Ir para conteúdo

Fumar Maconha Pode Adiantar O Aparecimento Da Esquizofrenia?


HighFlyer

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

25/4/2011

Fumar maconha pode adiantar o aparecimento da esquizofrenia?

Por: suely bischoff machado de oliveira

20110425115314.jpg

Fumar maconha pode adiantar o aparecimento da esquizofrenia? Para alguns estudiosos sim e para outros não necessariamente.

Fumar maconha pode adiantar em quase três anos o aparecimento de esquizofrenia e de outros quadros psicóticos.

A conclusão é de uma revisão de 83 estudos científicos já publicados sobre a relação entre o consumo dessa erva e o transtorno.

Em 1735, o botânico Carl Lineu nomeou a Maconha como Cannabis sativa. A mesma foi chamada de Cannabis indica, pelo biólogo francês, Jean Baptiste Lamarck.

Assim como outras plantas, a maconha possui dois gêneros: macho e fêmea. Em um mesmo pé pode ter ambas as estruturas sexuais. É a flor do macho que produz o pólen que fecunda a fêmea, quando a flor da fêmea é fecundada ela se enche de sementes e depois morre.

Quando não ocorre fecundação da fêmea, essa excreta uma grande quantidade de resina pegajosa composta por dezenas de substâncias diferentes. Dentre as várias substâncias, existe a THC (delta-9-tetrahidrocanabinol) que serve de filtro solar para a planta, pois essa é de clima desértico. Apesar do THC estar presente em toda a planta é na flor da fêmea que se encontra a maior concentração da substância. A real droga da maconha é essa flor.

São as flores e folhas secas da planta CANNABIS SATIVA, também conhecida como Cânhamo verdadeiro. Os cigarros são chamados de: erva pacau, baseado, charão, fininho ou finório. Contém várias substâncias que têm efeitos cerebrais, a mais conhecida sendo o delta-9-tetrahidrocanabinol (D -9-THC THC). Também contém substâncias que não agem no cérebro, como o alcatrão. Outras preparações da CANNABIS são o haxixe, ganja e charas.

Efeitos da maconha:

Fotofobia, zumbido, irritação de mucosas, fala pastosa, vertigem e alterações de marcha. Os efeitos psíquicos são euforia, excitação, risos imotivados e desinibição (efeitos passageiros, pois são substâncias depressoras do SNC-Sistema Nervoso Central), sensação de flutuação corpórea e ilusões sensoriais. Em doses mais elevadas, pode haver ansiedade, medo, alucinações visuais etc..

Os resultados, divulgados no periódico médico "Archives of General Psychiatry", dão mais munição a pesquisadores que se opõem à liberação da substância ilícita.

No total, os pesquisadores das universidades de New South Wales, Austrália, e Emory, EUA, avaliaram dados de mais de 22 mil portadores de distúrbios psicóticos, sendo 8.167 deles usuários de maconha.

A doença aparecia em média 2,7 anos (cerca de 30 meses) antes entre quem consumia a erva do que nos membros do grupo-controle.

Segundo o psiquiatra australiano MATTHEW LARGE , essa relação seja de causa e conseqüência, onde a maconha tem um papel importante no aparecimento precoce do transtorno em certas pessoas.

Uma hipótese é que pessoas com predisposição genética para esquizofrenia são mais suscetíveis à influência da maconha.

Nelas, os quadros psicóticos poderiam ser desencadeados pela alteração na concentração de neurotransmissores como dopamina e serotonina, causada pela droga, o que desregularia o funcionamento cerebral.

"Pessoas com histórico familiar de esquizofrenia devem ser instruídas a jamais usar essa droga. Não dá pra arriscar", diz Hélio Elkis, coordenador do Projeto Esquizofrenia do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Segundo o psiquiatra, quanto mais cedo aparece a doença, pior o prognóstico. "Se surge na adolescência, o cérebro não teve tempo de se desenvolver completamente." Isso piora o deficit cognitivo, próprio do transtorno.

