime escondem uso de drogas
Presidente da Federação Nacional da Ayahuasca admite que uso de drogas está disseminado em rituais do Daime e defende repressão

Severino Motta, iG Brasília | 24/05/2010 20:05:56





O presidente da Federação Nacional da Ayahuasca - mais conhecida como Santo Daime -, Emiliano Dias Linhares, disse nesta segunda-feira, em audiência pública na Câmara dos Deputados, que o uso de drogas como a maconha e a cocaína estão presentes em diversos templos religiosos. Segundo ele, caso não exista uma forte repressão, a proposta do deputado Paes de Lira (PTC-SP), que quer proibir o chá, ganhará força e a religião fundada no início do século 20 pode acabar.

“Hoje há uma banalização no uso do chá. A mistura com drogas está acontecendo em larga escala. Há quem o misture com a Santa Maria (maconha), com a Santa Clara (cocaína) e mais recentemente com crack, e deram nome de São Pedro para ele. Isso é um absurdo que tem que acabar. Eu prefiro ver o Daime proibido a isso seguir assim, com gente dando droga até para crianças”, disse.

A audiência pública realizada nesta tarde foi feita a pedido do deputado Paes de Lira, que quer proibir o uso da bebida alucinógena no Brasil desde março, quando o cartunista Glauco foi assassinado por Carlos Eduardo Nunes, adepto da igreja de Daime, Céu de Maria, fundada pelo artista.

“O uso do chá pode levar a surtos psicóticos ou ao consumo de outras drogas. Hoje tivemos denúncias graves do uso de drogas junto com o chá. Precisamos analisar melhor o tema e a liberação do uso da Ayahuasca”, disse Lira.

A igreja fundada por Glauco chegou a ser citada por Emiliano. Durante exposição na audiência pública o presidente mostrou um documento enviado por ele à Polícia Federal onde constava o nome da Céu de Maria na lista de igrejas em que ele acusa de haver uso de drogas paralelamente ao Daime.

“Nós entregamos documento para o Conad [Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas, e para a Polícia Federal], mostrando os pontos de narcotráfico. E um deles era lá [no Céu de Maria]. Quinze dias depois o Glauco morre”, disse.

Além do uso de entorpecentes, que potencializam o efeito do chá, Emiliano também criticou a comercialização da Ayahuasca. De acordo com ele, qualquer um pode comprar os ingredientes do chá pela internet ou indo a alguns dos templos que desrespeitam a Lei.

“E compram para usar com maconha, com anfetamina, nas festas raves e nos prostíbulos”, disse.

O presidente da Federação sugeriu que o governo crie um órgão para fiscalizar o uso do Santo Daime no Brasil, fechar casas e prender os responsáveis em locais onde seja identificado o uso de drogas junto ao chá.

Briga

Durante a audiência pública Emiliano bateu boca com o presidente da União Brasileira do Vegetal - um dos maiores grupos do Santo Daime – Flávio Mesquita da Silva. Emiliano cobrou um posicionamento forte por parte da seita no combate às drogas. Ainda criticou um vídeo exibido por Flávio mostrando a cultura do Daime.

“A situação comprovadamente é que chegou um ponto que o Estado precisa sim agir. Se atentar à realidade é momento de ação. Não adianta colocar vídeo e mostrar coisa bonita enquanto gente é aliciada e tem tráfico dentro dos rituais Santo Daime. Muitas coisas foram ditas e poucas resolvidas”, disse.

Flávio, por sua vez, disse que o controle na União do Vegetal é rígido, mas que não estava ali para entrar em polêmicas pois há mais de 20 anos luta pela legalização da Ayahuasca, e que Emiliano não sabia disso “pois começou a tomar há pouco tempo e não conhece a história” do chá.

Ele ainda entregou uma petição extra-judicial para que Emiliano a assinasse. A intenção é impedir que Emiliano use o nome da União do Vegetal em sua Federação da Ayahuasca.

