Ir para conteúdo

O Uso Da Maconha No Tratamento Da Síndrome De Tourette

Tantra

Recommended Posts

• Usuário Growroom

TERRA

Vida e Saúde

Domingo, 11 de abril de 2010, 15h56

O uso da maconha no tratamento da síndrome de Tourette

The New York Times

A maconha é usada como alívio para os tiques, vocalizações e cacoetes da doença

"Existe uma coisa que ajuda a minha Tourette mais do que qualquer outra, e é maconha", diz Louis Centanni, ator e comediante de 24 anos. Os doutores Robert A. King e James F. Leckman, da Escola de Medicina de Yale, que recentemente se juntaram ao blog Consult para responder às perguntas dos internautas sobre a síndrome de Tourette, respondem aqui a leitores perguntando sobre o uso da maconha como alívio para os tiques, vocalizações e cacoetes da doença.

P: Estudos clínicos demonstraram que a maconha pode ser efetiva no alívio dos sintormas dessa doença? Como as substâncias da maconha ajudam os pacientes de Tourette, e outros tipos de drogas depressoras também ajudam?

R: Vários indivíduos com Tourette severa usam regularmente maconha e reportam que ela acalma e alivia seus tiques. Alguns poucos ensaios clínicos randomizados do Delta 9-tetra-hidrocanabinol, ou THC, o ingrediente ativo da maconha, foram realizados.

Alguns dos pesquisadores estão convencidos de que o THC e componentes relacionados da maconha chamados canabinoides ajudam; outros ainda têm dúvidas.

A análise mais ampla até agora da eficácia de canabinoides para a síndrome de Tourette veio de um grupo de pesquisa na Grã-Bretanha, o Cochrane Collaboration, que revisou toda informação disponível.

Eles descobriram que "as melhoras na frequência e severidade dos tiques foram pequenas e apenas detectadas por algumas medições de resultados".

O grupo concluiu que não há provas suficientes para sustentar o uso de canabinoides no tratamento de tiques e de comportamento obsessivo-compulsivo em pessoas com síndrome de Tourette.

Além disso, o uso regular da maconha também tem potenciais efeitos colateriais físicos e psicológicos, como apatia, depressão e até psicose em indivíduos vulneráveis.

Assim como outras drogas, os efeitos variam de paciente para paciente, e os riscos e benefícios devem ser pesados. Nós certamente não recomendaríamos para adolescentes.

Quanto à forma de ação, existe uma crescente literatura científica tratando da capacidade do corpo de produzir substâncias chamadas endocanabinoides, que se assemelham aos componentes ativos da maconha.

Nossos corpos contêm várias enzimas que produzem esses canabinoides endógenos, e dois tipos específicos de receptores dessas substâncias estão espalhados pelo corpo, inclusive no cérebro.

Parece que os canabinoides podem modular grandes sistemas neurotransmissores no cérebro, inclusive aqueles envolvendo o GABA e a glutamina.

Essa série de reações químicas fornece uma hipótese do motivo da maconha às vezes ter o efeito de reduzir os tiques.

É incrível que esta planta seja criminosa.... que ser maluco que são os humanos.... é isso... Paz e Pense Verde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Não compre plante, em geral esse grupo de usuários mais vulneráveis aos efeitos secundários são as crianças e adolescentes.

To ligado boris

Mas existem adultos que tem disturbios psiquiátricos ou psicóticos que podem apresentar um elo digamos, não satisfatorio como comigo ou voce.

Eu mesmo não acreditei, com um brother meu 25 anos, primeiro baseado que fumou, ficou super agressivo e transtornado, quis se jogar do quinto andar e os caralho. Eu presenciei tudo e o cara é daqueles 100% careta nem cerveja bebe.

