Ir para conteúdo

Dúvidas Sobre Questões Jurídicas, Pergunte Aqui!

sano

Recommended Posts

Menores não devem fumar maconha. Menores devem estudar e aprender a cumprir as regras, sob pena de serem punidos conforme estas. Assim, você será banido.

:ban:

Sei que o fórum é proibido para menores e só quero saber, nada mais. Foi apenas um exemplo. Ninguém aqui disse que fuma :D

Se eu fumasse, eu não estudaria? Isso faz sentido?

O ponto acima destacado é o bastante para que seu banimento tenha sido legitimado.

Editado por bigcunha
Justificativa para o banimento do usuário.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

tem alguem que me possa passar um email dos consultores juridicos de nossa comunidade, fiz uma besteira coloquei fotos de plantas minhas no caralho do facebook e alguem que não gosta de mim está me ameaçando me entregar para policia...

to pirado com tudo issu...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

bom pessoal sou um pai de familia, tenho 35 anos e ferrado e não sei o que fazer, estou recebendo ameaças de um policial, e eu não sei quem e esse cara, eu so seu que ele pesquisou no facebook e viu videos e fotos e com isso ele arrumou um geite de fazer terrorismo comigo... o que devo fazer do deseperado... tudo indica que e um policial da minha rua onde moro. e que senti direto o cheirinho .....da danada... e agora ele ta me ameaçando entregar pros homi... caralho...

que burrada de colocar fotos na net....rrrrrrrrrrr

não tenho passagem na policia sou funcionario publico concursado... trabalhador como muita gente aki e que sofre com todo tipo de repressão qoe possa registir...

não vou desistir....

não sou traficante....

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Opa! Tenho uma duvida que não achei por aqui ainda, se há e eu não achei desculpe por refaze-la.

Mas a questão é sobre ter o grow em casa e deixar claro que o total produto dele será destinado só a mim.

Moro com minha namorada e nós dois cuidamos do grow.

Declarar que ambos somos usuarios e o conteudo do grow seria só para uso proprio do casal, teria o mesmo valor que tem a outra declaração solitária?

Ou seriamos uma quadrilha querendo produzir a maconha mais viciantes e pesada de laboratório, enquadrados em trafico?

HAHA, brigadeiras a parte, mas isso me preocupa um pouco e por não ter achado, tive que perguntar!

Espero que possam me ajudar com essa duvida, desde já agradeço o espaço que vocês disponibilizaram pra duvidas tão pertinentes ao cannabicultores!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Os CJGR que me corrijam, mas é melhor um só assumir o grow todo.

Grow compartilhado pode dá margem para algum delegado filho da puta enquadrar no 33. E entenda também que a declaração, por mais legal que seja e etc (quando eu tiver com meu indoor também pretendo colocar) não serve como atenuante e etc.

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

com licença sano

tenho uma duvida , as humildes sacolas do mercado que minha humilde e amada mãe que não se importa pelo fato de eu cultivar pode me injustamente incriminar por acaso ? não sei , talvez deles falarem que seja material para involucro de droga, mesmo que na verdade seja para usar no lixo , alias , o fato da minha mãe não se importar e coompreeder que cultivar é o melhor caminho , pode injustamente incriminar ela ?sei la por conivencia talvez , porque só eu que consumo mesmo , mas na paz sem se misturar com bandido , toda minha familia sabe que gosto da erva , toda

obrigado

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Salve, Irmão mister ganja skateboard!

Acho pouco provável que queiram lhe incriminar por conta de sacolas de supermercado. Se ainda fosse zip-lock, até poderia colar, mas sacola de mercado eu acho mais difícil.

Qualquer dúvida, leia na Indexação do Dúvidas Jurídicas sobre o que não ter no local do Grow.

Um forte abraço e tudo de melhor,

obrigado irmão canabico big !e o fato dela não pegar no meu pé faz dela conivente assim colocando ela em alguma situação desagradavel ?

paz

Link para o comentário

• Consultores Jurídicos GR

Prezado,

sua dúvida quanto ao fato de sua mae concordar e conviver com o cultivo é pertinente, no entanto, não há com o que se preocupar;

Pela experiência que tive acompanhando o caso do Sativa Love; onde a mãe dele foi enquadrada no tráfico junto com ele, percebemos que o juiz desclassificou a conduta da mae pois ela de fato nao tinha qualquer engerência na atividade do filho.

