Ir para conteúdo

Felicidade

dreadlocos

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Galera eu tirei esse pedasso do livro que eu estava lendo. Assim falava zaratustra de Friedrich Nietzsche. Contem um pedaco do livro;

A dor de Deus e mais profunda, mundo singular! Procura a dor de Deus; nao me procures a mim! Quem sou eu? Maviosa lira cheia de embriagues; uma lira de meia-noite, um sino plangente que deve falar diante dos surdos, homens superiores. Que vos outros nao me compreendeis!

Isto e fato! Isto e fato! O! mocidade! O! meio-dia! O! tarde! Chegou agora o crepusculo e a noite e a meia-noite; uiva o cao, o vento ? nao sera tambem o vento um cao? ? geme, ladra, uiva. Como suspira com se ri e geme a meia-noite!

Como agora fala sobriamente esta ebria poetisa! Passar-lhe-ia a embriagues? tresnoitaria? rumina?

A velha e profunda meia-noite rumina em sonhos a sua dor e ainda mais a sua alegria: pois se a dor e profunda, a alegria e mais profunda do que o sofrimento.

IX

Por que me elogias, vinha? Eu, todavia, podei-te. Sou cruel; sangras: que quer o teu louvor da minha sombria crueldade?

“Tudo quanto esta sazonado quer morrer!” Assim falas tu. Bendita seja a poda do vindimador! Tudo que nao esta maduro quer, porem, viver! o! desventura!

A dor diz: “Passa! Vai-te, dor!” Mas tudo que sofre quer viver para amadurecer, regozijar-se e anelar, anelar o mais longinquo, o mais alto, o mais luminoso. Quero herdeiros (assim fala todo aquele que sofre) quero filhos: nao me quero a mim”.

A alegria, contudo, nao quer herdeiros nem filhos; alegria quer-se a si mesma, quer a eternidade, quer o regresso, quer tudo igual a si eternamente.

A dor diz: “Desfibra-se, sangra, coracao! Caminhai, pernas! Asas, voai! Entao, vamos, meu velho coracao! A dor diz: Passa!

X

Que vos parece, homens superiores? Serei um adivinho? Um sonhador? Um bebedo? Um interprete de sonhos? Um sino da meia-noite? Uma gota de orvalho? Um vapor e um perfume da eternidade? Nao ouvis? Nao percebeis? O meu mundo acaba de se consumar; a meia-noite e tambem meio-dia, a dor e tambem uma alegria, a maldicao e tambem uma bencao, a noite e tambem sol; afastai-vos ou ficareis sabendo: um sabio e tambem um louco.

Dissestes alguma vez “sim” a uma alegria? O! meu amigos! Entao dissestes tambem “sim” a todas as dores! Todas as coisas estao encadeadas, forcadas; se algum dia quisestes que uma vez se repetisse, se algum dia dissestes: “Agradas-me, felicidade!” Entao quisestes que tudo tornasse.

Tudo de novo, tudo eternamente, tudo encadeado, forcado: assim amastes o mundo; vos outros, os eternos, amai-lo eternamente e sempre, e dizeis tambem a dor: “Passa, mas torna! Porque toda a alegria quer eternidade!

XI

Toda a alegria quer a eternidade de todas as coisas, quer mal, quer fezes, quer inebriante meia-noite e quer sepulturas, quer o consolo das lagrimas, das sepulturas, quer o dourado crepusculo...

Que nao ha de querer a alegria! E mais sedenta, mais cordial, mais terrivel, mais secreta que toda a dor: quer-se a si mesma, morde-se a si mesma, agita-se nela a vontade da anilha; quer amor, quer odio, nada na abundancia, da, arroja para longe de si, suplica que a aceitem, agradece a quem a recebe, quereria ser odiada; e tao rica que tem sede de dor, de inferno, de odio, de vergonha, do mundo, porque este mundo, ah, ja o conheceis.

Homens superiores, por vos suspira a alegria, a desenfreada, a bem-aventurada; suspira pela vossa malograda dor. Toda a alegria eterna suspira pelas coisas malogradas.

Pois toda a alegria se estima a si mesma; por isso quer tambem o sofrimento! O! felicidade! O! dor! Desfibra-te coracao! Aprendei-o, homens superiores: a alegria quer a eternidade!

A alegria quer a eternidade de todas as coisas.

Quer profunda eternidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 6 months later...
  • Usuário Growroom

acho que o cérebro dele trabalha bem mais rápido que o meu, é difícil ter dimensão da profundidade das coisas que ele fala. Realmente, é um cara diferenciado.

