Ir para conteúdo

Ayahuasca Oficialmente Regulamentada Para Uso Religioso.

Hernesto

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Ensinar criacionismo nas escolas tá ok, faz parte da religião e tal. Fazer charges anti-religiosas já é vandalismo, né?

Sei lá cara, penso e enxergo o mundo muito diferente de ti. Acho que o escracho ácido não é nada perto da doutrinação dogmática, da bitolação que a maioria das religiões e seitas provê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Dmt fumado. Não tinha ouvido falar nem lido sobre essa... alguem já experimentou, poderia comentar os efeitos?

Sim dizem que é muito forte, pois vai mais rápido pro cerebro. Pelos relatos do Erowid e outros fóruns parece que bate rapidamente, efeitos fantásticos. Entendi que o efeito também dura bem menos que o administrado via ´chá´ (líquido). Tem alguns tutoriais na web que ensinam a fazer cristal de DMT. Queria muito experimentar um dia, fumar DMT.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Legalmente, o uso é sim exclusivo dentro de um contexto religioso. E, se não estou enganado, só autorizado dentro do centro/templo da religião. Mas não é raro, pelo contrário, os superiores (da seita que seja) usarem em privado ou até realizar sessões com convidados fora dos centros onde normalmente distribuem o chá.

Na minha opinião (sem melindres por favor), é justamente essa obrigatoriedade que estraga a experiência (tanto para uso recreativo ou para aprofundamento de questões íntimas ou para expandir sua mente de forma saudável, sem tentarem empurrar alguma baboseira no pacote).

Não estou dizendo que não deva ser tomado em ambiente controlado ou sem a presença de pessoas com uma boa experiência no assunto.

Existe uma clínica de recuperação de viciados no Peru (Takiwasi) que realiza um trabalho onde a religião fica em segundo plano. Existe uma equipe de terapeutas e psicólogos que acompanham a pessoa além de ergoterapia e outras práticas terapêuticas para quem precisa de tratamento, mas eles também vendem pacotes de purgas e/ou sessões de ayahuasca para turistas.

Ayahuasca não é de uso exclusivo religioso e xamânico, mas da pra tirar muito mais proveito dela se usado com essa intenção.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

EVITE GURUS
1012984_452648734889259_5734517756922313
SIGA PLANTAS

"It’s like Van Morrison says - no guru, no method, no teacher, just you and me and mother nature in the garden; in the garden wet with rain."
"É como Van Morrison diz - sem guru, sem método, sem professor, apenas você, eu e a mãe natureza no jardim; no jardim molhado de chuva"

Terence McKenna

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Mas o amigo ai que manda seguir a planta e nao ter guru tem milhares de seguidores q consideram ele um guru . ai eh complicado.

:bong-hits:

Disso ele já foi 'acusado'. E responde: Well, as I've said on this subject if you think I'm a guru you haven't taken enough psilocybin (laughs). And I don't know what to tell people like that. "Take more! You're not figuring it out!" What makes the whole psychedelic thing so exciting to me is that it's for ordinary people. I am an ordinary person. It's not false humility, it's true. And so if it's for ordinary people then there's nothing to be learned from some advanced personality — assuming such a thing exists. And, what's so wonderful about psychedelics is their effectiveness and how democratic they are. That's what I would like people to get on to. In fact, a lot of people do. A lot of people pass through the thinking I'm a guru and take enough trips to understand that no, I was just a witness. I was just a witness.

Beleza então Plant, ai voce aprende a cozinhar o seu daime e a plantar sua cannabis sozinho. E de preferencia já tira o mel e uns bud carnudo, só que não. Visão romântica essae, rapaz.

'Daime' pra mim não eras. Fui algumas vezes, não tive boas experiências e tenho amigos que se foderam legal, como já relatei em páginas anteriores do tópico. Já ayahuasca eu sei preparar, sim... Já testei mais de uma receita e o chá nunca ficou fraco. Não é difícil e nem demora tanto. Sobre plantar maconha... Tamo aqui pra que, oras?

