Ir para conteúdo

O Poder Da Persuasão Na Sociedade Brasileira


OveRal

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Desculpem o off-topic, não sabia muito onde postar, mas depois que vi alguns tópicos que não falam necessariamente de cannabis, gostaria de expor uma reflexão minha:

Eu tenho um hábito (péssimo por sinal) de assistir alguns programas da TV aberta para ficar analisando o conteúdo, acho péssimo pq perco meu tempo vendo algo escroto só para comprovar o que já sei.

Pois bem, esses dias estava assistindo o programa da Igreja Mundial do Poder de Deus, cujo o fundador e auto-proclamado profeta é um tal de Valdemiro Santiago.

Qdo sintonizei o canal, o tal projeta estava mostrando um trecho da bíblia que dizia mais ou menos assim: "A alma generosa colherá o fruto futuro. Aquele que não semeia não terá o seu fruto".

Ou seja, aquela velha ladainha para fazer os fieis doarem dinheiro aos pastores.

Isso não é novidade. Nem é novidade que foi estipulada uma quantia mínima de R$ 100,00 para a doação "Mas que não adiantava nada aquele fiel que é empresário, que tem imobiliária, cabeça de gado, casa alugada doar só essa quantia, pq isso não era nada para ele. Tinha que ser algo polpudo, de R$ 1.000,00 para cima". Cem reais, como disse ele, era para os pobres.

Bom, não vou discutir a ideologia disso. O fato que me impressionou foi que esse papo ficou por uns 30 minutos. Era muita insistência e persuasão. Aí, comecei a lembrar de outros programas. Por exemplo, tem aquele que é um jogo que vc tem que descobrir uma palava que tem suas letras embaralhadas. Sempre uma palavra muito fácil, com dicas mais fáceis ainda. Os apresentadores ficam por umas 2 horas (+ ou - o tempo que dura o programa) dizendo para ligar, que as linhas estão livres, que tem mil reais ali fáci fácil e blá-blá-bá. Uma insistência insuportável.

Mais um caso de persuasão.

Aí lembrei que num sábado, a tv tava ligada na rede Record. Eu não lembro o q estava fazendo, mas parei de fazer qdo percebi que de cinco em cinco minutos, havia uma propaganda da nova novela que seria exibida. Tipo, além das propagandas convecionais no intervalo, o próprio apresentador interrompia o programa para falar da novela. Parei de fazer o que estava fazendo e comecei a contar no relógio.... em 10 minutos houve 12 citações sobre a novela.....mais de uma por minuto...era muita persuasão.....

Isso para falar de uma novela que tem a mesma fórmula de todas as outras que são exibidas a décadas....

Aí pensei em outras coisas tbm:

A TV sempre valorizando os corpos lindos e esculturais...

O Big Brother com aquela coisa de intrigas e vulgaridade e seus participantes sendo exaltados pelo apresentador...

O programa da Lucianta Gimenez só não é mais fútel pq é um programa só...

Os programas da tarde que só falam dos famosos....

Os jornais do início da noite que só falam de tragédias.... e

Os políticos, na época das eleições ou em qualquer pronuciamento, sempre com aquele velho discurso "minha prioridade será...."

Ou seja, tudo que é apresentado ao povão, é na base da insistência.

Mas se todos esses programas perduram no ar é porque há milhares de gente sendo convencidas e dando audiência para isso. O que é fato.

A conclusão que chego é qualquer tipo de persuasão sobre o povo brasileiro surti efeito. E o pior, essa é forma mais fácil de convencimento, não se precisa de argumentos e justificativas plausíveis....basta apenas insistir no: "vc tem que... vc tem que... vc tem que...".

Além de todas as outras mazelas, isso é uma triste realidade no Brasil, a população não tem o poder reagir, de pensar, de refletir.. apenas de seguir aquilo que lhe é ordenada.

Talvez todos já saibam disso, mas é que essa questão da insistência, da persuasão, está muito latente na mídia brasileira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Você está tentando uma carreira sem muito futuro: catador e reciclador de programas na TV.

Sua conclusão é tão verdadeira que o tal do "rouba mas faz" virou um clichê fácil fácil, graças a sua insitente repetição.

