Ir para conteúdo

A Marcha Contra O Tráfico


Recommended Posts

  • Usuário Growroom

amigos, conversando em outro tópico, enquanto esbravejava contra a 'cobertura' que a mídia dá, e os estereotipos que nós mesmo 'ousamos' usar como 'abre-alas', acabou saindo uma idéia (e desculpem de antemão se já tiver algum tópico já levantando esse argumento por aqui) acho que no mínimo interessante:

e se a gente jogasse um pouco um jogo de inversão e transformarmos (momentaneamente) a boa e velha "Marcha da Maconha" por uma encaretada "Marcha contra o Tráfico"?!

nas notícias: "organizadores da Marcha da Maconha reformulam e saem nesse sabado em marcha contra o tráfico".

mas Arnaldo, maconheiro contra o tráfico, isso pode?

a questão é que isso provoca uma inquietação e curiosidade tamanha que vão nos pedir uma explicação. e a explicação é clara. (mas não nos ouvem de outro jeito)

imagino uma "marcha contra o tráfico" cheia de punks, hippies e rastas usando um terno emprestado pela primeira vez.

nesse acontecimento, as marchinhas seriam menos 'zoadas' e 'engraçadas' para se tronarem mais fundadas, sérias e cheias de fatos cientifícos ou passagens bíblicas. HAHAHAHA (sério!)

minha guerrilha-interna até coibiria com a distribuiçao de panfletos com os dizeres; MARCHA CONTRA O TRAFICO em letras capitais, e no rodapé algumas informaçoes sobre como a descriminalizaçao do cultivo pessoal é uma medida contra o tráfico no país.

algo tão bem elaborado que vc possa entregar na porta da igreja do seu bairro.

e quando estão todos juntos para começar o evento.... faixas do growroom na frente; "vc sabia que o cultivo pessoal......."

tá, essa parte toda foi meio guerrilheira-utopica demais, mas por favor, opinem. o que vcs acham?

vc usaria um terno para marchar contra o trafico?! :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

ah galera, aqui é um lugar pra gente contribuir também com o que seriam os 'MATERIAIS' dessa marcha...

- MARCHINHAS POLITICAMENTE CORRETAS

tipo - "traficante vasa... o que eu quero é poder plantar em casa!"

ou - "policial, cê é parceiro. o traficante é o inimigo do maconheiro!"

ok, foram exemplos estranhos mas é tipo isso ou qualquer outro tipo de letra que faça com que o 'restante da população' fique impossibilitado de DISCORDAR do que a gente canta.

- FAIXAS SÉRIAS;

preto no branco; numeros de mortes causadas pelo alcool, tabaco, cocaina, crack e claro.. maconha.

(precisamos de dados, de novo organizados de forma a 'concordarem' com os fatos.)

"TENHO RECEPTORES CANNABINOIDES NO CEREBRO, VOCÊ TAMBÉM. PQ?"

"TENHO ESCLEROSE MULTIPLA, ME DEIXEM MEDICAR!"

"MACONHA CURA O CANCÊR"

etc etc etc.

- ALA DA FAMÍLIA;

idosos, idosas, MÃES portando cartazes... u get the picture. um cordão de pessoas 'socialmente respeitáveis' que estã ali pelo bem da FAMILIA.

como comentei no outro tópico, não acho que um 'carnaval' seja o melhor approach para o 'nosso caso'.

mas uma virada emocional/lógica talvez capte o mínimo de atenção que precisamos para a causa.

agora eu já pedi 2 coisas de vcs maconhistas amigos;

1 - vc usaria um terno pra marchar contra o tráfico?

e

2 - mandae sugestão de marchinhas POLITICAMENTE CORRETAS e FAIXAS com dados e slogans emotivos/apelativos sérios.

VAMAE POVOOOO :happydance: :happydance: :happydance: :happydance: :happydance: :happydance: :happydance:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

cara nos estamos certos, nao temos que mudar pra nos encaixar em nada , temos é que fazer fazer valer nosso direito.

os gays transformaram a marcha gay em marcha dos boilas temporariamente por exemplo?! acho q nao...

mas valeu a força de vontade p q agt consiga nosso ideal. vamos chegar la tu vai ver!

em primeiro lugar - em quase todo o brasil a "marcha da maconha" virou "marcha pela liberdade de expressão" no final das contas pra poder sair.

bro; os gays tem algo em comum muito maior em comum, em termos de VIDA. eles compartilham o SEXO cara.

sexo move tudo; o que vc veste, onde vc vai, o que vc consome, o que você ouve...

ok, maconha é grande, toma tempo da tua vida.. mas eu posso ser um advogado que tem VERGONHA de ir na marcha e me misturar com a galera vendendo pulseirinha.

