Ir para conteúdo

Punição Atinge Mais Pequenos Traficantes

cuba_libre

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Punição atinge mais pequenos traficantes

Pesquisa revela que massa carcerária de países da América Latina aumenta com pobres ligados ao tráfico

Análise foi realizada com os dados oficiais de oito países da região; condenações por tráfico aumentaram na AL

AFONSO BENITES

DE SÃO PAULO

Pego em uma batida policial em Angra dos Reis (RJ) portando 25 gramas de maconha, o estivador Marcos Vinicius do Espírito Santo, 23, foi condenado a seis anos de prisão em regime fechado no presídio de Bangu 1, no Rio.

Alegando ser viciado em maconha desde os 15 anos, ele acabou enquadrado como um traficante de drogas.

"Os que perdem são só as pessoas pobres", disse ele aos pesquisadores das ONGs Wola (Escritório de Washington para a América Latina, na sigla em inglês) e TNI (Transnational Institute).

Baseados em histórias como as de Marcos Vinicius, pesquisadores dessas duas instituições reafirmaram, por meio de dados oficiais de oito países latino americanos, o que o senso comum costuma dizer: os grandes traficantes não estão atrás das grades.

O levantamento foi divulgado na semana passada na Argentina. O resultado mostra que as leis de combate ao tráfico na região tratam usuários e pequenos traficantes com o mesmo rigor que os chefes de organizações criminosas.

Prova disso é o aumento de condenados por tráfico de drogas na América Latina.

No Brasil, segundo o Departamento Penitenciário Nacional, 19,2% dos 473 mil presos foram condenados por tráfico. Há cinco anos, eles representavam 9,1% dos 361 mil detentos.

Em outros países como Argentina, Bolívia e Equador esse índice é superior a 30% da massa carcerária.

"O número de presos é crescente, mas não se consegue impedir ou reduzir, seja a venda, seja o consumo de drogas ilícitas", diz a professora de direito penal da Universidade do Rio de Janeiro, Luciana Boiteux, uma das autoras da pesquisa.

RECOMENDAÇÕES

Para tentar reverter o quadro de aumento da população carcerária, as entidades apontam recomendações.

Entre elas estão oferecer penas alternativas para os pequenos traficantes, eliminar sanções para quem for pego portando drogas e assegurar a proporcionalidade nas penas distinguindo todas as pontas da cadeia de produção de narcóticos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

mas nossa vitória está looooooooooooooooooooooooonge, lá na audiência que eu tive por portar 2 gramas de maconha, tinha mais 4 usuários e os 4 negaram até a morte que tavam mesmo com maconha

um até falou que 'a maconha estava no meu bolso, mas não era minha', sabe, os pobres tem medo de falar pra justiça que gostam de maconha e eles convivem com algo chamado polícia =/

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Também acho que vai demorar muito, é que espero a tanto tempo que no dia que liberarem acho que vou 'pirar' de tanto comemorar e fumamorar hêhê

é foda ir preso por 2g, mas ... paciência té lá,

pessoas medrosas/pobres e que não conhecem nada da lei, suja as calças quando vão presos por um baseado,

e eu que já corri igual a um maluco, pulando muro por causa de uma ponta que estava fumando a uns 14 anos atráz com medo da policia achando que ia ficar preso muitos anos kkkkkkkkkkkkk

e ainda infelizmente existem muita gente que fuma e são ignorantes.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

cara, maconha e prisão é a coisa mais louca que eu já ouvi na vida

tipo, tu ser preso por plantar e fumar essa planta e assim se sentir bem, em pleno 2010, é algo doido meu

agora com o livro da maconha e a revista de Portugal, alguma coisa mude...

mas tem alguns amigos meus que dizem 'aqui tu não pode fumar, vai com isso pra lá'

e eu tenho que fumar longe deles, como se eu fosse um ser que tem uma doença ou algo assim

ahhahahahahaha

cara, polícia corta demais a viagem!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Corta a viagem mesmo,

eu não gosto de fumar com quem fuma como se tivesse noiado com a policia,

por isso não fumo em quebradas,

no MÁXIMO fumo andando na rua,

mas nunca carregando estoque, só levando o baseado mesmo,

e eu fumo na tranquilidade seja andando na rua, na porta de casa, ou seja onde for.

mas ver a policia prendendo um usuário como traficante é foda,

mais foda ainda é que ficam cantando de galo na tv falando que estar combatendo a criminalidade

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Vai saber se num eram 25grs fracionadas em balinmhas de 2 conto a grama?

