Ir para conteúdo

Fernando Henrique Será Chamado A Falar Sobre Descriminalização Do Uso De Drogas


cuba_libre

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Fernando Henrique será chamado a falar sobre descriminalização do uso de drogas

O ex-presidente e sociólogo Fernando Henrique Cardoso será convidado a discutir a descriminalização do uso de drogas na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Apresentado pela senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), o requerimento foi aprovado pela comissão na reunião desta quarta-feira (1º). Uma segunda proposta aprovada, a pedido do senador Cícero Lucena (PSDB-PB), inclui no debate a ser agendado o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

Assim como Fernando Henrique, o deputado também vem se destacando pela defesa de nova estratégia de combate aos entorpecentes. A ideia é retirar da esfera penal o usuário de qualquer droga, descriminalizando o uso e a posse e, assim, esvaziar o poder econômico do tráfico. Em relação à maconha, a ideia é regulamentar o consumo.

Fernando Henrique é o apresentador do documentário Quebrando o Tabu, que começa a ser exibido nos cinemas nesta semana. No filme, ele e os ex-presidentes Bill Clinton e Jimmy Carter, dos Estados Unidos; César Gaviria, da Colômbia, além de Ernesto Zedillo, do México, reconhecem que falharam em suas políticas de combate às drogas.

O ex-presidente brasileiro também integra a Comissão Global de Políticas sobre Drogas. A entidade, que reúne figuras notáveis de 15 países, lançará nesta quinta-feira (2) um relatório em que será proposta a nova estratégia de enfrentamento das drogas. O documento será entregue a representante da Organização das Nações Unidas (ONU).

As posições de Fernando Henrique e de outros especialistas, favoráveis e contrários à descriminalização das drogas, foi também assunto de ampla reportagem no programa Fantástico, no domingo (29). No Senado, diversos senadores repercutiram o assunto nesta semana.

A senadora Ana Amélia Lemos fez questão de lembrar que já havia sugerido a vinda de Fernando Henrique para audiência sobre o tema antes da comentada reportagem do Fantástico. Ela é autora de requerimento com o mesmo objetivo aprovado em 10 de maio pela Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outras Drogas, que funciona no âmbito da CAS e que é presidida pelo senador Wellington Dias (PT-PI).

http://www.senado.gov.br/noticias/fernando-henrique-sera-chamado-a-falar-sobre-descriminalizacao-do-uso-de-drogas.aspx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso participa do lançamento do documentário Quebrando o Tabu

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi convidado nesta quarta-feira para participar de uma audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) sobre a regulamentação do uso da maconha. O requerimento foi apresentado de última hora pela senadora Ana Amélia (PP-RS), por causa da defesa que ele tem feito a favor do debate sobre a legalização da droga. Com informações da Agência Senado.

Fernando Henrique participa do documentário Quebrando o Tabu, dirigido por Fernando Grostein Andrade e que se autodenomina como um "filme em busca de soluções para o fracasso da guerra às drogas". Em entrevistas à imprensa, o ex-presidente afirma que é necessário que a sociedade discuta essa questão sem preconceitos. Ele também destacou, em declarações à imprensa, que tem consciência que o tema "é um vespeiro", uma vez que trata de tabus estabelecidos pela sociedade brasileira.

Uma segunda proposta aprovada, a pedido do senador Cícero Lucena (PSDB-PB), inclui no debate a ser agendado o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que, assim como FHC, também vem se destaca pela defesa de nova estratégia de combate aos entorpecentes. A ideia é retirar da esfera penal o usuário de qualquer droga, descriminalizando o uso e a posse e, assim, esvaziar o poder econômico do tráfico.

No documentário, FHC e os ex-presidentes Bill Clinton e Jimmy Carter, dos Estados Unidos; César Gaviria, da Colômbia, além de Ernesto Zedillo, do México, reconhecem que falharam em suas políticas de combate às drogas.

O ex-presidente brasileiro também integra a Comissão Global de Políticas sobre Drogas. A entidade, que reúne figuras notáveis de 15 países, lançará na quinta-feira um relatório em que será proposta a nova estratégia de enfrentamento das drogas. O documento será entregue a representantes da Organização das Nações Unidas (ONU).

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5161666-EI306,00-Comissao+convida+FHC+para+discutir+regulamentacao+da+maconha.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...