O próprio cérebro humano é baseado em repetições... E o pior: tente falar mal da cultura de massa.... você será linchado. Haja visto este link:

Esta jornalista ae foi bombardeada de reclamações só proque falou a real do carnaval. Ela não sofreria tanta retaliação se tivesse puxado o saco e realçado só as partes boas do carnaval.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Educação zero, meios de comunicação como jornais e televisão são comandados pelo governo tudo distorcido....

..sabe o que eu acho disso tudo??

O poder publico quer isso que vemos no brasil um povo leigo um povo ignorante porque assim da pra roubar mais.

(nao generalizando o povo)

Make peace with a joint

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Tudo que é mídia é igual a manipulação.

Os "meios de comunicação" foram criados não com fim de se comunicar, mas com fins de dominação em massa.

A televisão é a maior delas.

O negócio é que 99,9% dos brasileiros não sabem disso e também não conhecem os iluminatis.

Os outros 0,1% que sabem são os cadastrados do Growroom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Esses dias li na Carta Capital que a CIA financiava (mais de U$100 milhões) a mídia nacional, principalmente Veja, Estado de S.Paulo e Globo para manipular a população no conhecido estilo imperialista estado-unidense. Só notar como uma das capas mais recentes de Veja foi sobre uns "terroristas" da Al-Qaeda no Brasil, o que na verdade foi uma tentativa de disseminar o preconceito aos árabes no Brasil, sendo que nosso país nunca foi alvo de terrorismo (tanto que o terrorismo nem ao menos é tipificado no BR).

veja-capa-da-semana.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

um da desses eu tbm vi uma coisa na televisão que me deixou MUITO revoltado...

tentei achar na net o vídeo, mas não consegui... então vou descrever...

aconteceu um acidente em interlados que morreu um piloto de uma categoria abaixo da stock car, se n me engano...

na época da reportagem, o piloto ainda estava vivo... no hospital, mas já havia sido constatada a morte cerebral do piloto... aí a rede globo de televisão vai dar a notícia...

na reportagem dizia que a curva era realmente muito perigosa e que precisava de uma área para que os carros que perdessem o controle n ficassem no meio da pista... área de escape... (até aí, tudo bem...)

continuando o histórico da curva, a reportagem mostrou que esse era o quarto acidente grave naquela curva... 2 aconteceram na F1, onde nenhum dos dois pilotos sofreram nada, absolutamente nada, um da stock car que o piloto havia morrido e o quarto era o jovem piloto que ainda estava vivo e que veio a falecer dias depois...

na continuação da reportagem, o reporter pergunta pro luciano burt e cacá bueno se o carro era inseguro... aí veio a brilhante resposta do imbecil (burt)...

"de forma alguma podemos dizer que os carros são inseguros, podemos ver (enquanto isso passavam as imagens dos carros) que esses carros tem 6 barras de proteção e que apenas uma barra se rompeu no momento do acidente... o que não resistiu ao impacto mesmo foi a cabeça do piloto!"

POOOOOOOORRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! vai tomar no cu, né?!

os da F1 n aconteceram nd por coincidencia!

e é a cabeça dele que tem q ser a prova de impacto! e não o carro!

tudo isso pra galera continuar assistindo stock car aos domingos de manhã...

a televisão brasileira desinforma muito... é foda... =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

"de forma alguma podemos dizer que os carros são inseguros, podemos ver (enquanto isso passavam as imagens dos carros) que esses carros tem 6 barras de proteção e que apenas uma barra se rompeu no momento do acidente... o que não resistiu ao impacto mesmo foi a cabeça do piloto!"

HAHAHAHAHAHAHA essa foi boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 2 months later...
  • Usuário Growroom

Eu gostei é da opinião da repórter, pena que são raros os apresentadores ou repórteres que falam sua opinião... Ou que tem uma boa opinião...

O restante é pura persuasão, e negativa ainda por cima... Fora a putaria das novelas, (e de vários programas).

Tem uma entrevista com a professora Gilberta Acselrad, que deixa a repórter ignorante irritada, porque a professora é a favor da legalização... Quem quiser dar uma olhada, vou deixar o link aqui, porque eu ainda não sei como coloca o vídeo em si...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...