Protesto

Cerca de 500 pessoas participaram de um protesto em frente à Câmara pouco antes da audiência pública, que começou às 15h. Adeptos do Daime, pediam para que os deputados não apoiassem o projeto de Paes de Lira, que proíbe o chá no país.

diz q nao conhece , na sequencia reproduz um monte de boato sobre maconha e coca tipico de quem nao conhece realmente, chama os adeptos de fieis e a religiao de seita.

irmao desculpa, quando agente nao conhece uma coisa agente procura se informar, antes de propagar ignorancia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

http://www.ceunossasenhoradaconceicao.com.br/ayahuasca/apreensao-drogas-cefluris/

http://www.ceunossasenhoradaconceicao.com.br/ayahuasca/narcotrafico-no-santo-daime-e-denuncias-ao-ministerio-publico-federal/

mas e voce alem de criticar faz o que pra isso? vai estudar? entao estuda porra. duvido que se voce quiser fazer estudo nao seja permitido, voce ta viajando, desconhece todos os estudos e publicaçoes cientificas ja produzidas ate hoje a cerca do assunto, assim como desconhece as linhas, a historia, e desconhece o processo de legalizaçao e a luta do povo humilde do daime pra chegar ate o ponto de liberdade que agente tem hoje.

voces falando desse jeito do daime, se assemelham as pessoas que falam da maconha, sem saber o que estao dizendo, e reproduzindo as falácias do senso comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Amigão, todos esses são autorizados a distribuir ayahuasca. E não, eu não baseio minhas opiniões somente em sites da internet. Mas eles ajudam muito. Percebi isso pq tenho aprendido muito aqui no growroom a respeito do extrato de maconha.

é isso o que voce leu sobre o daime?

vou te mostrar o que publicam por ai sobre a maconha,

A questao é que voces nem sabem o que é uma raiz de jagube mano. se entrar na mata nao sebe o que é. e tao falando ai de que.... desse artigo de merda?! eh nisso que voce baseia suas opinioes externadas em um site da internet? voce nao tem vergonha nao mano?!

irmao voces julgam que sabem muito, com isso perdem a valiosa oportunidade de aprender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Tudo o que falei eu disse de memória, a maior parte de experiências vividas (em relação ao uso de ayahuasca). Busquei os sites só pra te mostrar. Va brigar e xingar o presidente da Federação Nacional da Ayahuasca Emiliano Dias Linhares e o Gideon dos Lakotas

diz q nao conhece , na sequencia reproduz um monte de boato sobre maconha e coca tipico de quem nao conhece realmente, chama os adeptos de fieis e a religiao de seita.

irmao desculpa, quando agente nao conhece uma coisa agente procura se informar, antes de propagar ignorancia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Como te disse, nunca frequentei o Daime. Essas são as informações disponíveis na internet. E pela sua reação, não é de espantar que para alguém um pouco racional essa hipótese é nula.

Irmao isso é muito feio , agente difamar o que agente nao conhece.

voce ta de sacanagem?! mermao isso que voce ta mostrando , é um filho da puta, amplamente conhecido no meio, por ser um fdp.

esse cidadao nao é responsavel pela legalização e nem representa o que é o Santo Daime, do Mestre Irineu e do Padrinho sebastiao. Nem representa nem uma das linhas oficiais de daime.

esse sujeito é um , e nao tem nem uma responsabilidade sobre o processo de legalizaçao do daime , tema do topico.

isso que voce ta fazendo é muito feio, nao ganhan nada pra vir aqui fazer acusaçoes e levantar calunias sobre coisas e pessoas as quais voce nao conhece.

voce nao sabe o que eh um cipo de jagube e devia fechar sua boca suja antes de se pronunciar sobre o daime.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

pois eh vc nunca foi, nao sabe o que é, nao tem a minima noçao do que esta falando, de quem é o gideon dos lakotas nem o otro camaradinha ai. você nao sabe.

