Ir para conteúdo

Presidenciáveis Lançam “Cruzada” Antidrogas Por Votos


duboldim

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Tema recorrente em ano de eleições, o combate ao tráfico de drogas voltou a dominar o discurso dos pré-candidatos à Presidência nos últimos dias. Enquanto a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, foca na luta contra o crack – embarcando no recém-lançado plano federal para combater a droga -, o adversário José Serra (PSDB) prega a criação de um Ministério da Segurança Pública e aumenta a ofensiva contra a Bolívia, e Marina Silva (PV) defende uma “reforma geral” no setor.

Para especialistas ouvidos pelo R7, a discussão sobre o tema busca conquistar eleitores de todas as classes sociais que se sintam ameaçados, mas não chega a ser crucial para vencer as eleições. É o que diz o cientista político da Fesp (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), Aldo Fornazieri, que vê no eleitor da classe média o principal alvo do discurso.

-É um tema que preocupa a sociedade de um modo geral, mas não é o que define uma eleição. [...] Como nas favelas isso faz parte do cotidiano dos moradores, que acabam tendo outras carências, é o eleitor de classe média quem mais se interessa pela questão.

Discursos

Embora possa não ser decisiva nas urnas, a luta contra o crack se tornou a “vedete” dos políticos em 2010. Pouco antes de o governo lançar um plano nacional para enfrentar a droga, na semana passada, Dilma já defendia uma abordagem específica para a questão. O governo, no entanto, nega que o programa tenha caráter eleitoreiro.

Para os especialistas, não é surpresa que o assunto ganhe destaque nestas eleições, devido à “epidemia do crack” que o Brasil enfrenta. Segundo o cientista político Lúcio Flávio Rodrigues de Almeida, da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), os políticos apenas acompanham uma tendência natural de debate na sociedade. Estimativas apresentadas no início do mês à Câmara dos Deputados apontam que já passa de 1,2 milhão o número de usuários da droga no país.

Já José Serra possui outra abordagem, vem defendendo a criação de um Ministério da Segurança Pública e o fortalecimento da fiscalização das fronteiras - proposta rejeitada pelas duas principais adversárias na disputa.

O tucano também causou polêmica ao afirmar que o governo da Bolívia faz “corpo mole” para combater o narcotráfico. Para Fornazieri, a fala pode até atrair o eleitor mais conservador, mas induz ao erro.

- O problema do tráfico de drogas é nosso, e a saída não é simples. Não adianta cutucar um país ou outro.

Mais contida, a ex-ministra do Meio Ambiente tem evitado levantar bandeiras polêmicas, mas defendeu recentemente a realização de consulta popular para debater a questão da legalização da maconha. Para a pré-candidata verde, que ainda não deu detalhes sobre as propostas em relação ao combate à violência, o próximo governo deve criar uma “reforma com foco na vida”.

Almeida alerta, entretanto, para o risco da simplificação do debate sobre a luta contra a violência. Segundo ele, os eleitores devem ficar atentos aos políticos que vendem uma imagem de “salvador”, e buscar verificar o que cada um está propondo.

- Grande parte da população se sente vulnerável, principalmente quando ocorrem casos horrendos de violência. [...] E ficam sensíveis a essa mensagem do “salvador”, mas que já começa mal porque não levanta um debate profundo sobre o tema.

De acordo com os dados mais recentes da Senad (Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas), de 2005, 22,8% da população já usou drogas ilícitas em algum momento da vida – segundo pesquisa feita em 108 cidades com mais de 200 mil habitantes. A maconha foi a mais citada entre os entrevistados: 8,8% responderam que já consumiram alguma vez a droga. Já o crack teria sido consumido por 0,7% da população em algum momento.

Confira também

Serra defende criação de Ministério da Segurança

Dilma defende penas mais duras para traficantes

Marina quer consulta sobre maconha

A Notícia saiu no R7.

http://noticias.r7.com/brasil/noticias/presidenciaveis-lancam-cruzada-antidrogas-por-votos-20100530.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
  • Tópicos

  • Posts

    • Обратите внимание https://mypsyhealth.ru/наркология/2021/01/26/narkohelp Мы проводим пилотное тестирование формы онлайн-записи , которая позволит быстро и удобно записываться на консультацию к психологу https://mypsyhealth.ru/services/okazaniye-psikhologicheskikh-uslug-v-moskve Состав Городского координационного Совета Методического объединения психологов Департамента труда и социальной защиты населения города Москвы https://mypsyhealth.ru/психотерапия/2024/01/14/breakdown +7 (800) 300-11-00 https://mypsyhealth.ru/психиатрия/2022/10/25/Alz-blood ул https://mypsyhealth.ru/blog/page23/ Вилиса Лациса, д https://mypsyhealth.ru/неврология/2021/12/24/starost-vnimatelnost 1, корп https://mypsyhealth.ru/психиатрия/2021/05/10/BAR 1 https://mypsyhealth.ru/shop/substances/pantothenic-acid Музыкотерапия — мягкая и эффективная методика коррекции психоэмоционального состояния с помощью игры на музыкальных инструментах, пения и прослушивания музыки по специальной методике https://mypsyhealth.ru/психиатрия/2022/05/02/symptoms-depression-pregnancy
    • Нижний Новгород, экстренная психологическая помощь: Россия Москва Санкт-Петербург Другие города Онлайн https://mypsyhealth.ru/психиатрия/2022/08/13/who-is-autistic Тема , функционировать в мире, взаимодействовать с окружающими, достигать успехов и развиваться ему станет гораздо легче и интереснее https://mypsyhealth.ru/психиатрия/2022/12/07/panic-attacks МАК могут служить проводником и помощником в этом процессе, активизировать интерес людей к самоисследованию и саморазвитию https://mypsyhealth.ru/blog/page48/ Свои проблемы и непростые жизненные ситуации можно также обсудить с психологом по телефону неотложной психологической помощи https://mypsyhealth.ru/психология/2022/03/26/systemic-overeating Для этого нужно набрать простой трёхзначный номер 051 https://mypsyhealth.ru/психотерапия/2019/03/21/strahi Его легко запомнить и набрать с городского телефона https://mypsyhealth.ru/services/anonimnyye-konsultatsii-s-psikhologom-onlayn/ Чтобы позвонить с мобильного телефона, то нужно добавить к номеру код города 8 (495) 051 https://mypsyhealth.ru/психиатрия/2022/05/02/symptoms-depression-pregnancy Услуги психолога будут оказаны абсолютно бесплатно, однако помните, что оператор связи будет взимать плату за звонок https://mypsyhealth.ru/терапия/2022/02/15/cheerfulness-and-vigor +7 (473) 207-06-27 https://mypsyhealth.ru/наркология/2022/07/18/drug-and-alcohol-treatment 21 https://mypsyhealth.ru/shop/substances/beta-glucan Основаниями для отказа в приеме или прекращения оказания пси­хологической помощи являются:
×
×
  • Criar Novo...