Concordo em certos pontos. Se aceitamos e amamos a alegria, temos que aprender a amar a dor, pois sem dor, não há alegria. É por experimentar de uma, que se sente o gosto da outra.

Concordo também, todo sábio tem um pouco de louco...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eu tambem gosto muito deste trecho desse livro, e bem sabio, enchergar deste geito a alegria. Muitas pessoas falam em alcançar a felicidade plena. Mais a alegria tambem e dor.

e tambem muito perpicaz notar a dor como algo que ensina, a evoluçao veio da dor somos todos filhos da dor. A alegria simplismente quer so a si...

esse livro e muito bom, e foi depois de ler ele que eu virei ateu...

Uma obra prima da filosofia.

Link para o comentário

Muito bom tópicos que discutem relação de poder ops filosofia hahaha

Muito perspicaz é a analogia que Nietzsche propõe em outro livro...

Primeiro o homem é camelo ( Eu tenho )

Depois passa a ser Leão ( Eu posso )

Para enfim ser criança ( Eu sou )

Muitos insights e vcs propõem algum?

Link para o comentário

Salve Dreadlocos!!! :335968164-hippy2:

Se gostas de filosofia, recomendo um livro que estou pesquisando a 3 anos e é mt mas mt interessante,

Ser e Tempo - Martin Heidegger ( ontologia )

vou deixar uma idéia do livro

" Não são das palavras que surge o significado ( ao contrário do que a maioria pensa ) e

Sim, DO SIGNIFICADO É QUE BROTAM AS PALAVRAS"

Podemos continuar o tópico com filosofia?

O que acha?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

faz muito sentido, depois que eu li para alem do bem e do mal eu comecei a ver as palavras de outra forma. Sera que voce controla seu subconciente seus penssamentos ou e totalmente controlado pelo grande ciclo da evoluçao. Como se fose tirado seu eu do centro, e considerasse o inevitavel lado animal.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

a conversa me lembrou daquele tema existencia que precede a essencia de Sartre

´´O homem não é mais do que ele faz´´

mas quando o dread falou em subconsciente não pude esquecer do Jung , que fala do centro (Self)..e do inconsciente coletivo, uma memória ancestral que carregamos seja pelo DNA ou por uma energia cosmica que meio que define nossos padrões futuros de comportamento..

Essa analogia do Nietche parece com os estagios do desenvolvimento psicossexual de Freud rs pq o momento que o homem toma consciencia de si, ele tb se depara com o ego formado. Nas primeiras etapas toma consciencia do mundo , de que pode controla-lo e logo a noção de si proprio como individuo a parte dos outros...

q onda..

Link para o comentário

Salve Amantes do Pensar!!! :335968164-hippy2:

A questão que vos exponho, parece ser bastante simples mas ninguém pode até o presente momento dar uma resposta mt certa acerca...Será que é possível resposta Certa?

Enfim a pergunta é ... De onde vem a verdade ( onde ela está fundamentada) ?

Pois parece que com tantas autoridades acerca dos mais variados assuntos, eles sabem ou desconfiam onde ela possa estar fundamentada. Este questionamento tráz consigo todo um abalo nas estruturas do discurso! Quem é autoridade e de que?

Heidegger nos alerta para o Ser como presença um dos que merece ser analisado mais devidamente e não o Ente, pois acerca do ente haveria muito mais suposições do que certezas...

Como muito bem fundamentado em sua tese, o mesmo acredita que a verdade é muito mais relacional, ou seja, ao mesmo tempo está na descoberta e no descobridor...sendo assim de certa forma relativa!

E ai o que acham?

Abraço! :335968164-hippy2::hooka:

Ah ps pros pre-conceituosos... maconheiro pensa filosofia...mesmo ainda sem os neurônios que vcs alegam que a maria me tira :thumb:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

parte do Assim falava Zaratustra;

