Ir para conteúdo

Ayahuasca Oficialmente Regulamentada Para Uso Religioso.

Hernesto

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Ayahuasca oficialmente regulamentada para uso religioso. :pula:

Direito Ambiental

CONAD regulamenta o uso religioso da Ayahuasca

O Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas - CONAD - editou a Resolução nº 1, que traz normas e procedimentos compatíveis com o uso religioso da Ayahuasca.

A Ayahuasca, nome quíchua de origem inca, refere-se a uma bebida sacramental produzida a partir de duas plantas nativas da floresta amazônica, o cipó Banisteriopsis caapi (caapi ou douradinho) e folhas do arbusto Psychotria viridis (chacrona), que contém o princípio ativo dimetiltriptamina.

É também conhecida por Santo Daime, e tornou-se conhecida por ter sido utilizada pelos incas e também por várias tribos indígenas da Amazônia. É cultivada e tuilizada no Peru, Equador, Colômbia, Bolívia e Brasil.

Seu uso se expandiu pela América do Sul e outras partes do mundo com o crescimento de movimentos religiosos organizados, que utilizam a bebida em seus rituais.

A resolução tem como objetivo cadastrar as entidades que se tulizam da bebida, definindo aspectos jurídicos e legais para regulamentação do uso religioso e amparo ao direito à liberdade de culto. A resolução também dispõe sobre a regulação de

preceitos para produção, uso, envio e transporte da Ayahuasca.

A resolução recomenda ainda a integração do CONAD com o CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente - e a realização de pesquisas cientificas abrangendo as seguintes áreas: farmacologia, bioquímica, clínica, psicologia, antropologia e sociologia, incentivando a multidisciplinaridade no estudo das plantas que compõem a bebida de uso religioso.

Polêmica

Nos anos 80, o uso da bebida chegou a ser proibido. Em 1987, houve a suspensão provisória da interdição do uso da Ayahuasca, por meio da Resolução nº 06, do CONFEN (Conselho Federal de Entorpecentes), de 4 de fevereiro de 1986, com a exclusão da bebida e das espécies vegetais que a compõem das listas da DIMED.

Em 1991, porém denúncias anônimas indicando o suposto mau uso da substância suscitou o reexame da bebida. Novamente o CONFEN foi incumbido de realiza estudos sobre o contexto de produção e do consumo da bebida. A conclusão do estudo, de autoria de Domingos Bernardo Gialluisi da Silva Sá, foi incluída em parecer conclusivo de 02/06/92, aprovado por unanimidade na 5ª Reunião Ordinária do CONFEN, concluindo que não havia razões para alterar a conclusão

proposta em 1987, que havia liberado o uso da substância para fins religiosos.

Em 24 de março de 2004, o CONAD solicitou à Câmara de Assessoramento Técnico Científico a elaboração de estudo e parecer

técnico-científico a respeito de diversos aspectos do uso da Ayahuasca. Um parecer apresentado e aprovado na Reunião do CONAD de 17/08/04 serviu de fundamento à Resolução nº 5, do CONAD, de 04/11/04, que instituiu o atual Grupo Multidisciplinar de Trabalho.

Leia, abaixo, a íntegra da Resolução nº 1...

continua no link

http://www.expressodanoticia.com.br/index.php?pagid=NDBjvml&id=13&tipo=UEXVX&esq=NDBjvml&id_mat=10029

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,santo-daime-e-oficializado-para-uso-religioso,502186,0.htm

• Like 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Poxa que bela notícia ! que coisa linda , nunca provei Ayahuasca ,mas não tenho pressa , ela acha você.

parabéns a todos os Ayahuasqueiros que conseguiram essa vitória , pois como dizia Terence Mckenna :

"O governo não somente restringe a pesquisa sobre substâncias psicodélicas que poderiam

talvez produzir valiosas idéias psicológicas e médicas; ele pretende impedir também seu uso

religioso e espiritual. O uso religioso das plantas psicodélicas é uma questão de direitos civis;

sua restrição é a repressão de uma legítima sensibilidade religiosa. De fato, não é uma sensibilidade religiosa

que está sendo reprimida, mas a sensibilidade religiosa, uma experiência da religio baseada

no relacionamento entre plantas e seres humanos que existe desde muito antes do advento da

história." O Alimento dos Deuses

• Like 3
Link para o comentário

• Usuário Growroom

...Ainda não li a regulamentação na integra mas parece que é algo muito valido.