(ponto de vista imaginario, nao eh o caso ja fui a 3 marchas)

a questão é como nos VÊEM.

ser gay não é e nem foi ILEGAL. eles lutam interminavelmente por mais e mais direitos. além dos que já estão consedidos como uniao homoafetiva e lei contra homofobia.

nao só nao é ilegal ser GAY, como é ILEGAL achar/falar mal disso.

como eu disse, o carnaval funcionou pra eles. nao acho que vá funcionar pra gente.

vc botaria um terno pra marchar contra o trafico afinal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

e cabelo cara, eu nao falei pra gente se encaixar;

tentei colocar que o sistema/sociedade são tão óbvios que seria fácil mexer com a cabeça deles, ou pelo menos o jeito de pensar sobre esse assunto.

com uma simples inversão (que na verdade não é tão inversa, uma vez q todos aqui como growers SÃO realmente contra o tráfico).

usar um terno é idiota. essa é a questão, vc não pegou então explico. hehehehe.

eu já usei terno pra ir na missa. pra ir no funeral. entende? é uma máscara social provada cientificamente a funcionar (ok, nao cientificamente vai...).

lê o topico que eu linkei, tem a historia do terno. espero que entenda melhor o que eu propus. :335968164-hippy2:

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Trabalhei de terno durante mais de 15 anos da minha vida. Uma bosta total.

Mas se usei pra trabalhar, por que não usaria pra marchar ?

Acredito sim que uma marcha de engravatados chocaria MUITO mais que o estereótipo esperado do maconheiro, hippie, largado e tals.....

A própria PM teria muito mais dificuldade de espancar um "engravatado" na frente das câmeras. A sociedade aprova, aplaude, chupa a pica dos "endinheirados"....... E a mídia faria um banquete com tais imagens.....

Nossa, gostei da idéia......muitos idiotas acham que maconheiro é vagabundo, não trabalha......porra, trabalho feito um cão, tenho nível superior (não que isto faça qualquer diferença, mas na cabeça desses otários.....) e não tenho meu direito primordial respeitado.....

TÔ DENTRO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Cara, uma coisa que eu acho fundamental é tentar organizar o pessoal, através de voluntários...

Sei la, põe um homem-placa escrito: "Quer ajudar a marcha?"

Aí passa tipo um "treinamento" do que explicar pro povão:

-Não fume um aqui, se for, dá um perdido em outra rua, come, mas não queima nosso filme.

-Bata palma pra ajudar nas cantorias

-passar as letras dos gritos pré-existentes, anotar os novos.

-Não provoque/chingue/faça gestos a polícia

-Tente passar isso pra cada um que você ver que está causando.

Acho que com letras e o povo "coordenado" daria pra melhorar a mensagem passada.

Música gruda na cabeça e principalmente as que você não gosta. Né não?!

Acho que algum grito assim seria bom (mas não poderíamos pela LEI)

ATÉ CONTRA O TÉDIO, MACONHA É REMÉDIO.

E vou além.

Quem aí é letrista/músico?

Convoco a fazer a música, oração, hino da maconha... Por favor, sem paródas com o hino Nacional.

Pra em uma só voz recitarmos pra ecoar.

Brisei!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

ehhh eu acho que "A MARCHA CONTRA O TRÁFICO"

tem um impacto que vai chamar atenção de todos, inclusive os que não fazem o uso de substancias ilícitas...

eu acho que temos que manter esta linha sim.

Porém, temos que concordar... a marcha da maconha em sao paulo foi um sucesso...

todo mundo fez seu papel, o estado mostrou a sua cara, até o governador.

os maconheiros dum lado

a repressão exposta

os nazi com afirmações sem fundamento

fomos atacados

repórters e fotógrafos foram atacados

isso prova que o interesse do estado é reprimir porque o tráfico gera corrupção e o brasil vive disso!

mas temos sim que organizar uma mega marcha anti-tráfico e quem sabe até fazer parcerias com evangélicos e grupos que são contra a maconha.

porque nota-se claramente que pelo que eu percebi nenhum deles até agora entendeu o fundamento da marcha, ou seja, pra maioria esmagadora não maconheira a marcha é um movimento a favor do tráfico de drogas.

um forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Eu no começo também achava que a marcha podia ter outro nome. Mas depois que vc entende o histórico mundial dela e a tradição que existe para muitos de participar da marcha da maconha fica claro que ela é insubstituível.