Ja seriam 25 balinhas a 2 conto =50 reais

isso um trafica aqui da vila vende em 1 hora.E ele só vende Maconha balinhas de 1gr a 2 real

Num podemos generalizar pois tem uns que tão ai na rua na maldade e mata um por 2 conto.

Então como não estava no auto da prisão não poderia especular se o cara é honesto ou pilantra.

Só mostrando um possivel outro lado da historia.

Brisando

Link para o comentário

• Usuário Growroom

É foda, que cortem qualquer punição para quem portar já é um adianto e tanto. O próximo passo seria maconha medicinal e posteriormente maconha para geral hahahaha

Agora 6 anos por 25gr, mesmo que fossem em 25 de 1gr, pqp. E o cara que mata, trafica e anda armado pega 10 anos, cumpre 1 e sai por bom comportamento no natal para nunca mais voltar. Braaaasiiiiiiiiiil sil sil

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Enquanto isso os reais ladrões votaram a aprovação do aumento de seus próprios salários para 26,4 mil reais...

As vezes fico esperançoso com mudanças as vezes fico totalmente desacreditado que nesse país as coisas andaram como devem andar. :chaudeslarmes:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Galera, não adianta ficar reclamando dizendo que ta longe e tals, os caras são FDP nojentos, são. São mestres em não trabalhar, por vezes assisto tv senado e tv câmara e me impressiona a habilidade que eles tem de fazer qualquer coisa menos discutir e votar leis pertinentes, se nunca assistiram, assistam. Isso devia ter transmissão obrigatória dentros da grade da TV aberta de forma que chegasse a TODAS as casas.

Se não se moviemntar e não começar a lutar contra isso eles vão fazer o que querem, duvido que se no mês que vem (ou antes da votação) tivesse uma passeata com 100.000 em Brasília pra protestar eles votariam a favor desse aumento da mesma forma a legalização. Vai ocorrer isto é fato, tempo que vai demorar é inversamente proporcinal ao numero de militantes ativos que tivermos. Como diza o samuca do patrulha da cidade e mais tarde io planet hemp: "Quem não reage rasteja." Acho impressionante a quantidade de gente que vem no tópicos de notícias reclamando reclamando da política atual, do absurdo da proibição, disso daquilo, mas na hora do vamo ver nada.

Seria engraçado se não fosse desesperador a forma como os tópicos sobre ativimo são parados e o de notícia é tão cheio de cabeças críticas a realidade vingente. Nego quer reclamar, mas não quer ajudar a mudar é foda. Parem de reclamar e começem a agir ativamente contra isso. Não precisa nem botar a cara, procure a galera do jurídico e moderadores ofereça sua ajuda fale de suas qualificações e e disponibilidade o GR e futuramente (num futuro muito próximo) o Igrow são extremamente carentes em várias áreas e de recursos.

Ajudem, dêem suas opiniões sobre o que deveria fazer parte de um projeto de lei no tópico da minha assinatura, participe das reuniões de ativismo, que futuramente serão reuniões do Igrow, converse com as pessoas.

Não tenha medo de ser a favor da legalização, não precisa se declarar usuário, é só apresentar os argumentos óbvios que todos temos na ponta da língua. Discuta, argumente, não deixe que uma conversa proibicionista seja travada perto de você sem iluminar a opinão dos mesmos com fatos a favor da legalização, pois 90 % do pessoal a favor da proibição assim o são por pura ignorância e falta de informações corretas.

Eu trabalho em um serviço delicado em relação a isso, mas me mostro a favor da legalização inclusive puxando o assunto quando é conveniente, e te digo não teve nenhum até hoje que discordasse de mim depois de devidamente explicado oque é legalização e como funcionaria.

Parafraseando um cara que deu sua sanidade e saúde em sacrifício pela democracia no Brasil cantando para milhões de brasileiros durante o festival da música (o evento de maior audiência na época da ditadura no Brasil) cantar uma música que foi censurada em rede nacional na frente do Brasil todo. "quem sabe faz a hora não faz acontecer."

Não estou nos comparando a ele, mas tentando aprender uma lição de pessoas que lutaram ativamente contra o poder vingente.

http://www.youtube.com/watch?v=1MF4eKkcYiI

Não preciso dizer pra onde ele foi assim que saiu do palco, não é mesmo? Me arrepio toda vez que ouço isso.

Link para o comentário