Mas já não estava liberado o uso da ayhuasca para uso religioso à algum tempo? Lembro de ver e ler reportagens sobre o assunto a alguns anos atrás...

Tirem outra duvida, esta regulamentação saiu diretamente do CONAD sem passar pelo legislativo? Ou foi passado para o CONAD depois do legislativo?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Frequentei a UDV(União do Vegetal) algum tempo e a Ayahuasca lá é conhecida como Vegetal. Sempre achei que o Vegetal estava liberado para uso religioso.

Só recomendo o uso religioso, pois o Vegetal não é brincadeira não. Em um ambiente com energias pesadas(bares, por exemplo) muitas pessoas tem badtrips absurdas. É bicho feio. Nem pensar em misturar com alcool. São coisas totalmente incompatíveis. Quem conhece sabe o que estou falando.

Me lembro de um preparo, onde os mestres da União se reuniram para uma sessão fechada e apenas 1 mestre nos acompanhou numa sessão para os demais. Uma fogueira no meio do mato, com a Lua cheia... Ali me encontrei como pessoa, totalmente ligada ao planeta, as pessoas, a lua, a mata...ali tive uma compreensão muito alta do mundo...

Desculpem, me empolguei! :hihihi:

Um abraço e paz.

PS. O cipó Banisteriopsis caapi também é conhecido como Mariri.

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Monopólio... E se eu quiser comprar pra fazer uso religioso sozinho em casa? Por que me obrigar a fazer uso religioso ouvindo Roberto Carlos, músicas de Jesus e na companhia de pessoas de quem não gosto? Por que me obrigar a tomar a dose recomendada por outra pessoa, um "mestre"? A melhor pessoa para escolher isso sou eu mesmo.

Tá na hora de liberar geral. Altos sites, pessoas e até denominações vendiam isso pra uso individual. Com essa regulamentação caímos na ilegalidade.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Olá Carlindo. Já fiz o uso em casa sozinho. Na minha opinião, não vale a pena. O ideal é fazer o uso com a presença de um mestre(como fazem os índios). Eles te guiam e protegem das energias pesadas durante a sessão. Como eu disse, quem conhece sabe o que estou falando.

Mas se você é um mestre, no problem.

Procure fazer o uso em uma sessão (do Daime, UDV ou barquinha ou outra qualquer) e em casa. Você perceberá as diferenças.

Nada a ver com monopólio. Por favor não misture as coisas.

Um abraço e paz.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Concordo que a ayahuasca não é recreacional. Nada a ver a onda com uma balada...

A parada é mais introspectiva e deve ser bem trabalhada de preferência acompanhado de alguém experiente.

Mas entendo o que o Carlindo quer dizer com essas liberações meia boca..

Quem decide o que é uso religioso?

No pais do Bispo Macedo isso é perigoso...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Engraçado que quando li sua mensagem, Carlindo, só aparecia a primeira frase. Pelo visto você faz uso da Ayahuasca em casa. Ok.

Mas quando você diz que pessoas, altos sites etc vendem "isso", me parece que já era ilegal antes da regulamentação.

De qualquer maneira, eu não faria uso sem saber como foi feito o preparo, já que no preparo(bem complexo) existe um ritual para "trazer" as energias positivas para o vegetal. Vá saber como é feito o preparo por essas pessoas que vendem o chá sagrado. Mal comparando, é o mesmo que comprar erva de trafica(suja de sangue, com energias pesadíssimas).

Realmente ouvir Roberto Carlos, falando assim fora do contexto da sessão, é dose. Dentro do contexto a mensagem me pareceu interessante, apesar de achar Roberto Carlos um lixo. Eu não continuei na UDV pois inevitavelmente iriam querer me doutrinar. E isso aí comigo não rola.

Um abraço e paz!

PS. Carlindo, seu diário de bordo é muito legal. Parabéns!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

desculpe a ignorancia gente, mas não entendi o que isso muda na pratica

os ingredientes da hoasca sempre foi vendidas por diversos meios, inclusive em sites, como no natureza divina, para qualquer um comprar, o que isso vai mudar?:

http://www.naturezadivina.com.br/loja/advanced_search_result.php?search_in_description=1&keywords=Psychotria&categories_id=&x=17&y=2

Cabelo, acho que você não entendeu o ponto de vista do Carlindo Perleira, eu concordo com ele que realmente o DMT ta aí na natureza e é uma ótima ferramenta enteogenea para as pessoas. Não acho certo limitar apenas para o uso religioso. Por ex. ateus utilizam esta ferramenta para o seu auto-conhecimento na sua própria casa, e não tem nenhum vinculo religioso, porque eles não podem usar?