Por isto acredito que mudar para marcha contra o tráfico não venha ao caso mas nada impede de existirem as duas marchas. Por isto o foco se realmente existir uma vontade e interesse de organizar uma marcha dessas é começar do zero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

naaao, acho que me expressei mal, nao estou falndo em mudar o nome da marcha, até por isso citei que a marcha de sao paulo deu certo.

mas seria legal em paralelo, já começar a formar um ativismo voltado à convencer os extremistas.

manter a marcha da maconha que tá FODAAAA

e criar a marcha contra o tráfico, em outra data, outro conceito.

e aos poucos se infiltrar nos proibicionistas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

galera se atou muito ao fato de 'MUDANÇA DE NOME'.

volto ao FATO - a MARCHA DA MACONHA em si, nao saiu na maioria das capitais brasileiras galera. é FATO.

o que saiu foi a MARCHA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO - uma vez q a da maconha tinha sido proibida.

nao tenho nem tive em momento nenhum a intenção de DIVIDIR o movimento povo! lol, o que eu tô falando e propondo é puro MARKETING.

a marcha é mundial, tem uma história linda, deve ser respeitada E CULTIVADA ;)MAAAASSSSS, qdo tu tem 500 maconheiros em um lugar pra realizar a marcha da maconha, e vem a policia e fala que não pode;

ELES NAO DEIXAM DE FAZER A MARCHA, nem que tenha que trocar 'o nome'. não é mesmo? FATO.

nessa hora, com 500 neguinho pronto pra sair, não tem ninguem pra defender 'o nome' da marcha.

é igual o outro ali falou; "ueh, mas a marcha já não é contra o tráfico?" isso é óbvio SÓ PARA NÓS. ok? tenham consciência disso.

e cabelo, relax, gosto da discussão.. quanto mais se conversa, discordando ou concordando, frutos são gerados.

gosto da idéia da ALA. mas acho que vc ainda não pegou a 'pegada'.

a marcha dos HERMANOS argentinos por exemplo... os CHES da vida.

na hora que nossa marcha estiver tão grande e mobilizada quanto a deles bróder, a utopia das 'ALAS' vai se tornar real.

mas a NOSSA REALIDADE é outra. não só não temos 10.000 nas ruas, como temos resquicios de ditadura que não nos deixam nem MESMO fazer a marcha "DA MACONHA".

repito; nao to propondo uma mudança maior do que a marcha sofre todo ano na maioria das capitais. (mas no caso, a mudança é sempre de ultima hora e quebra nossas pernas)

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Jorge,

Essa tua idéia é boa, mas tenho que concordar com o Cabelo também. Talvez a melhor opção seja criar tipo uma ala na marcha, como proposto. Temos que ter respeito pela história e pelo esforço dos que nos antecederam.

Estava lendo o outro tópico quando cheguei a este, vi a história do terno. O cara em questão muito esperto e fez uma leitura perfeita da hipocrisia social em que vivemos, se adaptou para sobreviver, parabéns pra ele. Mas no fundo isso é triste. Particularmente isso é uma coisa pela qual luto contra, a hipocrisia social. É algo que até eu e entre os amigos falamos quando vemos alguém de terno: "lá vem o fulano com o uniforme da hipocrisia".

Pra mim o terno representa muita coisa ruim, crime do colarinho branco, falsidade, hipocrisia... Então respondendo a tua pergunta, me nego a usar terno, nunca usei, funeral, casamento, formatura, nem nos meus, dos parentes ou amigos. Porque sou o que sou e faço questão de mostrar e que apesar de todos os estereótipos que existem sou um vencedor, mais que muitos engravatados. Minha barba é mal feita, meu cabelo é mal penteado e prefiro roupas confortáveis e sandália a sapato.

Os caretas é que tem que vencer preconceitos, abrir a mente e entender a história toda. Os suscetíveis a essa mudança são só uma parcela da população, temos que ter consciência que o consenso para a nossa causa é praticamente impossível, sempre haverá oposição, os reacionários sempre serão oposição, pois se negam a abrir a mente e lutam pela permanência no poder custe o que custar.

