Ir para conteúdo

Bem Vindo Ao Board Do Marcha Da Maconha No Growroom.

growroom

Recommended Posts

• Respostas 96
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Usuário Growroom

Fala Cinco!

Q bom te ver por aqui! :335968164-hippy2:

A Marcha da Maconha é a versão nacional de um evento global: A Global Marijuana March, criada nos EUA em 1999 etc... My link

No mundo todo as Marchas locais são organizadas por diferentes iniciativas e grupos ativistas, não se trata do movimento canabista em sí, sim de um evento organizado pelo movimento, que por sua vez é formado de diversas frentes anti-proibicionistas, algumas com um discurso focado na violência, outras focadas no cultivo, outras no uso medicinal, direitos humanos e por ai vai...

Essa pluralidade de frentes é muito importante para agregarmos diferentes setores da sociedade (como nos partidos políticos ). A variedade é sempre benéfica para o povo como um todo, ele pode exercer melhor seu poder de escolha na hora de se envolver com a causa, elegendo a frente que mais se identifica.

A Marcha como um evento organizado por todos estes diferentes grupos deve ser um espelho desta diversidade, uma oportunidade para estes muitos pontos de vista se colocarem lado a lado, mostrando para a sociedade como é rico o nosso movimento e que muitos são os motivos para atenderem nossas reivindicações!

No Brasil o movimento está engatinhando...Mas o surgimento dessas iniciativas com focos diferentes mostra que a coisa está amadurecendo!

Viva a diversidade! :happydance:

VAMOS MARCHAR!!!

PS: É importante que todos estes grupos que fizeram a Marcha ser um sucesso nacional , cuidem para que nenhum grupo tente se apropriar do nome, notabilidade e credibilidade do evento em beneficio próprio, seja ele politico, ideológico ou comercial. A Marcha é de todos, a Marcha é de ninguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

E ae galera, sei que venho pouco por aqui mas a marcha da maconha de niterói, o meu blog e o coletivo cultura verde tem me tomado muito tempo.

Venho aqui para lembrar a todos que este ano a marcha da maconha tbm acontecerá em niteroi, sendo permitida ou não iremos a rua fazer barulho, fazer numero, botar a cara e falar a verdade para a população bitolada.

eu como fundador do blog legalize o boldo, não poderia ficar apenas pelo mundo virtual discutindo e alertando as pessoas sobre a cannabis, resolvi então com companheiros do coletivo cultura verde organizar a marcha da maconha de niterói.

Em niterói chegamos a conlcusao que a marcha se organizará como um coletivo na medida em que não organizaremos só a marcha mas também debates,oficinais, palestras, cartilhas, jornais, exposição de obras de arte q fazem referência a maconha, sessão de filmes e tudo o que mais vier a calhar.

o coletivo foi fundado em novembro e hoje já consta com cerca de 30 pessoas frequentando as reuniões que até o ano passado eram mensais e devem virar quinzenais, na lista de e-mail passa das 70 com muitas participações, em janeiro tivemos a grande felicidade e oportunidade de participar do encontro nacional de filosofia que ocorreu na uff. Fizemos 2 oficinais em 2 dias diferentes, no primeiro dia pude contabilizar 63 pessoas no segundo 74(salvo engano) aonde desses total de 137, 100/110 eram pessoas diferentes, atingimos pessoas de norte a sul, leste a oeste do país. Falamos sobre o momento social da proibição da maconha e o porque de sua proibicao, sobre as primeiras leis, sobre usos medicinais, produtos a base de maconha e quais impactos a legalizacao traria para a sociedade.

foi uma oficina muito bom, muitas participações, muito diálogo e conseguimos tbm expalhar um pouco do que seria a marcha da maconha, tentando talvez conseguir que pessoas de estados diferentes se animem em organizar a marcha em sua cidade.

O coletivo marcha da maconha de niterói veio para ficar, querendo o governo ou não nós iremos nos manifestar. estamos planejando para abril ou talvez primeira semana de maio a semana verde aonde teremos palestras,oficinais, filmes, debates e uma festa.

Convido a todos que queiram participar do Coletivo Macha da Maconha de Niterói a estar presente na próxima reunião que acontecerá dia 14/02/2011(quarta feira) às 19 hrs no centro acadêmico da UFF do campus de direito que fica localizado na rua presidente pedreira, ingá, é um prédio aonde a estrutura lembra construções romanas, chegando lá pergunte pelo C.A. ou pelo famoso CAEV.