Por isso acho que cada caso é um caso. As vezes uma criança que fuma pode não ter um elo nem perto desse ai. E outros podem fuma e mata a mae e a irmã. Eu não acredito 100% mas tambem não desacredito pois não sei sobre surtos psicoticos e muito menos associado a canabis. Mas isso é assunto pa se debate durante muito tempo.

Abraço

:Maria: Não Compre Plante :Maria:

Link para o comentário

• 2 years later...
  • Usuário Growroom

Ola, sou portador da Síndrome de Tourette, com tiques mais poderosos que a minha vontade de não tê-los sabendo do ridículo que são visto pelas pessoas mas incontrolåvel para um portador.

Sempre fui contra o uso da maconha, tive uma adolescência normal sem uso de drogas. Obviamente tinha amigos de escola que fumavam maconha de forma recreativa, experimentei ma s2 vezes e não senti nada, depois disso nunca mais usei.

Hoje, com mais de 40 anos, já tendo tomado todos os medicamentos indicados (Haldol, Orap, Eivotril, etc, etc, etc) resolvi experimentar novamente a maconha, já maduro, já independente financeiramente, casado, profissional de ponta do mercado.

Bem, posso dizer que a maconha mudou minha vida, não quero fazer apologia aqui nem incentivar ouso recreativo, mas, para mim, não há melhor remédio para estes tiques do que 2 (dois) e apenas dois tragos de maconha geralmente à noite por volta das 19 horas.

Sinto um relaxamento muscular fantástico, sinto uma melhora geral dos tiques, uma ensação de tranquilidade, de calma sem a mínima vontade de dormir. Em nenhum momento fico (doidão) ou fora de controle como se tivesse bebido, em nenhum momento me passa pela cabeça sentimentos agressivos ou de maldades pelo contrário, somente pensamentos de generosidade e ampliação do sentimento de amabilidade e compaixão, durante o efeito de aprox 2 horas me torno melhor marido pq dou atenção a minha esposa e melhor pai pq até sento com minha filha de 6 anos para brincar, o que jamais faço "de careta".

Obviamente nem todas as vezes que dou meus dois tragos sinto a mesma sensação, soube que as ervas do tipo Sativa são contraindicados para a Tourette porque são de maior poder eufórico e pode precipitar ansiedade generalizada e soube que as evas Indicas são mais indicadas para pessoas com essa síndrome, meso sabendo disso, não teria como comprar uma erva específica Indica, então, por não saber acabo usando o que arrumo e as vezes é muito om e as vezes somente mais ou menos, mas no geral, mesmo mais. Ou menos é melhor doque não ter conhecido a essa erva.

O que sinto ? Paz, amabilidade, respiração mais aprofundada. Percebo que durante o uso por ficar mais disperso, ou seja, menos focado em algo ou algum pensamento, esse desfoque é a origem da diminuição dos tiques ma vez que passo a achar que os tiques são resultado de pensamentos permanentes inconscientes, mente extmamente focada em pensamentos e sentimentos, então quando passei a usar senti um desfoque de pensamentos e sentimentos e acho que aí é o que faz a planta ser benéfica.

Acho que o uso na adolescência não deve ser incentivado porque conheço amigos que fumam desde cedo e hoje apsentam uma memória muito falha e um certo desinteresse em geral (trabalho, estudos, etc) É,notadamete uma planta que traz uma cta preguiça e desinteresse durante o efeito e pelo que pesquisei ela aumenta a compreensão profunda mas não permite um bom aprendizado pelos efeitos na memória de curta duração, enfim.

Fica aqui meu relato, gostaria de contribuir para melhor entendimento da planta e se possível pela liberação pelo menos medicamentosa da mesma.

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

agora é só fazer uma estufa em casa e plantar teu proprio fumo!!! existe inclusive uma nova linhagem em que diminuiram o THC e aumentaram o CBD com isso os efeitos psicoativos dimiuem acho q vale o teste tb... mas isso tu só vai conseguir plantando teu fumo... claro tem q comprar as sementes pela internet...

Link para o comentário