Chegando à cidade mais próxima, situada nos bosques, Zaratustra encontrou uma grande multidão na praça pública, porque estava anunciado o espetáculo de um bailarino de corda. E Zaratustra falou assim ao povo: "E vos anuncio o Super−homem". "O homem é superável. Que fizestes para o superar? Até agora todos os seres têm apresentado alguma coisa superior a si mesmos; e vós, quereis o refluxo desse grande fluxo, preferis tornar ao animal, em vez de superar o homem? Que é o macaco para o homem? Uma zombaria ou dolorosa vergonha. Pois é o mesmo que deve ser o homem para Super−homem: uma irrisão ou uma dolorosa vergonha. Percorrestes o caminho que medeia do verme ao homem, e ainda em vós resta muito do verme. Noutro tempo fostes macaco, e hoje o homem é ainda mais macaco do que todos os macacos. Mesmo o mais sábio de todos vós não passa de uma mistura híbrida de planta e de fantasma. Acaso vos disse eu que vos torneis planta ou fantasma? Eu vos apresento o Super−homem! O Super−homem é o sentido da terra. Diga a vossa vontade: seja o Super−homem, o sentido da terra. Exorto−vos, meus irmãos, a permanecer fiéis à terra e a não acreditar em que vos fala de esperanças supraterrestres.São envenenadores, quer o saibam ou não. Não dão o menor valor à vida, moribundos que estão, por sua vez envenenados, seres de que a terra se encontra fatigada; vão−se por uma vez! Noutros tempos, blasfemar contra Deus era a maior das blasfêmias; mas Deus morreu, e com ele morreram tais blasfêmias. Agora, o mais espantoso é blasfemar da terra, e ter em maior conta as entranhas do impenetrável do que da terra. Noutros tempos a alma olhava o corpo com desprezo, e então nada havia superior a esse desdém; queria a alma um corpo fraco, horrível, consumido de fome! Julgava deste modo libertar−se dele e da terra. Ó! Essa mesma alma era uma alma fraca, horrível e consumida, e para ela era um deleite a crueldade! Irmãos meus, dizei−me: que diz o vosso corpo da vossa alma? Não é a vossa alma, pobreza, imundície e conformidade lastimosa? O homem é um rio turvo. E preciso ser um mar para, sem se toldar, receber um rio turvo. Pois bem; eu vos anuncio o Super−homem; é ele esse mar; nele se pode abismar o vosso grande menosprezo. Qual é a maior coisa que vos pode acontecer? Que chegue a hora do grande menosprezo, a hora em que vos enfastie a vossa própria felicidade, de igual forma que a vossa razão e a vossa virtude. A hora em que digais: "Que importa a minha felicidade! É pobreza, imundície e conformidade lastimosa. A minha felicidade, porém, deveria justificar a própria existência!" A hora em que digais: "Que importa minha razão! Anda atrás do saber como o leão atrás do alimento. A minha razão é pobreza, imundície e conformidade lastimosa!"A hora em que digais: "Que importa a minha virtude? Ainda me não enervou. Como estou farto do meu bem e do meu mal. Tudo isso é pobreza, imundície e conformidade lastimosa!" A hora em que digais: "Que importa a minha justiça?! Não vejo que eu seja fogo e carvão! O justo, porém, é fogo e carvão!" A hora em que digais: "Que importa a minha piedade? Não é a piedade a cruz

onde se crava aquele que ama os homens? Pois a minha piedade é uma crucificação". Já falaste assim? Já gritaste assim? Ah! Não vos ter eu ouvido a falar assim! Não são os vossos pecados, é a vossa parcimônia que clama ao céu! A vossa esquinhez até no pecado, isso é que clama ao céu! Onde está, pois, o raio que vos lamba com a sua língua? Onde está o delírio que é mister inocular−vos? Vede; eu anuncio−vos o Super−homem: "É ele esse raio! É ele esse delírio!" Assim que Zaratustra disse isto, um da multidão exclamou: "Já ouvimos falar muito do que dança na corda; queremos conhecê−lo agora". E toda a gente se riu de Zaratustra. Mas o dançarino da corda, julgando que tais palavras eram com ele, pôs−se a trabalhar.

Zaratustra, no entanto, olhava a multidão, e assombrava−se. Depois

falava assim: "O homem é corda estendida entre o animal e o Super−homem: uma corda

