Usuário Growroom Picax Postado April 24, 2011 Usuário Growroom Denunciar Share Postado April 24, 2011 do Abordagem Policial autor: Danilo Ferreira (Tenente da PM-BA) A Marcha da Maconha é um movimento já conhecido nacionalmente, principalmente pelas tentativas reiteradas de proibição que alguns governos tomaram para que a Marcha não ocorresse em suas ruas. O movimento nada mais é que uma proposição à sociedade de mudança de legislação, similar às manifestações que os policiais fazem reivindicando mudança de plano de carreira, mudança salarial etc. No caso da Marcha, a proposição é a legalização do consumo e comércio da Cannabis Sativa no Brasil. Num Estado de Direito, é legítimo e desejável que os grupos sociais defendam seus interesses (e os da sociedade) de modo pacífico. Sempre há a justificativa da apologia ao uso, e não a apologia à reforma legislativa, durante as marchas. Nunca fui a uma Marcha da Maconha, mas tenho visto materiais de campanha e textos falando sobre suas reivindicações, e até hoje não vi algo que se assemelhe a “apologia ao uso” de drogas – nada indecente como as propagandas de cerveja, por exemplo. Também dizem que nessas marchas “as pessoas fazem suas reivindicações fumando droga”, e tudo acaba em algazarra. Se isso de fato ocorre, lamento muito, pois os que assim fazem deixam de lutar por uma causa profundamente relevante, para igualar a marcha a eventos como o carnaval, em que pessoas morrem em decorrência do uso drogas de todos os tipos que se pode imaginar, principalmente o álcool – apesar de ninguém nunca ter sugerido seriamente o cancelamento do carnaval. Neste contexto, me surpreende a notícia que O Globo divulgou hoje, informando que participantes da marcha da maconha foram presos e autuados por estarem distribuindo este panfleto: (imagem do panfleto nacional da Marcha 2011) Não posso ser leviano e condenar os policiais envolvidos na ocorrência. Não sei ao certo em que contexto se deu a prisão, mas se ela decorre apenas da distribuição dos panfletos por parte dos manifestantes, ela foi injusta e desnecessária, ilegal, desrespeitosa a todos aqueles que enaltecem o direito à liberdade de expressão e o próprio Estado de Direito. Se não se pode reivindicar mudança legislativa no país, estamos fadados à manutenção do status quo, e questões como nossa PEC 300, por exemplo, caros policiais, estarão condenadas eternamente à condição de sonho inatingível. A Marcha é legal e legítima, por isso faço a defesa de sua existência, que se confunde com o meu direito de propor reformas legais. Ao mesmo tempo, sou a favor do pleito defendido na Marcha: a legalização do consumo e comércio da maconha. Só espero não ser preso por causa disso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Complexo do Alemão Postado April 24, 2011 Usuário Growroom Denunciar Share Postado April 24, 2011 boa Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom bukergooney Postado April 24, 2011 Usuário Growroom Denunciar Share Postado April 24, 2011 Já tinham postado no tópico em que fala da prisão dos caras mas uma coisa dessas é realmente bom dar mais visibilidade, vamo comentar lá, de forma e educada e com moderação pra derrubar os argumentos dos proibicionistas de plantão que já apareceram por lá. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest HINDUKUSH Postado April 24, 2011 Denunciar Share Postado April 24, 2011 A repercussão do caso está tomando proporção maior do que a cobrtura dada, pela imprensa, à Marcha em anos anteriores, esses servidores embora imbuídos de preconceito e desinformação, fizeram um grande favor a causa. Valeu a PM da Lapa e ao Delegado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom bukergooney Postado April 24, 2011 Usuário Growroom Denunciar Share Postado April 24, 2011 A repercussão do caso está tomando proporção maior do que a cobrtura dada, pela imprensa, à Marcha em anos anteriores, esses servidores embora imbuídos de preconceito e desinformação, fizeram um grande favor a causa. Valeu a PM da Lapa e ou Delegado. Na verdade obrigado aos dois, um por decidir levar e o outro por decidir registrar a ocorrência. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DanKai Postado April 24, 2011 Denunciar Share Postado April 24, 2011 Picax esse blog tem se mostrado muito inteligente em suas colocações acerca da nossa causa, outro ponto pra eles. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom HighFlyer Postado April 25, 2011 Usuário Growroom Denunciar Share Postado April 25, 2011 Cara, esse PM me fez cair da cadeira. Por muitos anos havia perdido o respeito pela policia, principalmente depois de um conhecido meu, PM, bebado pra caralho e mostrando a arma enquanto falava gesticulando com ela bebado que ele tinha total controle quando bebia mas que maconheiro ficava fora de sí e ele sabia disso porque já tinha fumado. Pelo jeito tinha bebido junto... Mas pelo menos tava sem bala, sem pente, aberta e travada. Mesmo assim é totalmente contra as boas práticas de uso apontar armas, mesmo que travada em sem cartuchos. O ponto é que esse PM nesse post me acendeu uma esperança - eu estava generalizando a policia assim como eles fazem entre bandidos, traficantes e usuários. Existem sim policiais de bom senso e sem lavagem cerebral. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom saporo Postado April 25, 2011 Usuário Growroom Denunciar Share Postado April 25, 2011 Cara, esse PM me fez cair da cadeira. Por muitos anos havia perdido o respeito pela policia, principalmente depois de um conhecido meu, PM, bebado pra caralho e mostrando a arma enquanto falava gesticulando com ela bebado que ele tinha total controle quando bebia mas que maconheiro ficava fora de sí e ele sabia disso porque já tinha fumado. Pelo jeito tinha bebido junto... Mas pelo menos tava sem bala, sem pente, aberta e travada. Mesmo assim é totalmente contra as boas práticas de uso apontar armas, mesmo que travada em sem cartuchos. O ponto é que esse PM nesse post me acendeu uma esperança - eu estava generalizando a policia assim como eles fazem entre bandidos, traficantes e usuários. Existem sim policiais de bom senso e sem lavagem cerebral. Também me agradou muito ver o assunto ser debatido entre policiais militares e ver que dentre os posts, a maioria se revela a favor da descriminalização e legalização da maconha. Seja policial, operário, empresário, professor, dona de casa, quem ainda hoje é contra a mudança de leis das drogas é conivente com a corrupção e violência que a proibição tem trazido ao longo dos anos. E o que vemos é cada vez mais os bandidos fortemente armados e um embrólio policial e político para que essa situação assim permaneça. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Recommended Posts