Diogo M. Sá

CEL - 96670164 (Oi) / 98932372 (Vivo)

MSN - dioguittodickinson@hotmail.com

Fundador do blog www.legalizeoboldo.blogspot.com - Felipe Conjuntivite

Membro do Coletivo Cultura Verde - http://www.culturaverde.uff.br/

Membro/Organizador do Coletivo Marcha da Maconha Niterói

Link para o comentário

• Usuário Growroom

PS: É importante que todos estes grupos que fizeram a Marcha ser um sucesso nacional , cuidem para que nenhum grupo tente se apropriar do nome, notabilidade e credibilidade do evento em beneficio próprio, seja ele politico, ideológico ou comercial. A Marcha é de todos, a Marcha é de ninguém.

Por isso que defendo, e sempre defendi, uma dinâmica mínima, entre os coletivos comprometidos com a causa e que respeitem a boa convivência democrática, para impedir que iniciativas desvairadas surjam.

Em breve estarei publicando algo de proposta nesse sentido no fórum da Marcha.

Por exemplo, o Movimento Passe Livre, aqui em São Paulo. Até onde me constam os relatos, nenhuma das grandes forças políticas deram atenção até que se tornasse grande e significativo. Foi o movimento crescer e cresceu também o interesse oportunista em torno da iniciativa.

Do mesmo modo, precisamos proteger a Marcha de ser tomada.

Além disso, há de se zelar pela coerência política. Achar que assumir uma identidade específica, dentro do mosaico de atores que compõem a Marcha, é motivo para ações isoladas da coletividade ou que não condizam com um consenso mínimo, é um engano. Não tem dono mas também não é oba-oba não.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

precisamos pensar q alewm da marcha podemos fazer outras coisas como meio de divulgar o movimento, levar conhecimento, chamar atencao da imprensa para nossos movimentos q podem ir alem da marcha e claro trazer para nosso lado pessoas q nao fumem.

vamos marcha sim mas vamos ir alem disso, nos podemose temos conhecimento para isso, afinal todos aqui estudam sobre o assunto e nao se prendem apenasaoato de fumar, eh de nois q isso tem q partir

o coletivo marcha da maconha de niteroi esta aberto a todos os tipos de evento, quem quiser parceira pode contar conosco

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Isso legaliza!

A Marcha é só uma vez por ano...Mas o ativismo não pode parar.

No ano passado o GR além da Marcha da Maconha produziu material de redução de danos para o uso de cannabis, cartilha de guia de cultivo, encontro sobre cannabis medicinal, transmissão ao vivo de debates e encontros iportantes para a causa, além de promover encontros mensais (convocados abertamente no forum )entre seus ativistas, onde se reeunem usuarios do forum (cultivadores ou não) e advogados interessados em apresentar propostas para a mudança das leis para cannabis e em defender cultivadores injustamente acusados de tráfico pelas autoridades, iniciativa que surgiu após os casos do Fabio e do Pedrada onde membros do GR tiveram participaçao ativa. Muito mais coisas estão por vir esse ano!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Olá a todos,

Excelente iniciativa criar este espaço para o debate sobre a Marcha, quanto mais espaços melhor. Estive bastante ausente da militância nos últimos meses, procurando me restabelecer de um ano bastante agitado.

Gostaria apenas de esclarecer que discordo que o Movimento pela Legalização da Maconha seja um movimento liderado por mim. O MLM faz reuniões quinzenais, abertas e amplamente divulgadas. Quem lidera o MLM são as pessoas que participam das reuniões entre elas o André Barros, o Gerardo, e muitas outras pessoas incluindo membros do Hempadão, do Legalize o Boldo e do Bloco Planta na Mente.

O Movimento pela Legalização da Maconha foi criado a partir de um impasse se a Marcha da Maconha seria um evento ou um movimento. Na minha opinião, a Marcha da Maconha deveria se tornar um movimento, com reuniões mensais abertas a todos que quisessem participar do Coletivo. Estas reuniões tratariam não apenas de questões relativas a passeata em si, mas também da organização de um movimento permanente pela legalização.

Os companheiros que participam das reuniões do Growroom, os quais eu respeito muito e reconheço como fundamentais para chegarmos até onde chegamos, tem uma visão diferente e defendem que a Marcha é um evento e que não deve contar com uma estrutura de movimento. No entendimento deles as reuniões da Marcha deveriam tratar apenas da organização da passeata e os vários coletivos que se organizem independentemente.