Mas acho que a marcha pode e deve representar essa diversidade de pessoas que a compõem e de usuários de maconha. E quem quiser ir engravatado, de avental, roupa de médico, lingerie,... sinta-se à vontade. Mas temos é que fazer os caretas nos entenderem, o círculo familiar é com certeza o primeiro passo. Como comentou, levar as mães, tias, avós, irá intimidar bastante e fará os caretas pensarem. Por isso acho que a idéia da ala é uma boa.

Mas parabéns Jorge, tua idéia levantou muita coisa relevante.

Sds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

mas cabelo; o que é SUCESSO?

se vc for falar em 'reconhecimento popular', essa de SP acabou sendo a com mais 'sucesso'.

nao to me atendo a marcha de SP, to me atendo às que participei. 3 que NUNCA SAIRAM como a 'MARCHA DA MACONHA'...

agora vamos ter uma marcha dia 28, o nome dela?

marcha da maconha!???

NÃO!

#marchadaliberdade trending no twitter e tudo mais.

muito barulho por nada com questão ao 'nome' hein.

Growfing, curti, vou divulgar.

Canadense, liga não. o fumo do cabelo não deve tar dos melhores, ou deve tar sem... fica calmo cabeludo. o irmão tá lá mas não deixou de ser DAQUI. ;)

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Acho que o Jorge é realmente novo por aqui, já vi cada camarão do cabelo por aqui que a última coisa que iria dúvidar é da qualidade da erva dele...

Refleti um pouco melhor e sei lá, marcha contra o tráfico realmente não tem muito haver. Como o Sano disse, a Marcha da Maconha tem na sua essência ser contra o tráfico e uma Marcha contra o tráfico sinceramente não teria como ter o foco somente na maconha, uma vez que o tráfico não venda somente a maconha... e outra, a grande maioria dos maconheiros por medo ou desinformação não plantam como o pessoal do fórum e onde será que eles compram? Em um país que a maconha é proibida fazer uma marcha contra o tráfico seria dar um tiro no próprio pé para muito maconheiro (não que eles gostem ou compactuem com o tráfico) por isto a questão tem que ser a mudança na lei referente a maconha.

Uma marcha contra o tráfico necessariamente teria que abordar TODAS as drogas ilícitas e não somente a maconha por isto acredito que tu deva refletir um pouco antes de sair organizando ou alastrando qualquer marcha, pelo que vi até agora sua posição foi somente referente a maconha e as outras drogas, oque tu pensa?

Não tô querendo jogar água fria no plano de ninguém muito menos arrumar confusão mas me senti na obrigação de postar minha humilde posição...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

bom, acho que to ficando repetitivo já...

quando proponho a marcha contra o trafico galera, nao é OUTRA marcha, não é MUDAR a marcha, não é dividir o movimento...

é uma máscara, maquiagem, o que queiram chamar; um paradigma que a porra da sociedade ainda não entendeu, nem vai entender enquanto tivermos o setor estigmatizado do 'querem fumar maconha em toda praça'.

porra, machuca o coração qdo vejo as 'pessoas normais' como mostrado ontem no programa 'A LIGA' completamente DESINFORMADAS, porém, sendo a base para a repressão dessa marcha da maconha.

já cansei de repetir também que 'não, não proponho que vcs mudem esteticamente para serem aceitos. vcs são lindos e perfeitos como estão.'.

mas qdo nego me fala que vai no funeral de chinelo e bermuda, eu volto aos principios da semiótica e da teoria da comunicação.

vc acha que o que vc usa não passa uma mensagem, ou que essa mensagem é desmerecida por ser simplesmente 'estética'...

meu caro, no funeral do meu avôzinho eu me barbeei, botei o terno direitinho e fui prestar minhas homenagens ao cabra com o devido respeito que minha vó merecia.

e ai voltamos no contexto da semiótica; eu ODEIO funerais, eu ODEIO ternos, mas sei o que significa para uma senhora de 88 anos em um momento como este.

e é aí que eu 'curvo' momentaneamente uma parte de mim para passar a mensagem melhor.

vcs podem não concordar, assim como eu, e achar fútil 'o mercado da moda' e o 'mundo estético'. mas não preciso também ficar aqui defendendo um ponto de vista (moda) que está por aí provado em bilhões de maneiras, pra mostrar que funciona.

não é certo (ao nosso ver), mas faz parte da historia da comunicação humana. (escola de frankfurt, Jung...)

quando proponho a INVERSÃO de alguns valores na marcha, é somente para CHOCAR e POLEMIZAR o assunto, de forma que as pessoas desinformadas do começo dessa resposta, se coloquem em uma posição de "NÃO TEM COMO NÃO DISCUTIR ISSO". - como foi o caso de SP esse ano. mas retirando a porradaria.