Mas isso nao responde a pergunta, entao vamos lá. Para um leigo entender eu vou explicar de forma bem simples.

Passo 1;

O crime é cometido pela pessoa que tem a vontade de praticar a ação prevista como proibida, isso se chama, tipicidade, a conduta é prevista em um tipo penal.

Passo 2;

Essa conduta deve ser consciente, o agente deve saber o que está fazendo e que isso é errado.

Passo 3;

Essa conduta deve ser puníve ou culpávell;

Bom, no caso da mãe que acolhe o filho em casa sabendo que o mesmo fuma maconha no quarto, ou planta em seu armário; ela não comete nenhum crime pelo seguinte fato.

Não se pode exigir de uma mãe, em hipótese alguma, que denuncie o próprio filho; é o que se denomina na doutrina jurídica como, conduta inexigível; uma modalidade de exclusão da culpabilidade do autor do suposto fato criminoso.

A nao ser que sua mãe compartilhe do fumo e portanto, tenha uma conduta dirijida para um fim diretamente ligada ao objeto ilícito; ela apenas estará protengendo você deixando de delatá-lo; o que por razões óbvias não pode ser tido como favorecimento real, tampouco, coautoria ou qualquer hipótese de crime; uma vez que não é exigível de um mãe que denuncie o próprio filho. Caíndo portanto, no 3º passo, a conduta da mãe não é culpável, logo, não é criminosa.

No caso do Sativa Love, a mãe foi absolvida da acusação de tráfico justamente por isso.

Abçs marofados.

• Like 3
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Prezado,

sua dúvida quanto ao fato de sua mae concordar e conviver com o cultivo é pertinente, no entanto, não há com o que se preocupar;

Pela experiência que tive acompanhando o caso do Sativa Love; onde a mãe dele foi enquadrada no tráfico junto com ele, percebemos que o juiz desclassificou a conduta da mae pois ela de fato nao tinha qualquer engerência na atividade do filho.

Mas isso nao responde a pergunta, entao vamos lá. Para um leigo entender eu vou explicar de forma bem simples.

Passo 1;

O crime é cometido pela pessoa que tem a vontade de praticar a ação prevista como proibida, isso se chama, tipicidade, a conduta é prevista em um tipo penal.

Passo 2;

Essa conduta deve ser consciente, o agente deve saber o que está fazendo e que isso é errado.

Passo 3;

Essa conduta deve ser puníve ou culpávell;

Bom, no caso da mãe que acolhe o filho em casa sabendo que o mesmo fuma maconha no quarto, ou planta em seu armário; ela não comete nenhum crime pelo seguinte fato.

Não se pode exigir de uma mãe, em hipótese alguma, que denuncie o próprio filho; é o que se denomina na doutrina jurídica como, conduta inexigível; uma modalidade de exclusão da culpabilidade do autor do suposto fato criminoso.

A nao ser que sua mãe compartilhe do fumo e portanto, tenha uma conduta dirijida para um fim diretamente ligada ao objeto ilícito; ela apenas estará protengendo você deixando de delatá-lo; o que por razões óbvias não pode ser tido como favorecimento real, tampouco, coautoria ou qualquer hipótese de crime; uma vez que não é exigível de um mãe que denuncie o próprio filho. Caíndo portanto, no 3º passo, a conduta da mãe não é culpável, logo, não é criminosa.

No caso do Sativa Love, a mãe foi absolvida da acusação de tráfico justamente por isso.

Abçs marofados.

muito obrigado irmão maconiaco , caramba imagino eu a ocasião desagradavel que seria , o povo ñ perdoa com os comentarios maliciosos tb !
Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Mestres ... divagando hoje tive uma dúvida que talvez possa ajudar muitos amigos em situações semelhantes.

Como proceder, tendo plantas de cânabis em casa, com a visita de um agente da saúde a fim de verificar os procedimentos de combate à dengue.
Como funciona essa situação ?
Vai depender do preparo do agente ?
Ele vai ou pode te denunciar depois ?