Sei lá, não vejo romantismo. Mais realista impossível.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Não é porque eu aprendi com a experiência de terceiros que eles sejam meus mestres, gurus ou professores. São meu companheiros humanos, viventes da mesma realidade que eu. Concordo com o McKenna, no sentido de que quem procura um guru, ou pior, quem se acha um guru, é porque ainda não tomou cogumelo o bastante (leia-se: não passou plenamente pelas desconstruções promovidas pelos estados alterados de consciência).

Sobre a diferença dos chás... Cada lugar tem uma preparação, basicamente. Uma coisa que eu notei é que no daime o chá parece ser mais fraco, com aspecto mais aguado. Numa das experiências tomei as 3 doses e não tive uma experiência forte como com uma única dose de ayahuasca, que tem um aspecto mais espesso, grosso.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Tá certo, me falta estudar quem é o "mestre"... Meia dúzia de experiências pessoais que foram uma merda e três amigos surtados não bastam.

E acho que a bebida não é sempre a mesma, não... Já vi sendo preparada com diferentes fontes de DMT e de IMAOs.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Aê Plant.

O Mestre Irineu foi um negão nascido no Maranhão que viveu na virada do século 20 na região do Acre.

Conheceu um xamã que aplicou ele de Ayahuasca.

Na viagem ele teve uma visão onde Nossa Senhora da Conceição lhe passava instruções para fundar uma religião: O Santo pedido, santo Daime.

Dai-me é verbo.

Me dê luz, força, saúde, paz, alegria, satisfação, prazer e tudo de bom que a vida pode propiciar.

Essa é a base da doutrina do Mestre. O Santo Daime é uma religião 100% brasileira que se dissemina pelo mundo todo.

O chá é muito bom, o ritual é muito legal também. Diria que é gostoso igual a brincar de roda, sabe quando a gente é criança e faz a coisa por prazer? Por aí.

Mas, pra variar, interesses financeiros estão fudendo tudo por lá.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Beleza, eu respeito essa opinião. Mas pra mim é uma fusão bizarra... O mesmo cristianismo que perseguiu 'bruxas' que conheciam ervas de poder aliado a uma prática que tem elas [as ervas] no centro. O mesmo que torturou hordas de gente durante a inquisição, que massacrou índios e negros 'sem alma', se calou durante o nazismo, subjugou e subjuga a mulher até os dias de hoje... O pior disso tudo é a forma como o 'conhecimento' é transmitido. Não através do livre diálogo e da razão, mas através de autoridades ('mestres', padres, bispos), do dogma, de forma inquestionável e até punível.

Por outro lado, se tem algo que os psicodélicos geram, é o questionamento da autoridade (inclusive da nossa própria!), a mudança.

Um bitola. O outro liberta. Os dois juntos dão um piripaque na cabeça.

Essa é só minha opinião, baseado nos meus 3 amigos não-cristãos que tomaram uma ruim no daime, levando vários meses pra se recuperarem, e nas experiências pouco agradáveis que eu tive.

Acho que se o cara é cristão e tá afim de entrar em transe psicodélico e se imaginar falando com Jesus, de boa. Complicado é ele acreditar que DE FATO fala com Jesus (beirando a esquizofrenia) e não considerar que essa mesma prática (estados de transe induzidos por alteradores de consciência que não o álcool) há pouco tempo seria extremamente condenada pela mesma igreja que deu origem ao daime.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Viu evandron, o santo daime num é religião, bro, mas doutrina. De aprendizado individual. Plant, o povo do santo daime procura ouvir o mestre (sr irineu serra) e não jesus. Se não me engano, o povo do Gideon Lakota cita jesus como mestre nos trabalhos.

Tem que ver ai Plant o jejum desses teus amigos. Por exemplo, fumar prensado e tomar daime é perigoso!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Plant Scientist, concordo com muitas opiniões que você colocou ao longo desse tópico. Sua experiência e de próximos a você não deve ser descartada, principalmente por não ser tão incomum como muitos seguidores gostariam que fossem. Mas, como vejo, você está se aproximando de uma generalização incorreta sobre os associados, seguidores, etc sobre desequilíbrio mental (que beiram a esquizofrenia, em suas palavras).

A generalização que percebo ser verdadeira nesses ambientes é a profunda submissão dessas pessoas aos mestres, padrinhos, gurus, xamãs... ou qualquer coisa que o valha. E esses "cargos" são alcançados mais politicamente do que por "iluminação".