Para evitar conflitos, as pessoas que estavam participando das reuniões mensais da Marcha da Maconha decidiram então fundar o Movimento pela Legalização da Maconha. Isto ocorreu em dezembro e as decisões que havíamos tomado em relação a Marcha 2011 em reuniões mensais desde maio de 2010 foram deixadas de lado. A não ser a data da passeata, porque através de conversa telefônica com uma pessoa do Grow ficou entendido que seria mantida a data de 7 de maio, às 14h no Jardim de Alah.

Nas reuniões do MLM que aconteceram de dezembro para cá decidimos: fazer a nossa versão da camisa da Marcha, cujos fundos arrecadados serão utilizados exclusivamente na Marcha (como fazem os diversos grupos pelo país); fazer um panfleto de divulgação da Marcha; organizar um Seminário sobre a Legalização da Maconha em abril; organizar um Encontro pela Legalização da Maconha no segundo semestre e outras coisas como site, loja virtual e etc.

Portanto, todas as decisões tomadas pelo MLM se referem a atuação do MLM.

A única decisão sobre a Marcha, a data, foi negociada com o Grow.

Precisamos urgentemente combinar uma reunião entre todos os grupos para decidirmos tudo que precisamos fazer juntos, todos os grupos, tais como a dinâmica da passeata, como vai funcionar o carro de som e etc.

Por fim, gostaria de dizer que somos todos aliados e que diferenças de opinião são mais do que normais, são saudáveis. Precisamos ter uma convivência pacífica e harmoniosa porque nossos inimigos são os caretas covardes que querem manter proibida a maconha.

A próxima reunião do Movimento pela Legalização da Maconha vai acontecer na segunda-feira, 7 de fevereiro, 18h no DCE da UFRJ (Av. Pasteur 250, Urca). Nossas reuniões são quinzenais e abertas a todos que defendem a legalização da maconha.

Vamos juntos!

Edit-APAZIGUADO-

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Irmão, Brave!

Acho que não é por ai!

Sei q o papo ontem não foi dos mais agradáveis, mas os envolvidos naquela conversa já se relacionam a anos na organização da Marcha, e tudo pode ser superado em nome de termos um grande maio verde!

As divergências de idéias não podem dar lugar a atques pessoais! Aquela lavação de roupa era necessária pra dar um restart no dialogo!

O importante agora é mantermos o contato entre os grupos e termos a harmonia para colocarmos a Marcha na rua!

A intensão da presença de membros do GR na reunião do MLM era apenas mostrar a disposição de estarmos juntos, contudo haviam outros assuntos pendentes!

Essa noite já recebi um email do Cinco e manterei o dialogo com ele, agendando uma reunião para seguirmos juntos na organização da Marcha!

Então peço q não faça ataques pessoais, pois apenas irão fomentar o racha entre os grupos e precisamos da Marcha bem unida em maio!

Vamos Marchar!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Galera, desculpem-me, mas ainda não digeri, mas farei isso em nome do coletivo.

Mas fiquei com aquela cena na mente.

Minha vontade e minha opinião não é nada perto do que queremos, mas verdade é para ser dita e segredo é para se guardar.

Levei para o lado pessoal, mas ele também levou.

Ponto final.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Acredito que o que aconteceu não vai se repetir.

Brave, entendo sua frustração e a do Godoy, mas te garanto que tem muita gente legal se reunindo lá na praia vermelha. Algumas pessoas eu conheço pessoalmente e garanto também que a atitude do Cinco nada tem a ver com a postura da maior parte dessas pessoas. Acredito que elas gostariam de falar conosco. Ali tinham muitas coisas pessoais misturadas, temperadas por falhas de comunicação.

Temos uma nova data marcada para reunião, onde teremos oportunidade de falar com essas pessoas, que dessa vez não pudemos encontrar.

Como o Sano disse foi necessário lavar a roupa suja para recomeçarmos do zero. Destruir para reconstruir...Ás vezes é necessário.

Estou em contato com outras pessoas do MPLM e acho que daqui para frente não haverão mais brigas.

Vamo que vamo!

O foco é na Marcha!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Sei que é uma história chata, mas vamos lá.

Eu achava que deveríamos nos organizar em reuniões da Marcha da Maconha mensais durante todo o ano, entendendo a Marcha como um movimento.

Uma galera do growroom entende que a Marcha é um evento e que não deve existir uma organização permanente da Marcha.

Em dezembro fizemos um acordo para acabar com estas divergências. Do nosso lado abandonamos a idéia da Marcha como movimento e criamos o Movimento pela Legalização da maconha.

Ficou combinado que cada grupo interessado em apoiar a Marcha faria suas reuniões em separado e que aconteceriam algumas reuniões unificadas para acertarmos a dinâmica da passeata e outros detalhes.