Sucesso e saúde, irmãos.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Pessoal, procurei pelo fórum pelos termos concurso público e termo circunstanciado e não encontrei muita coisa concreta, venho aqui pedir a vocês para sanar uma dúvida minha:

Caso, em uma época da minha vida, eu seja pego portando maconha para uso próprio e os policiais resolverem ir até o fim pra eu sofrer as consequências, quais seriam elas exatamente? Assinarei um TC, depois serei encaminhado ao delegado e lá verei qual será minha punição, como serviço comunitário ou outras coisas, certo?

Beleza... Após isso, se eu tiver a pretensão de prestar um concurso público para a polícia civil ou federal, poderei ser desclassificado por causa dessa besteirinha?

Edit: uma outra dúvida que me bateu agora vendo algumas informações pela internet: se o policial me flagrar passando o beck para um amigo ele pode fazer da minha vida o inferno me acusando de tráfico?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

pô, bigcunha!

boa noite!

já venho acompanhando o growroom faz um bom tempo e já havia dado uma passada pelo índice e infelizmente percebi que a maioria dos hyperlinks relacionados ao assunto que me interessava estão "datados": ou o link estava fora do ar ou simplesmente carregava desde o primeiro post do tópico, e pelo sistema de busca do fórum não obtive nenhum resultado concreto.

live slow, die whenever!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eai growers, tenho 2 plantas agora, bem pouco na minha opinião mas nenhum vizinho tem visibilidade alguma delas, e elas estão no quintal onde tbm n se vê da frente da casa, realmente seguro quanto a isso, medo é, e se a policia chegasse ?! afinal n sei se vou sofrer uma denuncia anonima, sei q o segredo do sucesso eh o segredo mas acho q já vacilei alguma vez então sempre terei medo de ser surpreendido pelos fardados...

tenho uma duvida besta que envolve a parte jurídica creio eu, se eles chegassem e eu dissesse que eles não poderiam entrar sem um mandado, se eles não tivessem o mandado e tivessem que voltar no outro dia eu sumisse com todas as plantas(trituraria e enterraria no mato do quintal) e todas as coisas q me liguem ao cultivo delas tipo vasos e etc, qual seria o risco ? tem uma brecha pra eu ser preso ainda ?

pois sem poder olhar da casa dos vizinhos e nem da rua e eu não deixando entrarem penso que estou blindado(aposto que não) nunca comprei sementes, é prensado, nem ferts nem nada, nada no meu cartão foi gasto em lojas de grow nem nada. então é isso, sobra algum risco ainda?

obrigado desde já aos consultores jurídicos do growroom, na aula do bigcunha da pagina anterior aprendi muito, e fiquei assustado pois minha mãe fuma comigo e minha mulher tbm. familia =D

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eai growers, tenho 2 plantas agora, bem pouco na minha opinião mas nenhum vizinho tem visibilidade alguma delas, e elas estão no quintal onde tbm n se vê da frente da casa, realmente seguro quanto a isso, medo é, e se a policia chegasse ?! afinal n sei se vou sofrer uma denuncia anonima, sei q o segredo do sucesso eh o segredo mas acho q já vacilei alguma vez então sempre terei medo de ser surpreendido pelos fardados...

tenho uma duvida besta que envolve a parte jurídica creio eu, se eles chegassem e eu dissesse que eles não poderiam entrar sem um mandado, se eles não tivessem o mandado e tivessem que voltar no outro dia eu sumisse com todas as plantas(trituraria e enterraria no mato do quintal) e todas as coisas q me liguem ao cultivo delas tipo vasos e etc, qual seria o risco ? tem uma brecha pra eu ser preso ainda ?

pois sem poder olhar da casa dos vizinhos e nem da rua e eu não deixando entrarem penso que estou blindado(aposto que não) nunca comprei sementes, é prensado, nem ferts nem nada, nada no meu cartão foi gasto em lojas de grow nem nada. então é isso, sobra algum risco ainda?

obrigado desde já aos consultores jurídicos do growroom, na aula do bigcunha da pagina anterior aprendi muito, e fiquei assustado pois minha mãe fuma comigo e minha mulher tbm. familia =D

Fala Blue!

