Ir para conteúdo

Escola Britânica Expulsou 3 Alunos Por Fumarem Maconha!

Mandacaru

Recommended Posts

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/colegio+expulsa+alunos+acusados+de+fumar+maconha/n1237894526005.html

Três pais de alunos vão processar a Escola Britânica, colégio particular bilíngue no Rio de Janeiro, por ter expulsado seus filhos sob a acusação de fumarem maconha durante viagem organizada pela escola na semana passada. Os três adolescentes, de 16 anos, foram obrigados a abandonar o passeio, em Pouso Alto, sul de Minas, no primeiro dia.

Segundo um dos pais, que não quis se identificar, os professores mandaram que eles voltassem de táxi. "Meu filho foi tratado como um criminoso. Ele não é e não vou admitir que façam isso com ele. O papel de uma escola é educar."

A Britânica é uma das escolas mais caras do Rio. Para entrar, os alunos pagam uma taxa de cerca de R$ 20 mil. As mensalidades giram em torno de R$ 3,5 mil. Procurada pelo Estado, a escola não quis se manifestar. Os pais decidiram processar o estabelecimento, o diretor e os professores envolvidos no episódio tanto na área cível quanto na criminal.

"A escola desrespeitou a dignidade dos alunos. Foi uma afronta aos direitos fundamentais dos menores. Os algozes (professores e diretor) foram insensíveis, desumanos, arbitrários e vão pagar por isso", afirmou o criminalista Nélio Machado, que representa as famílias.

O passeio da turma foi realizado na semana passada. Os três alunos estavam juntos, no mesmo quarto e, segundo o pai de um deles, os professores sentiram cheiro de maconha. "Eles foram interrogados e sofreram terror psicológico para confessar que tinham fumado. Logo depois foram expulsos do passeio." Segundo o pai, eles tiveram de encontrar uma maneira de voltarem para casa sozinhos. "Isso é inadmissível", afirma. Pouso Alto fica a 250 quilômetros do Rio.

Além do processo criminal, os pais vão tentar uma liminar para que os adolescentes possam continuar estudando na escola. "O que a escola fez é um exemplo negativo. Em vez de educar, resolveram tratá-los como criminosos." As informações são do Jornal da Tarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

certo os pais... a escola errou num monte de coisa ai...

a escola num ta no lugar dos pais... a escola ta la pra lecionar o curriculo...

Com certeza a Escola agiu errado, foi displicente (irresponsável, como disse o ggrowered) e preconceituosa. Não instruiu em nada os caras, nem os que presenciaram a parada.

Mas o que me deixa meio assim, é que acho que isso me parece muito mais um caso de falta de limites do que o de um cara que fumou um numa boa...

Não acho que passeios de colégio sejam os lugares mais adequados para mulekes de 16 anos queimarem seus baseados.

Sou maconheiro, mas tem hora e lugar pra queimar.

Na minha escola eles ia rodar de alguma forma, sem preconceito, mas com imposição de ordem na parada.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Apesar de também ter fumado em excursões na escola eu concordo com o chaplin,mas com a cabeça que tenho hoje. A forma como foi conduzida a situação foi lamentável, o que por si só, justifica e dá boa probabilidade de ganho da causa aos alunos.

Não poderiam jamais,por pior que fosse o caso, terem sido expostos vexame.

A escola deveria ter contactado os pais e comunicado o fato por escrito de maneira inequívoca e tentado resolver de maneira discreta, poderiam até justificar uma expulsão desde que bem comprovada e fundamentada, mas discretamente,eles foram expostos como bois de PIRANHA como se na escola britânica não existe drogas...(munduzinho de OZ)cadeirada.gif

AH, a galera do quarto do lado que cheirava pó , o da frente do docinho, e o dos fundo das balinhas, se deram bem.rastabannab.gifrastabannab.gifrastabannab.gifrastabannab.gifrastabannab.gifrastabannab.gif

Link para o comentário

• Usuário Growroom

na boa.. eu tenho um pé atraz com essas escolas... é um preconceito só...

me tentaram me encaixar na de SP la na gabriel... nossa... eu falei com os professores; era uns come bosta e arrota caviar do cacete...

é nois no objetivo da sumidouro mano :rastabannab:

sudito da rainha o carai!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Concordo com todos. A escola deu muito mole. Ela não pode simplesmente expulsar os garotos assim, precisa lidar com a situação afinal escola não é apenas pra ensinar o currículo.

Se ensinar apenas o currículo fosse o suficiente não precisaríamos de ambientes coletivos para isso ou mesmo de mandarmos uma criança que ainda não vai absorver nenhuma informação curricular concreta para a escola: aprender a conviver com outros seres humanos que não são de nosso núcleo familiar, esse é o objetivo principal.

Nisso a escola pisou feio na bola e que vai dar a lição são os pais que com certeza dispões de excelentes advogados e vão fazer a escola pagar cada milímetro de sua atitude impensada. Vão aprender o corpo docente (professores e administração) e o discente (alunos) que não se poder tratar os outros como lixo ou simplesmente se livrar deles porque se tem um problema com os mesmos.

