Ir para conteúdo

Contemplando A Cultura Canábica Na Vida Das Ruas

Pixação/Grafite: repressão funciona?  

28 votos

1. 1.

• Não, mas deveria. Essa galera podia tá fazendo outra coisa! Ou não?
      6
    • Enquete sem sentido essa hein.. kkkk
      9
    • Legaliza!!
      6
    • Eu curto.
      7
    • Porque tem várias respostas pra escolher?
      3
    • Já dizia minha vó, "a função da repressão policial não é reprimir, é manter a ditadura do pensamento"
      8

Recommended Posts

• Usuário Growroom

1_MARIJUANA. Proibida pela ignorância, amada pela cultura. 2_ARTIVISMO. Arte = Ativismo. 3_ARTIVISMO. Contemplando a cultura canábica na vida das ruas.

ganjah-solucao-300x225.jpgCansamos de saber de coisas vindas dos outros.

Pesquisas e pesquisas são feitas visando conhecer melhor as interações e as culturas de usos das tais drogas tornadas ilícitas. Pesquisas e pesquisas caretas observam de longe e falham neste objetivo.

É fácil perceber, diante das vivências e usos da planta ilícita mais consagrada do mundo (e do Brasil), que a cultura canábica é viva e transborda os guetos da sociabilidade clandestina.

São muitas piadas sobre maconheir@s – “todo mundo fuma maconha!”. São claras as boas e velhas risadas das pessoas que veem a marcha passar, aplaudem mas preferem não se juntar…

Cada expressão tem um lugar. Cresce a mensagem que a ideologia antidrogas mais quis calar, durante décadas: que os usos do corpo são práticas culturais.

Contemplando as intervenções artísticas nas ruas (em grafites, adesivos/stickers, pixos retos, tags, stencils, colagens e o que mais vêm à cabeça), que são feitas com ou sem permissão, podemos contemplar as relações construídas com o espaço público.

girl_thy-225x300.jpgO(a) artista de rua invade e apropria este espaço para ali testemunhar suas siglas, códigos, às vezes indecifráveis, às vezes explícitos. Não é diferente com a profusão de símbolos e frases relacionadas ao ato de consagrar a planta canábis.

Ajudando a perceber o que tod@s caretas querem esconder, pensamos em inaugurar no principioativo.org o projeto marijuanartivismo. Contemple a cultura canábica viva nas ruas. E registre as ruas por onde você passa, contribuindo com este banco de dados artivista!

http://marijuanartivismo.tumblr.com

Fonte: http://www.principioativo.org/2011/04/contemplando-a-cultura-canabica-na-vida-das-ruas/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

IMO, pixação não é arte. Muito pelo contrário, suja e distorce o movimento cannábico.

Pixação é vandalismo.

Vai panfletar, disseminar vídeos pela net ou qualquer outra coisa que não destrua patrimônio público e muito menos patrimônio particular!

Pixando algo relacionada à cannabis, pode trazer a imagem de que todo maconheiro é bandido e não tem oque fazer, sobrando tempo pra pixação.

Sou contra.

Link para o comentário

Cara sempre curto procurar essas pichações sobre cannabis também, 420, umas folhinhas, pra mim isso tem sim um impacto afirmativo, nem que marginalizado, de que a cultura canábica vive, não importa se é na mansão ou na favela como diria Toquinho se referindo à Fiel corinthiana.

Muito foda, poderíamos postar fotos de pichações, grafites e até outros tipos de arte e tatuagens "apológicos", já puxando da repressão sofrida pelo nosso amigo Renato Cinco e outros ativistas da causa, bom tópico irmão! Abraço aí, tomara que renda boas fotos, vou tentar arranjar algumas, fui!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Tranquilo GatoHaxixado.. Massa ver que tu curte um RATM, é um som que pega o que há de melhor no movimento hip-hop... Eu também acho que não é arte no sentido mais bonito e chique do termo; pelo contrário, não deseja ser bonito nem chique, deseja comunicar. Mas não sei se acabamos usando as palavras erradas... imagine só trocar a palavra "pixação" por "maconha" em sua resposta... Imagine se o patrimônio privado destrói ou não a natureza. Imagine que esse jeito de pensar pode trazer a imagem de que toda pessoa que curte stencil/grafite/pixação é bandida, e que toda pessoa que comete crimes (i.e., "bandida") só comete crimes por não ter nada melhor o que fazer.. Imagine então se o vandalismo não é uma palavra do vocabulário policial, e se maconheiro que sofre de verdade com a repressão poderia usar uma palavra melhor..

Link para o comentário

Toda forma de manifestação popular é arte, e não somente aquelas mais rebuscadas... Assim

De pixos, eu não gosto, mas de grafitti's elaborados, sou fã... só que isso é o que eu penso, e eu que me foda...