dae entra o CONTRA O TRAFICO; pq a marcha da maconha é na verdade uma marcha pela mudança das leis que envolvem ela. o mesmo seria 'contra o tráfico'. ou vc concorda que pra acabar com o tráfico tem que proibir mesmo tudo? Nào! pra acabar com o tráfico temos que mudar as leis que estão em torno do USO.

pode chamar de ANTI-ALCOOL, ANTI-TABACO, ou qqr outro nome polêmico que vc não concorde por completo. a idéia é a polêmica e a curiosidade que TRAZEM para o debate.

e bonsai, não sou novo por aqui... essa é uma conta nova depois de 3 anos afastado do grow. conheço o cabelo, frago q o fumo dele é de primeiríssima e não tava zoando isso. é só a atitude q estava passando um pouco do ponto de discussão.

nao tenho nada contra alias, tenho uma pá de amigo carioca e a atitude coincide um pouco. (adoro o humor carioca raivoso.)

mas é isso; cansei.

mas antes uma ultima repetição;

a "Marcha da Maconha" não saiu. o que saiu foi a marcha pela liberdade de expressao, e que vai sair de novo esse sábado. #marchadaliberdade

ou seja, já foi feita uma inversão.

só acho que ao invés de reaçãao, isso poderia ter sido planejado como alternativa;

se alguem tiver acompanhado pelo twitter ontem, a propria hashtag criou uma puta polemica. pq as pessoas entravam para tentar SABER DO QUE SE TRATAVA.

enquanto na outra hashtag (que foi inclusive censurada pelo proprio twitter) #marchadamaconha as pessoas já entravam denegrindo e falando mal, nem queriam entender o 'corpo do email' pelo 'subject' estigmatizado da mensagem...

tenho pós em marketing, teoria da comunicação, semiótica e 'como passar uma mensagem' são coisas que estudo faz muito tempo. se derem uma chance compreenderão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Pra mim, essa "inversão" é abaixar a cabeça pros moralistas!

Se eles são intolerantes, problemas deles, é nosso papel colocar a Marcha da Maconha nas ruas, e se não aceitarem azar o deles, nós exercemos nossa liberdade de expressão!

Agora imagina se tudo q quizermos q reivindicar, tivermos q adequar aos puritanismos reinantes?

Acho q cada cidade tem a Marcha q merece! No RIo é festa diante da Praia, em SP é repressão estatal na avenida, em Recife tem marcha evangelica paralela...

Ai muda o nome pra "Marcha contra o Tráfico", daqui a pouco aparece uma "autoridade" dizendo q esse nome é pura ironia, e por isso também deve ser proibida, e qual será a nova inversão?

E o pior, ainda vão vir dizer q a Marcha da Maconha era pelo tráfico, e por isso mudamos o nome!

Tem q ser Marcha da Maconha mesmo, e estamos pegando leve, sou sempre favoravel de alargar ao máximo os limites! Se eles conseguem proibir o nome Maconha, eles vão querer mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Também não fui em nenhum funeral de bermuda e chinelo, muito menos de terno, existe alguma outra roupa adequada? Deve ter sido essa que usei.

A gente julga os outros conforme nosso próprio caráter e princípios, ou seja, quem faz maldade só vê maldade. Quem precisa aprovar uma roupa para aprovar a pessoa, pra mim tem problema. Como falei antes, isso também faz parte da mudança que queremos.

Nada contra ti Jorge, mas tudo contra tua profissão. Se tem alguma coisa que tinha que ser proibido é marketing. É por causa de marketing que a maconha tá proibida, é por causa disso que tem tanto corrupto no poder, tanta lavagem cerebral e manipulação do povo. Uma coisa é tu fazer propaganda dum produto comercial, outro é vender uma idéia, aí é que o bixo pega e que mora o perigo, porque não tem limite. Os nazistas por exemplo usaram muito bem o marketing para se manter no poder. Em outras palavras pode ser chamado também de lobby, em Brasília tá cheio de lobbysta.

Se tu quer vencer teu inimigo, no fundo tu não pode "jogar o jodo dele", ainda mais um inimigo poderoso que joga muito bem seu jogo. Tu tem que trazer ele pro "teu jogo", aí de repente tu tem uma chance. Traduzindo, deixa o marketing de fora, não tem que ser essa nossa ferramenta, "eles" têm muito mais recursos.

No más o Sano já falou o que também penso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...