Mas para Marcelo Niel, psiquiatra do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Unifesp, deve-se ter cuidado ao fazer a relação direta entre esquizofrenia e uso da cânabis.

"Em alguns pacientes com vulnerabilidade, isso pode acontecer, mas há fatores que devem ser considerados", ressalva.

Niel afirma que, como a esquizofrenia geralmente começa quando os indivíduos são adolescentes ou adultos jovens, pode ser que o consumo da substância esteja mais relacionado a um hábito do grupo social naquela idade do que a uma causalidade.

"E muitos pacientes esquizofrênicos começam a fumar maconha para aliviar os sintomas do estágio inicial da doença, como ansiedade e depressão", diz.

Matthew Large, o autor do estudo, sugere: "Jovens deveriam evitar o uso de maconha ou, mais precisamente, deveriam se conscientizar sobre os seus riscos.

Fonte: Archives of General Psychiatry

Por Suely Bischoff Machado de Oliveira-psicóloga crp06/8495

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Calma ai...todos fumamos e sabemos dos riscos.

Ja é sabido que o aparecimento de esquizofrenia pode ser acelerado, NOS INDIVIDUOS QUE TEM PRE DISPOSIÇAO, com o uso da cannabis, PRINCIPALMENTE EM CEREBROS AINDA NAO DESENVOLVIDOS COMPLETAMENTE, em pessoas com menos de 21 ANOS.

A cannabis é medicinal sim e tem muitos efeitos positivos, mas como qq outra droga(no sentido puro da palavra) pode ter efeitos colaterais. Todas as substâncias tem prós e contras e não podemos nos enganar.

Abss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Eu fumavo a 3 anos, completando 2 anos apareceram sintomas de psicose e sindrome do panico em mim.

Enfim a maconha foi um diagnostico para o meu problema, fiquei 2 meses sem fumar para o tratamento e agora to normal fumando de novo :rasta2bigsmoke0gf: :

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Eu fumavo a 3 anos, completando 2 anos apareceram sintomas de psicose e sindrome do panico em mim.

Enfim a maconha foi um diagnostico para o meu problema, fiquei 2 meses sem fumar para o tratamento e agora to normal fumando de novo :rasta2bigsmoke0gf: :

conta mais(se achar oportuno), nesse periodo vc teve outros motivos pra sua saude mental nao estar 100% ?

como foi teu tratamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

conta mais(se achar oportuno), nesse periodo vc teve outros motivos pra sua saude mental nao estar 100% ?

como foi teu tratamento?

Bom, a sindrome do panico ainda não se sabe por que surge, a causa do surgimento. Minha vida continuara a mesma, a sindrome veio aos poucos, quando eu fumava batia o panico, nao importava a erva, sativa indica prensado verde, todas me davam panico, então esse panico foi almentando mesmo quando eu não estava sob efeito da erva. Dai pensei, não é a erva o problema, já estou 2 semana sem fumar e ainda me bate panico! então foi ai que eu fui procurar um psicologo, ele me diagnosticou com sindrome do panico e falou que a maconha tende a piorar as crises, mas que com certeza não é ela a causa dos problemas.

Fui para o Psiquiatra depois do diagnostico para me tratar, junto ao psicologo. O psiquiatra me receito Lexapro, é um anti depressivo.. e nesse tempo de tratamento (1 ano) aquela sensação de ansiedade e as crises foram diminuindo, e quando eu senti que eu poderia fumar de novo eu fumei (2 meses depois) :rasta2bigsmoke0gf: e não me deu mais panico até hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Marcha ameaçada em Atibaia:

http://www.atibaia.com.br/noticias/noticia.asp?numero=21543

20/4/2011 11:36:08<br style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 9pt; ">

Prefeitura repudia 'Marcha da Maconha'

Por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia

A Prefeitura da Estância de Atibaia esclarece à população que não tem qualquer envolvimento com o evento intitulado "Marcha da Maconha".