Logo logo um consultor vem aqui tirar a sua dúvida, mas nesse meio tempo me arrisco à responder, mesmo não dominando muito bem o assunto e correndo o risco de passar uma informação imprecisa.

Já vi várias questões semelhantes às tuas e o que a galera tem dito é que a polícia, quando parte de uma denúncia anônima, sempre dá uma investigadinha básica antes de fazer o flagrante. Se isso acontecer com você e se a polícia tiver certeza de que vc tem plantas no quintal, o procedimento padrão será invadir a sua casa (mesmo com a sua resistência e sem mandado) e irão apreender as meninas. Parece que, no caso de flagrância, essa suposta"ilegalidade" dos policiais entrarem na sua casa sem mandado acaba ficando afastada, justamente por conta do flagrante. E como quem planta está em estado de flagrância o tempo todo, tem que ficar esperto.

De qualquer forma, a minha sugestão é nunca convidar os policiais a entrarem na casa, pois eles sempre perguntam assim para evitar problemas posteriores. Se for o caso de você rodar, não permita que eles entrem, mas também não vá bancar uma de herói tentando impedir, fisicamente, que eles entrem, porque eles vão entrar, você querendo ou não (ps: se isso acontecer e vc não tiver nenhum flagrante aí sim eles vão se fuder, por isso que eles sempre fazem essa "investigação" preliminar, pra saber se vale a pena ou não entrar à força na sua casa). É foda, mas é o que acontece.

Portanto: o segredo do sucesso é o segredo.

• Like 4
Link para o comentário

Bigcunha e KGB ja deram uma boa explicação ao caso.

Mas vou lhe dar o meu relato real sobre essa situação qual o senhor passa..e passará caso continuar cultivando , seja indoor, out ou guerrilha.

Primeiro de tudo , voce ja esta careca de saber que Cannabis, tanto em forma de "erva preparada", quanto planta, e até sementes são caracterizadas no nosso Pais como Droga.

Se ela for flagrada em seu poder, voce pode ser considerado além de usuario como traficante.

Então vamos ao que interessa...

Moro em casa com um terreno modesto , porém no meu caso moro em condominio fechado, (o que ja dificultaria uma averiguação policial sem mandado), porem minha casa se encontra no inicio do condominio, ou melhor é a PRIMEIRA casa que se vê na entrada do condominio.

Vizinhos pertos tenho apenas 2, um que fica atras da minha casa e nao consegue ver nada do meu terreno, e o vizinho do lado qual consegue ver meu jardim.

Porém existem tecnicas para tentar despistar os curiosos...

Tais tecnicas como camuflar o terreno, por exemplo?!

Tenha bastante plantas no seu jardim, ornamentais, ervas, trepadeiras enfim, isso ajudaria a camuflar as meninas que tantos amamos, porém não vão imunizar seu terreno contra os cheiros cannabicos e de visitas curiosas ...

(Quem conhece a maconha , ou é usuario, concerteza passando pelo terreno e sentindo o cheiro da floraçao , principalmente no Verão e final da Primavera, certamente vai saber que o cheiro vem da cannabis...)

Agora, se o cara vai ficar incomodado com cheiro ou não, são outros quinhetos...(Quantas vezes passamos na rua em algum terreno ou local especifico e senitmentos o cheiro da erva e nem por isso ficamos procurando que nem loucos uma planta ou alguem fumando!?)

Pra piorar minha situação...

A onde eu moro por exemplo, tenho a visita da inspeção da CEG, compania de gas do meu estado, já que todos equipamentos de registros se encontram dentro do meu terreno...e para emitirem o carne de pagamento com a destinção de uso mensal, eles necessitam adentrar no meu terreno e ver o registro para o monitoramento...

Alem da visita mensal desse senhor, tenho um jardineiro/piscineiro que eventualmente toda semana vem aqui para limpar a piscina principalmente e 2 vezes por ano vem fazer jardinagem...

Como lidei com a situação?!

No começo meio que caguei e andei acreditando que poucas pessoas saberiam que aquilo era um pé de maconha...

Porém com o tempo vi que nao é bem assim, ainda mais no estagio de floração onde as caracteristicas cannabicas são mais fortes, tanto fisicamente quanto nos aromas...

