Usuário Growroom sano Postado August 24, 2010 Usuário Growroom Denunciar Share Postado August 24, 2010 Ronaldo Ramos Laranjeira, professor da Unifesp e coordenador do Instituto Nacional de Políticas sobre Álcool e Drogas, e Ana Cecilia Petta Marques, pesquisadora do mesmo Inpad/CNPQ, atacam a legalização da maconha. O último artigo chama-se “Lobby da maconha” e saiu na Folha. Os argumentos são batidos, mas reúnem as principais deturpações proibicionistas em voga. Elas são citadas abaixo, em itálico, seguidas de meus comentários. 1. “Maconha faz mal”: irrelevante. Toda substância pode causar dano à saúde. Os horrores do câncer, do infarto ou do vício jamais serviriam para proibir legumes tratados com agrotóxicos, frituras ou remédios que provocam dependência. O argumento da saúde pública tem a mesma duração de um copo de cachaça. 2. “Efeito terapêutico não é comprovado”: mentira. Procurem os trabalhos do Dr. Raphael Mechoulam, da Universidade Hebraica de Jerusalém. Depois sigam suas indicações por experiências semelhantes no Canadá, nos EUA e em toda a Europa. Mas, afinal, acadêmicos não deveriam possuir esse tipo de informação? 3. Efeito terapêutico é obrigatório: mentira. A descriminalização da maconha é endossada por inúmeros argumentos, de várias disciplinas. O enfoque no uso medicinal da erva é armadilha retórica para limitar esses argumentos a apenas um, frágil e sujeito a endossos de “autoridades competentes” que têm interesses diretos na questão. Nenhuma substância legalizada precisa ser obrigatoriamente benéfica à saúde. 4. “Droga insegura”: alguém conhece droga segura? Quem leva o assunto a sério sabe que existem dezenas de maneiras de minimizar os danos da cannabis. É possível inalar fumaça fria, gerada por plantas controladas, com baixo teor de resíduos tóxicos. E até saborear bolos de chocolate com cobertura de marshmallow... 5. “Nossa legislação já é liberal”: mentira. É tão repressiva e obsoleta que os brasileiros são impedidos pelo próprio Judiciário de questioná-la publicamente. Ou são imediatamente chamados de lobistas. Se alguém quiser conhecer leis avançadas, procure na Holanda, na Espanha, em Portugal, no Canadá e na Argentina, onde se permite o cultivo doméstico de maconha. 6. “A legalização disseminaria o uso”: mentira. Os governos dos países acima possuem dados bastante claros a respeito, disponíveis aos nobres doutores. Desde a Lei Seca, prevalece uma lógica imutável: o consumo só aumenta onde há proibição. Também a criminalidade, a corrupção policial e a marginalização do usuário. 7. O tal “lobby”: uma tolice conspiratória. Talvez convenha a colunistas irados (como Ruy Castro) ou a governos repressores, mas não parece adequado em manifestações científicas. O único lobby atuando nesse debate é favorável ao equívoco repressivo. Seu misterioso poder de convencimento pode ser aferido pela facilidade com que certos acadêmicos se dispõem a repetir bobagens que não passam no escrutínio mais benevolente. E, já que tocaram no assunto, uma pergunta singela: quanto os laboratórios farmacêuticos deixariam de lucrar com a legalização da maconha? http://guilhermescalzilli.blogspot.com/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Lesbian PotHeads Postado August 24, 2010 Usuário Growroom Denunciar Share Postado August 24, 2010 muito bom o texto! me parece que, muitas vezes, até nós ativistas nos escondemos atrás de certos discursos (como o da maconha medicinal, droga "menos danosa") meio que sem querer... quero fumar maconha para recreação, sim! mas também uso pra diminuir minha ansiedade, a maconha me livrou do rivotril - a saber, um tarja preta perigosíssimo, que vicia e mata. acho que é chegado o momento em que o movimento amadurece, e pode falar com mais liberdade. vamos assumir os riscos, ué! todo mundo sabe que mc donald´s causa problemas cardíacos, e que problemas cardíacos são uma das principais causas de morte no brasil, mas e daí? maconha faz menos mal que álcool e tabaco SIM, mas isso já tá meio batido. quero meu direito de decidir o que fazer com meu próprio corpo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Green Ness Postado August 24, 2010 Usuário Growroom Denunciar Share Postado August 24, 2010 muito bom o texto! me parece que, muitas vezes, até nós ativistas nos escondemos atrás de certos discursos (como o da maconha medicinal, droga "menos danosa") meio que sem querer... quero fumar maconha para recreação, sim! mas também uso pra diminuir minha ansiedade, a maconha me livrou do rivotril - a saber, um tarja preta perigosíssimo, que vicia e mata. acho que é chegado o momento em que o movimento amadurece, e pode falar com mais liberdade. vamos assumir os riscos, ué! todo mundo sabe que mc donald´s causa problemas cardíacos, e que problemas cardíacos são uma das principais causas de morte no brasil, mas e daí? maconha faz menos mal que álcool e tabaco SIM, mas isso já tá meio batido. quero meu direito de decidir o que fazer com meu próprio corpo! galera nao tem jeito msm, fico pensando... pra que uma pessoa fica falando merda a troco de nada ? sera q tem gente dando ouvidos pra tanta mentiras sem biografias? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom sano Postado August 24, 2010 Autor Usuário Growroom Denunciar Share Postado August 24, 2010 Isso aí! O uso recreativo deve ser tão defendido quanto o uso médico e religioso! Ao ver da minha diversão a proibição da cannabis é tão surreal quanto se me proibissem de entrar no mar e curtir umas ondas! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom dogo420 Postado August 25, 2010 Usuário Growroom Denunciar Share Postado August 25, 2010 Tem uma coisa que eu digo a tempo: não é simplesmente uma questão de ter valor medicinal, industrial ou alimentício. Tudo se resume a liberdade individual e ao preconceito das pessoas com relação a quem tem um estilo de vida diferente do que é considerado 'moralmente' correto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Vivaldo Absoluto Postado August 27, 2010 Usuário Growroom Denunciar Share Postado August 27, 2010 1. “Maconha faz mal”: irrelevante. Toda substância pode causar dano à saúde. Os horrores do câncer, do infarto ou do vício jamais serviriam para proibir legumes tratados com agrotóxicos, frituras ou remédios que provocam dependência. O argumento da saúde pública tem a mesma duração de um copo de cachaça. Esse argumnto já bastaria pra reduzir a nada o castelo de areia que a galera usa pra falar as maiores asneiras contra a maconha. galera nao tem jeito msm, fico pensando... pra que uma pessoa fica falando merda a troco de nada ? sera q tem gente dando ouvidos pra tanta mentiras sem biografias? Tem imbecil pra tudo nesse mundo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Recommended Posts