sobre um abismo; perigosa travessia, perigoso caminhar; perigoso olhar para trás, perigoso tremer e parar. O que é de grande valor no homem é ele ser uma ponte e não um fim; o que se pode amar no homem é ele ser uma passagem e um acabamento.Eu só amo aqueles que sabem viver como que se extinguindo, porque são esses os que atravessam de um para outro lado. Amo aqueles de grande desprezo, porque são os grandes adoradores, as setas do desejo ansiosas pela outra margem. Amo os que não procuram por detrás das estrelas uma razão para sucumbir e oferecer−se em sacrifício, mas se sacrificam pela terra, para que a terra pertença um dia ao Super−homem. Amo o que vive para conhecer, e que quer conhecer, para que um dia viva oSuper−homem, porque assim quer ele sucumbir. Amo o que trabalha e inventa, a fim deexigir uma morada ao Super−homem e preparar para ele a terra, os animais e as plantas, porque assim quer o seu fim.Amo o que ama a sua virtude, porque a virtude é vontade de extinção e umaseta do desejo. Amo o que não reserva para si uma gota do seu espírito, mas que quer ser inteiramente o espírito da sua virtude, porque assim atravessa a ponte como espírito. Amo o que faz da sua virtude a sua tendência e o seu destino, pois assim, por sua virtude, quererá viver ainda e não viver mais. Amo o que não quer ter demasiadas virtudes. Uma virtude é mais virtude do que duas, porque é mais um nó a que se ata o destino. Amo o que prodigaliza a sua alma, o que não quer receber gradecimentos nem restitui, porque dá sempre e não quer se poupar. Amo o que se envergonha de ver cair o dado a seu favor e, por essa razão, se pergunta: "Serei um jogador fraudulento?", porque quer ir ao fundo. Amo o que solta palavras de ouro perante as suas obras e cumpre sempre com usura o que promete, porque quer perecer. Amo o que justifica os vindouros e redime os passados, porque quer que o combatam os presentes. Amo aquele cuja alma é profunda, mesmo na dor, e pois a cólera do seu Deus o confundirá. Amo aquele cuja alma é profunda, mesmo na ferida, e ao que pode aniquilar um leve acidente, porque assim de bom grado passará a ponte. Amo aquele cuja alma transborda, aponto de se esquecer de si mesmo e quanto esteja nele, porque assim todas as coisas se farão para sua ruína. Amo o que tem o espírito e o coração livres, porque assim a sua cabeça apenas serve de entranhas ao seu coração, mas o seu coração o leva asucumbir.Amo todos os que são como gotas pesadas que caem uma a uma da nuvem escura suspensa sobre os homens, anunciam o relâmpago próximo e desaparecem como anunciadores. Vede: eu sou um anúncio do raio e uma pesada gota procedente da nuvem; mas este raio chama−se o Super−homem"

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Salve Amantes do Pensar!!! :335968164-hippy2:

A questão que vos exponho, parece ser bastante simples mas ninguém pode até o presente momento dar uma resposta mt certa acerca...Será que é possível resposta Certa?

Enfim a pergunta é ... De onde vem a verdade ( onde ela está fundamentada) ?

Pois parece que com tantas autoridades acerca dos mais variados assuntos, eles sabem ou desconfiam onde ela possa estar fundamentada. Este questionamento tráz consigo todo um abalo nas estruturas do discurso! Quem é autoridade e de que?

Heidegger nos alerta para o Ser como presença um dos que merece ser analisado mais devidamente e não o Ente, pois acerca do ente haveria muito mais suposições do que certezas...

Como muito bem fundamentado em sua tese, o mesmo acredita que a verdade é muito mais relacional, ou seja, ao mesmo tempo está na descoberta e no descobridor...sendo assim de certa forma relativa!

E ai o que acham?

Abraço! :335968164-hippy2::hooka:

Ah ps pros pre-conceituosos... maconheiro pensa filosofia...mesmo ainda sem os neurônios que vcs alegam que a maria me tira :thumb:

A verdade e totalmente relativa e nao existe nenhuma verdade absoluta.

O certo era cada um ter a sua e querendo ou nao acbamos tendo.

Link para o comentário

Salve Dreadlocos!!!

Nietzsche escreve de uma maneira brilhante, para além de qualquer autoridade, uma escrita livre, análogamente compara a verdade ao feminino, aquele que faz o jogo, frente ao masculino o feminino supostamente parece ter menos poder, mas seu poder é justamente este, o de parecer frágil frente o masculino, então a verdade "tem que ser conquistada" , qualquer tentativa de prendê-la seria em vão, sobre isso, a verdade, mesmo os antigos gregos diziam que quando tentam pegar a coisa ela já se derramou pelos dedos...

Abraço!!! :335968164-hippy2:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Salve Dreadlocos!!!

Nietzsche escreve de uma maneira brilhante, para além de qualquer autoridade, uma escrita livre, análogamente compara a verdade ao feminino, aquele que faz o jogo, frente ao masculino o feminino supostamente parece ter menos poder, mas seu poder é justamente este, o de parecer frágil frente o masculino, então a verdade "tem que ser conquistada" , qualquer tentativa de prendê-la seria em vão, sobre isso, a verdade, mesmo os antigos gregos diziam que quando tentam pegar a coisa ela já se derramou pelos dedos...

Abraço!!! :335968164-hippy2:

E muito original os livros de Nietzsche, e tenta tratar de encarar os fatos, defender a verdade da terra.

Mais falando em verdade voce tem razao, sera que e impossivel chegar a uma verdade absoluta ?

Talves nao

A biblia e a mais infantil ate em suas verdades absolutas

Link para o comentário