Em sua esmagadora maioria são submissos, perdem a capacidade de fazer seu próprio juízo sobre questões até simples mas são relativamente minoria os que perdem a noção de realidade.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Levei um amigo no Daime uma vez. Ele foi procurando a droga, o chá, queria ficar doidão. Cara velho, mais de 60 anos.

Sob efeito da bebida ele afirmou que não havia nada de errado, tudo certinho no lugar, as pedras, as árvores, a natureza. Viu que não adiantava procurar gnomos, duendes, bruxas ou fadas. Que tudo está pronto, está aí para nós compartilharmos. No final de tudo me agradeceu pela experiência e nunca mais voltou a uma sessão do Daime.

Cuidado para não misturar as coisas.

Uma coisa é religiosidade, que é a prática dessa religação do ser humano com o "divino", essa percepção que meu amigo teve de que tudo está certinho, ali, pronto, disponível. Uma coisa íntima, visceral.

Outra coisa é religião, atividade humana correlata à crenças humanas as mais estúpidas desenvolvidas por uma população de loucos, com regras escrotas, penalidades, castigos, pecados e culpa, muitas vezes utilizada para justificar atrocidades como queima de bruxas e líderes opositores, atentados terroristas, mortes, desgraças, guerras, desrespeito pela vida de pessoas e animais. Tudo em nome de Deus, baseado em bíblias e alcorões supostamente sagrados mas escritos por homens iguais a mim e a você. Não acredito em escrituras sagradas, não acredito em Deuses cruéis, nãoacredito em deuses guerreiros e disseminadores de morte. Isso é religião, um instrumento de dominação dos povos que não tem nada de sagrado. Uma permissão social para dominar e oprimir.

"Daime ele é a vida

Daime ele é o amor

Daime ele é Jesus

O nosso pai salvador"

Uma estrofe de um dos hinos.

Falando nisso. Os hinos.

Não são dogmas, mas instrumentos de apoio à concentração.

O culto é chamado trabalho, isso porque a proposta é tabalhar em busca do auto conhecimento.

É importante que os pensamentos, o intelecto, essa voz que conversa conosco o tempo todo, e não pode permanecer livre e atuando negativamente na pessoa. É o ego tentando manter o "controle", desesperado com a fusão entre o indivíduo e a "corrente".

Por que corrente? Não no sentido de prender, acorrentar, mas no sentido de união de elos. Cada um é um elo.

A corrente é tão mais forte, quanto mais uniforme e coeso for cada elo. Todos iguais se unindo e compartilhando a "força".

Daí os cânticos destinam-se a homogeneizar a galera, como mantra. Evitando que as mentes e os egos entrem em devaneios duranta o efeito do Daime.

É isso. Sou casado no Daime. Frequentei durante mais de vinte anos. Estou afastado atualmente por discordar das questões humanas envolvidas e não pela essência original do Mestre Irineu, que somente eleva cada um como filho de Deus legítimo, dotado de potencialidades naturais, capacitado a viver com alegria, em harmonia com a natureza e seus prazeres. Sem preconceitos, sem pecados, sem proibições. Nos ensina a humildade. Ser cada um simplesmente um elo perfeito e capaz de sustentar a Força de viver no paraíso.

Lembrando que o paraíso é aqui.

E tem muito neguim vendendo daime a euro, enriquecendo às custas de uma maravilha natural deixada para todos usarem livremente.

Já vi venderem a 20 dólares o litro, mas tem gringo que paga até 80 euros.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Nada a ver prensado fazer mal. O jejum sugerido é de três duas sem drogas pesadas, álcool, sexo e carnes vermelhas. Isso é um conselho e não uma condição para participar. A questão é que são energias muito densas nessas práticas, e atrapalham esse esrado de interação com a corrente que eu disse. Aí tem muita gente que precisa se "limpar" e vomita prá caramba. Faz coco, chora, desespera. É foda mesmo. Tem que chegar lá limpinho. Por dentro e por fora. Mas sem proibições.

Sobre esse Gideon dos Lakota, o cara é um otário.

Foi no congresso nacional denunciar que tem maconha no Daime.

Um dedo duro. Merece um pau no cu esse fdp.