Porém, ontem a galera do growroom apareceu na nossa reunião, sem combinar antes querendo fazer a tal reunião unificada. Ou seja, agiram como se eles pudessem decidir transformar a reunião do nosso grupo em reunião geral da Marcha sem combinar nada.

Em momento nenhum eu fui contra as pessoas participarem da reunião, apenas fui contra que a reunião do MLM se transformasse em reunião geral da Marcha sem uma combinação prévia. Inclusive porque muitas pessoas que se interessariam em participar de uma reunião geral da Marcha não se interessam em participar nem do Grow e nem do MLM.

Reconheço que perdi a calma, mas não tentei começar uma briga me arremessando contra o peito de ninguém. E se perdi a calma, foi em reação a ataques mentirosos que andei recebendo de ter expulsado pessoas da lista da Marcha ou de decidir sozinho sobre o concurso da camiseta da Marcha/MLM.

Não quero de forma nenhuma ficar prolongando nenhuma baixaria, mas devido a mensagem do BraveHeart fui obrigado a me defender.

Não sou perfeito e muito menos quero ser mito, porém não sou nenhum demônio. Se quiserem polemizar com maturidade, tudo bem, se quiserem ficar me satanisando vou me defender.

Aqui, ninguém quer baixaria, mas alguns não sabem se comportar em um ambiente onde surgem polêmicas. Reclamar que eu gritei sem levar em consideração as mentiras que falaram a meu respeito não serve para nada da mesma forma que eu perder a calma não leva a nada.

Mesmo no meio da confusão, decidimos em comum acordo que a reunião unificada da Marcha será dia 19, às 15h no DCE da UFRJ.

"Paz entre nós, guerra aos senhores."

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Cinco...Andei lendo a lista de e-mails da Marcha, e se vc for ver com calma, na propría lista eu já me retratei a respeito do engano sobre exclusão de membros do GR da lista, a pesar de ter falado que um telefonema resolveria o problema de eu e o Bas não termos visto a solicitação para entrar no grupo, já que estamos juntos a tanto tempo nessa, e por não faltarem telefones para contato, de qualquer forma peço desculpas de novo. Achei que tinha acabado ali. Acredito que este é o assunto menos importante discutido na tal lista de e-mails. Questões como o uso da identidade visual da Marcha em campanha política (mesmo contra a vontade de antigos integrantes do coletivo) e a ideia de institucionalizar a manifestação (que acreditamos que deva ser multipla e organizada por diferentes frentes anti-proibicionistas) como um grupo ativista em sí, foram questões de maior importância em tal espaço de debates.

Equanto à aparecer na reunião sem marcar, acho que houve um mal entendido...

Quando vc veio neste forum e disse necessitar falar conosco urgentemente e logo em seguida disse que as reuniões são abertas, que todos estavam convidados e que as divergências de ideias eram saudáveis, achamos que havíamos superado as desavenças e que estávamos sendo chamados para trocar algumas ideias sobre a Marcha. O engano não vai se repetir.

Devemos parar os ataques e contra ataques.

Agora é desfazer os maus entendidos e Focar na Marcha! (que é o mais importante)

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Pra ficar com a experiencia da luta contra o aumento do onibus em SP, como o Thiago havia comentado:

o Movimento Passe Livre comecou em novembro mobilizacoes para pautar o possivel aumento do onibus, programado para Janeiro. Foram panfletagens, oficinas, dinamicas em escolas publicas. 2 atos contra o aumento. Em janeiro, apos o aumento a mobilizacao ganha força. Convites sao feitos a entidades, organizacoes e individuos que agregem na luta. È realizado mais um ato (o que deu pancadaria, so procurar no youtube pelo video do Latuff) e as manifestacoes que antes eram do MPL tornam-se do Comite de Luta contra o Aumento.

Neste Comite diversa entidades aparecem para construir junto o ato de rua, manifestacao de rua. FOra do Comite o MPL e as outras organizacoes mantem o trabalho que estavam fazendo. Sem interferencia nas dinamicas internas de cada coletivo, respeitando as reunioes do Comite.

Claro que nada disso é facil. HOuve muita divergencia. Mas temos sido vitoriosos. É a maior mobilizacao de jovens, trabalhadores, estudantes, no tema de transporte urbano que ja ocorreu em SP. Estamos muito animados com a capacidade de mobilizacao qeu mostramos ter.