O referido evento está sendo divulgado em vários bairros da cidade por meio de folhetos coloridos. O conteúdo revela que, entre as várias manifestações a favor da legalização da maconha, haverá uma marcha em Atibaia, no Centro de Convenções e Eventos, no dia 8 de maio.

A Prefeitura esclarece que nunca autorizou a utilização de um espaço público para esse tipo de manifestação e que a maconha é uma droga ilícita, portanto seu consumo é considerado crime. A Prefeitura estará comunicando as autoridades policiais sobre o evento para as devidas providencias.

Ajudem a concientizar a população de Atibaia, Votem na enquete abaixo:

http://www.atibaia.com.br/enquete/index.asp

Grato pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Gente, esquizofrenia não é uma doença que se pega... A pessoa tem esquizofrenia ou não tem.... O que vai definir se a pessoa vai ser esquizofrênica é capacidade da psique dele aceitar mais ou menos a realidade, ou seja a capacidade da pessoa a ser ajustar ao social. Não existe marca biologica no cerebro de um esquizofrênico, não é passado de pai para filho, não pode ser feitos exames biológicos, para descobrir ela.... Somente exames psíquicos...

Se alguém tiver um surto esquizo, já era esquizo só que estava "saudável".

Essa associação com a maconha faz parecer que um belo dia vc pode virar um esquizofrênico. Não é igual uma diabete que você não tinha e um dia descobre num exame de sangue que adquiriu, ou por seu pai ter, sabe que é provavel que tenha também em algum momento da sua vida.

A maconha pode desencadear sim um surto esquizofrenico, que nada mais é do que tirar o "controle" de um esquizo relativamente sadio.

Mas assim como a maconha pode fazer isso, um ovo de páscoa que gere uma angustia na pessoa, por não ser do saber preferido tb pode.

É muito leviano colocar a maconha nessa história sem se observar que em tese qualquer objeto, ação, desejo, pode causar um surto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

A marcha em atibaia vai sair sim galera, à todo vapor, e por favor quem tiver um contato de algum especialista que possa defender a legalização aqui na região da um toque, pois a midia burguesa junto à essa doutora suely esta fazendo uma campanha fervorosa contra as drogas em atibaia, precisamos de algum tecnico para vir esclarecer alguns pontos para nossos governantes e população em geral... atibaia@marchadamaconha.org

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Gente, esquizofrenia não é uma doença que se pega... A pessoa tem esquizofrenia ou não tem.... O que vai definir se a pessoa vai ser esquizofrênica é capacidade da psique dele aceitar mais ou menos a realidade, ou seja a capacidade da pessoa a ser ajustar ao social. Não existe marca biologica no cerebro de um esquizofrênico, não é passado de pai para filho, não pode ser feitos exames biológicos, para descobrir ela.... Somente exames psíquicos...

Se alguém tiver um surto esquizo, já era esquizo só que estava "saudável".

Essa associação com a maconha faz parecer que um belo dia vc pode virar um esquizofrênico. Não é igual uma diabete que você não tinha e um dia descobre num exame de sangue que adquiriu, ou por seu pai ter, sabe que é provavel que tenha também em algum momento da sua vida.

A maconha pode desencadear sim um surto esquizofrenico, que nada mais é do que tirar o "controle" de um esquizo relativamente sadio.

Mas assim como a maconha pode fazer isso, um ovo de páscoa que gere uma angustia na pessoa, por não ser do saber preferido tb pode.

É muito leviano colocar a maconha nessa história sem se observar que em tese qualquer objeto, ação, desejo, pode causar um surto.

E ae brother, não é assim.. rs

quem é esquizofrenico reza para não ter uma crise.. comparar uma crise com uma angustia de ovo de páscoa não dá né.. :335968164-hippy2:

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...