é a mesma coisa que eu pegar aki oh esse aki eh ladrao, esse matador, tdo maconheiro! maconha eh ruim e quem fuma eh ruim. eh a mesma coisa .

e fora falar do que nao sabe, a troco de nada. eu me chateio mesmo e fico mesmo chateado, e minha reaçao é de indignaçao, eu sou daimeista nao sou santo amigo. e acho realmente uma grande idiotice3 todas suas colocaçoes aqui nesse topico, tipico de um playboy mimado q nao tem nem moral pra tomar um copao de daime sem arrear e cagar pela boca, se pegar uma borracheira forte chama a mamae, mas acha que a propria opiniao baseada em meia duzia de merda que leu na internet eh q eh a verdade do universo.

Quanto ao Gideon, sempre o achei um picareta. Opinião "baseada em meia duzia de merda que li na internet" mas que pelo visto você também concorda.

Quanto a ser playboy: prefiro ser considerado como um dos "não merecedores" da ayauasca por problemas psiquiátricos, que, apesar de ter tentado bastante, não conseguiu pq não conseguia não prestar atenção ao que era dito nas sessões

Quanto a borracheira forte, quantidade bebida, saber do que está falando, repito o que disse antes: sabe de nada, inocente...

Quanto aos xingamentos: vai na floresta, encontra um jagube, senta nele e roda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Cara, acho engraçado essas falsas dicotomias. Religião-seita, adepto-fiel, medicinal-recreativo... Não enxergam o quão 'ladaioso' é todo esse papo? Acho que é de certa forma um mal caratismo considerar que se tu não tomar num grupo cristão, religião com um passado - e presente - negro pra caralho, tá fazendo uso recreativo. Sou ateu e acho absurdo ler alguém dizendo que não posso fazer uso medicinal do chá simplesmente porque não acredito em Jesus. Acredito em mim mesmo, porra, acredito na capacidade do ser humano de fazer o bem sem precisar acreditar que vai pro céu ou inferno pra isso. Outra: as possibilidades não são: toma sozinho ou toma no daime. Um dos melhores lugares que eu tive o prazer de conhecer é um pico laico em que tem aulas de yoga... Várias pessoas tomando junto, música rítmica, sem referência nenhuma a figuras religiosas. Lá tive as melhores experiências, as mais profundas, inspiradoras e revolucionadoras de caráter.

Na minha experiência, tive o desprazer de conhecer 3 seitas-religiões daimistas e seus adeptos-fieis. Tenho várias e várias críticas. Por exemplo: todos os lugares estabeleciam dogmas inquestionáveis. Um deles era num baita sítio, quase uma reserva ecológica, e não podia tirar a porra da camiseta pra tomar um banho de rio. Tive que entrar no rio de roupa. Mais do que isso: fui extremamente reprimido simplesmente por questionar as autoridades locais quanto à proibição. Tinha que me esconder na pqp pra fumar um cigarro! As respostas eram muito parecidas com as tuas, cabelo, e na verdade não respondiam nada: 'tem um por que de fazer como se faz', 'é só a primeira vez que tu vem aqui, se continuar vindo tu vai entender!', etc. O mais foda é que, independente de pra quem eu perguntasse, eram essas as respostas padrão, repassadas pela doutrinação dos caras. Os que chegavam mais perto de conseguir pensar numa resposta concreta e discutir eram os mais novos, que não iam há tanto tempo. Os velhos tavam com a cabeça 100% petrificada, não conseguiam nem enxergar que o argumento deles não era um argumento, mas uma imposição irracional. Dos três lugares, só um pediu que eu preenchesse uma ficha, muito superficial... E tenho a impressão que me deram o chá sem nem ler a ficha. Não fica difícil entender porque tenho três amigos que surtaram nessas. No pico do yoga, por exemplo, tive que acompanhar uma sessão careta antes de tomar o chá e conversar bastante com o pessoal lá.

Enfim, acho muito difícil conciliar sabiamente um ritual amazônico, advindo de índios com religiões descentralizadas, com o cristianismo, ultra-centralizado e dogmático, e todas as merdas que eles cometeu ao longo da história: o index, as inquisições, o apoio ao nazismo, a perseguição à ciência, etc.