Compreendido, Leprechaunz

Esse T H Y_\|/_C é classico de Porto Alegre... hehehehe

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Toda forma de manifestação popular é arte, e não somente aquelas mais rebuscadas... Assim

De pixos, eu não gosto, mas de grafitti's elaborados, sou fã... só que isso é o que eu penso, e eu que me foda...

Compreendido, Leprechaunz

boogie.gif

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Não me sinto representado por quem suja a cidade e danifica o patrimônio de terceiros.

Incentivar esta prática aqui no Growroom, é no mínimo irresponsável.

Concordo, seria algo no mínimo irresponsável se estivéssemos incentivando para que as pessoas pintem muros pela cidade. Talvez tenha explicado algo errado.. A proposta era mais de contemplar uma coisa que já é feita por milhares de pessoas (apropriação visual da cidade), e que feia ou bonita traz elementos da cultura canábica.

As respostas aqui me fazem pensar agora que a cultura canábica é diversa, e que tem coisas nela que podemos não concordar e tal... Ou seja, como a maconha é usada por milhares de pessoas, algumas delas apreciam as apropriações visuais da cidade, outras acham isso uma afronta ao patrimônio, e por aí vai...

Mas só pra deixar claro: a ideia do site é que as pessoas possam registrar e compartilhar imagens, não que elas pintem muros :anim_09::casacaiu:B)

Pois é, porque diabos THY? Nem lembro mais onde fica isso! huheuehuehe

Abrazz

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Cara, acho que a parada é mais embaixo.

Como nosso brother Neófito expos, pixação é uma coisa, grafite outra.

Pixação, infelizmente, tem o filme queimado na sociedade e sinceramente acho dificil reverter porque nem 10% da população entende a mensagem que ela deve passar.

O grafite chama mais atenção e pode, de certo modo, agir favorável a causa.

E uma coisa que acho fundamental, antes de tudo, é respeito, brother! Sujar a casa (trabalho - escola) dos outros é muito chato... Só quem passou por isso sabe a brochada que é...

Mas veja bem irmão, isso é meu ponto de vista... Não quero causar conflito nenhum...só debatendo!! :335968164-hippy2::rasta2bigsmoke0gf:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Cara já fui pichador, conheci e andei com os mais picas e famosos do RJ.

Pichava por falta de opção de lazer, sempre gotei de andar com os caras mais louco que os lokos, talvez necessidade de me afirmar perante os amigos lokos que andavam comigo, rebeldia, para ficar faldo,ser famoso( as meninas dificilmente gostavam dos mocinhos) sei lá, fui meio largado na adolescêcia mas eu na época não tinha a visão do mundo que tenho agora.

A uns 4 anos atrás pintei o muro da minha casa em Olaria RJ e dois dias depois estava todo pichado.

Quando eu olhei fiquei puto, sabe aquele baque...mas como estava chapado, pois tinha acabado de fumar para variar...

Pensei e ri comigo mesmo...Ontem eu era tinta, hoje sou muro!!! Sabem o que eu fiz...

Chamei a rapaziada que faz grafite no Sesc no Complexo do alemão (Comprei as tinta e a rapaziada, mandou um grafite, nunca mai picharam...

Vendi a casa e passei a um mes atrás, por lá e pintaram o muro e ele estava todo pichado...

Realmente acho que já existe um estigma muito grande com o maconheiro e que nem todo mundo, como eu, já foi TINTA, tampouco fuma um baseadinho e vai tirar de idéia.

Acho o grafite um caminho mais bonito e seguro para divulgarmos nossa erva.Conforme já comentaram apenas 10% da pichação é compreendida (creio que menos até).

Vamos pensar em realizar oficinas de grafitestemáticas em espaços públicos, que não ofendam a paisagem :335968164-hippy2: , assim seria um meio termo...Concordam!?

:ativismo: VQV :ativismo:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

BraveHeart massa o relato, hehehehe

Quando eu olhei fiquei puto, sabe aquele baque...mas como estava chapado, pois tinha acabado de fumar para variar...

Pensei e ri comigo mesmo...Ontem eu era tinta, hoje sou muro!!!

Eu nunca pintei nada (até no paintbrush do windows sou negação, imagina na real), mas imagino que deve rolar na cabeça de quem tem sua pintura atropelada por outra. Dependendo da cidade, quando não tem muito espaço, o tempo da arte é de uma fotografia pra registrar e só. Um dos motivos que fez surgir esse site: deixar registrada as tags canábicas pra posteridade

Paulinhuuu essas fotos são tuas? Rola compartilhar lá no site? co-elabore

Sobre diferença entre pixo e grafite, também não sei como o pessoal que pinta diferencia. Tem o lance de achar que o que é bonito é arte e o que é feio é vandalismo, mas aí vareia pra cada pessoa. O que conheço do assunto é de conversar com uma amiga que pesquisou grafiteiros em PoA, e também por ter trampado transcrevendo entrevistas para uma tese de doutorado sobre pixadoras e grafiteiras de Salvador. Lembro que tinha esse papo (grafite autorizado não é grafite, etc), mas também um ponto de vista que achei interessante era que grafite e pixação tinham uma diferença somente do ponto de vista estético - as gurias davam o exemplo de um cara artista plástico que fez fotos de pixações (pixo reto e tags) e exibiu numa galeria de arte, assim como tem vários trampos de pixo reto mais "elaborados" e que confundem com grafite.