O meu piscineiro viu as plantas um milhao de vezes, porem nunca comentou nem mecheu nas plantas pois eu sempre ficava na espreita olhando o cara...

Mas para evitar tais acontecimentos, tive a ideia de sempre quando tiver uma visita em casa camuflar as plantas em um local da minha casa que tenha um menor movimento, que é exatamente na area de serviço...Pois é a onde o cachorro caga, onde tem uma arvore ...etc...um local de dificil acesso sem contar as inumeras plantas que tenho no local...

Agora quando o bixo pegava, e tinha visitas aleatorias de amigos de familia etc, a unica solução era esconder legal as plantas, ja tive que esconder em churrasqueira, armario de piscina...ihhh cada lugar que tenho vergonha ate de falar..

Com tempo fui achando outros locais como uma varanda que possuo num quarto da casa, onde com outras plantas posso camuflar as meninas lá temporariamente...

A questao é, sempre quem cultiva , principalmente guerrilheiros e outdoors , vamos conviver com essa situação , o frio na barriga de poder no dia seguinte receber uma visita indesejada...

E se acontecer amigo, tem que ser toleravel e aceitar a situação, ser verdadeiro, porem sempre omitindo o maximo possivel de informações...Mentir é pior, SEMPRE.

Como foi dito acima pelos amigos, se a boa vontade da Policia Civil ou Federal de investigar, eles vão pegar todas as informações necessarias para praticar o flagrante, do contrario amigo é incompetencia deles...

Pelo menos a onde eu moro(cidade grande), todas as situações de flagrante (pelo menos que foram passadas para as midias) foram realizadas de forma dentro da lei, ou seja os caras averiguaram as denuncias (policia nunca vai atras quando é apenas uma denuncia, tipo um vizinho só reclamando, no maximo uma viatura vai no lugar pra bater um papo), agora quando são varias denuncias, ai é foda...

Fatalmente vai ter uma investigação para depois arrumarem o flagra.

Por isso que eu digo que quem mora em condominio tem certos pontos a favores, pois a força policial so podera adentrar no condominio com autorização da justiça, ou seja o mandado, caso contrario ninguem será atuorizado a adentrar no condominio sem consentimento do condomino...(ou casos de flagrante, incendio, roubo, etc)

Entao resumindo tudo que ja escrevi pacas...auahuahauhauha

Voce mora em condominio?

Tem algum problema com a vizinhança? (Brigas, inimigo, etc?!)

Sua ficha criminal tem alguma passagem?

Mora sozinho, com esposa? Familia, pai mae irmãos?

Tem muita visita na sua residencia?

A principio voce esta nua situação confortavel, apenas 2 plantas no jardim, acredito que voce tenha outras plantas além da cannabis,

Agora é aquilo amigao, des do dia que voce começou fumar, estava muito bem ciente de que era algo ilegal...

Da mesma forma para o cultivo.

Entao a questao é, ter coragem , camuflar bem a situação , e ficar com as antenas no alerta maximo, sempre procurar saber se tem alguem rondando o terreno ou algo do genero afim de tentar descobrir o que acontece...

Enfim, boa sorte!

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

obrigadão mesmo KGB, Bigcunha e Jaspion Hash por responderem duvidas repetidas. parece q aprendi a estudar e achar as coisas no fórum mas não a achar duvidas jurídicas já respondidas. perdoem o meu desleixo haha.

então cara, eu morei num condomínio a uns dois anos atras mas pra minha sorte mudei, la era minusculo aqui na nova casa da pra respirar. eh uma casa assim o muro da frente não é alto mas é mais alto que um homem que não seja wrestler de 2 metros kkk . o portão infelizmente é de grade de ferro, da pra ver por ele facilmente, mas minha casa ocupa todo lado direito do terreno então o que da pra ver eh a garagem e um pouco do quintal, mas nunca coloco as plantas ali pra ninguém ver pela frente da casa entrando la. do portão da pra ver as bananeiras e o pé de acerola. tem tbm um pé de mexerica e um de laranja, lembrando da sua dica, já pratico um pouco, pela tarde eu escondo elas embaixo dessas arvores pois helicópteros não conseguem ver mas o sol bate por outro angulo nelas pra sorte das meninas. meus vizinhos, o de um lado tem uma casa gigante de terro e simples de casa, e o outro lado acaba nas costas de uma casa, e nos fundos tem uma casa de 2 andares que é pintada de preto com um negócio que impede o calor que eu n sei o nome, sem janelas pra minha casa, nem sacadas nas laterais então eles não veem nada da minha casa.