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Copão de daime eu não quero não. De ayahuasca eu aceito :emoticon-0102-bigsmile:

Sim, tu sugeriu que é 'daime X recreativo'. Ó tua frase: "se a bebida é hoje regulamentada foi graças a essas pessoas. Se voces acham que tem que ser diferente, fiquem a vontade pra lutar ai pelo seu direito de beber ayhuasca recreativamente orabolas."
E cuidado pra não achar 'desrespeitoso' só porque é o contrário do que tu pensa, mano. É só a minha opinião, com base nos 3 lugares daimistas que eu conheci, comparados com a dúzia de lugares que ministra ayahuasca que eu conheci.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Olha, eu quero pedir desculpas a quem se sentiu ofendido. Não é esse meu assunto de interesse que me fez cadastrar aqui (estou por conta do CBD). Ayahuasca é um assunto que já esgotei as chances de uso no modelos disponíveis atualmente (digo religioso). Se quantidade ingerida de uma única vez fosse credencial para falar, posso garantir que já ingeri em ambiente controlado quantidade maior de que qualquer pessoa que já conheci mestre e qualquer outra pessoa. Por isso fui irônico quando li que o chá da ayahuasca pura (só o cipó) causa somente purga. Eu passei 12 horas sentindo efeito máximo, mas não é isso que credencia ninguém a ensinar ninguém ou ser líder. Bobagem.

É preciso admitir que a legalização dessas seitas fatalmente irá conduzir a estudos mais aprofundados. Exatamente como está acontecendo com o canabidiol, mas é preciso enfatizar que trata-se de substâncias completamente diferentes tanto no uso medicinal e/ou recreacional (até na impossibilidade dessa hipótese para uma das substâncias).

Concordo com você, sempre tem algo a mais para aprender e nesse caso por mais que tenha tido uma certa quantidade de experiências, mal arranhei a superfície. Se por enquanto as diversas vertentes continuam contaminando (no sentido de influenciar na análise das experiências), acredito que no futuro a abordagem será mais fisiológica e objetiva.

Abraços.

Bidi, acho que tá na hora de você largar mão de tudo que você acha que conhece sobre o vegetal/oasca/daime e conhecer ele em primeira pessoa.

Tenho certeza que ele tem muito a te ensinar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Eu entendo perfeitamente as pessoas que acham que a pessoa pode ser "facilmente" manipulável "sob o efeito do chá".

Embora não concorde. Eu mesmo quando fui nas Igrejas cantava vários hinos que conhecia pois eles me ajudavam muito a me firmar e a entrar na mesma corrente e vibração do grupo. Tive momentos incríveis no Daime, costumo dizer que foi a experiência mais apavorante, incrível, ansiosa e deslumbrante que já tive, tudo junto. Não consigo enxergar como a pessoa faz o uso recreativo, pois não encontrei nada de recreativo no Daime.

O quesito espiritual trazido pelo chá é realmente incrível, e não creio que estudando apenas o cérebro se encontrariam respostas adequadas pro que acontece, uma vez que os estados não ordinários de consciência são muito íntimos, é um contato muito íntimo que você tem com sua biografia e sua vida.

A história do mestre Irineu também acho muito interessante, mas é importante sempre lembrar que somos humanos. Pra quem conhece o Daime a algum tempo e pesquisou a fundo a religião sabe algumas coisas como por exemplo que o Mestre Irineu depois dos bailados fazia danças de forró com cachaça (não durante, mas depois da cerimônia).

A divisão de homem e mulher também tem fortes evidências de um sujeito que se sentia sexualmente atraído pelas mulheres durante o trabalho e corria atrás delas, daí Irineu propôs a divisão.

Essas histórias que contêm (do forro e da divisão) são todas da Bia Labate, talvez a maior antropóloga sobre Ayahuasca no Brasil.

Essas histórias não são contadas pelas pessoas da alta hierarquia do Daime, acredito que pra manter a figura do Mestre como alguém divino ou alguém sagrado.... Mas pra mim essas histórias fazem do Irineu quem ele realmente foi, e ainda assim acho incrível.

Só na dieta da macaxeira !!!

