Ir para conteúdo

Crm Tenta Reverter Proibiçao De Anfetaminas

biscoito71

Recommended Posts

O plenário do Conselho Federal de Medicina aprovou, na manhã desta quarta-feira, a proposta de acionar a Justiça contra a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para rever a proibição de remédios emagrecedores à base de anfetamina. A entidade pretende ir ao Judiciário até segunda-feira (10).

Anvisa mantém sibutramina, mas proíbe outros emagrecedores

Pacientes só poderão usar sibutramina após assinar termo de responsabilidade

A Anvisa decidiu na terça (4) que inibidores de apetite do grupo das anfetaminas e derivados (mazindol, afepramona e femproporex) devem ser retirados de mercado. Foram instituídas também novas regras para consumo e prescrição da sibutramina.

A entidade médica considera que a restrição aos inibidores interfere na autonomia médica. Antes mesmo de a Anvisa bater o martelo, o CFM ameaçava questionar a agência na Justiça.

O formato da ação a ser apresentada está em discussão pelo setor jurídico da entidade médica.

DECISÃO DA ANVISA

O remédio sibutramina permanece em circulação no país, com novas regras, enquanto os inibidores de apetite do grupo das anfetaminas e derivados (femproporex, mazindol e anfepramona) terão de sair do mercado.

A nova determinação passa a valer 60 dias após a publicação da resolução, o que deve ocorrer até sexta.

Segundo os quatro diretores da Anvisa, o uso de anfetamínicos traz risco maior que o benefício e não há estudos sobre sua eficácia.

A sibutramina foi mantida no mercado por três votos a um. Foram a favor da continuidade das vendas da droga Dirceu Barbano, farmacêutico e diretor-presidente da Anvisa, o advogado Jaime Oliveira e a farmacêutica Maria Cecília Brito. O voto vencido foi de José Agenor Álvares, sanitarista, que citou o exemplo de outros países onde a droga foi proibida.

O remédio foi banido nos EUA e na Europa no ano passado, após a publicação do estudo conhecido como "Scout", que mostrou risco maior de problemas cardiovasculares graves em usuários da sibutramina.

Mas a pesquisa testou o remédio em pessoas que já tinham doenças cardíacas, para quem a droga não é indicada.

A própria Anvisa vinha se manifestando contra a manutenção da sibutramina no mercado. Em fevereiro, a agência divulgou uma nota desaconselhando o seu uso e o dos anfetamínicos.

Já a área técnica da agência passou a indicar a possibilidade de manter a comercialização da sibutramina, desde que sob restrições.

Foi essa a linha que prevaleceu na votação de ontem. Segundo o diretor-presidente da Anvisa, não há comprovação de que os malefícios identificados pelo "Scout" possam ser extrapolados para quem não tem doença cardiovascular.

Mas a agência definiu novas regras para uso e prescrição da sibutramina, como a apresentação de um termo de responsabilidade assinado por médico e paciente sobre os riscos de usar o remédio. A notificação de efeitos colaterais à Vigilância Sanitária será obrigatória para médicos e farmácias.

Em um ano, a Anvisa vai reavaliar a permissão de venda da sibutramina.

fonte:http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/986024-cfm-aprova-ir-a-justica-contra-proibicao-de-emagrecedores.shtml

• Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

vejam só pessoal, não estou me manifestando a favor das anfetaminas, mas depois de tantos anos no mercado tem um monte de pessoas viciadas nisso. dai vem a anvisa e proíbe.

alguém consegue adivinhar o resultado ?? garanto que já tem bandido esfregando as mãos !

Certeza!!!

Agora vai ter mais uma droga nas bocadas... anfetamina, que atá agora eram fabricadas seguindo padrões de higiene e qualidade vão ser feitas em qq fundo de barraco onde os ratos mijam em cima.

Pobre de quem usa que vai ter de se fuder com a falta de qualidade do "produto" e ainda ser chamado de drogado e criminoso.

Pode esperar tb um aumento no consumo de pó.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

o mais engraçado é o CRM brigando pra prescrever anfepramona e derivados. Medicamentos que ja são proibidos no exterior a muitos e muitos anos, que comprovadamente causam mais mal do que bem mas que para o bolso de alguns poucos deve fazer um bem danado...

rEdiculo

Não é bem assim cara , essa lógica de ter que proibir porque alguém falou que "faz mais mal do que bem" é a mesma linha da turma proibicionista que não quer ver maconha nas farmácias... quero ver fatos, onde você viu essa comprovação que esta medicação faz mais mal do que bem?

Quando leio essa noticia entendo que mais uma linha de tratamento para a obesidade (considerada até epidêmica por conta da cultura de gordura + sedentarismo dos tempos modernos. ) que é uma doença séria com sérios riscos colaterais foi proibida... o verdadeiro problema é que os próprios médicos talvez por querer "dar um help" para amigas e amigos prescrevem esse tipo de medicação sem real necessidade e sem avaliar os riscos reais...