Sobre Jesus. A doutrina segue os ensinamentos de Jesus, amar a Deus e ao próximo como a si mesmo. Louva as forças da natureza como expressòes do divino. Não é teocentrista, pelo contrário, Deus está em tudo. É o criador e a criação.

Deus é o prazer de matar a sede ou a fome. Deus é o brilho e o calor do sol. Deus é o sono reparador numa cama confortável.

Deus é a vida e tudo de bom que ela possa oferecer.

Nascemos oara sermos felizes e realizados. A natureza nos provem.

Os homens é que fodem tudo com guerras, disputas e individualismos.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Não discordo, mas as pessoas que pretendem ir uma primeira vez tem o direito de saber sobre o que é permitido ou não.

Sobre esse Gideon dos Lakota, o cara é um otário.

Foi no congresso nacional denunciar que tem maconha no Daime.

Um dedo duro. Merece um pau no cu esse fdp.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Bicho se você para para analisar o tanto de descobertas de plantas medicinais descobertas por povos da floresta através de tentativa e erro não acharia isso tão especial. Até chimpanzés sabem quais folhas devem comer quando estão mal do estômago.

E como já informei antes, originalmente ayahuasca é somente o cipó. A origem do dmt é que varia.

e so mais uma coisa: Daime nao é como outras plantas de poder. Alguém "descobriu" que entre milhares de plantas da floresta amazonica existe 2, um cipo e uma folha, que nao crescem no mesmo ambiente, combinadas, cozidas e recozidas apuradas davam um cha com o efeito que tem.

quer dizer, ngm originalmente aqui saberia fazer daime sozinho sem a ajuda desse conhecimento ancestral.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Esse, pra mim, é o cerne do problema (na Udv). Como a tradição manda, o conhecimento (não vou entrar no mérito sobre o que é esse conhecimento) ser repassado somente de forma oral, muitos, mal informados ou até mal intencionados e até distraídos por estarem sob efeito do chá passam o conhecimento errado.

Se fosse tudo escrito as pessoas saberiam de antemão qual é o ensinamento e deixaria a cargo do mestre somente a interpretação. E atentos se o cara está falando besteira ou não. O catolicismo tem esse mérito (a Bíblia) e responde pelo que está escrito. Bem ou mal, se é literal ou analogias... Um padre pode ser cobrado por fiéis mais informados se um ensinamento está em desacordo com o que está escrito no livro.

Mas, por motivos específicos, esse "conhecimento" é negado aos iniciantes. Como se em uma biblioteca lhe fosse negado acesso a determinados livros porque vc não passou pela lição anterior. E a verdade é que o motivo não é preocupação com aprendizado mas sim com possível rejeição de muitos que ainda não estão "amaciados" por anos de uso junto com doutrinação.

quanto as experiencias negativas, desculpa, antes de tomar daime é bom sim agente saber onde ta indo, a historia do lugar, quem é o padrinho, pra saber o que voce esta fazendo, e o que voce esta bebendo.

edit pra melhorar posição de vírgulas e acrecentar uma linha sobre bíblia e catolicismo

Editado por Bidi
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Cabelo, o mesmo posso lhe dizer sobre vacinas, remédios para pressão alta, sobre a invenção da roda, o domínio do fogo... Provavelmente todos aqui buscam acrescentar algo de positivo durante a vida para humanidade e provavelmente ninguém aqui chegará ao fim da vida com uma contribuição tão importante quanto as já citadas.

Agradecer é uma coisa. Idolatrar a ponto de se submeter a questões morais colocadas por essas pessoas sem nenhuma ligação com o benefício que trouxeram para humanidade é algo completamente diferente. E o que acontece hoje, voltando a falar de ayahuasca e seitas que a utilizam em seus rituais, são pessoas se autodenominando mestres, sendo escolhidos por grupos de amigos para ser guia, guru, líder, etc. Não tenho como afirmar que isso ocorre no lugar que você frequenta, mas acredito que você não possa negar que isso ocorra. Eu sei que ocorre. Para ficar em um único exemplo (poderia citar outros mas não é necessário) que acredito que você concorde comigo: Gideon dos Lakotas. Ele é padrinho ou líder ou guru (não sei como vcs se referem exatamente no Daime) e é execrado pela maioria dos não seguidores (dele, óbvio ahaha)

Einstein foi um gênio e, em termos científicos, elevou a humanidade a um novo patamar tecnológico e de conhecimento. Newton também, dentre outros tantos que nos trouxeram até esse momento em que nós estamos conversando separados por kilômetros de distância. É sabido que Einstein tinha pouco respeito com mulheres e Newton era um esquisitão solitário que provavelmente morreu virgem. Isso não diminui a importância dessas pessoas para a humanidade em geral porque são coisas diferentes. E o que alcançaram foi através de trabalho árduo somado às suas próprias genialidades.