Nunca foi na UDV. Cheguei a marcar de ir numa data de "adventícios" como eles chamam, mas acabei não indo. Mas foi uma dificuldade grande conseguir contatar alguém da UDV, tive que ir atrás de grupos no facebook sobre a UDV, e aí consegui contato. Eles certamente são mais "fechados" pra receber novatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Irmao daonde foi que você tirou essa estoria do Mestre com forró e cachaça?! nossa senhora...meu Deus do céu...

Rapaz olha la o que voce ta falando do Mestre amigo....

chamando o Mestre de cachaçeiro.... dizendo que quem diz isso é a Bia! por favor a fonte.

Irmao eu nunca li um absurdo tao grande, eu nunca imaginei aqui no growroom ler a serie de insultos , desrrespeito e maledicencias preconceituosas e mentirosas, sobre Daime!!! nunca imaginei isso....

isso aki ta mto diferente mermo...eu fico mto triste,... eu sinceramente vo seguir o conselho do Aromabuds, eh isso meu camarada, é melhor me retirar....

Não falei que era cachaceiro, falei que ele consumia cachaça após as cerimônias dançando forró.

Mostre-me onde está o desrespeito em falar que alguém bebe cachaça (não falei que era cachaceiro, é bem diferente)?

No começo dos trabalhos rolavam trabalhos longos e depois dança de forró com cachaça, depois com o tempo ele parou de usar o álcool com o Daime por que disse que os dois não se misturavam. Mas houve uma época em que sim, se misturavam os dois. É uma história pouco conhecida por daimistas, pois como disse, creio que muitos tentam evitar essas histórias pra não tirar a imagem de santo do Irineu.

Qual o problema em se manter fiel a verdadeira história? Por que a necessidade de ver o Raimundo Irineu Serra como alguém sagrado? Não entendo isso, e não é particularmente do Daime, é com qualquer religião. "Não creia nos mestres que te aparecem" é uma lição enorme e se aplica ao próprio Daime.

A fonte? O próprio site oficial do Irineu. Segue o link e a parte destacada sobre a cachaça, forro e daime. http://www.mestreirineu.org/luiz.htm. A Bia Labate em seus livros explana de forma bem mais específica essas histórias que contei.

"Proporcionava festas de dança. O Mestre dançou muito e a dança dele predileta justamente era o forró. Ele gostava do forró. Ele dançava bem, e bonito, e era animado numa festa. Festa dele não perder uma parte sequer, noite inteirinha. Eu já alcancei de uma noite, mas houve aí um passado em que dançavam eram três noites seguidas, como por exemplo no casamento dele com a comadre Peregrina, foram três noites de dança. Em outra visitação que ele fez a sua família no Maranhão, ao retornar foram três dias de dança. Agora, não tudo isso, mas em um dia dancei muito assim em sala em que o Mestre também dançava. Era muito animado. Até adotou a bebida alcoólica um tempo, só que não deu certo. Para ele dava porque ele bebia e sabia beber, mas os seus bebiam e não sabiam beber, porque é característico do álcool: é pouco ou nenhum que sabe beber. O Mestre sabia, mas os dele não sabiam e começavam a fazer besteiras, e em conseqüência disso veio uma ordem da rainha e o Mestre publicou num trabalho: "De hoje em diante nem eu nem nenhum dos meus é para se ingerir mais bebida alcoólica. Por ordem da rainha está proibido isso aqui dentro e quem teimar, querer levar lá do jeito dele, eu chamo de sem-vergonha." Foi duro, não foi? Daime é que é Daime, é com Daime. Agora se quer tem as opções que se pode fazer. Se quer o Daime tem o Daime, é com o Daime mesmo, mas se quer a cachaça é ela mesma, não venha para cá com história não. Eles não se unem, não se dão, não podem seguir assim paralelamente. Ele tomou até esta liberdade, mas por que isso? Porque na proporção em que ele se alegrava, que ele procurava se alegrar, ele se alegrava mais ainda quando também presenciava os seus alegres. Aí, feita essa proibição, já se dançava tomando Daime. Forró. Tomando Daime. Rapaz, ficava uma festa... É um trabalho. "
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Muito interessante. Agora saquei melhor qual era a do forró... Na hora só achei muito sem noção (ainda mais porque era uma das primeiras vezes que eu tomava)... Não bastasse terem colocado o forró, pediram que eu não me afastasse do grupo... Tive que aturar :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Gideon dos Lakotas, o famosíssimo Gideota ahahaha