Imagine-se tendo um filho com obesidade severa , sendo receitado sibutramina (que é a unica que restou na lista de medicamentos) não respondendo a medicação e portanto sendo obrigado a ir para uma mesa de cirurgia se não começar a se controlar, cirurgia que tem um risco de morte MUITO maior que qualquer anfetamina... o moleque fica desesperado , tenta parar de comer de todas as maneiras mas aquilo é mais forte que ele e por ai vai talvez resultando em fins trágicos envolvendo compra de substâncias adulteradas no tráfico , depressão, suicídio , transtornos de ansiedade. Não estou querendo apelar pro seu emocional , estou querendo mostrar uma das situações que pode vir a se tornar comum com a proibição dessa medicação.

Enfim cada caso é um caso e não acredito no banimento de nenhuma substância , tanto vai atrapalhar quem quer usar honestamente como vai ajudar os traficantes e quem quer usar ilegalmente... infelizmente médicos e médicas "sendo gente fina para aquela amiga que quer perder 4kg pro carnaval." e a mistura de cultura de comer lixo e ficar parado associada a "ditadura da beleza" em um país tropical levou a esse resultado onde o medicamento foi proibido baseado num relatório que mostra excesso de prescrição onde inclusive os que mais prescreveram foram um ginecologista e um gastroenterologista.

Cacei aqui e a lista de países que proíbe o medicamento ao menos em 2005 não era grande(informação retirada de um relatorio da onu)... e segundo um livro sobre cuidados operatórios na obesidade , a anfepramona é um dos mais eficientes remédios para tratamento da obesidade.

Também na minha pesquisa ví que os países que proibiram , fizeram isso baseado na ineficiência no combate a obesidade a longo prazo , ou seja , a pessoa toma a medicação emagrece e depois volta a engordar... considerando que ela é um medicamento para tratamento sintomático e que não deve ser consumido a longo prazo nada mais obvio que a obesidade retornar caso outros tratamentos de longo prazo não sejam aplicados como assistência psicológica e acompanhamento nutricional.

O Problema não é a substância , nunca é...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

o mais engraçado é o CRM brigando pra prescrever anfepramona e derivados. Medicamentos que ja são proibidos no exterior a muitos e muitos anos, que comprovadamente causam mais mal do que bem mas que para o bolso de alguns poucos deve fazer um bem danado...

rEdiculo

Hipócrates who?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Só uma pergunta, porque a porra do CRM não briga para poder receitar cannabis??

Resposta: Porque não há uma indústria de cannabis forte o suficiente para oferecer viagens, congressos e caralhoaquatro para os médicos.

BRASIL

Link para o comentário

é vero mesmo capituxo que anfetamina é um lixo pra saúde, mas com a proibição vai rolar bem isso que o mano falou, labs clandestinos.....mas acho que no fundo estamos todos falando a mesma coisa e ninguem teve a intenção de te ofender meu velho, coisas de fórum.... vc não ta vendo a cara da pessoa na hora que falou dai rolam mal entendidos....

paz a todos e bom fds !

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Acho que na verdade o problema é falta de informação para o paciente poder decidir se prefere correr o risco de ingerir tal substancia, sabendo de todos os males que ela pode causar em seu organismo. Mas nem os próprios envolvidos tem essa informação completa, por isso da proibição.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Tô contigo Capituxo. E me referia aos medicos-esteticistas-emagrecedores. A industria farmaceutica vende o conceito dos "comprimidos magicos". Pra que re-educação alimentar? Toma remedio! Pra que terapia, acompanahamento psicologico? Toma remedio! Pra que exercicio? Toma remedio! Profilaxia? Não! Medicação!

Pra mim é uma vergonha um fulano que se forma em medicina pra passar a vida inteira colocando peitos de silicone na mulherada! Um cara que realiza um procedimento cirurgico desnecessario, deformante e que dependendo do volume pode até acarretar em problemas posteriores de coluna e etc...

O exemplo do medico do Michael Jackson é otimo. Se o cliente quer se matar e esta disposto a pagar por isso porque nnao fornecer oq a pessoa escolheu por vontade propria?

Porque? Simples, pq a função do medico é justamente fazer o contrario!

Se um cliente pede a um engenheiro que projete uma estrutura que ele sabe nnao ser executavel e que necessariamente vai desabar, é obrigaçnao desse engenheiro não aceitar o projeto!

As anfetaminas emagrecedoras são a antitese da cannabis medicinal. Remedios caros, altamente viciantes, com efeitos colaterais fortes e de eficiencia duvidosa...

• Like 1
Link para o comentário

• 2 months later...
  • Usuário Growroom

Só tem uma coisa, pra quem tem obesidade associada às comorbidades como hipertensão e diabetes os anorexígenos é de grande valia.

Aínda assim, até mesmo a cocaina se fosse vendida em farmácia, seria menos danosa no que diz respeito a qualidade e crimes.

Quanto ao crm dever investir no caminho da maconha medicinal tb assino embaixo, até mesmo pelos mesmos motivos.

E, efeito colateral tudo tem, até água.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Cabelo, vc tinha perguntado pra mim onde li q esses remedios fazem mais mal dq bem, eu num disse isso, eu disse que em pessoas com obesidade e fatores comórbidos ele é melhor que a doença e isso ta no site da "abeso".

Eu por ex tenho um truta que tem 1,70 de altura e pesa 122 kg mas num pode usar pq ele tem esquizofrenia.

è isso aí, por mim liberava td mas eu ia continuar só na erva mesmo e ainda assim de leve.

Link para o comentário