O sucesso da tentativa e erro e o sucesso resultante de trabalho árduo, apesar de ambos poderem trazer resultados benéficos da valor inquestionáveis a sociedade, não credencia ninguém a ser guia moral de nada. Poderíamos até entrar nesse assunto aqui mas vai fugir do tema do tópico.

Voltando ao Gideon... só te digo uma coisa: até chorume pode virar adubo.

Não se trata de concordar ou não com ele. É ver o que sai e tirar proveito.

Não conheço o trabalho da UDV ,

quanto a tentativa e erro.... vc ficaria a vida inteira tentando. O conhecimento ja nos é passado pronto, ja fizeram a tentativa e erro a muiiiiiiitos anos atras, quem acertou foi um cara tao bom que agente agradece até hoje!

e sobre a ayhuasca, o daime também pode ser feito com utras folhas, e agente chama de daime do mesmo jeito. daime é ayhuasca, no contexto religioso brasileiro.

agora ja quanto ao gideon dos lakotas. incomentavel. se tu concorda com esse ser, eu ate paro por aki.... nao tenho nada pra acrescentar.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Cabelo, se a gente não vivesse em um mundo onde pessoas são enganadas e ainda mais quando envolve o uso de uma substância (forte como a ayahuasca é), também não veria problema.

Comparando em termos de religião, esses pastores que tiram dinheiro de evangélicos também não estão pondo arma na cabeça de ninguém. Nem por isso sou favorável a prática apesar de reconhecer o direito de cada um dar seu dinheiro pra quem quiser.

Mas vem ca, mesmo que uma pessoa se submetesse mesmo moralmente a outra, coisa que eu nunca vi acontecer no daime.... mesmo que fosse assim, nao tem ngm obrigando ngm a nada nao mano velho.

Sobre a ciencia e Einstein eu sei uai, eu estudo rss so que eu estudo a doutrina do daime tambem.

Eu, nao quero reinventar a roda, nem redescobrir o daime, eu sei dar o valor de quem ja fez.

Sobre o Gideon ele nao merece minhas palavras.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Cabelo, não leve para o lado pessoal. O tópico é sobre a regulamentação da ayahuasca no contexto religioso. A principio achei isso ruim (por tudo que vivenciei a respeito) mas depois revi a minha opinião que isso sim, pode ser uma abertura para um tipo de uso e estudos mais proveitosos (no meu ponto de vista e entendo que você pense diferente porque simplesmente você vivencia isso e se o faz é porque tem proveito para você).

Onde gente é enganada no mundo? Putz, pra ficar dentro do tema vou citar de novo Gideon dos Lakotas (que você, mais um daimista aqui no fórum e maior parte das pessoas com alguma ligação com ayahuasca rejeita - menos os seguidores dele por razões óbvias). Ele distribui o cha, vende cursos, vende mudas, se duvidar vende até terreno no céu. Achei que era ponto pacífico de como é possível alguém se aproveitar dessa posição de líder religioso de seita que faz uso regulamentar de ayahuasca para tirar vantagens e sabe-se lá que tipo de doutrina ele passa. faz denúncias contra a udv e contra outras vertentes do daime. Como acontece em praticamente em toda religião.

Acredito que um seguidor desse cara veria muito mais falta de respeito na forma como vcs se referem a ele do que no que escrevi. Acho.

Concordo que não há donos da verdade mas isso é um fórum de discussões onde cada um dá sua opinião e o que for infundado é rebatido pelo outro que tem informação diferente. Respeitar você não significa concordar com sua visão. Não preciso atacá-lo, nem utilizo informações infundadas (até que se prove o contrário) para expor meu pensamento.

mas me da um exemplo ai, pratico. onde gente é enganada, pq eu em mais d 15 anos de doutrina nunca vi isso.