A pessoa que vende os produtos faz seu trabalho justamente pra quem não pode ir la na floresta, cata teu cipó e tua folha e fazer teu daime, e o trabalho dela deve ser remunerado e não deixa de aproximar a pessoa que quer fazer o uso relioso ou não da planta

não tou e nem quero discutir sobre religiões, mas concordo que deve ser livre para todos, pois o sol (a planta no caso hehe) nasce para TODOS!, então todos devem ter o mesmo direito de uso!

é só uma analogia que vou fazer agora.. não é para se ofender... mas é que nem liberar a maconha só para os que acreditam que a terra é plana, e eles falam "a maconha é sacra, não deve ser usada por qualquer um". Mas mesmo que você crê que a terra é redonda, ou não cre em nada deve ter a IGUALDADE de poder usar tambem, se não vira praticamente um MONOPOLIO como o Carlindo Perleira disse, porque é o poder de uso na mão de poucas pessoas, e estamos lutando aqui por igualdade e liberdade do que podemos escolher para nós , não é mesmo?

paz e luz, e por favor não me interprete errado..tente ver o nosso ponto de vista brodinho...abrazz

Link para o comentário

• Usuário Growroom

desculpe a ignorancia gente, mas não entendi o que isso muda na pratica

os ingredientes da hoasca sempre foi vendidas por diversos meios, inclusive em sites, como no natureza divina, para qualquer um comprar, o que isso vai mudar?:

http://www.naturezadivina.com.br/loja/advanced_search_result.php?search_in_description=1&keywords=Psychotria&categories_id=&x=17&y=2

Cabelo, acho que você não entendeu o ponto de vista do Carlindo Perleira, eu concordo com ele que realmente o DMT ta aí na natureza e é uma ótima ferramenta enteogenea para as pessoas. Não acho certo limitar apenas para o uso religioso. Por ex. ateus utilizam esta ferramenta para o seu auto-conhecimento na sua própria casa, e não tem nenhum vinculo religioso, porque eles não podem usar?

A pessoa que vende os produtos faz seu trabalho justamente pra quem não pode ir la na floresta, cata teu cipó e tua folha e fazer teu daime, e o trabalho dela deve ser remunerado e não deixa de aproximar a pessoa que quer fazer o uso relioso ou não da planta

não tou e nem quero discutir sobre religiões, mas concordo que deve ser livre para todos, pois o sol (a planta no caso hehe) nasce para TODOS!, então todos devem ter o mesmo direito de uso!

é só uma analogia que vou fazer agora.. não é para se ofender... mas é que nem liberar a maconha só para os que acreditam que a terra é plana, e eles falam "a maconha é sacra, não deve ser usada por qualquer um". Mas mesmo que você crê que a terra é redonda, ou não cre em nada deve ter a IGUALDADE de poder usar tambem, se não vira praticamente um MONOPOLIO como o Carlindo Perleira disse, porque é o poder de uso na mão de poucas pessoas, e estamos lutando aqui por igualdade e liberdade do que podemos escolher para nós , não é mesmo?

paz e luz, e por favor não me interprete errado..tente ver o nosso ponto de vista brodinho...abrazz

Oi, se me permitir... vc não esta errado, mais veja isso:

Como vc vai saber que o site não vende algo sagrado só pelo dinheiro? Na minha opnião a venda de algo sagrado, como canabis, ou Daime perde todo o sentido religioso. Adquirir algo que foi cultivado só para obter dinhero/lucro traz alguma positividade?

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Adquirir algo que foi cultivado só para obter dinhero/lucro traz alguma positividade?

Insanik

Porque não haveria de trazer? O site vende várias plantas enteogeneas (cogumelos, cactos, salvia,etc..) é só um meio de adquirir a planta, já que não posso ir la na natureza cultivar e colher. Se a pessoa, assim como você cre que a obtenção da planta que passou por pessoas que só visaram o lucro possa ter interferencias, que siga o seu ritual de produção da bebida da sua maneira :) , mas nem todos ve isso como um problema, é só isso que queremos dizer.