um dos meus problemas é a minha mãe e a pala, ela eh do tipo natureza paz e amor, que bola um bob e vai pro quintal fumar, eu brigo com ela pela pala mas ela acha que fumaça sobe, e ninguém sente o cheiro dos lados... na minha humilde opinião sente-se e muito o cheiro da cannabis queimando.

Voce mora em condominio?

não pra minha sorte =D

Tem algum problema com a vizinhança?(Brigas, inimigo, etc?!)

um vizinho que fuma crack infelizmente, minha mãe fumava mas saiu, ta sem faz tempo, se chapando de remédios, não saindo de casa e com o meu apoio o apoio da minha mulher e da minha vó que ainda ajuda e muito essa família problematica... sem brigas... com vizinhos, nenhum inimigo nas proximidades.

Sua ficha criminal tem alguma passagem?

nunca e nunca terá ... a não ser pela cannabis se um dia me acontecer, mas Jah não deixara, ou se alguém der em cima da minha mulher pq eu sou o tipo que cai na porrada séria por essas coisas, tomara que nunca aconteça tbm, n ia ser legal um agressão escrito la na minha ficha kkkk

Mora sozinho, com esposa? Família pai mãe irmãos?

o pai vi pela ultima vez com 4 anos de idade, a mãe nunca deixarei, é como uma missão, se eu construir uma grande casa, teria o lugar dela la, mesmo longe de mim, com privacidade pra todos, a gente se da bem e eu não posso largar uma dependente química que saiu da droga, ela sera dependente química pra sempre e basta um abandono pra cair de novo então eu não vou deixar... esposa, conheci ela e tinha certeza que era ela sabe?! haha... então eu grudei nela e um dia ela teve problemas na casa dela com padrasto e mãe monstruosos, a mãe dela é quase uma boa pessoa, fica má com o padrasto do lado. então ela foi expulsa e eu disse que ela n iria pra lugar nenhum que n fosse minha casa, por que eu não aceitaria minha mulher em outro lugar, ou isso ou agente terminava... num é que a gata veio mesmo hahaha

Tem muita visita na sua residencia? só amigos de confiança. só 2 visitam a minha casa. bem de vez em nunca só pra os grandes amigos da época de muleque verem uns aos outros e não acharem que um morreu ou sumiu haha. soh pra dar sinal de vivo sabe como é neh.

e a visita preocupante e a dengue, mas eles n entram na casa então eu escondo as plantas num armário vazio(futuro grow, to juntando a grana pra fazer lindão)

é isso ai, vamos seguir com o frio na barriga, até exita sabendo que é pela cannabis, a bendita planta mantem meu apetite, a mente da minha mãe no lugar e eu com a cabeça no lugar porque é muito problema kkkk.

só uma mensagem importante em off já que mencionei o problema da minha mãe com o crack. ela é médica formada pela USP, ja ganhou R$8000,00 pra mais, muito mais do que eu sonho em receber com meus trampos de informatica. e mesmo assim hj está afastada e vivendo com pouco dinheiro perto do que ela era acostumada, tudo mudou, o vocabulário, o jeito, a pessoa. é difícil acreditar, conviver, entender, ajudar, aturar, olhar, pensar, tudo nela é diferente e ruim, mas ela ta melhorando, então vamos proteger todos que amamos pois quando ela se viciou em químicas pesadas, drogas químicas sintéticas como a cocaína e depois veio a cair no crack eu era criança. cresci muito cedo, passei madrugadas da adolescência indo na favela bem longe daonde eu moro pra buscar ela nas ruas la. mas agora que sou adulto e intendo muito de droga, de todas listadas por estudos( comi livros de farmacologia da minha mãe pra conhecer mesmo)
não vou deixar um filho meu cair por burrice, tendo um futuro brilhante pela frente.

paz e fé irmãos growers.

• Like 3
Link para o comentário