È um alivio em tempos de "caminhada contra o crack", ou "parada heterosexual"...

abs

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Vários coletivos pipocando ai que eu nem sabia que existiam, muito legal! Divergências de interesses são normais, vamos acalmar rapaziada :D

Por isto que é importante manter a independência entre os grupos e colocar os interesses pessoais de lado, em prol do coletivo. Desta forma, mesmo que trilhe-mos caminhos diferentes poderemos nos encontrar no destino final..

Mas e ai, vão rolar as camisas amarelinhas a tempo? O troço enrolado viu?? hehe

Grande abraço!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Estes dias perdi meu emprego. Vejam as palavras que recebi de um amigo, servem para nós aqui também:

"...Quanto as divergencias, sempre existirão, quando dois seres humanos se reunem, na religião esta reunião significa a presença de Deus e na política essa reunião significa a presença da divergencia ..."

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O site de notícias cannabicas Hempadão publica nota equivocada sobre "racha" no movimento cannabico carioca.

My link

A notícia publicada ontem no hempadão mostra no mínimo amadorismo na forma de se fazer jornalismo. Num tom de profunda tristeza o jornalista discorre sobre um suposto racha no movimento cannabico, que "Como um terremoto, promoveu um racha resultado de movimentos ocultos, por baixo de panos e planos."

Como membro ativo do GR e participante da organização da Marcha desde 2007 me senti no direito de responder.

Um dos principais motivos deste racha nunca foi oculto, esteve na mão dos ativistas canabicos que a princípio se reuniam para organizar a Marcha, e durante as eleições estavam panfletando para a campanha política de Renato Cinco. Esse motivo estava impreso no panfleto do candidato. O uso da identidade visual da Marcha da Maconha para fins eleitorais feriu o principio de alguns antigos organizadores, que desenvolveram e trabalharam voluntariamente a identidade da manifestação ao longo dos anos, para que ela fosse usada e divulgada apenas para o fim de promover a manifestação, e nunca imaginaram ver seu trabalho sendo utilizado em função de promover uma campanha política, muito menos que ao protestar seriam ignoradas. Ter a Marcha da Maconha como iniciativa de um unico grupo, que apoia a candidatura de algum deputado por determinado partido, pode ser prejudicial à manifestação, pois isso afasta algumas correntes politicas e filosóficas. Esse é um dos bons motivos para termos diferentes grupos responsáveis pelo evento.

gallery_25678_3687_274.png  marcha+da+maconha.jpg

A idéia de institucionalizar a Marcha como um movimento com um estatuto já é antiga, (existe desde 2008) e já foi foco de muito debate e motivo de divergencias entre os organizadores da versão brasileira da manifestação global pela legalização da Maconha. No Rio de Janeiro esta idéia partiu de Renato Cinco, que defende que a manifestação mundial deve adotar (no Brasil) um caráter de movimento organizado, com reuniões unificadas, onde somente os participantes de tais reuniões teriam direito a escolher os caminhos (físicos e políticos) da Marcha através do voto. Essa ideia vai contra a visão do Growroom para a manifestação, que a entende como uma grande festa da cultura canabica onde diferentes grupos podem se manifestar, cada um com suas ideias, não sendo necessario ter de se submeter a regras e normas de nenhum estatuto, ou comparecimento constante em reuniões unicas para participar ativamente da organização da manifestação pública. Este é outro bom motivo para termos dois grupos com ideias divergentes. Havendo grupos de diferentes pessoas organizando a Marcha, nenhum deles pode estabelecer parametros próprios para a organização do evento. Podemos desta forma manter a organização da Marcha horizontal e participativa.

A proposta do Growroom para a organização da Marcha é de que diferentes grupos possam se organizar individualmente para dentro de suas possibilidades contribuirem para a manifestação. Reuniões entre os grupos organizadores e pessoas que não fazem parte de nenhum deles devem acontecer para se traçar as direções da manifestação, e para definir o que acontecerá no dia do evento.

No mais qualquer grupo anti-proibicionista que desejar promover reunioes abertas ou fechadas para juntar colaboradores para a Marcha tem o direito de faze-lo. Isso de forma alguma significa que existe um racha no movimento. Mesmo porque não havia movimento, a Marcha sempre foi a reunião de algumas pesoas para organizar o evento, a ideia de que a Marcha é um movimento parte de algumas pessoas, mas isso nunca foi decidido nem posto em prática. Como rachar algo que nunca existiu? O que aconteceu foi o surgimento de duas frentes anti-proibicionistas, o que deve ser motivo de alegria, não de tristeza.

Infeliz materia Hempadão...

Muito Infeliz...

Link para o comentário