Creio que tão sagrado quanto as plantas enteogeneas é o alimento, há de concordar? E nem por isso deixo de comprar arroz e feijão no mercado industrializado, é um meio, já que não posso plantar minha comida.

abraço irmão, se eu me equivoquei em alguma parte, que me corrija para aprendermos cada vez mais juntos!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Insanik

Porque não haveria de trazer? O site vende várias plantas enteogeneas (cogumelos, cactos, salvia,etc..) é só um meio de adquirir a planta, já que não posso ir la na natureza cultivar e colher. Se a pessoa, assim como você cre que a obtenção da planta que passou por pessoas que só visaram o lucro possa ter interferencias, que siga o seu ritual de produção da bebida da sua maneira :) , mas nem todos ve isso como um problema, é só isso que queremos dizer.

Creio que tão sagrado quanto as plantas enteogeneas é o alimento, há de concordar? E nem por isso deixo de comprar arroz e feijão no mercado industrializado, é um meio, já que não posso plantar minha comida.

abraço irmão, se eu me equivoquei em alguma parte, que me corrija para aprendermos cada vez mais juntos!

Se a procedência não é um problema. Ok

cada1cada1

Pensa vc como um ateu(e.g: Pessoa sem crença em divindades) se amarra em usar o DMT não vai poder? Vai ter que ir na sessão aguentar uma parada que vc nem mesmo cre?? Acho que esse é o ponto...

lol :Ddura:

O Topico mudou p/ se o religioso pode, pq não o ateu?

Meu canabis era usada para fins religiosos, ela é proibida, mais o ateu que se amarra nela fica sem fumar? clap

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Quando eu fui no Santo Daime, eu fui recebido muito bem, e eu sou ateu. Acredito que divindades são agregoras.

Nem por isso, me irritei com algo lá, pelo contrario, quero frequentar o grupo em que participei, e levar minha familia tb, quem sabe me fardar. O uso religioso, é uma busca espiritual pelo conhecimento de si proprio, e quando eu fui la no Daime, quem me explicou isso foi os frequentadores. Eu em nenhum momento ouvi Roberto Carlos, mais colocaram um cd com uma senhora falando menssagens de Chico Xavier, e fora isso, só palavras positivas. Independente do que eu acredito, busco ouvir outras opniões. Eu pensando como ateu, não vejo problema algum nessa noticia, posso comparar q seria o mesmo que reclamar se a legalização chegar primeiro para os users medicinais.

• Like 1
Link para o comentário

• Consultores Jurídicos GR

Tudo que a lei não proibe é permitido... Logo, não era "ilegal"... Como a parada tem efeito "alucinógeno" aos olhos do leigo, pensaram em proibir. Como não conseguiram, regulamentaram... Se um dia fizerem o mesmo com a cannabis será de forma parecida com essa...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Na prática não muda muita coisa essa resolução... O uso do chá já era tolerado somente para fins religiosos e a venda na internet já era considerada uma prática ilegal.

É importante notar que o registro das novas entidades religiosas que poderão utilizar a ayahuasca é facultativo. Até então as unicas instituições que serviam a bebida oficialmente e de forma tranquila eram a UDV, a Barquinha e o Santo Daime, que tem rituais já tradicionais e bem estabelecidos. Essa resolução alivia um pouco os grupos que fundaram recentemente ou que vão fundar em breve, outras linhas de uso da bebida. No caso da ayahuasca é facil reparar que a questão religiosa e terapéutica estão lado a lado e muitas vezes se confundem. Religião significa religação, a prática de se reconectar com o sagrado que existe dentro de cada um, fazer um trabalho de auto conhecimento, ter esclarecimentos e dissolver traumas. A forma com que isso pode ser feito é muito abrangente, pode ser resando, cantando, deitado, sentado, observando passaros, enfim...Essa nova resolução abre espaço para que aqueles que não se indentificam com os grupos tradicionais criem seus proprios grupos religiosos, com suas proprias maneiras de aproveitar os efeitos da bebida, e para religar com o sagrado, que é interpretado por muitos ayahuascqueiros como o próprio inconsciente o cara pode ser até ateu.