Se eu fosse os moleques ia adorar ver a cara da diretora no dia que a escola for obrigada a receber os alunos devolta (e será, pode ter certeza). Se tivesse cuidado do caso com mais tato poderia expulsar os alunos por esse motivo, mas agora vai ter que engolir eles, até porque duvido que eles tenham mandado o baseado pra perícia, hausaushaushsaushaushaushsa

Chaplin concordo com você em gênero, número e grau . Mas fala ai de verdade, muitos poucos maconheiros de 16 anos tem essa noção. Por isso só se poderia fumar depois de 18 caso se legalize.

Agora me diz uma coisa, nesse passeio não tinha nenhuma garrafa de bebida alcóolica ? Nunca foi pego nenhum aluno com bebida alcóolica nessas viajens ? Será que eles espulsariam um aluno que tivesse fumando tabaco (se é que dariam a minima pra isso) ?

Cara devo ser só eu mas eu simplesmente não consigo ver a diferença de um pro outro. Sei lá, eu vejo essas cenas de novela e filmes nego indo pro bar, bebendo com os amigos pra se divertir etc. e na mesma hora vejo a mesma cena só que ao invés de copos com líquidos vejo os caras com becks na mão. Sei lá minha cabeça funciona assim. ashuashuas

Link para o comentário

• Usuário Growroom

fala q vai processar a escola e pede liminar pros filhos continuarem na escola :wacko: lamentável

Irmão,

Sinceramente, eu faria mesma coisa. IMO

Eu mostraria a essa putada (donos da escola) toda (sociedade também) que eles não podem fazer o que bem entendem, pois mesmo meu filho sendo maconheiro ele tem direito a uma escola que é inegável que faz diferença em qualquer currículo.Fumar maconha não torna meu filho menos digno. E eles foram humilhados publicamente e isso mostraria que a escola não agiu corretamente, depois eu até mudaria meu filho de escola, caso eu e meu filhos e eu achássemos conveniente, ou processaria novamente se eles sofressem qualquer tipo de represália. Eles não poderiam ser sumariamente expulso da escola, e a ordem do juiz mandando eles reintegrarem os rapazes, já daria um tapa na cara da hipocrisia.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Direito tem sim, mas não da forma como fez. O juíz provavelmente mandará a escola reintegrá-los como parte da reparação pelo constrangimento que passaram. Até porque como disse mais acima, não tem prova concreta nenhuma que o que eles estavam fumando era REALMENTE maconha, eles poderiam esta fazendo tipo o woody, fumando um baseado de orégano, huashuahsas.

Duvido que tenham pegado declaração por escrito na presença de advogados dos menores que o que eles tava fumando era maconha e muito menos feito uma apreensão legal do material e mandá-lo para análise.

COM CERTEZA os advogados dos pais vão explorar isso. Quem falou que era maconha foram pessoas da escola, e se elas estiverem erradas ? E se alguma delas tem alguma diferença com os garotos ou pais dos garotos e tentou prejudicá-los intencionalmente induzindo aos ooutros compontentes da administração a acreditarem que aquilo era maconha?

Será que tem algum perito na equipe que viajou com os alunos? Será que algum funcionário vai se entregar maconheiro apenas pra dizer que tinha certeza que aquilo era maconha ?

Link para o comentário

Fala galera,

Infelizmente a escola tem sim o direito de expulsá-los por isso. Mas sob qualquer hipótese poderiam ter feito da forma que fizeram, e é justamente por isso que estão sendo processados, pelo que entendi eles fizeram os alunos voltarem ao Rio por conta própria, se isso se confirmar foi a maior estupidez que eles poderiam ter feito.

Suspeito que o caso vá além do que veio à tona até agora, devido aos nomes envolvidos no processo, e tamanha exposição na mídia. Como diria Wágner Montes (ahaha foi foda, eu sei): "Tem caroço debaixo desse angú".

Link para o comentário

a escola poderia te-los expulsados mas nao era o momento.

poderiam ter ligado pros pais irem buscar os filhos.

largar os mulekes sozinhos foi foda.

e se acontece alguma coisa no caminho de volta com eles sozinhos? quem seria responsável?

A escola seria a responsável. E pelo que tenho lido seria justamente esse o motivo pelo qual está sendo processada.

"De acordo com um dos advogados responsáveis pelo caso, Nélio Machado, no primeiro dia do passeio, um dos professores suspeitou que o grupo estivesse usando a droga e abordou os meninos. Ainda segundo o advogado, os alunos foram constrangidos e pressionados a confessar o uso da substância.

Alunos tiveram que voltar de viagem

Nélio Machado relatou que após o episódio, os alunos foram obrigados a retornar ao Rio por conta própria. Um dos adolescentes teria então ligado para o pai solicitando um carro para buscá-los.

Ao chegar ao Rio, os estudantes receberam um comunicado da Escola Britânica afirmando que eles não poderiam se rematricular na instituição. Segundo o advogado, isso seria uma maneira indireta de expulsar os meninos da escola." G1 (globo.com)

Se for confirmada a versão do advogado a escola errou na abordagem, pois se não os pegaram em flagrante usando a substância, e se os expulsaram baseados em uma confissão de uso obtida através da covarde prática do constrangimento, nada mais fizeram do que agir igual a certos generais em alguns países da América Latina e ao redor do mundo agiram e continuam agindo em muitos lugares. Mas ainda bem que não passamos por isso, apagamos 64 de nossas memórias.

Mais uma vez repito, se for confirmado isso tudo, a escola deve ser punida com rigor, para que fique o exemplo que a justiça não é feita com as próprias mãos num rompante moralista.

Link para o comentário