Um que acho massa são os wildstyles

bgp_a12d064876f5165501c52fe1978645be.jpg

Os 3D também são uma viagem

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Contemplando as intervenções artísticas nas ruas (em grafites, adesivos/stickers, pixos retos, tags, stencils, colagens e o que mais vêm à cabeça), que são feitas com ou sem permissão, podemos contemplar as relações construídas com o espaço público.

pixação ou grafite, tanto faz.

é tudo tinta na parede suja.

mandou mto, grande projeto!

Link para o comentário

A lei não diferencia pixação de grafite.Grafite autorizado é uma piada, o grafite nasceu como uma atividade marginal e nāo autorizada.

av3og5.jpg

oscururu guedes ,corvo jé

2h3rh95.jpg

halls porco, hemp edi

VIVA A PIXAÇÃO !!!!

Paulinhuuu,

A fachada da sua casa é assim?

Lamentável...

Link para o comentário

graffiti-2.jpg

Isso é arte.

Agora pixação, Picax, não é só tinta em parede suja, mas sim também em pardes limpas, pintadas por alguém que trabalhou para comprar a tinta e manter seu imóvel da maneira que lhe agrada aos olhos.

Os pixafores deverima começar pixando o interior da própria casa, depois da escola que frequentam, na igreja, casa de parentes...e depois se arriscar a depreciar o patrimonio alheio.

Só acho que não tem nada nexo relacionar nossa causa, ou seja, MACONHA, com outra atividade, essa sim marginal, como é o caso da pixação (vandalismo). A causa não precisa desse tipo de apoio, muito obrigado, mas não me sinto represntado por pixadores. É questão de opinião.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

graffiti-2.jpg

Isso é arte.

Agora pixação, Picax, não é só tinta em parede suja, mas sim também em pardes limpas, pintadas por alguém que trabalhou para comprar a tinta e manter seu imóvel da maneira que lhe agrada aos olhos.

Os pixafores deverima começar pixando o interior da própria casa, depois da escola que frequentam, na igreja, casa de parentes...e depois se arriscar a depreciar o patrimonio alheio.

Só acho que não tem nada nexo relacionar nossa causa, ou seja, MACONHA, com outra atividade, essa sim marginal, como é o caso da pixação (vandalismo). A causa não precisa desse tipo de apoio, muito obrigado, mas não me sinto represntado por pixadores. É questão de opinião.

então se vc amanhecer com essa arte na sua parede OKAY????

entao, por isso, vc acha que esse cara começøu assim?? esse cara tem no minino +10 000 hr de treino...

o consumidor que ta cobrindo a pichação está contribuindo pro desenvolvimento de artista... TENHO DITO....

agora... quem me representa sou eu, ninguem mais...

Link para o comentário

então se vc amanhecer com essa arte na sua parede OKAY????

entao, por isso, vc acha que esse cara começøu assim?? esse cara tem no minino +10 000 hr de treino...

o consumidor que ta cobrindo a pichação está contribuindo pro desenvolvimento de artista... TENHO DITO....

agora... quem me representa sou eu, ninguem mais...

Desde que autorizada por mim, OK!

Agora os fins não justificam os meios, já que nem todo pixador vira grafiteiro...creio que nem 3%.

Isso vc tem razão, quem me representa sou eu.

Abraço Canadense!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

A pouco tempo teve maior debate sobre pixação e arte, com prisão de ativista/pixador, invasão da Bienal, depois convite para que os "artistas" (antes pixadores) ocupassem a nova Bienal, PUTA NOVELA!

Foi legal pra caralho, acho que o lance do artivismo, no caso marijuanartivismo, cai muito bem pra gente.

Dialoga direto com o usuário que não é ativista, militante...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Desde que autorizada por mim, OK!

Agora os fins não justificam os meios, já que nem todo pixador vira grafiteiro...creio que nem 3%.

Isso vc tem razão, quem me representa sou eu.

Abraço Canadense!

é no meio da bosta que nasce as flores mais cheirosas... :happydance:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Trocando ideia com Picax lembramos daquela intervenção em Santa Maria -

O papo foi parecido

é no meio da bosta que nasce as flores mais cheirosas...

hahahhhaa

Link para o comentário