Para a luta pela legalização da maconha, qualquer modelo de regulamentação e oficialização do usos de psicoativos é importante. Como o Maldoror falou, as coisas acontecem por ai mesmo...Vide a maconha medicinal na Califórnia...Agora o limíte para cultivo medicinal caiu....

PAX

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O jeito é tentar colocar a maconha ai tambem(uso religioso...rastafari... estou falando da mesma linha)... as coisas vem por ai mesmo....

Para a luta pela legalização da maconha, qualquer modelo de regulamentação e oficialização do usos de psicoativos é importante. Como o Maldoror falou, as coisas acontecem por ai mesmo...Vide a maconha medicinal na Califórnia...Agora o limíte para cultivo medicinal caiu....

como sabemos o CRER, TER UMA RELIGIAO OU NAO TER, é direito de todos ter abrito sobre... é amparado na constituicao e na ONU...

...e o anonimato mantido pois é facultativo o cadastramento...

Será que isso não enconhe o caminho para uso medicinal da mesma?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

quem pode te prender por vc cultivar e consumir uma planta?! qual a vitima? sem vitima nao há crime... como e porque punir uma pessoa por cultivar e consumir uma droga ou um medicamento menos nocivo do que a nossa aspirina ou café?!

acho q isso tb é direito constitucional, liberdade po, nao to interferindo na liberdade de ninguem orabolas.

É isso aí mesmo que eu penso. Tudo se resume aos nossos direitos individuais. Se eu não estou fazendo mal a ninguém, no máximo a mim mesmo, o estado não tem o porque interfirir nas minhas escolhas pessoais. O problema é que eles se acham os guardiões da moral, acham que todos devem viver a vida da forma que eles acham o certo, seguindo os valores deturpados deles.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Pessoal que quer consumir o Daime seja ateu ou de outra religiao, procure um lugar adequado, junto com a natureza, certeza que serão muito bem vindo. Vá de coração aberto, a energia que vcs vão presenciar é inesquecivel. Eu fui 1 vez só, e me faz uma falta danada a harmonia que o pessoal do Daime junto com a ayuhuasca proporciona.

Cabelo, vc que já frequenta as reuniões, quais são a diferença entre UDV, Barquinha e Santo Daime? São filosofias diferentes? Quando eu conheci a ayuhuasca, soube que ela era realizada em rituais xamanicos. Vc tem mais informação sobre isso?

Ou se outro forista tb tiver essa informação, fico grato

Abs

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

entendo o que você diz Cabelo, mas no nosso modo de vida hoje a natureza não é preservada. Se você vai no mercado ou açougue e compra 1kg de carne, você faz idéia do dano que faz indiretamente na natureza tambem? pra produzir o gado é necessário destruir natureza para o pasto, e pra produzir a soja que é o principal alimento de gado quantos e quantos hectares de natureza foi destruido só pra poder vender a carne no mercado , é mole?

entendo seu ponto de vista e acho ele louvável! mas tão sagrado como as plantas são os rios, as arvores.. e o homem polui tudo, destroi a niveis gigantescos. A interferencia das pessoas que vendem as planta de poder é minima comparada com tudo o que é feito na natureza. Se os enteogeneos fossem populares pode ter certeza que as extrações das plantas causariam danos semelhantes para natureza como a produção de carne. Eu não consigo ver um mal que eu causo para a natureza comprando estes produtos pela internet, mas respeito sua opinião em relação ao tratamento que você da as plantas ;)

Realmente ninguem explica como foi descoberta a misturas da planta para tal preparação e tal efeito, e o que dizem a respeito da descoberta do LSD tambem? depois de fazer 24 sinteses de um fungo do centeio para pesquisar remedios para sangramento de parto, na 25ª acidentalmente foi descoberto uma ferramenta enteogena que com microgramas "equivalem" a gramas e gramas de outras plantas. Pela mão do homem, pela internet, ou por si só, são meios de propagar informação e conhecimento. A natureza é do jeito que ela é, não cabe de explicar e criar regras de como é o jeito certo ou errado, e sim respeitar! abrazz

Link para o comentário

• Consultores Jurídicos GR

Na prática não muda muita coisa essa resolução...

discordo, humildemente... queriam proibir pq diziam ser alucinógeno... Em vez de proibição houve essa regulamentação... p mim isso eh um bom sinal... sinal de mudanças boas na mentalidade de algumas pessoas...

abs

Link para o comentário