E sobre vcs dizerem que vendem daime isso e aquilo, mesmo que vendessem, qual o problema? nao vendem maconha tb porra?!

eu nunca vi isso pra uso recreativo, geralmente envolve gente que sabe o que esta fazendo, mas mesmo que existisse.... amigo, galera trabalhou p produzir o daime velho...da trabalho!

e gente ludibriada eh complicado mano ... tb nunca vi agora... ngm tem a verdade absoluta irmao, nem eu nem voce, o que estamos aqui é pedindo respeito, porque o topico sendo bombardeado com desinformaçao, criticas infundadas, demonizaçao do daime.... eh uma certa falta de educaçao, infundada.

aconselho vcs a abrirem um topico derrepente pra criticar o daime, pra nao tornarem esse aqui ainda mais desrrespeitoso pra com a doutrina.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Pessoal. Ninguém toma daime por diversão até porque o gosto é ruim pacas. Bom é o efeito.

Ninguém "descobriu" que juntando dois vegetais amazônicos e faendo um chá ficava doidão. Alcinógeno.

Daime tem efeito muito louco. Dá até uns visuais, mas nunca alucinei. Nunca vi nada "anormal" por lá. Eu que mudava.

A origem é milenar, bebida de curandeiros do império inca. Com a ocupação espanhola, o imperador Montezuma recebeu o homem branco como um visitante. Abriu as portas do palácio. O visitante pegou uma arma e alvejou o peito do imperador, matando-o.

Imagine que os incas não conheciam pólvora.

Os sacerdotes seriam os próximos da nobreza a serem mortos, então fugiram pra floresta.

A mesma floresta amazônica nossa, mas lá pras bandas do alto Peru.

Consigo levaram a sabedoria do preparo do "Vinho das Almas", que é o significado da palavra ayahuasca.

Esses sacerdotes difundiram muitos conhecimentos e originaram uma categoria de curandeiros benzedores nômades chamados Xamãs. Esses existem até hoje no norte do Brasil.

E foi com um desses xamãs que Raimundo Irineu tomou ayahuasca e o Daime teve início.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Um imperador asteca estava fazendo ayahuasca na américa do sul. Deve ter sido em algum tipo de intercâmbio cultural entre Incas e Astecas em que o imperador inca foi aprender a fazer peiote no México enquanto o Asteca veio ensinar a fazer ayahuasca com os Incas.

Pizarro, porque não tomava ayahuasca e portanto não tinha a manha das viagens se guiando pelas estrelas, veio pro Peru, achando que estava no México e matou o imperador, facilitando o trabalho de Cortez (que foi parar no México querendo na verdade chegar ao Peru, mas ele tb nao tomava ayahuasca e or isso nao tinha a manha com o divino e as estrelas e acabou levando a fama de assassino de imperador mexicano).

Tem razão cabelo. Não sou o dono da verdade e fico literalmente em estado de choque com o que ainda posso "aprender"...

Pessoal. Ninguém toma daime por diversão até porque o gosto é ruim pacas. Bom é o efeito.

Ninguém "descobriu" que juntando dois vegetais amazônicos e faendo um chá ficava doidão. Alcinógeno.

Daime tem efeito muito louco. Dá até uns visuais, mas nunca alucinei. Nunca vi nada "anormal" por lá. Eu que mudava.

A origem é milenar, bebida de curandeiros do império inca. Com a ocupação espanhola, o imperador Montezuma recebeu o homem branco como um visitante. Abriu as portas do palácio. O visitante pegou uma arma e alvejou o peito do imperador, matando-o.

Imagine que os incas não conheciam pólvora.

Os sacerdotes seriam os próximos da nobreza a serem mortos, então fugiram pra floresta.
A mesma floresta amazônica nossa, mas lá pras bandas do alto Peru.
Consigo levaram a sabedoria do preparo do "Vinho das Almas", que é o significado da palavra ayahuasca.

Esses sacerdotes difundiram muitos conhecimentos e originaram uma categoria de curandeiros benzedores nômades chamados Xamãs. Esses existem até hoje no norte do Brasil.

E foi com um desses xamãs que Raimundo Irineu tomou ayahuasca e o Daime teve início.

Link para o comentário