Ayahuasca teve sempre uso ritualístico, mas a gente não sabe qual tipo de conclusão e epífane os xamãs chegaram, e se alguns saíram da miração céticos? Agnósticos? Não vamos esquecer que antes da crença veio a dúvida. E não gosto nada também dessa cristianização do ritual, só que não conheço também como aconteceu esse processo, e se ele ocorreu com objetivo de salvar o chá? Num país teocrático como o Brasil, jamais que uma droga poderosa como a ayahuasca ligada a religiões tribais seria legalizada, já conectando ela ao cristianismo ela se tornou mais aceitável socialmente, quem sabe, são só suposições, não precisam me xingar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Relaxa cabelo, não podemos contribuir com o correio da má notícia. Insinos do mstre q a gente tanto zela.

Sobre comparar o uso da ayhuasca com uma religião não afina. Igual violao desafinado. Sabe de nada. Pois a ayahuasca (huni) é para convidados apenas. A contribuiçao é para cobrir despesas da casa nos centros e daime não é religião.

Quanto a postura do plant, conselho... quando for procurar por um caminho vá vazio, caso contrario sera melhor ficar em casa lendo o osho uns anos antes.

Para o amigo canhamo que disse que a cannabis deve ser vista legalmente como uso religioso... nao rola. Puro engano. Pois mesmo a ayhuasca que eh feita para uso religioso nao consegue despertar em todos esse sentido. A cannabis tem de ser vista como uso medicinal primeiro. A galera do trafico deve aprender a respeitar isso para que a legislação seja menos incisiva nesse assunto. Afinal, ate bob marley sofreu consequenciais graves por compartilhar de forma recreativa a casa aberta.

No mais, cabelo... soh de saber que tu eh damista te consideto irmãozão do peito. Então na boa, desapegaa desse fardo de conscientizar galera. Como voce disse la no começo, o daime é dificil de ezplicar e prezados sejam os que sabem e podem desfrutar desse reino tão marabilhoso. Discutir com o erro é perder tempo também. Assim como para os que são contrarios a doutrina que sirvam de peso no senado para qie a erva seja vista como medicina...

Enfim, como diz a primwira lição do tao: o tao que pode ser dito não é o tao.

Para quem perguntou sobre a dife da barquinha é daime em gira, com preto velho e tudo mais... um dos saloes mais bonitos que o povo já fez. O auto santo 3 a linha do mestre, onde devemos respeitar os jejuns colocados. O sapato e agravata são pretas. Linha de tucum... coisa fina e nao recomendada para os que chegam muito cheios de preconceitos ou maniazinhas do dia dia. A udv voce tem de ser convidado... é um trabalho mais filosofico, galera fica sentada ouvindo alguem falar. As musicas sao tocadas por um aparelho... ja o cefluros é como diriamos... uma das melhores opoetunidades para quem quer conhecer a doutrina, fazer uso da santa maria e bailar.

Pro plant recomendar um cara muito bacana... nao sei se a galera conhece o Din. Como ele voce vai poder ezperimentar o chá e depois ir nadar no rio sem camisa... ate pelado se voce preferir. Mas devemos lembrar e manter o devido respeito por todos. Ainda sugerir a linha do beija flor de lotus... para quem gosta da cultura indiana junto com o daime. Semana passada a globo news veiculou um matetia com o prem baba... um dos trabalhos mais bonitos que podemos encontrar disponivel pelo mundo. Aproveitar para parabenizar toda a galera envolvida nas conquistas que a ayhuasca fez e faz pelo mundo a fora. Como recebeu nosso querido e estimado mestre Irineu, graças a ele todo esse povo hoje pode ouvir e saber sobre os poderes da medicina da floresta. E saudações ao povo pano!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...

×
×
  • Criar Novo...